Buscar

APOL SAÚDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SAÚDE
1. No período de 1930 a 1940, as alternativas adotadas para a saúde pública tinham como ênfase as campanhas sanitárias, como nas décadas iniciais do século. Vemos que na década de 1950 houve um aumento significativo da entrada de capital estrangeiro na economia nacional, beneficiando a proposta desenvolvimentista. Com o desenvolvimento industrial e o assalariamento de parcelas crescentes da população urbana, ocorre maior pressão pela assistência médica através de que instituições? (AULA 1)
D – Através de institutos
2. Em nossos estudos pudemos ver que ao operário que não tinha Carteira de Trabalho assinada e não contribuía para a caixa de sua categoria restava o atendimento da caridade. Assim sendo, era qualificado pela administração dos hospitais filantrópicos como sendo o que? (AULA 1)
C – Indigente
3. Ao retomarmos os estudos sobre a política de saúde no Regime Militar, vemos que se desenvolve o “complexo médico-industrial”, modelo de privilegiamento do produtor privado. Qual era a ênfase desse modelo? (AULA 1)
A - Ênfase na prática médica curativa, individual, assistencialista e especializada.
4. O tratamento da “questão social” no período de 1964 a 1974 pelo Estado baseou sua intervenção no binômio repressão-assistência. Em 1966 se dá a unificação da previdência, com junção dos IAPs, atendendo ao papel interventivo do Estado na sociedade, bem como a exclusão dos trabalhadores de que setor da previdência? (AULA 1)
D – Da gestão da previdência
5. No Brasil, na década de 1930 ocorrem as mudanças na sociedade brasileira no governo de Getúlio Vargas, mudanças assinaladas pela industrialização e pelas reformas de Estado. Assim sendo que políticas surgem em resposta às reivindicações dos trabalhadores? (AULA 1)
A – Políticas sociais;
6. No Brasil, a saúde emerge como “questão social” no inicio do século XX, no âmbito da economia exportadora de café. A intervenção do Estado no campo da saúde se deu mais efetivamente a partir de que década? (AULA 1)
C – da década de 1930
7. O SUS abrange a oferta de serviços de atenção básica à saúde (nível de atenção primária), ação de responsabilidade intransferível dos municípios, que é organizada por meio de quais equipamentos de atendimento a população? (AULA 2)
B - Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família
8. Ao estudarmos a aula 2, conhecemos os princípios e diretrizes organizativas do SUS que propõem as linhas gerais do sistema e dos serviços de saúde. Sendo assim, quais são as diretrizes previstas na Constituição Federal?
A - Universalidade, a integralidade, a equidade e o direito à informação.
9. Ao levarmos em conta os conhecimentos adquiridos até o momento com a aula 2, vemos que a participação comunitária assegurada pela Lei 8142/90, se efetiva com a participação da sociedade civil organizada. Em que lugares essa participação se efetiva.
A - Conferências e Conselhos de Saúde, nas três esferas do governo, e através da participação em colegiados de gestão nos serviços em saúde.
10. O SUS é um produto da Reforma Sanitária brasileira que teve como importante conquista a inserção no texto da Constituição Federal de 1988. Assim sendo, complete a sentença abaixo e marque a alternativa que apresenta a sequência correta: (AULA 2)
 “O _____________ é o arranjo _____________ do Estado brasileiro que dá suporte à efetivação da _______________ no Brasil e traduz em ação os princípios e diretrizes desta política (VASCONCELOS; PASCHE, 2006)”.
D - SUS; organizacional; política de saúde.
11. Ao estudarmos os conteúdos da aula 2, podemos perceber que o SUS é um produto da Reforma Sanitária brasileira que teve como importante conquista a inserção no texto da Constituição Federal de 1988. Nesse texto a Saúde é entendida como?
B – entendida como direito de todos e dever do Estado
12. Com base no material impresso da aula 3, marque a alternativa que apresenta os quatro focos de tomada de decisão nas análises da Saúde Coletiva, colocados pelos autores Carvalho & Ceccim (2006).
A - Políticos, práticos, das técnicas e dos instrumentos. 
13. A distinção entre os termos Saúde Pública e Saúde Coletiva se dão a partir da incorporação de novos questionamentos que emergem das lutas sociais e que não necessariamente passam pelas instâncias das gestões públicas e governamentais. Sendo assim, marque a alternativa que apresenta somente elementos das duas vertentes teóricas que caracterizam a saúde coletiva (AULA 3)
I - Estudo da organização dos serviços;
II - Estudo do sistema de saúde;
III - Impacto das reformulações dos sistemas de saúde sobre o acesso a saúde;
IV - Satisfação das necessidades básicas de saúde dos indivíduos.
D - Todas as alternativas estão corretas
14. Partindo do conteúdo da aula 3, entendemos que as políticas sociais nas sociedades capitalistas contemporâneas atribui-se a função de regular a relação entre capital e trabalho e de garantir minimamente à população condições de vida e de reprodução social. Sendo assim, complete a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente: “______________ correspondem às _______ e _________ofertados pelo Estado com a intenção de trazer ___________ positivos à saúde da população, e de igual modo, aos determinantes das condições de saúde.”
B - Políticas de Saúde; ações e serviços; impactos.
15. Em nossos estudos da aula 3, podemos ver que os modelos de sistemas de proteção social – os Estados de bem-estar social. Cohn (2006) destaca alguns modelos predominantes de proteção social. Sendo assim, marque a alternativa que completa a sentença abaixo.
“__________, em que o Estado se configura como principal e/ou exclusivo (...) provedor e produtor de serviços sociais e de saúde (...) Todos têm o mesmo acesso ao mesmo padrão de serviços de saúde (...) independente da colaboração no mercado.” (COHN, 2006, p.236-237)
B – Universal redistributivista
16. Revisando os conteúdos da aula 3, percebemos que as políticas sociais nas sociedades capitalistas contemporâneas atribui-se a função de regular a relação entre capital e trabalho. Para Cohn (2006) as políticas sociais surgem como ações que de certo modo compensatórias. O que elas compensam? Marque a alternativa que apresenta a resposta correta, segundo a autora acima citada. 
C – As desigualdades sociais geradas pelo processo de acumulação capitalista.
17. Com base no material impresso da aula 3, vemos que a área das políticas sociais, o fim da Segunda Guerra Mundial foram marcadas a partir de modelos de sistemas de proteção social - os Estados de bem-estar social - cujo pacto entre empresários e trabalhadores visava o financiamento de  quais políticas?
B - De aposentadoria, pensões e saúde.
18. Conforme estudamos na aula 4, a Lei n.º 8.080/90 previu normas para a elaboração da política de gestão do trabalho para o SUS, a ser realizada de maneira articulada pelas esferas de governo. Atendendo a essa condição legal, foi construído que documento?
B - Princípios e Diretrizes para a Gestão do Trabalho no SUS (NOB/RH–SUS).
19. Vimos em nossos estudos que a Lei n.º 8.080/90, promoveu uma revisão nas normas do SUS. Sendo assim, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente. “________ é a gestão e a gerência de toda e qualquer relação de trabalho necessária ao funcionamento do Sistema, desde a prestação dos cuidados diretos à saúde dos seus usuários até as atividades-meio necessárias ao seu desenvolvimento”. (BRASIL, 2005, p.32). (AULA 4)
D - A Gestão do Trabalho no SUS
20. O documento que define as atribuições e as competências de cada instância de governo em relação a gestão do trabalho no SUS, conforme vemos na aula 4 é a NOB/RH–SUS. Esse documento define o que são Trabalhadores de Saúde. Marque a alternativa que apresenta corretamente essa definição. (AULA 4)
C - São todos aqueles que exercem as suas atividades ou funções em serviços de saúde, públicos ou privados.
21. Retomando os conteúdos da aula 5, pudemos compreender que a inserção dos Assistentes Sociais na área da saúde ocorre pela efetivação do princípioda atenção integral. Esse princípio pode ser entendido na totalidade do indivíduo. Assim sendo, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente.
“a ________________, que diz respeito às ações das equipes multiprofissionais nos serviços e relaciona-se ao esforço de possibilitar o melhor atendimento possível nesses espaços”. (AULA 5)
D - Integralidade focalizada
22. Ao longo de sua trajetória na área da saúde, nas diferentes unidades, o Serviço Social tradicionalmente utilizou-se de uma organização básica centrada em plantões, através de procura espontânea e encaminhamentos internos e externos. Desse modo, com a mudança do modelo de atenção à saúde, ao Serviço Social coloca-se algumas necessidades segundo COSTA (2009). Marque a alternativa que apresenta essas necessidades. (AULA 5)
C - Necessidade de redefinição de competências diante das contradições presentes no processo de reorganização.
23. A inserção dos Assistentes Sociais na área da saúde ocorre pela efetivação do princípio da atenção integral. Reveja o material da aula 5 e marque a alternativa que apresenta a definição da ação interdisciplinar em saúde. (AULA 5)
A - A Interdisciplinaridade pressupõe a relação de saberes e práticas das equipes multiprofissionais, visando a construção de novas formas de pensamento e ação em saúde
24. Partindo do material impresso da aula 6, vimos que um dos instrumentos do planejamento em saúde é o Programa. Sendo assim, marque a alternativa que apresenta a função do programa. (AULA 6)
D - Delimitar o plano em termos de tempo, espaço e natureza do objeto
25. Como um dos instrumentos de gestão – o Plano, também deve propor respostas frente às necessidades sociais. Desse modo, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente: “O plano em sua ___________ deve passar por_____________, exigindo um sistema de__________, controle/ acompanhamento e avaliação (NOGUEIRA & MIOTO, 2009)”. (AULA 6)
B - Totalidade; revisões sistemáticas; monitoramento.
26. Partindo do material impresso da aula 6, entendemos que a avaliação contém necessariamente um elemento valorativo, uma análise sobre o planejamento antes ou depois de executado. Desse modo, vários tipos de avaliação podem ser utilizados. Marque a alternativa que apresenta somente os tipos de avaliação colocados por NOGUEIRA & MIOTO (2009). 
I -  Avaliação de processos ou de impacto.
II – Avaliação subjetiva
III - Avaliação interna ou externa
IV - Avaliação técnica ou participativa
D - Somente as alternativas I, III e IV estão corretas
27. Retomando os conteúdos da aula 6, vemos que é através do planejamento das ações que os Assistentes Sociais e as equipes de saúde se preparam para o trabalho. Desse modo, O planejamento é um instrumento que pode ser utilizado com direções diversas, assumindo assim que dimensão?
B – Dimensão política
28. Na área da saúde o planejamento é utilizado de inúmeras maneiras em diferentes espaços e dimensões, tanto nas esferas gerenciais como no âmbito técnico-assistencial. Vemos assim, na aula 6 que o processo de planejamento se efetiva pelo uso de instrumentos técnico-metodológicos de consolidação das decisões. Marque a alternativa que apresenta esses instrumentos.
A - Planos, programas e projetos
A interface do Serviço Social com a área da saúde é consolidada na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 218/97, que reconhece a categoria de Assistentes Sociais como profissionais de área. Semelhantemente o Conselho Federal de Serviço Social, lança uma resolução que caracteriza o Assistente Social como profissional da saúde. Qual foi essa resolução?
A - Resolução CFESS nº 383/99
A partir da década de 1950 houve um aumento significativo da entrada de Capital estrangeiro na economia Nacional beneficiando a proposta desenvolvimentista. A política de Saúde Brasileira nesse período era organizada em dois subsetores marque a alternativa que apresenta esses dois setores
A - Saúde pública e o de medicina previdenciária
A partir da década de 1950 houve um aumento significativo do setor de saúde pública predominante até meados de 1960. Qual foi o foco central da ação deste setor?
C - Centralizou-se na criação de condições sanitárias mínimas para as populações urbanas e Rurais, ainda que restritas.
A presença dos Assistentes Sociais nos serviços de saúde se dá pelo reconhecimento social da profissão a partir das necessidades postas em determinadas conjunturas sócio históricas da saúde pública no Brasil. Desse modo, reconhece-se, a necessidade de uma prática orientada pelo que?
B - Pelos princípios do SUS e na direção do Projeto ético-político profissional
Ao estudarmos política de saúde no regime militar, vimos que a política nacional de saúde enfrentou permanente tensão entre diferentes fatores que dificultaram a sua efetivação.
I – Erradicação de doenças sexualmente transmissíveis
II – Disponibilidade de recursos financeiros 
III- Os interesses das conexões burocráticas entre Estado e setor empresarial
IV – Emergência do movimento sanitário
Somente alternativas II, III, IV estão corretas
Ao levarmos em conta os conhecimentos adquiridos na aula 02, percebemos que a participação comunitária assegurada na Lei 8142/90 se efetiva com a participação da sociedade civil organizadas nas Conferências e n os Conselhos de saúde. Marque a opção que caracteriza as Conferências:
C - Têm como objetivo avaliar e propor diretrizes para a política de saúde 
Ao retomarmos os conteúdos da aula 4, vemos que a Lei n.º 8.080/90 consolida a NOB/RH–SUS. Esse instrumento normativo regulamenta que política?
D - A Política Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde
Ao retomarmos nossos estudos da aula 3, podemos ver que Cohn (2006) destaca alguns modelos predominantes de proteção social. O que apresenta esses dois modelos
D - Modelo universal redistributivista e modelo meritocrático-corporativista
De acordo com a Constituição Federal, a competência para ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde é do próprio SUS. Assim sendo, leia a sentença abaixo e marque a alternativa que a completa corretamente.
“A formação de trabalhadores __________ é fundamental para o_______. As ações de __________ demandam qualificação específica, voltada às necessidades apresentadas pela população.”
D - Especializados; SUS; atenção à saúde.
No período de 1974/1979 a política social aplicada no regime militar objetivo maior festividade no enfrentamento da questão social a fim de
canalizar reivindicações e pressões populares. No setor da Saúde foi criado que Instituto no ano de 1978 em mais uma tentativa de superar deficiências 
no setor que acabou levando a criação de uma estrutura própria administrativa?
B - Instituto Nacional de assistência médica da Previdência Social
Nos estudos da aula 3, que para garantir o direito à saúde pode o Estado “ser provedor e produtor dos serviços de saúde; ou prover esse direito sem exercer o monopólio da produção desses serviços, permitindo que instituições do setor privado da saúde participem na oferta de serviços” (COHN, 2006, p.244). Sendo assim, marque a alternativa que apresenta o nome do modelo preponderante no sistema de saúde brasileiro
B - Denominado mix público/privado
Os fundamentos do SUS estão contidos em algumas legislações que o legitimam. Marque a alternativa que apresenta somente legislações que consolidam o SUS no Brasil.
I - Constituição Federal de 1988;
II – Resolução 433/CNAS – 1999
III – Lei Federal nº 8080/90
IV - Lei Federal nº 8142/90
D - Somente I, III e IV estão corretas
Partindo do material impresso na aula 06, vimos que o controle e o monitoramento , “acompanham o planejamento a partir de sua implementação, tanto na área da saúde como em qualquer campo disciplinar que o utilize” ( NOGUEIRA & MIOTO, 2009, P.295). Assim sendo, marque a alternativa que caracteriza o monitoramento:
B - O monitoramento é uma síntese da soma de todo o processo de planejamento 
Partindo do material aula 02, vemos que o conceito ampliado de saúde e as determinações sociaisdo processo saúde e doença, abriram também novos espaços de atuação para o Serviço Social em que áreas?
A - No planejamento e na gestão do SUS 
Podemos ver nossos estudos da aula 3 que falar em políticas de saúde aportados dente ficar Quais são as funções do Estado da sociedade do mercado em uma discussão que se resume em mais mercado e - estados ou mais estados e - mercado com diferentes papéis da sociedade nessa questão. Sendo assim o que se espera em relação ao papel do estado?
D - Espera-se do Estado o papel de regulador da prestação de serviços públicos e privados para que interesses de determinados grupos não prevalece sobre os demais
Retomando os conteúdos da aula 5, veremos que a inserção dos Assistentes Sociais na área da saúde ocorre pela efetivação do princípio da atenção integral. Assim sendo, A integralidade em saúde implica em que ação?
C - Ação interdisciplinar e intersetorial

Outros materiais