Buscar

Avaliação discursiva Formação e desenvolvimento de coleções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Formação e Desenvolvimento de Coleções (BIB101)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX 
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	GABARITO
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A comissão de apoio é liderada por um bibliotecário, tem objetivo de apoiar o planejamento das atividades que envolvem a formação e desenvolvimento da coleção e do acervo. Além do referido profissional, recomenda-se que participem diversos representantes das principais áreas de atuação da organização a qual a unidade de informação está subordinada, bem como representantes do setor administrativo e financeiro. Disserte sobre as principais atribuições da comissão de apoio (ROMANI; BORSZCZ, 2006). 
FONTE: ROMANI, C.; BORSZCZ, I. (Org.). Unidades de informação: conceitos e competências: UFSC, 2006.
	Resposta Esperada:
Dentre as principais atribuições desta comissão, encontra-se: a) analisar e avaliar a política de seleção e seus princípios e normas; b) ajudar na realização de uma reavaliação periódica do processo; c) coordenar programas de desenvolvimento de acervo; d) procurar conhecer as características de seus usuários, seus interesses culturais e suas principais atividades profissionais.
	2.
	O debate sobre acesso aberto tem como foco principal a comunicação científica, que, para Meadows (1999), é o coração da ciência, sendo tão vital quanto à própria investigação científica. Isso porque transforma uma pesquisa em novas pesquisas e mais conhecimento social produzido. Diante disso, disserte sobre o motivo da transformação de conhecimento por meio do movimento de acesso aberto. 
FONTE: MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
	Resposta Esperada:
- O movimento de acesso aberto proporciona a transformação de conhecimento, pois auxilia na disseminação gratuita da informação científica produzidas em universidades, empresas, centro informacionais, entre outros.
- Seus conteúdos são divulgados por meio dos artigos de revistas, também chamados de periódicos, e comunicações de eventos, relatórios de pesquisa, anais de congressos, teses, dissertações, livros, entre outros.
- Antes mesmo do movimento de acesso aberto se fortalecer, já era possível ver iniciativas que já tinham como objetivo o acesso irrestrito.
Parte inferior do formulário

Outros materiais