Buscar

Atividade complementar -Livro serviço social na contemporaneidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Livro: O Serviço Social na Contemporaneidade
Autora: Marilda V. Iamamot
A leitura desse livro em questão é essencial para auxiliar a formação e aprendizado dos alunos do curso de SERVIÇO SOCIAL, sendo indicado por grande parte dos professores e profissionais da área.
Através da obra lida, concluímos, que o objetivo da autora é mostrar através da história, focalizando os anos contemporâneos, que os desafios do serviço social estão centrados a partir das questões que envolvem a sociedade atual. Hoje em dia um dos grandes desafios do assistente social tem sido a falta de renda que tem afetado a sociedade, e com um estado que está com as suas verbas retraídas e seus serviços encontram-se defasados a partir das políticas neoliberais, nas quais a responsabilidade social sai, em parte, do governo e passa a sociedade civil, onde passamos por uma refilantropização social.
Podemos conhecer um pouco sobre o mercado de trabalho e podemos abrir nossas mentes para fato de sermos profissionais flexíveis, disponíveis a mudanças. Através de uma base teórica dos pressupostos para uma análise da profissão, que são de fundamental importância para um futuro amadurecimento como profissionais cientes de que não somos mágicos mas sim que somos agentes capazes de impulsionar as mudanças sociais. Onde devemos ser cautelosos.
A autora não dá a receita pronta para formar assistentes sociais, mas gera todo um embasamento para a profissão, que é dinâmica e que detém todo um currículo acadêmico para a formação deixando bem claro que serão as vivencias os capacitadores de bons profissionais.
Também devemos salientar que na relação entre o público e o privado, o profissional deve estar preocupado com a qualidade dos serviços prestados, com o respeito aos usuários e com o zelo pela eficácia dos serviços prestados. O assistente social está presente nas negociações entre população e entidades empregadoras. Na atualidade, podemos afirmar que, apesar das dificuldades, o assistente social é capaz de ousar e sonhar.
Iremos nos deparar com inúmeras dificuldades, mas os sonhos não podem deixar de existir, pois são eles os impulsionadores da profissão.

Continue navegando