Buscar

PETROBRAS- PIM 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

14
Gleidson Ferreira Alves
RA: 0537582
 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM SEGURANÇA PRIVADA
RELATÓRIO PIM III
BRASÍLIA- DF/2020
Gleidson Ferreira Alves
RA: 0537582
 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM SEGURANÇA PRIVADA
RELATÓRIO PIM III
Trabalho PIM III, do Curso 
Superior de Gestão em Segurança Privada, da
Universidade Paulista. 
BRASÍLIA- DF/2020
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar III, das disciplinas de Gestão em Segurança Privada, cursada nesse bimestre na UNIP, objetiva -se que tenha uma maior clareza do conteúdo estudado, combinando e associando na teoria e na prática dentro de uma empresa real de capital aberto. 
A empresa agraciada para este trabalho, é a P ETRÓLEO BRASILEIRO S .A. (P ETROB RA S), de vido a sua importância e sua grande exposição nos últimos tempos tanto nacionalmente, quanto internacionalmente.
ABSTRACT
The Integrated Multidisciplinary Project III, of the Private Security Management disciplines, carried out in this two-month period at UNIP, aims to have a greater clarity of the studied content, combining and associating in theory and practice within a real public company.
 The company graced for this work is PETRÓLEO BRASILEIRO S.A . (PE TROBRAS), due to its importance and its great exposure in recent times both nationally and internationally. 
INTRODUÇÃO
O relatório que proponho a realizar vem com a intenção de colocar em prática os aprendizados alcançados nas disciplinas Contabilidade, Gerenciamento de Crises e Controle de Riscos e Estatística Aplicada estudadas nesse bimestre. Criada em 1953 pelo então presidente Getúlio Vargas, a Petróleo Brasil S/A (Petrobras) tem como objetivo a exploração petrolífera no Brasil. É uma empresa estatal de capital aberto, isto é, o Governo do Brasil é seu acionista majoritário.
A Petrobras conta com 63.361 funcionários e atua no setor de óleo e gás em atividades de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural e gás químico, além da geração de energia elétrica e da produção e comercialização de biocombustíveis. 
Atua desenvolvendo produtos para atender às variadas necessidades dos mercados rodoviários, agropecuário, industrial, aéreo, aquaviário, ferroviário e produção de produtos petroquímicos básicos (como o etanol, propeno e benzeno) e também, de matérias-primas (como plástico e borracha) utilizados pela indústrias de ponta na elaboração de artigos para o consumo público (como embalagens e pneus). 
1. EMPRESA PETROBRAS S.A.
A Era do petróleo começou nos Estados Unidos em 1859, comandada pelo coronel Edwin Laurentine Drake com módicas 25 extrações de barris/dia, a Petrobras só em 2016 extraiu 2,84 milhões de barris por dia (boed). A história do petróleo no Brasil começou antes do que é considerada a Era do petróleo, já em 1858 já se faziam explorações na Bahia, porém só a partir da descoberta do campo Lobato/BA em 1939 que o processo de extração foi consolidado. Foi criada então o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) e com o movimento popular chamado “O Petróleo é Nosso” o Presidente Getúlio Vargas promulga a lei nº 2.004 e a PETROBRAS é criada (ESPINOLA, 2013). 
1.1 IMPOSTOS
A Petrobras, como principal empresa da indústria brasileira, também é grande geradora de tributos para o país. Dentre os tributos pagos, destaca-se o ICMS e o PIS/COFINS.
1.2 MODELO EMPRESARIAL
O Modelo de Organização da Petrobras é aprovado pelo Conselho de Administração e visa prover condições para o cumprimento do objeto de atuação previsto no seu Estatuto Social e o alcance dos objetivos explicitados no seu Plano Estratégico.
1.3 PLANO DE CARREIRA
A Petrobras valoriza seus empregados, com salários e benefícios compatíveis com o mercado, oportunidades de progressão na carreira, além de treinamentos e cursos para uma formação contínua.
1.4 GORVERNANÇA CORPORATIVA
O Modelo de Governança Corporativa da Petrobras é aprovado pelo Conselho de Administração e visa aprimorar o desempenho da companhia e o processo decisório na alta administração.
 A estrutura de Governança Corporativa da Petrobras é composta por: Assembleia Geral de Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração e seus Comitês, Auditorias, Ouvidoria-Geral da Petrobras, Diretoria Executiva e seus Comitês.
1.5 PROJETO SOCIAL
Por meio do incentivo a diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Acreditando que, com criatividade e inspiração, promove crescimento e mudanças. O Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
2. CONTABILIDADE
A Petrobras utiliza uma prática contábil nomeada como Contabilidade de Hedge. Essa contabilidade, é regulamentada no Brasil pelo pronunciamento contábil CPC38 – Instrumentos Financeiros que é o reconhecimento e a mensuração onde faz a permissão para que as organizações possam reduzir os impactos que foram causa dos por variações cambiais nos seus resultados em período, contando que possam gerar fluxos de caixa futuros em moeda de outro país que seja equivalente e tenham sentidos opostos. 
Na empresa, estudo de caso desse trabalho, essa prática contábil atenta, inicialmente, um percentual de 70 % do total das dívidas líquidas que estejam exposta à variação cambial, com a proteção de cerca de 20% das exportações, por um período de sete anos.
Com a metodologia da Contabilidade de Hedge, os ganhos ou perdas oriundas das dívidas em dólares norte- americanos, provocados por variações cambiais, somente afetarão o resultado da Companhia na medida em que as exportações forem realizadas. Até que essas exportações sejam realizadas, as referidas variações serão acumuladas em conta do patrimônio líquido. 
A aplicação dessa prática permite que os resultados contábeis da Companhia sejam mais bem alinhados à sua realidade econômica e operacional. O presente trabalho faz uma abordagem dos indicadores econômicos e financeiros. Além de um estudo baseado nas demonstrações do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultado do Exercício da Companhia Brasileira de Petróleo- Petrobras. Na análise feita na empresa, podem-se verificar os rendimentos da mesma com relação ao seu ciclo operacional. 
3. GERENCIAMENTO DE CRISES E CONTROLE DE RISCOS
Em março de 2014, foi deflagrada a operação denominada “Lava Jato”, sendo conduzida pela Polícia Federal, com o objetivo de analisar um sistema de corrupção no interior da PETROBRAS, referente a desvio e lavagem de dinheiro que envolvia seus diretores, gestores, empresas renomadas do ramo da construção civil e uma gama de representantes do Poder Legislativo e Executivo, os políticos. 
O esquema, de acordo com parte das investigações expostas ao público, girava em torno de licitações fraudulentas, as quais já havia se acordado quem seria o vencedor, e, por conseguinte, acarretavam em superfaturamento das obras vencidas. Neste sentido, as construtoras acabavam por distribuir subornos milionários que vieram à tona com as apurações da sobredita operação. Até o presente momento, muitas informações e delações vêm alimentando as buscas, que continuam a indicar suspeitos e envolvidos, configurando-se em um longo processo.
No panorama atual, ao término do primeiro semestre de 2015, a Petrobras sofre com processos judiciais tanto no Brasil quanto no Exterior, em especial nos Estados Unidos da América, movidos pelos seus investidores e coletivos de pessoas que sofreram com as mazelas ocasionadas pelo sistema de corrupção implantado nessa estatal.
Com a frequente exposição a crises de grande repercussão, a Petrobras desenvolveu entre 2000 e 2002, um Sistema de Comunicação de Crise. Esse manual estabelece como identificar e gerenciar uma
crise instaurada na empresa, tornando essa tarefa mais veloz, com tomada de decisões mais rápidas e direcionamentos mais precisos de como agir em cada eventual situação de crise.
4. ESTATÍSTICA APLICADA
Os dados estatísticos são de grande importância nas empresas, pois é através dela que nós comparamos como esta a situação da empresa com relação a ela mesma no decorrer dos anos, e com outras empresas no mesmo ramo, afim de saber como esta a lucratividade da empresa com relação aos seus concorrentes, como esta sua situação comercial. 
Esses dados estatísticos podem ser descritos de forma descritiva, ou seja, descreve e analisa uma determinada população através de gráficos e números, para assim formar dados de relevância para o gestor. Ou pode ser descritos de forma inferencial, essa forma inferencial analisa e interpretam dados obtidos através de uma amostra , assim ela é mais utilizada quando há situação de incerteza ou de variação. 
4.1 PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
Colocando em prática essas análises sobre a produção de petróleo da Petrobrás, podemos saber como vai a evolução da produção de petróleo, o quanto variou essa produção no decorrer dos anos, com relação à sustentabilidade da empresa pode mos levar em consideração a taxa de acidentes, taxas de incidentes e muito mais. 
De acordo com os fatos e dados da Petrobrás, em maio de 2016 produziu cerca de 1 milhão de barris de petróleo por dia, sendo 40% deles extraídos do pré- sal, esse dado estatístico mostra o quanto valeu o investimento feito no ano de 2006, quando foi descoberto essa jazida, graças a dados como esse pode-se observar a evolução de produção da Petrobras comparado nos anos anteriores.
Por se tratar de uma empresa macroeconômica, também é muito importante a gestão de seus funcionários, dados estatísticos com relação a acidentes, incidentes, formação escolar e assim por diante. Tendo essas informações em mãos é possível gerenciar os funcionários e suas funções de maneira concreta e ter a certeza de que não haverá problemas como falta de mão de obra. 
4.2 DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE FUNCIONÁRIOS
Taxa Percentual de Incidente e Tempo Perdido Petrobras
 Fonte: Sustentabilidade Petrobras.
De acordo com essa tabela demonstrada no relatório de sustentabilidade da Petrobras, podemos observar como é importante para a empresa ter tudo registrado, sendo assim, observando a taxa de incidentes a empresa melhorou seu gerenciamento afim de diminuir os riscos de acidentes de trabalho, obtendo sucesso no decorrer dos anos essa medida foi boa para preservar a segurança no trabalho, e a produção da empresa, pois quanto menos incidentes de trabalho mais será o tempo disponível de produção. 
Dados estatísticos também nos fornecem informações a respeito da diversidade étnica e racial dos funcionários da empresa, por se tratar de uma empresa grande e por estar aberto a dar oportunidade de trabalho para todo tipo de pessoa, a gestão pessoa l da empresa forneceu dados estatísticos em forma de gráfico de setores sobre a diversidade étnica dos seus empregados.
Diversidade étnico- racial em números de funcionário
 Fonte: Relatório de Sustentabilidade Petrobras 20 18.
Este é um exemplo de como a empresa estuda e relata tudo sobre seus funcionários, podemos ver que a empresa abrange uma grande diversidade de étnica e racial, mostrando que todos os que são capazes pode fazer parte dela, tanto homens como mulheres. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Petrobras é uma empresa extraordinariamente grande e conta com uma equipe de responsabilidade para cuidar de muitas áreas econômicas e financeiras, sendo possível competir a risca com empresas internacionais de grande por te, a parte ética da empresa é problema, pois ainda há pessoas que tiram proveito de uma empresa que gasta milhões em recursos e acabam acrescentando um valor a mais para fins próprios isso acaba impactando na situação financeira. 
Os dados contábeis mostram que a empresa acumulou muitas dividas ao longo do tempo, e assim suas contas no longo prazo preocupam, mas agora com investigações a respeito disso a empresa esta fazendo o possível para contornar essa situação, financiando grande parte de suas dividas, fazendo uma reavaliação de preço nos seus produtos e assim poder voltar a ter o pleno funcionamento nas suas atividades. 
Graças aos dados estatísticos é possível saber o que está acontecendo com a saúde da empresa, como ela esta se comportando perante a outras empresas no mesmo ramo e a ela mesma comparado a anos anteriores.
Petrobras oferece, oportunidades de progressão na carreira, remuneração nos padrões do mercado, benefícios educacionais, plano de saúde, além de ser uma empresa mundialmente reconhecida pela qualificação de seu corpo técnico. 
REFERÊNCIAS
Disponível em: <http://educacao.globo.com/artigo/petrobras.html> Acesso em 20 de Março de 2020.
Disponível em: <https://petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/> Acesso em 20 de Março de 2020.
Disponível em: <https://petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/;> Acesso em 20 de Março de 2020.
Disponível em: < http://www.frentequimicopetroplastico.com.br/?page_id=370> Acesso em 21 de Março de 2020.
Disponível em: <https://petrobras.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A19357668CECA4D0169CAA328CA539B> Acesso em 21 de Março de 2020.
Disponível em: < https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/pre-sal/> Acesso em 21 de Março de 2020.
Disponível em: <https://petrobras.com.br/fatos-e-dados/producao-de-petroleo-e-gas-natural-sobe-5-em-maio.htm> Acesso em 21 de Março de 2020.
Disponível em: < https://www.ibp.org.br/observatorio-do-setor/petrobras-impostos-e-contribuicoes-pagos/> Acesso em 21 de Março de 2020.
Disponível em: < https://investidorpetrobras.com.br/ptb/14627/Plano-Basico-de-Organizacao-Janeiro-2020.pdf> Acesso em 22 de Março de 2020.
Disponível em: < https://petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/> Acesso em 22 de Março de 2020.
Disponível em: < https://ppc.petrobras.com.br/apresentação> Acesso em 22 de Março de 2020.
Disponível em: < http://www.mpf.mp.br/grandes-casos/lava-jato/linha-do-tempo> em 22 de Março de 2020.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais