Buscar

VAL, Maria da Graça Costa Atividades de Produção de Textos Escritos em Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fichamento
VAL, Maria da Graça Costa. Atividades de Produção de Textos Escritos em Livros Didáticos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. In: ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes (Orgs.). Livro Didático de Língua Portuguesa, Letramento e Cultura da Escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 125-151.
Bakhtin (1992, p. 321-326 apud VAL, 2003, p. 125): “[...] ter um destinatário, dirigir-se a alguém, é particularmente constitutiva do enunciado, sem a qual não há, e não poderia haver enunciado. [...] é sob a influência do destinatário e de sua presumida resposta que o locutor seleciona todos os recursos linguísticos de que necessita”.
“Todo texto é essencialmente dialógico [...] as escolas realizadas nesse processo são determinadas pela imagem e pela expectativa do produtor com relação ao leitor pretendido” (p. 125-126).
São os gêneros discursivos, a partir do círculo dos interlocutores, que irão definir as hierarquias e padrões de fala/escrita (p. 126). As escolhas que envolvem u texto não são completamente arbitrárias, livres ou aleatórias – fatores sociais, em geral, influenciam nessa decisão.
A variedade dos gêneros discursivos corresponde à diversidade das formas de ação humana, à diversidade dos grupos sociais e ao grupo/grau de formalidade ou intimidade (p. 126).
Bakhtin (1992, p. 302 apud VAL, 2003, p. 126): “[...] os gêneros do discurso organizam nossa fala da mesma maneira que organizam as formas gramaticais [...] se não existissem os gêneros do discurso e se não os dominássemos, se tivéssemos de criá-las pela primeira vez no processo de fala, se tivéssemos que construir cada um de nossos enunciados, a comunicação verbal seria quase impossível”.
“Os gêneros estabelecem pautas temáticas e formas típicas de tratamento do tema [...] Os gêneros estabelecem também padrões de estrutura composicional, isto é, modos típicos de organização do texto quanto a que partes o compõem e como elas se distribuem [...] Os gêneros definem o estilo, orientando o processo de seleção de recursos lexicais e morfossintáticos no interior de cada frase e nas relações interfrasais. [...] Assim, todo texto, falado ou escrito, pertence a um certo gênero” (p. 127).
A produção de um texto implica na escola de um gênero discursivo Para quê? Para quem? Para onde?

Continue navegando