Buscar

AD1 de Alfabetização 2 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AD1 de Alfabetização 2 (primeiro semestre de 2017)
NOTA DA AUTORA: Este trabalho requer respostas únicas e pessoais, onde cada pessoa tem o seu próprio entendimento da matéria, ou seja, você não deve apenas copiar o material abaixo e sim formular sua própria resposta. Portanto, este documento está sendo postado com o intuito de ajudá-los a formular a sua resposta, podendo ser usado como uma base norteadora.
Questão 1: (3 pontos)
O Brasil ainda enfrenta o problema do analfabetismo, tanto de crianças que saem da escola quanto de outros que não tiveram a oportunidade de se apropriar da leitura e escrita. Sabemos que ler e escrever um bom número de palavras não é o bastante para que um indivíduo possa atuar de forma consciente e crítica diante da realidade do meio em que está inserido.
O conceito de alfabetização vem sendo progressivamente ampliado em função das necessidades sociais e políticas, e hoje, já não se considera alfabetizado quem apenas codifica ou decodifica os sinais gráficos. Esta ampliação no conceito de alfabetização é resultado de várias pesquisas e discussões no campo da pedagogia.
Defina os conceitos abaixo que estão relacionados de acordo com a ampliação do conceito de alfabetização.
a) Ambiente Alfabetizador → RESPOSTA: É ambiente que oferece estimulo para a criança ler, que favoreçam o aprendizado ‘do mundo’, é aquele ambiente que não oferece só livros bonitos e cheios de desenhos, mas também revistas, jornais, folhetos, embalagens... Coisas que façam parte do cotidiano da criança, que preservem o ambiente cultural em que vivem.
b) Letramento → RESPOSTA: O letramento é um processo que se inicia muito antes da alfabetização, é um processo que facilita a mesma. O letramento é uma visão de mundo, é, por exemplo, saber reconhecer placas mesmo sem saber ler. A criança vai se desenvolvendo a partir das imagens e letras que vê no dia a dia, por exemplo, uma embalagem de Coca-Cola: a criança sabe que aquela embalagem é do refrigerante, ela sabe o nome da bebida e o reconhece, porem ainda não sabe lê-lo. Quando começa a ser alfabetizada, ela já faz associações dos sons das letras e sílabas com o que ela já sabe identificar.
c) Palavramundo → RESPOSTA: É um conceito criado por Paulo Freire que estabelece um vinculo entre o conhecimento do mundo e saberes cotidianos ao conhecimento teórico escolar, ao aprendizado da linguagem.
Questão 2: (2 pontos)
	Leia um trecho do artigo de Emilia Ferreiro, publicado en Lectura y Vida. Revista Latino-americana de Lectura. Buenos Aires, v.26, n.4, dez.
“A escola pública, gratuita e obrigatória do século XX é herdeira do século anterior, encarregada de missões históricas de grande importância: criaram único povo, uma única nação, anulando as diferenças entre os cidadãos, considerados como iguais diante da lei. A tendência principal foi equiparar igualdade à homogeneidade. Se os cidadãos eram iguais diante da lei, a escola devia contribuir para gerar estes cidadãos, homogeneizando as crianças, independentemente de suas diferentes origens. Encarregada de homogeneizar, de igualar, esta escola mal podia apreciar as diferenças. Lutou não somente contra as diferenças de língua, mas também contra as diferenças dialetais da linguagem oral, contribuindo assim para gerar o mito de um único dialeto padrão para ter acesso à língua escrita. (...) É indispensável instrumentalizar didaticamente a escola para trabalhar com a diversidade. Nem a diversidade negada, nem a diversidade isolada, nem a diversidade simplesmente tolerada. Também não se trata da diversidade assumida como um mal necessário ou celebrada como um bem em si mesmo, sem assumir seu próprio dramatismo. Transformar a diversidade conhecida e reconhecida em uma vantagem pedagógica: este me parece ser o grande desafio do futuro."
Neste trecho a educadora fala sobre a dificuldade da escola pública, dos países latino-americanos, em trabalhar com as diferenças. Autores como Candau, Emília Ferreiro, Paulo Freire entre outros discutem as questões multiculturais que se apresentam de forma diferenciada. Dos autores citados, Paulo Freire ganha destaque quando propõe uma educação para a cidadania.
Defina, segundo a concepção de Paulo Freire, o que é Educação Intercultural?
RESPOSTA: É uma prática educativa que torna a alfabetização mais fácil e significativa para o aluno, pois visa incorporar o meio sociocultural em que a criança esta inserida, e também a que não esta. Promove a construção de identidades particulares e o reconhecimento das diferenças, visa ensinar a valorizar os próprios aspectos, sejam físicos, cognitivos, raciais, culturais etc, e a respeitar o outro e suas diferenças.
Questão 3: (3 pontos)
A Educação Infantil nasce em meio às mudanças sociais decorrentes da inserção das mulheres no mercado de trabalho. Hoje, este aspecto já não é mais determinante para que as crianças estejam na escola. Pesquisas no campo educacional apontam para importância de um trabalho pedagógico para esta faixa etária. Diante disso, responda as questões abaixo.
a) Quais as características e objetivos da Educação Infantil?
RESPOSTA: A Educação Infantil tem como objetivo ajudar a criança a entender o mundo em que vive, em seus aspectos culturais e sociais, de forma crítica; trabalhar para desenvolver habilidades de interação, participação, convivência entre os alunos; oferecer um ambiente seguro e acolhedor, que ajude no desenvolvimento da leitura, do reconhecimento de letras e números e também a desenvolver o potencial físico-motor da criança, sua coordenação motora e psicomotora, o domínio do seu corpo. Uma forte característica da Educação Infantil é a valorização das atividades físicas e lúdicas.
b) Como um professor da Educação Infantil pode, no cotidiano escolar, ou seja, em sua prática pedagógica, atingir aos objetivos da Educação Infantil?
RESPOSTA: Como dito acima, a Educação Infantil valoriza muito as atividades físicas e lúdicas, que, quando bem trabalhadas, são uma ótima forma de trabalhar todos os objetivos citados. Pois é brincando que as crianças se desenvolvem melhor, tanto na questão motora quanto cognitiva, é brincando que elas aprendem não só a perder mas a vencer também, aprendem a esperar a sua vez e que nem sempre as coisas vão ser do jeito que elas esperam: nem sempre vai ser a brincadeira que elas escolheram ou do jeito que querem brincar, nem sempre vai ser no momento que esperam ou no local que quiserem. Atividades físicas desenvolvem a percepção, o controle do corpo e a saúde do mesmo, trabalham a noção de espaço, a atenção e inúmeros outros pontos da psicomotricidade. As brincadeiras também são uma ótima forma de trabalhar a ética, a moralidade e a questão do respeito, principalmente às regras, com os alunos. Todas essas questões são coisas que devem ser muito bem trabalhadas e exploradas na educação infantil.
c) Quais os riscos e os possíveis problemas decorrentes da antecipação do processo de alfabetização, na Educação Infantil?
RESPOSTA: Devemos respeitar o espaço, limites e o tempo da criança. A alfabetização precoce é vista como um sério problema por boa parte dos educadores, e um problema começa em casa: os pais querem ver o resultado de seus investimentos o mais rápido possível, principalmente nas escolas particulares. Precisamos entender que algumas crianças tem facilidade e outras, uma super dificuldade. Muitos pais não entendem isso, e acabam forçando uma criança a ler antecipadamente e castigando-a quando apresenta dificuldade. Isso gera na criança um sentimento de inferioridade, de incompetência, de inutilidade. A educação infantil é um momento do aprendizado lúdico, do desenvolvimento psicomotor e trabalhar a criatividade. E antecipar a alfabetização para este momento, significa diminuir o tempo para trabalhar os objetivos propostos pela educação infantil, que são essenciais para o desenvolvimento da criança.
Questão 4 (2 pontos)
As aulas 6 e 7 do seu material didático apresentam a reflexão de que a aprendizagem e o ensino da leitura e da escrita devem ser vistos como um processo de apropriaçãoe produção de conhecimentos, superando uma concepção que reduz a linguagem escrita a um conhecimento meramente escolar.
Segundo Foucambert para aprender a ler e escrever é necessário que o aluno sinta a sala de aula como ... um lugar onde as razões para ler [e escrever] são intensamente vividas.
Apresente duas propostas de atividades que corroborem com a visão de que o ensino da leitura e da escrita deve ser instrumento de compreensão e intervenção no mundo e na vida cotidiana.
[NÃO FIZ]

Outros materiais