A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Orientação Educacional prova 1

Pré-visualização | Página 1 de 3

Orientação Educacional (POE19)
(Avaliação da Disciplina)
	1.
	Sabemos o quanto é importante que o Orientador Educacional caminhe ao lado de seus alunos, acompanhando seu processo de ensino-aprendizagem. Partindo desta informação, no que implica esse CAMINHAR AO LADO do aluno?
 
Assinale a alternativa que apresente a resposta correta:  
	A)
	 Implica conhecê-lo verdadeiramente; saber o que pensa, o que sente, o que espera da escola; saber quais são seus anseios, sonhos, dificuldades.
	B)
	 Implica delegar apenas aos professores a responsabilidade pelas avaliações e metodologias empregadas.
	C)
	 Implica ignorar possíveis conflitos com os colegas ou familiares e deixar o conteúdo da escola em primeiro lugar. 
	D)
	 Implica desconsiderar os interesses individuais de cada aluno, prevalecendo apenas suas expectativas em relação ao futuro. 
	2.
	O orientador educacional precisa ser um profissional muito especial dentro da escola. Alguém que dedique grande parte de seu tempo à busca da formação integral de seus alunos, auxiliando-os em sua trajetória escolar, além de prestar assistência aos professores, pais e demais membros da comunidade.
 
Em relação aos pré-requisitos esperados de um Orientador educacional, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F, as falsas:
 
(  ) Para  exercer esta função, o Orientador Educacional precisa interessar-se prioritariamente pelas questões administrativas da instituição.
(  ) Para exercer esta função, o Orientador educacional não pode manifestar nenhum tipo de preconceito, preferência ou discriminação.
(  ) Para exercer esta função, o Orientador educacional precisa conhecer e auxiliar todos os alunos em suas necessidades e expectativas.
(  ) Para exercer esta função, o Orientador educacional não deve preocupar-se com a democracia, devendo resolver sozinho os problemas, sendo um líder.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	A)
	 F - V  - V - F.
	B)
	 V - F - F - V.
	C)
	 V - F - F - F.
	D)
	 F - V - V - V.
	3.
	A questão da adaptação/integração/aceitação dos alunos à escola deve ser acompanhada de perto pelo Orientador Educacional e quando diagnosticados problemas nesta questão, o mesmo deverá iniciar um trabalho junto à equipe, em busca de superação.
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta iniciativas que poderão ser aplicadas pelo Orientador Educacional e sua equipe para auxiliar os alunos na superação de problemas de adaptação/integração ou aceitação na escola:
	A)
	 O Orientador deverá tomar as rédeas sozinho, diante do problema diagnosticado, pensando estratégias para a superação dos mesmos.
 
	B)
	 O Orientador Educacional poderá também criar uma espécie de rodízio entre os alunos, na hora do recreio, separando-os para que não se relacionem e nem briguem.
 
	C)
	 O Orientador Educacional deve criar momentos de cooperação e integração por meio de atividades coletivas, jogos ou gincanas, trabalhando a adaptação e aceitação de todos os alunos.
	D)
	 O Orientador Educacional deve evitar momentos que promovam o debate ou a exposição do ponto de vista de cada um, pois estes momentos reforçam a exclusão dos mais tímidos.
	4.
	Cabe também ao Orientador Educacional auxiliar as famílias em relação ao acompanhamento de tarefas e demais responsabilidades escolares dos filhos, no período em que eles estão em casa.
 
Com base nesta informação, assinale a alternativa CORRETA: 
	A)
	 Os pais devem deixá-lo executar tudo sozinho, não oferecer nenhum tipo de ajuda e, de preferência nem olhar o que está fazendo para não acostumá-lo mal. 
	B)
	 Os pais devem ceder aos apelos do filho, realizar as tarefas por ele e queixar-se com a Direção da escola.
	C)
	 Os pais precisam estimular o filho a pensar, resolver desafios, desenvolver sua autonomia e gradativamente, sua independência na execução de suas tarefas. 
	D)
	 Os pais precisam sentar do lado, ajudar nas respostas e, se for necessário, fazer as tarefas e trabalhos escolares pelo filho. 
	5.
	Todo profissional deseja realizar seu trabalho com excelência, ou seja, dar-se ao máximo para que tudo transcorra da melhor maneira possível. Com o Orientador Educacional não poderia ser diferente. Diante desta informação, assinale V para as alternativas verdadeiras ou F para as alternativas falsas, em relação às características que qualificam um Orientador Educacional que desempenha seu trabalho com excelência:
 
(    ) O Orientador que desempenha seu trabalho com excelência acompanha de perto seus alunos, envolve-se com a equipe, participa do planejamento e das discussões da escola.
(  ) O Orientador que desempenha seu trabalho com excelência sabe ouvir e compreender alunos, pais e professores em seus anseios e necessidades, ajudando no que for preciso.
(   ) O Orientador que desempenha seu trabalho com excelência não preocupa-se com a metodologia adotada pela escola, focando seu trabalho apenas nos resultados finais de desempenho.
(   ) O Orientador que desempenha seu trabalho com excelência, desenvolve um trabalho de parceria com as famílias e com toda a comunidade escolar, de forma democrática.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
	A)
	 F – V – V – F. 
	B)
	 V - F - F - F.
	C)
	 F – V – V – V. 
	D)
	 V - V - F - V.
	6.
	Existem três tipos de liderança em que um Orientador Educacional pode optar para o exercício de sua profissão. Dentre elas citamos: a autoritária, a democrática e a laissez- faire. A cerca da liderança autoritária, analise as seguintes sentenças:
 
I - A liderança autoritária é aquela em que o líder exerce sua liderança através da imposição de suas vontades, não abre espaço para discussões.
II - Na liderança autoritária, o líder é obedecido pelo medo que causa em seus subordinados.
III - Na liderança autoritária os sujeitos têm direito a vez e voz nas decisões.
IV - Na liderança autoritária, o líder é omisso, pouco preocupado e acomodado na posição que ocupa.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
	A)
	 Somente a sentença I está correta.
	B)
	 As sentenças II, III e IV estão corretas.
	C)
	 As sentenças I e II estão corretas.  
	D)
	 As sentenças I, II e IV estão corretas. 
	7.
	Quando grande parte de uma turma apresenta problemas de indisciplina, o Orientador Educacional deve investigar as causas, pois é possível que eles estejam manifestando alguma desaprovação relacionada a diferentes fatores ou pessoas que compõe a escola.
 
Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta prováveis motivos geradores de indisciplina numa turma: 
	A)
	 Professores que adotam atividades coletivas. 
	B)
	 Aulas descontextualizadas, desinteressantes, cansativas.
	C)
	 Professores com muito domínio do conteúdo e da turma.
	D)
	 Aulas interessantes e dinâmicas. 
	8.
	Quando o ano começa, o Orientador Educacional deve traçar um Plano de Ação, com o intuito de pôr no papel suas metas e objetivos para aquele ano. Assim, quando o ano termina ele deve realizar uma avaliação do que conseguiu ou não atingir, em relação às suas expectativas.  Para isso, pode auto- avaliar-se de acordo com as seguintes sentenças:
 
I- O que deu certo, dentro daquilo que eu esperava?
II- O que não deu certo e por que não deu?
III- Quem foram os culpados de meu insucesso?
IV- O que devo fazer diferente no próximo ano?
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	 As sentenças I, II e III estão corretas. 
	B)
	 As sentenças I e III estão corretas. 
	C)
	 As sentenças I, II e IV estão corretas. 
	D)
	 Somente a sentença IV está correta.
	9.
	Não são poucas as tarefas diárias de um Orientador Educacional. A ele compete grande parte dos assuntos referentes aos alunos, quer sejam questões pedagógicas, sociais, familiares ou comportamentais.
 
Baseando-se no exposto, assinale a alternativa CORRETA que melhor define sua função dentro da escola: 
	A)
	 Assistência à Direção na cobrança do uso de uniforme escolar. 
	B)
	 Substituição de professores faltosos. 
	C)
	 Atendimento a alunos machucados ou