A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Vigilâncias em Saúde

Pré-visualização | Página 1 de 2

Vigilâncias em Saúde: Vigilância Ambiental, Epidemiológico, Sanitária e Saúde do Trabalhador
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo Ministério da Saúde, em 1975. O Sistema possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde. Qual a principal finalidade do sistema?
Escolha uma:
a. A principal finalidade do sistema é reunir dados qualitativos sobre os óbitos ocorridos no país, sendo uma importante ferramenta de IDH.
b. A principal finalidade do sistema é reunir dados quantitativos sobre os óbitos ocorridos no país, sendo uma importante ferramenta de gerenciamento de recursos financeiros do SUS.
Comentário: Os dados do SIM são uma importante ferramenta de gestão em saúde, fornecendo dados para tomadas de decisão e assistência na área.
c. A principal finalidade do sistema é reunir dados quantitativos e qualitativos sobre os óbitos ocorridos no país, sendo uma importante ferramenta de gestão para políticas públicas em comunidades carentes.
d. A principal finalidade do sistema é reunir dados quantitativos e qualitativos sobre os óbitos ocorridos no país, sendo uma importante ferramenta de gestão em saúde, fornecendo dados para tomadas de decisão e assistência na área.
e. A principal finalidade do sistema é reunir dados quantitativos e qualitativos sobre os óbitos ocorridos no país, sendo uma importante ferramenta para alimentação de dados do IBGE.
Feedback
A resposta correta é: A principal finalidade do sistema é reunir dados quantitativos e qualitativos sobre os óbitos ocorridos no país, sendo uma importante ferramenta de gestão em saúde, fornecendo dados para tomadas de decisão e assistência na área..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para que o trabalho de investigação seja eficiente, é necessário que haja no local, uma equipe multidisciplinar, treinada e orientada por um profissional de saúde capacitado, a fim de que os objetivos da investigação sejam alcançados. Todos as afirmativas indicam objetivos da investigação epidemiologia exceto:
Escolha uma:
a. identificar os grupos expostos.
b. determinar as principais características epidemiológicas.
c. identificar a fonte e o modo de transmissão.
d. sempre confirmar o diagnóstico.
Comentário: Os objetivos da investigação visam achar as causas que levaram ou podem levar a ocorrência de agravos e/ou doenças para a tomadas de decisões de controle e especialmente a prevenção e não constatar o diagnostica da doença.
e. identificar os fatores que foram determinantes para que ocorresse o caso.
Feedback
A resposta correta é: sempre confirmar o diagnóstico..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em 26 de janeiro de 1999, por intermédio da Lei n. 9.782, é criada a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA. É responsabilidade da ANVISA:
Escolha uma:
a. a promoção e a proteção da saúde da população rural, por meio de controle sanitário, da produção e da comercialização de produtos e de serviços de interesse da Vigilância Sanitária, incluindo os ambientes, os processos, os insumos e as tecnologias relacionadas a ele.
b. a promoção e a proteção da saúde da população, por meio de controle sanitário, da produção e da comercialização de produtos e de origem animal e seus derivados.
c. a promoção e a proteção da saúde da população, por meio de controle sanitário, da produção e da comercialização de produtos hospitalares.
d. a promoção e a proteção da saúde da população, por meio de controle sanitário, e da produção de produtos e de serviços de interesse da Vigilância Sanitária, incluindo os ambientes, os processos, os insumos e as tecnologias relacionadas a ele.
e. a promoção e a proteção da saúde da população, por meio de controle sanitário, da produção e da comercialização de produtos e de serviços de interesse da Vigilância Sanitária, incluindo os ambientes, os processos, os insumos e as tecnologias relacionadas a ele.
Comentário: É a principal atribuição da ANVISA, a promoção e a proteção da saúde da população, por meio de controle sanitário, da produção e da comercialização de produtos e de serviços de interesse da Vigilância Sanitária, incluindo os ambientes, os processos, os insumos e as tecnologias relacionadas a ele.
Feedback
A resposta correta é: a promoção e a proteção da saúde da população, por meio de controle sanitário, da produção e da comercialização de produtos e de serviços de interesse da Vigilância Sanitária, incluindo os ambientes, os processos, os insumos e as tecnologias relacionadas a ele..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O Ministério da Saúde, através da SVS, tem incentivado aos gestores municipais e estaduais a fazerem uso do potencial de dados contidos no SINASC, pois auxilia na:
Escolha uma:
a. Formulação de indicadores epidemiológicos para análise comparativa com os dados do SIM.
b. Formulação de indicadores epidemiológicos como instrumentos estratégicos de suporte ao planejamento das ações, atividades e programas voltados à gestão em saúde.
c. Formulação de indicadores epidemiológicos em casos suspeitos de Zika Vírus.
d. Formulação de indicadores da taxa de natalidade por região.
Comentário: Os dados do SINASC são uma importante ferramenta de gestão em saúde, fornecendo dados para tomadas de decisão e assistência na área.
e. Formulação de indicadores epidemiológicos de doenças relacionadas a gestantes.
Feedback
A resposta correta é: Formulação de indicadores epidemiológicos como instrumentos estratégicos de suporte ao planejamento das ações, atividades e programas voltados à gestão em saúde..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema de Informação de Nascidos Vivos o SINASC, foi criado e implantado em 1990, sua finalidade é propiciar dados:
1 – De gravidez.
2 - De parto.
3 - De condições da criança ao nascer.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Nenhuma das alternativas anteriores.
b. Apenas os dados 1, e 2.
c. Apenas os dados 3.
d. Os dados 1, 2 e 3.
Comentário: As três afirmativas correspondem os dados do SINASC, pois é relevante dos dados a respeito da gravidez números de mulheres gravidas, a qualidade do parto e a saúda criança a nascer, ambas as informações subsidiam a tomada de decisões.
e. Apenas os dados 2 e 3.
Feedback
A resposta correta é: Os dados 1, 2 e 3..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A ANVISA está organizada nos três níveis de governo, sendo que cada um possui as suas competências particulares, a nível municipal as competências da ANVISA são:
Escolha uma:
a. Não há competências a nível municipal da ANVISA.
b. Ser descentralizada, adotando ações específicas que contemplem o contexto do local, mas sempre direcionadas pelas legislações federais.
c. Definir a política nacional de Vigilância Sanitária, que irá normatizar controlar e fiscalizar produtos e serviços de interesse da saúde.
d. Definir a políticas municipais de Vigilância Sanitária, que irá normatizar controlar e fiscalizar produtos e serviços de interesse da saúde.
Comentário: A nível municipal a ANVISA se baseia na legislação federal, porem suas ações são focadas das características do município ou região.
e. Coordenar regionais que trabalham orientados de acordo com as estruturas da organização existentes e variam nas diferentes unidades federativas.
Feedback
A resposta correta é: Ser descentralizada, adotando ações específicas que contemplem o contexto do local, mas sempre direcionadas pelas legislações federais..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Criado nos anos 90 o SINAN Sistema de informação de Agravos de Notificação visa melhorar a qualidade das informações do Sistema de vigilância Epidemiológica. A respeito do programa marque a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. É importante ressaltar que, os dados compilados nos municípios devem ser registrados no SINAN apenas se for de interesse da administração pública municipal, já que