A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol 1 e 2 educação das relações étnicas-raciais

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 1 – EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS
1. Com relação aos estudos da teoria de raça, alguns teóricos defendiam o processo de divisão e hierarquização das raças. Sobre estes teóricos e de acordo com o conteúdo estudado na Rota de Aprendizagem da Aula 02, assinale a única alternativa correta.
A - O teórico Georges Vacher de Lapouge defendia a divisão do ser humano entre Homo europeu, superior e naturalmente destinado a dominar, e o Homo alpino, naturalmente destinado a trabalhar e a obedecer.
2. Com relação aos estudos da Rota de Aprendizagem da Aula 02, o termo raça apresenta diferentes acepções. Sobre estas acepções, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas.
(   ) O termo raça, na acepção biológica, refere-se às características políticas ou culturais do grupo, decorrentes de sua história comum.
(   ) O termo raça, na acepção sociológica, refere-se ao grupo de indivíduos que tem uma parte importante de seus genes em comum.
( ) As acepções de raça , biológica e sociológica, apresentam a mesma compreensão sobre o termo raça.
(   ) A acepção biológica do termo raça valoriza, essencialmente, aspectos culturais de um determinado grupo de indivíduos.
A sequência correta é:
A - F - F- F- F.
3. Com relação à Construção de Políticas Públicas e seu processo histórico, itens trabalhados na Rota de Aprendizagem da Aula 05, assinale a única alternativa correta
A - Destaca-se o surgimento do Movimento Negro Unificado (MNU).
4. Com relação ao termo raça, na Rota de Aprendizagem 02, vimos que se apresentam duas acepções básicas. Com base em seus estudos, leia as afirmativas abaixo:
I - A raça refere-se a seu uso sociológico, designando as características políticas ou culturais do grupo, decorrentes de sua história comum.
II - Na acepção de cunho biológico, a palavra raça designa um grupo de indivíduos que tem uma parte importante de seus genes em comum, e que pode ser diferenciada dos membros de outros grupos a partir desses genes.
III - A acepção que fala das características políticas ou culturais trata da acepção biológica do termo raça.
Está correto o que se afirma em:
E – I, II
5. Segundo prof. Sergio, na vídeo aula 1, novos sujeitos entrando em cena e que estão tentando se constituir e ser representados em espaços,
( ) de políticas públicas e lutas por direitos ;
( ) nos espaços midiáticos e de comunicação ;
( ) no curricular escolar ;
(  ) em festas e datas pontuais e comemorativas e estanques,
(  ) de forma autêntica e positiva.
Assinale a correta
C - V, V, V, F, V
6. Na Rota de Aprendizagem da Aula 02, se discutiu o conceito de raça, trazendo reflexões acerca das teorias racistas e também, discussões sobre a divisão de raças. Com base neste conteúdo, assinale a única alternativa correta.
A - Algumas teorias racistas buscavam respaldo científico para sua argumentação, no que diz respeito ao conceito de raça.
7. O Brasil viveu quatrocentos anos de escravatura negra que deixaram profundas marcas entre nós, muito perceptíveis na nossa história. Entre estas marcas podemos elencar:
C - Piadas, carregadas de preconceitos;
8. Na Rota de Aprendizagem da Aula 02, abordou-se conceitos relativos a determinados temas. De modo geral, apresentou-se conceitos como o de “Intolerância”, de “ Preconceito”, de “Etnocentrismo. Sobre o conceito de Intolerância, é correto afirmar:
C - A intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões.
9. Na Rota de Aprendizagem da Aula 02, algumas teorias racistas foram apresentadas, de acordo com os teóricos e seus pensamentos sobre a questão de raça. Sobre o pensador Raimundo Nina Rodrigues, analise as afirmações abaixo.
I - A miscigenação de raças é elemento importante para a concepção de Nina Rodrigues.
II - A miscigenação de raças, na compreensão deste teórico, propiciaria benefícios à humanidade.
III - Este teórico posicionou-se contra a miscigenação de raças, pois isso faria com que os seres humanos se tornassem cada vez mais deficientes.
Está correto o que se afirma em:
C - Apenas a alternativa III está correta.
10. Com relação ao conceito de Etnocentrismo, trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 02, leia as afirmações abaixo.
I - É um termo que designa o sentimento de superioridade que uma cultura tem em relação às outras;
II - É um termo que apresenta condições iguais dentro de culturas diferentes;
III - É um termo que designa o sentimento de inferioridade que uma cultura tem em relação às outras.
Está correto o que se afirma em:
A – I
APOL 2 – EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICAS
1. Sobre a Constituição de 1988, da República Federativa do Brasil, leia as asserções abaixo:
· 1 Forneceu o aparato legal para a defesa dos direitos humanos no país;
· 2 Reconheceu os de tolerância, do multiculturalismo e da dignidade individual.
Está correto o que se afirma em:
A - 1 e 2.
2. Nos estudos desta disciplina, a Teoria da Eugenia aborda conceitos de miscigenação de raças. Sendo assim e conforme conteúdo estudado, leia as asserções que seguem.
1. Segundo a Teoria da Eugenia, as deficiências do povo brasileiro eram decorrentes do processo de miscigenação entre brancos e negros.
2. Segundo a Teoria da Eugenia, o branqueamento da população era o motivo pelo qual as deficiências e a inferioridade da população brasileira aconteciam; o processo de miscigenação entre brancos e negros, ao contrário, seria a solução para este problema da realidade brasileira.
De acordo com o conteúdo estudado e com o abordado na Teoria da Eugenia, é correto afirmar que:
C - A primeira assertiva está correta, e a segunda assertiva está incorreta.
3. Sobre o processo de discriminação racial, estudado correntemente nesta disciplinam, alguns estudiosos debruçaram seus estudos nesta área. Acerca destes pensamentos, leia as assertivas abaixo.
I A corrente que compreendia que há pouca ou nenhuma discriminação racial e grande fluidez entre as raças é a corrente de compreensão majoritária no Brasil.
II Havia apenas um entendimento acerca da democracia racial, que se sustentava na ideia de que a discriminação racial, apesar de ampla e generalizada, é transitória.
III A compreensão de que a discriminação racial era estrutural e persistente entendia que o Brasil era caracterizado pela exclusão racial.
Está correto o que se afirma em:
E – III
4. Com relação ao conteúdo da Rota de Aprendizagem da aula 06, muito se falou sobre a história do povo negro, a condição de ser negro e a história deste povo no Brasil. Com base neste conteúdo, leia as assertivas baixo.
Assertiva 01. Existe uma história do povo negro sem o Brasil.
Assertiva 02. Mas não existe uma história do Brasil sem o povo negro.
Assinale a única alternativa correta:
E - As duas assertivas estão corretas e são complementares entre si.
5. Sobre os estudos desta disciplina e sobre o conceito e entendimentos sobre a democracia racial, leia a frase abaixo:
“A conclusão à qual se chegou foi a de que a democracia racial no Brasil se tratava, na verdade, de um mito. O que havia, de fato, era uma tolerância do negro na sociedade brasileira, e que isso jamais seria considerado igualdade, pois o passado de escravidão desse povo ainda pesa sobre seus descendentes mesmo nos dias de hoje.”
Sobre esta afirmação, é correto afirmar que:
D - O resultado de pesquisa desenvolvida pela UNESCO no que diz respeito à democracia racial no Brasil, revela, segundo esta afirmação, de que a tão propalada democracia racial é apenas um mito, pois que os processos de igualdade não eram (são) vivenciados pela população negra.
6. Como visto na Rota de Aprendizagem da Aula 06 e com o vídeo “Ser Negro no Brasil”, o “ser negro” no Brasil é condição peculiar carregada de significado sócio histórico. Alguns especialistas na temática do ser negro e, em especial, da consciência negra, levantam alguns pontos considerados importantes nesta discussão. Sobre este assunto, leia as assertivas a seguir e, depois, assinale a única alternativa que indica a sequência correta.
Assertiva