A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
APOL 1 e 2- POLÍTICAS SOCIAIS - SEGURANÇA PÚBLICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 1 – POLÍTICAS SOCIAIS: SEGURANÇA PÚBLICA
1. Leia com atenção o conceito de política de segurança pública trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 02:
a política de segurança pública é aquela que envolve uma proposta, a um só tempo, de forma de organização da vida social e de ações visando certo objetivo de interesse público, consistindo num conjunto de programas, estratégias, ações e processos atinentes à manutenção da ordem pública no âmbito da criminalidade, incluindo questões sobre violência, insegurança, inclusive subjetiva.
Tendo como pressuposto o conceito acima apresentado, assinale a alternativa correta:
B - Este conceito considera a segurança pública além do modelo tradicional centrado no controle repressivo-penal do crime;
2. A compreensão da temática da segurança pública, bem como do papel do estado e da sociedade para sua promoção enquanto direito, deve estar pautada em conceitos claros sobre o assunto, que permitam compreender as diferentes perspectivas presentes neste cenário.
Assim, tem-se a distinção dos conceitos de “política de segurança pública” e “política pública de segurança”.
Considerando a interpretação de Oliveira (2002), trabalhada na Aula 02, acerca dos significados destes distintos conceitos, classifique a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. política de segurança pública;
II. política pública de segurança.
( ) abrange as diversas ações, governamentais ou não-governamentais, que sofrem ou causam impacto no problema da criminalidade e da violência;
( ) refere-se às atividades tipicamente policiais;
( ) corresponde à atuação policial no sentido estrito.
Agora assinale a alternativa que apresenta o correto preenchimento da segunda coluna, de cima para baixo:
E - II, I, I.
3. Releia o seguinte trecho do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 03:
registramos que quando se fala em pobreza e criminalidade não estamos considerando a opinião oficial que limita a renda família, do Ministério de desenvolvimento Social (MDS). Este órgão compreende a pobreza brasileira pela “incapacidade dos indivíduos terem uma condição de vida adequada em decorrência dos baixos rendimentos auferidos”.
Analise o texto acima destacado e selecione a afirmativa que apresenta a correta interpretação:
A - Segundo a compreensão da professora deste conteúdo, a concepção crítica da pobreza deve ultrapassar os critérios de renda;
4. Sendo a segurança um direito do cidadão, compete ao Estado sua promoção e para tanto esta instituição pode se utilizar das mais diversas estratégias, metodologias e abordagens. A sociedade civil também discute tais formas de ação e constrói pautas para a luta na defesa do direito à segurança. Consta que, tradicionalmente, se tem feito opção por práticas compartimentadas, que não possuem correlação interdisciplinar. 
Dada a conjuntura acima exposta, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos das práticas compartimentadas de segurança tradicionalmente adotadas:
D - Reforma do sistema judicial, combate ao tráfico e enfrentamento da violência juvenil;
5. Em 2017, o IPEA publicou uma edição atualizada do Mapa da Violência no Brasil. Nesta publicação ficou evidente que o público que é mais criminalizado e culpabilizado no atual sistema de justiça é também o público mais vulnerável à violência.
Tendo como referência os dados da Pesquisa do IPEA e o conteúdo abordado na Aula 03, escolha a alternativa que apresenta os públicos que foram mapeados como maiores vítimas da violência no Brasil:
D - Jovens, negros e mulheres;
6. Considere a citação transcrita a seguir:
“A política _____________ é elaborada com o objetivo de manter a criminalidade em nível condizente com a estabilidade social. No caso de desequilíbrio, faz-se presente a política____________, que pode ser repressiva - que visa retornar a criminalidade ao patamar desejado; ou ____________, que evita que os índices de criminalidade novamente ultrapassem o nível de estabilidade (2009/2013)”
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco no texto acima citado:
D - Preventiva primária – reativa – preventiva secundária;
7. Leia com atenção as seguintes afirmativas relacionadas ao conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 01:
I. O poder institucional dotado de poderes plenos, legitimados, através do sistema de justiça, autarquias policiais, tem a responsabilidade de exercer domínio e controle em sua esfera de abrangência, garantindo a paz e segurança da vida social, confrontando cotidianamente os inimigos da paz e os que promovem criminalidade e violência, criando meios, ações, articulações de domínio sobre a probabilidade de violações de direitos;
II. O conjunto de Órgãos que compõem a Política de Segurança Pública brasileira atua em diversas frentes e áreas, uma vez que segurança não é apenas repressão, sobretudo prevenção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a adequada avaliação das afirmativas acima:
A - A afirmativa II é complementar a afirmativa I e ambas estão corretas;
8. A vivência na pobreza exclui grande parcela da população do exercício de seus direitos fundamentais e do acesso às políticas públicas básicas. A população pobre encontra maior dificuldade em acessar saúde, educação, qualificação profissional e espaços formais no mercado de trabalho, repercutindo no agravamento dos processos de exclusão social e de sua própria condição de pobreza.
Considerando a contextualização acima e conteúdo trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 03, assinale a alternativa correta:
E - A pobreza não pode ser entendida apenas por critérios de renda, pois envolve um conjunto de exclusões de políticas e direitos que impactam em sua vida cotidiana e impedem o exercício, de fato, da cidadania assegurada por lei.
9. Para melhor compreensão das políticas de segurança pública, elas são classificadas em diferentes tipos. Essa classificação pode se dar de acordo com a abrangência, profundidade, temporalidade, articulação ou outros.
Considerando os diferentes tipos de políticas de segurança pública, complete a frase a seguir: “Quanto ao alcance territorial, as políticas de segurança pública podem ser classificadas como __________________:
B - Gerais (abrangentes) ou locais;
10. Leia com atenção o seguinte fragmento de texto presente no conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 03:
Segundo Wacqaunt (2013) e Foulcaut, (1987, 2012) o sistema de justiça através da polícia e da punição penal cria uma máquina de punir elevadamente os mais pobres, ou seja, existe uma desigualdade no tratamento do Estado com esta população, promove políticas públicas e ações intervencionistas fragmentadas, com aspectos moralizantes, promovendo a cultura  da responsabilidade individual.
Considerando o conteúdo do texto acima destacado e da Aula 03, assinale a alternativa correta:
C - Existe na sociedade capitalista uma cultura de criminalização da pobreza, com maior repressão a esta, como políticas pontuais e controladoras e punições mais severas;
APOL 2 – POLÍTICAS SOCIAIS: SEGURANÇA PÚBLICA
1. A elaboração e implementação de políticas públicas voltadas à garantia da segurança deve seguir pressupostos básicos, que lhes orientem em uma perspectiva justa e eficaz de ação do governo e relação com a iniciativa privada. A informação, o profissionalismo e a responsabilidade pública, compõem, juntamente com outros elementos, este conjunto de pressupostos básicos.
Considerando tal contextualização, assinale a alternativa correta:
2. Segundo o conteúdo trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 04, “a violência é representada pela força brutal, pela cólera, que constrange e submete uma pessoa por outra”.
Considerando o conceito acima destacado e o conteúdo abordado na aula, assinale a alternativa correta:
B - A violência é universal, estando presente nas relações humanas historicamente;
3. A violência no Brasil é comum e se expressa de diversas formas, seja nas relações familiares, nas ações relacionadas ao crime organizado, nas relações entre grupos que se opõe. Desdobramentos de tais relações decorrem em