Buscar

Fund_Ger_Projetos_AI_FGV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade individual
	
	Matriz de análise
	Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
	Módulo: 01
	Aluno: 
	Turma: 04
	Tarefa: Analise do evento da CCC sob a ótica da gestão de projetos
	Características do projeto 
	No ano passado a CCC, empresa familiar que sempre investiu em marketing para manter-se em evidência, criou um programa de âmbito nacional a fim de patrocinar eventos culturais que fortaleçam a sua marca. Além disso, eles adiquiriram a DT produções com o intuito de utiliza-la como incubadora e executora de eventos, onde a DT Produções será a responsável pela condução dos projetos, e deverá utilizar as práticas de gerenciamento de projetos para que tenha um sucesso garantido.
Para avaliarmos se o evento musical que a empresa DT Produções foi contratada para realizar se encaixa na denominação projeto, irei avaliar as principais características de um projeto e a ligação entre as principais características do evento.
Um projeto sempre possui início e fim e pelas informações passadas, o evento produzido pela CCC, apesar de não ter uma data especifica, será realizado no fim do ano e sabemos que ele terá um começo e terminará ao final do ano, não se perpetuando, evidenciando sua temporalidade.
O produto ou serviço gerado pelo projeto representa algo que nunca foi realizado, que é único, no caso o evento em Porto Alegre se trata do primeiro evento realizado pela CCC e mesmo havendo outras edições, elas nunca seriam uma cópia completa do primeiro, assim manifestando sua singularidade.
Todo projeto é desenvolvido em etapas, geralmente começam com uma ideia que será desenvolvida com o tempo. No texto proposto o objetivo do projeto é criar um grande evento musical, que aos poucos irá se desenvolvendo, onde por exemplo serão marcadas as fases, o dia, horário, as bandas que participarão, os fast foods que estarão no evento, transparecendo sua progressividade e também suas restrições como conter as principais bandas de rock da década de 80, entre outras.
Segundo o PMBOK, “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”, sendo assim, podemos dizer que o evento patrocinado pela CCC se caracteriza como um projeto, não só pela definição geral de projetos, como por suas etapas e restrições.
	Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase
	As fases são os segmentos de um projeto onde incluímos um conjunto de tarefas ou atividades que quando realizadas com êxito, alcançam o objetivo planejado, ou seja, em um projeto deve-se existir fases e dentro das fases, processos de gerenciamentos que iniciam-se e terminam em uma série sucessiva até o fim do projeto. Essa segmentação facilita o gerenciamento do projeto, tornando importante a definição correta das mesmas. No caso do evento em Porto Alegre serão realizadas as seguintes fases e processos: 
	Fase 1:
Desenho
	· Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto
· Criar EAP
· Identificar as Partes Interessadas
· Coletar os Requisitos
· Estimar os Custos
· Definir o Escopo
· Definir as Atividades
· Identificar os Riscos
· Desenvolver o Cronograma
	Fase 2:
Preparação e Mobilização
	· Determinar o Orçamento
· Planejar o Gerenciamento das Comunicações
· Adquirir os Recursos
· Conduzir Aquisições
· Planejar as Respostas aos Riscos
· Planejar o Engajamento das Partes Interessadas
· Planejar o Gerenciamento da Qualidade
	Fase 3: 
Evento
	· Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto
· Controlar o Cronograma
· Controlar o Escopo
· Controlar os Custos
· Controlar os Recursos
· Controlar as Aquisições
· Monitorar o Engajamento das Partes Interessadas
· Monitorar as Comunicações
· Controlar a Qualidade
	Fase 4: 
Desmobilização
	
· Encerrar o Projeto ou Fase
· Fase 1 – Desenho: Esta pode ser considerada como a fase de concepção e definição do projeto, onde são realizadas as etapas para iniciação do projeto como a definição do escopo com a realização do termo de abertura do projeto (TAP), é o momento para identificar as partes interessadas, coletar os requisitos, definir as responsabilidades, as organizações e pessoas envolvidas, o mapeamento dos riscos, a descrição de como o projeto será executado, os custos, viabilidade, planejamento da gestão da qualidade, a criação da EAP, onde teremos uma descrição detalhada do projeto, e o desenvolvimento do cronograma. Todo os passos de iniciação do projeto.
· Fase 2 – Preparação e Mobilização: Esta será a fase de execução do projeto onde o Gerente de Projetos deve estar organizado, preparado, com as reservas para imprevistos já avaliados em riscos ou que possam surgir no andamento da execução. É nessa fase em que as equipes são mobilizadas para a execução das atividades, em que deve ser avaliada e controlada a qualidade do trabalho entregue. 
· Fase 3 – Evento: Esta pode ser considerada a fase na qual o planejado é posto em prática. Na qual será realizado o monitoramento e controle do projeto, onde todos os envolvidos devem atender os requisitos definidos em contrato, com o foco total na satisfação do cliente final. Qualquer imprevisto pode impactar no resultado da satisfação, então o GP deverá garantir a qualidade de todos os processos realizados e estar sempre atento a qualquer imprevisto para que seja rápida a resposta, garantindo o bom andamento do show.
· Fase 4 – Desmobilização: Esta é a fase de finalização, onde será realizada a finalização de contratos, verificação dos problemas ocorridos, do que ocorreu conforme o planejado para realização de relatórios de qualidade, desempenho e financeiros para avaliação da CCC. A desmobilização dos equipamentos e equipe e a finalização de todos os pontos para que o encerramento total do projeto seja realizado.
	Estrutura das empresas CCC e DT Produções
	Ao analisar a estrutura organizacional das empresas podemos dizer que a CCC é uma empresa com estrutura organizacional funcional, pois trata-se de uma empresa familiar, na qual o trabalho é centralizado, onde o gestor tem pouca ou nenhuma autoridade sobre os projetos. Podemos verificar que por não ter um gerente de projetos a CCC resolveu adquirir a DT Produções para realizar a organização do evento. 
Já a DT Produções é uma empresa com estrutura organizacional projetizada, ou seja, é uma empresa dedicada e especializada em gerenciamento de eventos, onde existem grupos de trabalhos organizados por projetos e dá mais autonomia para o gerente de projetos gerenciar a equipe e os recursos.
Com base nos que vimos anteriormente, ficou evidente que o gerenciamento de projetos é a melhor ideia para lidar com a promoção dos eventos, já que suas práticas fazem com que a realização seja mais organizada e eficaz, aumentando as chances de os eventos serem bem-sucedidos. Ou seja, a CCC provavelmente realizará eventos mais eficientes por ter optado em utilizar a DT Produções para organizar e gerenciar seus eventos, pois ela utilizará todas as boas práticas de gerenciamentos, assim gerando resultados satisfatórios tanto para a CCC como para o público que irá participar dos eventos.
	Referências bibliográficas
	FREITAS, Carlos Augusto. Apostila de Gestão de Projetos. FGV, 2020.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. PMBOK: Guia do Conhecimento em
Gerenciamento de Projetos. 6 ed. Pensilvânia, EUA, Project Management Institute, 2017.
FORESTI, Andressa. Guia de Gerenciamento de Projetos: Ciclo de Vida do Projeto, Oficina da Net, 2015. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida, Acesso em 20.06.2020.
	
	1
	2 
	
	
	
	3

Continue navegando