Buscar

apol2 Pesquisa em filosofia

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“Dada a amplitude da tradição filosófica ocidental, um dos maiores problemas encontrados pelo pesquisador iniciante reside em delimitar um tema de pesquisa”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 134.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve como deve ser o tema escolhido pelo pesquisador:
Nota: 10.0
	
	A
	O tema deve ser imposto pelo orientador.
	
	B
	O pesquisador deve escolher um tema mais fácil.
	
	C
	O pesquisador deve escolher um tema que não dê trabalho.
	
	D
	A partir de certa afinidade com temas ou autores.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “É comum que os temas eleitos pelo pesquisador surjam de certa afinidade com temas ou autores; no entanto, não é rara a escolha de temas que estejam desvinculados de linhas de pesquisa tradicionais ou que sejam por demais abrangentes ou, ainda, que não contem com material bibliográfico suficiente para a fundamentação da pesquisa”.  (Livro-Base, p. 134)
	
	E
	Deve-se somente estudar autores da moda.
Questão 2/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“Os passos apresentados anteriormente não valerão de nada se formos incapazes de desenvolver uma leitura crítica do texto”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve a postura diante de um texto que requer uma crítica:
Nota: 0.0
	
	A
	Um posicionamento superficial.
	
	B
	Na análise crítica de um autor não precisa ter um posicionamento.
	
	C
	O posicionamento crítico tem que ser para o lado do autor.
	
	D
	Um posicionamento não superficial.
Comentário: Esta é a resposta certa. “Isso significa dizer que devemos nos posicionar em relação ao texto estudado. Esclarecemos que esse posicionamento não pode ser superficial, apenas para fazer parecer discordar deste ou daquele autor. Antes de tudo, é necessário conhecer os argumentos contrários aos temas estudados, o que pode ser feito estudando artigos de pesquisadores e livros de comentadores do tema – ou mesmo do autor em questão”. (Livro-Base, p. 117)
	
	E
	O posicionamento crítico tem que ser contra o autor do artigo.
Questão 3/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“A tomada de notas é essencial para que o domínio dos textos se concretize. Essa atividade auxilia na fixação das noções ao mesmo tempo que exercita a capacidade de estabelecer relações entre conceitos e sistemas filosóficos”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 113.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve as duas ferramentas mais frequentes para tomar nota das leituras:
Nota: 10.0
	
	A
	Resumo superficial do texto.
	
	B
	Mapa da geografia local.
	
	C
	Fichamento e o mapa conceitual.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “Há duas ferramentas frequentemente usadas para a tomada de notas: o fichamento, que consiste em tomar notas sobre a compreensão do texto parágrafo a parágrafo; e o mapa conceitual, ou seja, uma representação gráfica dos conceitos que estabelece visualmente as articulações entre eles”. (Livro-Base, p. 113)
	
	D
	Na leitura de um texto filosófico não precisa de fichamento.
	
	E
	Na leitura de um texto filosófico não precisa de mapa conceitual.
Questão 4/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“Nas etapas anteriores, vimos como a leitura de um texto requer sua decodificação e, para tanto, vale começar pela exclusão de todos os elementos literários e deter-se em sua composição lógico-gramatical, observando-se a compreensão da terminologia técnica – a partir daí, é possível compreender a mensagem que o autor enunciou”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 120.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve como deve ser uma leitura crítica verdadeira:
Nota: 10.0
	
	A
	Para escrever um artigo sobre filosofia não precisa conter crítica.
	
	B
	Composição externa do artigo filosófico.
	
	C
	Composição interna e inserção na tradição.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “Desse modo, a validação de uma leitura crítica como verdadeira deve relacionar-se tanto à composição interna do texto quanto a sua inserção na tradição em relação a outros autores e comentadores’. (Livro-Base, p. 120)
	
	D
	 Para a filosofia o artigo científico tem que ser técnico.
	
	E
	A filosofia trata de textos já pré-estabelecidos.
Questão 5/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“Para chegar a um contrapeso, um exercício interessante ao iniciante é o de ‘percorrer o todo’. Nesse exercício, recomendamos ler o texto ‘fotograficamente’, recorrendo-se apenas à visão e evitando-se pronunciar os termos lidos no decorrer do texto”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 111.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve a não substituição de textos relevantes a serem investigados:
Nota: 10.0
	
	A
	Leitura analítica.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “Esse exercício serve para tomar conhecimento da totalidade de uma obra facilitar a revisão do texto, sendo importante para selecionar os textos relevantes a serem investigados em uma pesquisa. Vale salientarmos que esse movimento não substitui a necessidade da leitura analítica, como apresentamos mais adiante”. (Livro-Base, p. 111)
	
	B
	Leitura dinâmica.
	
	C
	A pesquisa filosófica não precisa de leitura.
	
	D
	Leitura sintética.
	
	E
	Leitura só de parágrafos interessantes.
Questão 6/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“Muitas vezes, termos utilizados na linguagem ordinária, tais como liberdade ou lógica, adquirem tratamentos e interpretações bastante diversos em filosofia, pois receberam uma série de interpretações e abordagens ao longo dos séculos, tal qual a noção de intencionalidade, não no sentido de intenção de ação, mas na filosofia da mente atual”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 116.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve os autores que falam da noção de intencionalidade:
Nota: 10.0
	
	A
	Platão, Sócrates e Boécio.
	
	B
	Tomás de Aquino, Franz Brentano e Maurice Merleau-Ponty.
Você acertou!
Comentário: Esté é a resposta certa. Cunhado por Aristóteles, o termo foi retomado por, entre outros pensadores, Tomás de Aquino, no século XIII, Franz Brentano, no século XIX, e Maurice Merleau-Ponty, no século XX; atualmente, a noção de intencionalidade é investigada por autores como John Searle e Daniel Dennett no estudo da capacidade de referencialidade da mente”. (Livro-Base, p. 116)
	
	C
	Agostinho, Hegel e Luk Ferry.
	
	D
	Anselmo, Kant e Martin Heideger.
	
	E
	Guilherme de Ockham, Descartes e Martim Buber.
Questão 7/10- Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“A pesquisa em filosofia não se reduz à interpretação semântico-gramatical; não obstante, esta é indispensável para uma leitura adequada, sem erros de raciocínio, os quais estão mais vinculados a questões linguísticas do que conceituais”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 114.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que segundo Mario Ariel Gonzales Porta, descreve a simplificação da estrutura textual:
Nota: 10.0
	
	A
	A filosofia não tem ligação com a língua portuguesa.
	
	B
	Tem relação somente com o sujeito.
	
	C
	Tem relação somente com o verbo.
	
	D
	Tem relação sujeito-verbo-predicado.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “Mario Ariel Gonzales Porta (2002) afirma que a tarefa inicial a ser realizada diz respeito à simplificação da estrutura textual a suas regras gramaticais mais simples, levando a uma sequência de frases construídas pela relação sujeito-verbo-predicado comuns na própria língua”.  (Livro-Base, p. 114)
	
	E
	Tem relação somente com o predicado.
Questão 8/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“Folscheid e Wunenburger (2006) entendem que a leitura aprofundada de um texto filosófico deve considerar alguns obstáculos”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 111.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve os obstáculos descritos por Folscheid e Wunenburger, na leitura do texto filosófico:
Nota: 10.0
	
	A
	Sua natureza matemática e natureza física.
	
	B
	Sua natureza psicológica e natureza positivista.
	
	C
	Sua natureza filosófica e natureza econômica.
	
	D
	Sua natureza psicológica e natureza biológica.
	
	E
	Sua natureza psicológica e natureza filosófica.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “O primeiro deles é de natureza psicológica, pois podemos ter a impressão de que a leitura não avança. Enquanto um breve romance pode ser lido em poucas horas, o texto filosófico poderá demandar dias ou semanas para quem está iniciando na área. O segundo obstáculo é de natureza filosófica, pois, ao ler o texto, é possível perder-se em detalhes, os quais demandam um sobre-esforço para serem interpretados”. (Livro-Base, p. 111)
Questão 9/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“A responsabilidade e o compromisso com a verdade podem ser assustadores, mas, diante disso, alertamos para o fato de que, ainda que vivêssemos por séculos, não conseguiríamos dominar todos os campos da investigação filosófica”.
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 118.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve o papel do pesquisador na investigação filosófica:
Nota: 10.0
	
	A
	Quanto mais o pesquisador se desenvolve, mais ele se especializa em autores e temas.
Você acertou!
Comentários: Esta é a resposta certa. “A formação no nível de graduação é mais genérica, dada a necessidade de ambientar-se à(s) tradição(ões); no entanto, quanto mais o pesquisador se desenvolve, mais ele se especializa em autores e temas; isso decorre do fato de que é impossível aprofundar-se em tudo”. (Livro-Base, p.118)
	
	B
	O pesquisador não se desenvolve fazendo uma investigação cientifica.
	
	C
	Quanto mais o pesquisador se especializa menos ele entende de temas filosóficos.
	
	D
	O caminho do pesquisador é a alienação.
	
	E
	O caminho do pesquisador é se especializar em temas irrelevantes.
Questão 10/10 - Pesquisa em Filosofia
Leia o fragmento do texto:
“Folscheid e Wunenburger (2006) chamam a atenção para o fato de que, para ler textos filosóficos, primeiramente, é necessário ter acesso a eles. Parece algo bastante básico, mas é preciso apontar essa necessidade".
Após esta avaliação caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Douglas Henrique Antunes. Percursos para a Pesquisa em Filosofia. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 108.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Percursos para a Pesquisa em Filosofia, assinale a alternativa que descreve os elementos materiais de uma leitura filosófica:
Nota: 10.0
	
	A
	As bibliotecas e as revistas filosóficas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta certa. “As bibliotecas físicas e virtuais consistem em espaços importantes para o pesquisador em filosofia, uma vez que, possibilitam o acesso a um vasto número de materiais de forma gratuita. As revistas filosóficas, disponíveis nas formas impressa e virtual, são ferramentas de pesquisa fundamentais, pois permitem ao investigador inserir-se nas discussões mais atuais a respeito da pluralidade dos temas filosóficos, evitando, por vezes, a dedicação a abordagens já superadas”. (Livro-Base, p. 108)
	
	B
	Livros do estruturalismo filosófico.
	
	C
	Revistas de filosofia de vida.
	
	D
	Bibliotecas e revistas de matemática.
	
	E
	Livros e revistas sobre o capitalismo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes