A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL SAÚDE

Pré-visualização | Página 2 de 3

da atenção integral. Esse princípio pode ser entendido na totalidade do indivíduo. Assim sendo, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente.
“a ________________, que diz respeito às ações das equipes multiprofissionais nos serviços e relaciona-se ao esforço de possibilitar o melhor atendimento possível nesses espaços”. (AULA 5)
D - Integralidade focalizada
22. Ao longo de sua trajetória na área da saúde, nas diferentes unidades, o Serviço Social tradicionalmente utilizou-se de uma organização básica centrada em plantões, através de procura espontânea e encaminhamentos internos e externos. Desse modo, com a mudança do modelo de atenção à saúde, ao Serviço Social coloca-se algumas necessidades segundo COSTA (2009). Marque a alternativa que apresenta essas necessidades. (AULA 5)
C - Necessidade de redefinição de competências diante das contradições presentes no processo de reorganização.
23. A inserção dos Assistentes Sociais na área da saúde ocorre pela efetivação do princípio da atenção integral. Reveja o material da aula 5 e marque a alternativa que apresenta a definição da ação interdisciplinar em saúde. (AULA 5)
A - A Interdisciplinaridade pressupõe a relação de saberes e práticas das equipes multiprofissionais, visando a construção de novas formas de pensamento e ação em saúde
24. Partindo do material impresso da aula 6, vimos que um dos instrumentos do planejamento em saúde é o Programa. Sendo assim, marque a alternativa que apresenta a função do programa. (AULA 6)
D - Delimitar o plano em termos de tempo, espaço e natureza do objeto
25. Como um dos instrumentos de gestão – o Plano, também deve propor respostas frente às necessidades sociais. Desse modo, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente: “O plano em sua ___________ deve passar por_____________, exigindo um sistema de__________, controle/ acompanhamento e avaliação (NOGUEIRA & MIOTO, 2009)”. (AULA 6)
B - Totalidade; revisões sistemáticas; monitoramento.
26. Partindo do material impresso da aula 6, entendemos que a avaliação contém necessariamente um elemento valorativo, uma análise sobre o planejamento antes ou depois de executado. Desse modo, vários tipos de avaliação podem ser utilizados. Marque a alternativa que apresenta somente os tipos de avaliação colocados por NOGUEIRA & MIOTO (2009). 
I -  Avaliação de processos ou de impacto.
II – Avaliação subjetiva
III - Avaliação interna ou externa
IV - Avaliação técnica ou participativa
D - Somente as alternativas I, III e IV estão corretas
27. Retomando os conteúdos da aula 6, vemos que é através do planejamento das ações que os Assistentes Sociais e as equipes de saúde se preparam para o trabalho. Desse modo, O planejamento é um instrumento que pode ser utilizado com direções diversas, assumindo assim que dimensão?
B – Dimensão política
28. Na área da saúde o planejamento é utilizado de inúmeras maneiras em diferentes espaços e dimensões, tanto nas esferas gerenciais como no âmbito técnico-assistencial. Vemos assim, na aula 6 que o processo de planejamento se efetiva pelo uso de instrumentos técnico-metodológicos de consolidação das decisões. Marque a alternativa que apresenta esses instrumentos.
A - Planos, programas e projetos
A interface do Serviço Social com a área da saúde é consolidada na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 218/97, que reconhece a categoria de Assistentes Sociais como profissionais de área. Semelhantemente o Conselho Federal de Serviço Social, lança uma resolução que caracteriza o Assistente Social como profissional da saúde. Qual foi essa resolução?
A - Resolução CFESS nº 383/99
A partir da década de 1950 houve um aumento significativo da entrada de Capital estrangeiro na economia Nacional beneficiando a proposta desenvolvimentista. A política de Saúde Brasileira nesse período era organizada em dois subsetores marque a alternativa que apresenta esses dois setores
A - Saúde pública e o de medicina previdenciária
A partir da década de 1950 houve um aumento significativo do setor de saúde pública predominante até meados de 1960. Qual foi o foco central da ação deste setor?
C - Centralizou-se na criação de condições sanitárias mínimas para as populações urbanas e Rurais, ainda que restritas.
A presença dos Assistentes Sociais nos serviços de saúde se dá pelo reconhecimento social da profissão a partir das necessidades postas em determinadas conjunturas sócio históricas da saúde pública no Brasil. Desse modo, reconhece-se, a necessidade de uma prática orientada pelo que?
B - Pelos princípios do SUS e na direção do Projeto ético-político profissional
Ao estudarmos política de saúde no regime militar, vimos que a política nacional de saúde enfrentou permanente tensão entre diferentes fatores que dificultaram a sua efetivação.
I – Erradicação de doenças sexualmente transmissíveis
II – Disponibilidade de recursos financeiros 
III- Os interesses das conexões burocráticas entre Estado e setor empresarial
IV – Emergência do movimento sanitário
Somente alternativas II, III, IV estão corretas
Ao levarmos em conta os conhecimentos adquiridos na aula 02, percebemos que a participação comunitária assegurada na Lei 8142/90 se efetiva com a participação da sociedade civil organizadas nas Conferências e n os Conselhos de saúde. Marque a opção que caracteriza as Conferências:
C - Têm como objetivo avaliar e propor diretrizes para a política de saúde 
Ao retomarmos os conteúdos da aula 4, vemos que a Lei n.º 8.080/90 consolida a NOB/RH–SUS. Esse instrumento normativo regulamenta que política?
D - A Política Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde
Ao retomarmos nossos estudos da aula 3, podemos ver que Cohn (2006) destaca alguns modelos predominantes de proteção social. O que apresenta esses dois modelos
D - Modelo universal redistributivista e modelo meritocrático-corporativista
De acordo com a Constituição Federal, a competência para ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde é do próprio SUS. Assim sendo, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente.
“A formação de trabalhadores __________ é fundamental para o_______. As ações de __________ demandam qualificação específica, voltada às necessidades apresentadas pela população.”
D - Especializados; SUS; atenção à saúde.
No período de 1974/1979 a política social aplicada no regime militar objetivo maior festividade no enfrentamento da questão social a fim de
canalizar reivindicações e pressões populares. No setor da Saúde foi criado que Instituto no ano de 1978 em mais uma tentativa de superar deficiências 
no setor que acabou levando a criação de uma estrutura própria administrativa?
B - Instituto Nacional de assistência médica da Previdência Social
Nos estudos da aula 3, que para garantir o direito à saúde pode o Estado “ser provedor e produtor dos serviços de saúde; ou prover esse direito sem exercer o monopólio da produção desses serviços, permitindo que instituições do setor privado da saúde participem na oferta de serviços” (COHN, 2006, p.244). Sendo assim, marque a alternativa que apresenta o nome do modelo preponderante no sistema de saúde brasileiro
B - Denominado mix público/privado
Os fundamentos do SUS estão contidos em algumas legislações que o legitimam. Marque a alternativa que apresenta somente legislações que consolidam o SUS no Brasil.
I - Constituição Federal de 1988;
II – Resolução 433/CNAS – 1999
III – Lei Federal nº 8080/90
IV - Lei Federal nº 8142/90
D - Somente I, III e IV estão corretas
Partindo do material impresso na aula 06, vimos que o controle e o monitoramento , “acompanham o planejamento a partir de sua implementação, tanto na área da saúde como em qualquer campo disciplinar que o utilize” ( NOGUEIRA & MIOTO, 2009, P.295). Assim sendo, marque a alternativa que caracteriza o monitoramento:
B - O monitoramento é uma síntese da soma de todo o processo de planejamento 
Partindo do material aula 02, vemos que o conceito ampliado de saúde e as determinações sociais