Buscar

AV3 Princípios Contábeis 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso: Ciências Contábeis							AV3: 4,0 pontos
Disciplina: Cenários Profissionais e Fundamentos Da Contabilidade 
Período: 1° semestre Ano: 2020 
1) A revogação das resoluções pertinentes aos princípios contábeis, visa à unicidade conceitual, indispensável para evitar divergências na concepção doutrinária e teórica, que poderiam comprometer aspectos formais das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs). Quanto a revogação das resoluções que normatizavam os princípios contábeis é correto afirmar que:
a) ( ) Revogar estas Resoluções não significa que os Princípios de Contabilidade estejam sendo aplicados pelo contador na escrituração contábil;
b) ( ) Revogar estas Resoluções significa que os Princípios de Contabilidade estão extintos e devem ser considerados na escrituração contábil; 
c) ( ) Revogar estas Resoluções significa que os Princípios de Contabilidade estão em desuso e sua aplicação deve ser avaliada pelo contador;
d) ( ) Revogar estas Resoluções significa que os Princípios de Contabilidade não serão considerados na escrituração contábil, exceto em situações especiais.
e) ( X ) Revogar estas Resoluções não significa que os Princípios de Contabilidade estejam em extinção e sua aplicação não deva ser observada na escrituração contábil.
2) A estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis prevê premissa subjacente quanto a continuidade. Desta forma identifique a afirmação que está correta quanto à premissa subjacente.
a) ( ) As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade porém não irá manter-se em operação por um futuro previsível.
b) ( ) As demonstrações contábeis eventualmente, podem ser elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade e irá manter-se em operação por um futuro incerto.
c) ( ) As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade não está temporariamente em atividade e irá manter-se sem operação por um futuro previsível.
d) ( X ) As demonstrações contábeis normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade e irá manter-se em operação por um futuro previsível.
e) ( ) As demonstrações contábeis raramente são elaboradas tendo como premissa que a entidade não está em atividade e irá manter-se sem operação por um futuro previsível.
3) Este postulado afirma que a contabilidade de uma entidade, seja empresa, pessoa, entidade filantrópica, não deve se confundir com a contabilidade dos membros ou proprietários. (ALMEIDA, 2012) 
Aponte a alternativa que corresponde CORRETAMENTE a tal descrição.
a) ( ) Oportunidade.
b) ( X ) Entidade.
c) ( ) Competência.
d) ( ) Continuidade.
e) ( ) Prudência.
4) As Normas Brasileiras de Contabilidade foram instituídas pela Resolução nº 530/81 e pela Resolução n° 529/81. Em uma hierarquia das práticas contábeis, estas normas são subordinadas aos princípios contábeis.
Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE os princípios e as normas contábeis. 
a) ( ) Pode-se afirmar que as normas contábeis não se originam dos princípios contábeis.
b) ( ) Os princípios fundamentais da contabilidade são regidos pela Resolução n° 580, de 1993, desenvolvida somente pelo Conselho Federal de Contabilidade.
c) ( ) Por meio da Resolução n° 580, de 1993, a quantidade de princípios fundamentais de contabilidade passou de 17 para 11.
d) ( ) Os princípios fundamentais da contabilidade, na íntegra, já apresentam um detalhamento do seu conteúdo, o que permite uma melhor compreensão aos usuários da informação contábil.
e) ( X ) O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é o responsável pela elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade.
5) O princípio da contabilidade que afirma que as empresas ou organizações, ao instituírem suas atividades ou iniciarem, não determinam o prazo de encerramento, fechamento ou falência do negócio é identificado como sendo o princípio: 
a) ( ) da prudência.
b) ( ) da oportunidade.
c) ( X ) da continuidade.
d) ( ) da competência.
e) ( ) do registro pelo valor original.
6) A contabilidade é orientada por princípios e normas. Com relação à segregação das Normas Brasileiras de Contabilidade, indique a opção correta.
a) ( ) A NBC TI corresponde às normas aplicadas às funções de tecnologia da informação.
b) ( X ) A NBC TP se refere às normas que são executadas em trabalhos de perícia.
c) ( ) A NBC PI é uma norma técnica direcionada aos contadores e auditores internos.
d) ( ) A NBC TR é aplicada sobre a asseguração de informação não histórica.
e) ( ) A NBC TAG está direcionada mais precisamente para auditoria interna.
7) Analise as alternativas que abordam os princípios contábeis e indique a correta.
a) ( ) Os princípios fundamentais de Contabilidade se referem a um conjunto de normas, regras e conceitos que não norteiam a profissão contábil.
b) ( ) Os princípios contábeis objetiva diversificar as bases do exercício da profissão.
c) ( ) Os princípios de Contabilidade foram definidos e apresentados mediante a Resolução CFC nº 798/93.
d) (X ) Os princípios contábeis determinam sobre como os procedimentos devem ser feitos, assim, definindo sobre as práticas de atuação do contador.
e) ( ) Existem registros específicos que se referem somente aos registros contábeis e às demonstrações, por exemplo.
8) Analise os princípios contábeis e avalie qual das alternativas é a correta.
a) ( ) O princípio que afirma que as receitas e as despesas devem ser consideradas na apuração do resultado conforme o período em que ocorreram é o da prudência.
b) ( ) O princípio da oportunidade ocasiona efeitos no valor econômico de ativos e pode influenciar passivos e seus vencimentos também.
c) ( ) O princípio da entidade não reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade.
d) (X ) O princípio da entidade define a relevância em separar o patrimônio individual do proprietário daquele que pertence à empresa.
e) ( ) O princípio do registro pelo valor original defende que os componentes patrimoniais devem ser registrados desconsiderando seus valores originais.
9) Analise as alternativas referentes às normas e aos princípios contábeis e indique qual corresponde à resposta correta.
a) ( ) Os princípios são posteriores às normas.
b) ( ) Os princípios contábeis não devem estar presentes na elaboração das Normas Brasileiras de Contabilidade.
c) ( ) Os princípios contábeis não devem se referir à particularidade da entidade e do patrimônio.
d) ( ) As normas contábeis com base em regras são geralmente compreendidas em países onde existe grande influência do sistema jurídico Common Law.
e) ( X ) O não cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade poderá implicar em penalidades.
10) Com base nos princípios contábeis adotados no brasil, avalie as alternativas apresentadas e indique a correta:
a) ( ) Os princípios contábeis geralmente aceitos são normas que não decorreram do desenvolvimento da prática dos princípios técnicos.
b) ( ) A definição dos princípios contábeis surgiu em meados do século XVII.
c) ( ) O princípio da entidade pertence aos princípios contábeis que foram adotados no Brasil.
d) ( ) O princípio da entidade afirma que não há problema se o patrimônio da empresa for confundido com o dos sócios.
e) ( X) No Brasil, os princípios contábeis foram aprovados mediante a Resolução CFC nº 750/93 e atualizados pela Resolução da CVM.
11) Sobre os princípios de contabilidade aceitos conforme CPC 00 R1, aponte a alternativa correta:
a) ( ) A continuidade compreende que a empresa tem data limite das suas operações.
b) ( ) O registro pelo valor define que os itens do patrimônio não devem ser registrados inicialmente pelo valor original.
c) ( ) O registro pelo valor define que os valores devem ser demonstrados sempre em moeda americana.
d) ( ) O princípio da competência define que as entradas e saídas devem ser registradas somente no momento do seu pagamento.
e) ( X) A compreensibilidade afirma que as informações geradas pelos relatórios contábeisdevem ser claras.
12) Os Princípios de Contabilidade surgiram do entendimento científico e profissional e norteiam a conduta profissional na área. A descrição �as Receitas e as Despesas devem ser incluídas na Apuração do Resultado do Período em que ocorreram, sempre simultaneamente, quando se relacionarem, independente de recebimento e pagamento� está relacionada ao Princípio do(a):
a) ( ) Prudência;
b) ( ) Registro pelo Valor Original;
c) (X ) Competência;
d) ( ) Oportunidade;
e) ( ) Entidade
13) Analise as perguntas abaixo:
I. O dono de uma empresa subtrai valores do caixa decorrentes da atividade comercial para pagar contas de sua residência. Ao fazê-lo, estará deixando de observar qual Princípio da Contabilidade?
II. A empresa comercial vendeu mercadorias em janeiro de 2018, porém recebeu o valor apenas em março do mesmo ano. O contador registrou a receita referente ao mês de janeiro. Qual Princípio de Contabilidade é evidenciado?
III. Uma empresa provisiona os Créditos de Liquidação Duvidosa em 2% do valor das duplicatas a receber emitidas no ano. Que Princípio de Contabilidade foi observado?
A alternativa cujos Princípios de Contabilidade preenchem respectivamente as perguntas acima é:
a) ( ) Oportunidade/ Entidade/ Prudência.
b) ( ) ( ) Entidade/ Registro pelo Valor Original/ Oportunidade
c) ( ) Competência/ Registro pelo Valor Original/ Oportunidade.
d) (X ) Entidade/ Competência/ Prudência.
e) ( ) Registro pelo Valor Original/ Prudência/ Oportunidade.
14) A respeito dos princípios de contabilidade, julgue os itens a seguir. Em função de fatores como a mensuração do ativo pelo valor presente, o princípio do registro pelo valor original é compatível com a variação do custo histórico.
( X ) Certo
( ) Errado
15) Julgue os itens que se seguem, a respeito dos princípios fundamentais de contabilidade. O princípio da oportunidade refere-se exclusivamente à tempestividade do registro do patrimônio e suas mutações.
( ) Certo
( X ) Errado
16) Indique quais afirmações estão corretas com relação aos princípios contábeis:
I. O Princípio do Registro pelo Valor Original refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
II. O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
III. O Princípio da Prudencia determina a adoção do menor valor para os componentes do Passivo e do maior para os do Ativo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
a) ( ) Apenas as afirmações II e III estão corretas.
b) ( X ) Apenas a afirmação II está correta.
c) ( ) Todas as afirmações estão corretas.
d) ( ) Apenas as afirmações I e II estão corretas.
17) Os Princípios Fundamentais de Contabilidade foram incorporados à Estrutura Conceitual da Contabilidade como premissas. Dentre estas, está INCORRETO afirmar que:
a) ( ) o patrimônio da entidade que reporta a informação contábil não se confundirá com o de seus sócios e acionistas.
b) ( ) as despesas e as receitas deverão ser reconhecidas no momento em que elas ocorrerem, independentemente do pagamento e/ou do recebimento das mesmas.
c) ( ) a uniformidade não restringe a comparabilidade das demonstrações, quando os efeitos das alterações são adequadamente evidenciados aos diversos usuários da informação.
d) ( X ) o conservadorismo deverá ser considerado de acordo com a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade no processo de reconhecimento, de mensuração e de divulgação dos ativos, dos passivos, das despesas e das receitas.
e) ( ) a entidade que reporta as informações deverá considerar, no processo de reconhecimento, mensuração e divulgação, o risco de descontinuidade, assumindo-se, em princípio, seu funcionamento normal e com prazo indeterminado.
18) Quando do exercício do julgamento profissional necessário às estimativas contábeis, em condições de incerteza, a precaução, no sentido de que despesas não sejam subestimadas, é decorrente da aplicação:
a) ( ) da legislação tributária.
b) ( ) do Código de Ética profissional.
c) ( ) das práticas contábeis geralmente aceitas.
d) ( ) do Princípio da Oportunidade.
e) (X ) do Princípio da Prudência.
19) Na análise dos demonstrativos contábeis, um auditor deparou-se com valores inconsistentes. Diante desse fato, após a verificação da validade das alternativas, para a execução da auditoria ele adotou o menor valor para os componentes do ativo e o maior para os do passivo. A medida tomada pelo auditor atendeu ao princípio da:
a) ( ) entidade.
b) ( X ) prudência.
c) ( ) razoabilidade.
d) ( ) oportunidade.
e) ( ) competência.
20) Correlacione as colunas abaixo
1 Principio da Entidade;
2 Principio da Continuidade;
3 Principio da Oportunidade;
4 Principio do Registo pelo Valor Original;
5 Principio da Competência;
6 Principio da Prudência;
( 3 ) I refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas
( 4 ) II determina que os componentes do Patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional
( 5 )III determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento
( 2 ) IV pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro
( 6 ) V determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO
( 1 ) VI conhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa,

Outros materiais