Buscar

Avaliação 02 Aspectos Culturais da Lingua Inglesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. A cultura está relacionada a tudo que nos une, pois vivemos em um mundo onde o preconceito e a discriminação nos cercam. É definida também como o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Sobre o conceito do termo cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Apresenta uma única conceituação, sempre vinculada ao âmbito da educação.
( ) Dependendo do contexto ao qual o termo está agregado, pode significar civilização e conhecimento, ou como elucidam alguns linguistas, o termo pode ser considerado até mesmo como oposto ao barbarismo.
( ) O conceito de cultura pode suscitar questionamentos no âmbito da ideologia, visto que envolve conteúdos e conceitos que permeiam o modo de vida de uma sociedade.
( ) Cultura pode ser considerada como uma maneira de representar o mundo e de entendê-lo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - F - V.
 b)
F - F - V - V.
 c)
V - V - F - F.
 d)
F - V - V - F.
2. A linguagem simboliza a realidade cultural. Ela destaca-se como o mais importante meio de comunicação entre as pessoas no mundo social. Com relação à linguagem, analise as seguintes afirmativas:
I- A língua é a única forma de expressão da nossa realidade cultural.
II- Todas as coisas que nós produzimos por meio da nossa linguagem verbal e/ou não verbal difunde uma realidade cultural. 
III- São atos de comunicação: a maneira que escrevemos, falamos, gesticulamos e olhamos. 
IV- Não há necessidade de criar significado para o que está sendo dito.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
 b)
Somente a afirmativa IV está correta.
 c)
Somente a afirmativa II está correta.
 d)
As afirmativas II e III estão corretas.
3. Existe uma problemática das relações entre escola e cultura que é inerente a todo processo educativo, pois não existe educação que não esteja imersa na cultura da humanidade. A escola é uma instituição cultural. Assim, as relações entre escola e cultura não podem ser concebidas como dois polos independentes, ao contrário, constituem uma teia tecida no cotidiano, com fios e nós profundamente articulados. Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Os PCN focam na questão do respeito entre as diferentes culturas e os grupos que as constituem.
II- O objetivo da escola e do espaço escolar é o trabalho com as diferentes diversidades culturais.
III- Para que não aconteçam episódios de discriminação no espaço escolar, todas as disciplinas do currículo, exceto a Língua Inglesa, têm a função desolidificar a diversidade cultural.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a afirmativa I está correta.
 b)
Somente a afirmativa II está correta.
 c)
Somente a afirmativa III está correta.
 d)
As afirmativas I e II estão corretas.
4. O ensino de cultura nas aulas de inglês muitas vezes é deixado de lado por falta de tempo, até mesmo para o ensino de gramática. Quando se fala na importância da formação do cidadão para o mundo, ampliar a visão cultural do aluno é dar a oportunidade para que ele tenha acesso ao ensino da cultura nas aulas de língua estrangeira. Sobre a relevância de abordar questões culturais nas aulas de línguas estrangeiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nas escolas, deve-se somente ensinar a cultura americana, pois a maioria das pessoas que falam inglês no mundo são dos Estados Unidos. 
( ) Como nos PCN de língua inglesa não traz a importância em trabalhar aspectos culturais nas aulas de inglês, o professor deve somente focar no ensino da gramática para desenvolver sua criticidade. 
( ) O Paquistão é o segundo país com mais falantes da língua inglesa no mundo, por isso deve-se trazer aspectos culturais paquistaneses para as aulas de Inglês.
( ) Entender a cultura do outro subentende que esta cultura seja relacionada à cultura do próprio estudante como um processo de conhecimento de si mesmo e do outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) F - F - F - V.
 b)
V - V - F - F.
 c)
V - F - V - V.
 d)
F - V - F - F.
5. Definir a palavra cultura não é uma tarefa fácil, pois são muitas as áreas que podem abarcar tais definições. Pensando na compreensão do termo e como ele pode assumir em nossa sociedade, há alguns fatores que influenciam na formação cultural de cada indivíduo. Sobre esses fatores, analise as sentenças a seguir:
I- Convívio social: o indivíduo frequenta eventos e manifestações culturais e sociais, aprimorando as características de sua competência comunicativa.
II- Atividade profissional: algumas profissões demandam maior agudeza de percepção dos vocábulos que as outras.
III- Idade: com o passar do tempo a tendência é o ser humano utilizar um léxico mais conservador.
IV- Condições econômicas: refletem indiretamente na aquisição de cultura e conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a)
Somente a sentença III está correta.
 b)
As sentenças I, II e III estão corretas.
 c)
As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d)
As sentenças II e IV estão corretas.
6. O mundo a nossa volta é um mundo multicultural. Como docentes, devemos promover uma visão que enfatize a diversidade em nossos alunos. Devemos também fazê-los pensar e agir de forma crítica com relação ao aprendizado de um novo idioma e seu conhecimento de mundo. O tema dos aspectos culturais é crucial na explanação das propostas de conteúdos para o terceiro e o quarto ciclos do Ensino Fundamental. Sobre o documento que divide os conteúdos de acordo com eixos, que são baseados no conhecimento de mundo, conhecimento sistêmico, tipos de texto e atitudes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Atualmente, o terceiro ciclo tem as turmas de 6º e 7º anos, e o quarto ciclo, por sua vez, 8º e 9º anos. 
( ) Atualmente, o terceiro ciclo tem as turmas de 8º e 9º anos, e o quarto ciclo, por sua vez, os últimos anos do Ensino Médio.
( ) Atualmente, o Ensino Fundamental II contempla as turmas do 6º a 9º ano. 
( ) Atualmente, o segundo ciclo tem as turmas de 9º e Ensino Médio, e o quarto ciclo, por sua vez, o Ensino Fundamental I. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
V - F - V - F.
 b)
V - F - V - V.
 c)
F - V - F - F.
 d)
V - F - F - V.
7. A aprendizagem de uma língua estrangeira não está somente relacionada ao ensino de regras gramaticais e vocabulário, e sim ao trabalho relacionado aos aspectos culturais. Com relação à cultura e ao ensino de línguas, de acordo com os PCN (1998), analise as sentenças a seguir:
I- Os PCN referentes à língua estrangeira abordam questões valiosas com relação à importância do trabalho com os aspectos culturais presentes em nossodia a dia, e mais ainda presentes na vida dos alunos.
II- O aprendizado de uma língua estrangeira, como delimitam os PCN, é a contribuição para a construção, e para o cultivo pelo aluno, de uma competênciasó no uso de línguas estrangeiras. 
III- O documento ainda complementa que ao se aprender qualquer língua estrangeira, o aluno não a tem como instrumento de libertação, pois seudesenvolvimento é individual.
IV- Nas aulas de Língua Inglesa, deve-se somente abordar a cultura americana, visto que os Estados Unidos é o local com mais falantes da língua inglesa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
 a)
As sentenças II, III e IV estão corretas.
 b)
As sentenças I, II e III estão corretas.
 c)
As sentenças I e II estão corretas.
 d)
Somente a sentença I está correta.
8. O principal meio de comunicação entre as pessoas no mundo é a linguagem e é através dela que é transmitida a nossa realidade cultural. De acordo com os estudos entre linguagem e cultura, seguindo as definições de KRAMSH (1998), assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: KRAMSCH, C. Language and culture.New York: Oxford University Press, 1998.
 a)
A língua é um sistema de símbolos com valor cultural.
 b)
As práticas diárias não interferem na relação entre linguagem e cultura.
 c)
As pessoas se identificam umas com as outras através da linguagem.
 d)
A cultura está presente na linguagem, e o uso desta linguagem é expresso de acordo com fatores culturais.
9. A aprendizagem de uma língua estrangeira não está somente relacionada ao ensino de regras gramaticais e vocabulário, e sim ao trabalho relacionado aos aspectos culturais. Com relação à cultura e ao ensino de línguas de acordo com os PCN (1998), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os PCN referentes à língua estrangeira abordam questões valiosas com relação à importância do trabalho com os aspectos culturais presentes em nosso dia a dia, e mais ainda presentes na vida dos alunos.
( ) O aprendizado de uma língua estrangeira, como delimitam os PCN, é a contribuição para a construção e o cultivo do aluno, de uma competência só no uso de línguas estrangeiras. 
( ) O documento ainda complementa que ao se aprender qualquer língua estrangeira, o aluno não a tem como instrumento de libertação, pois seu desenvolvimento é individual.
( ) Nas aulas de Língua Inglesa deve-se somente abordar a cultura americana, visto que os Estados Unidos é o local com mais falantes da língua inglesa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: Ministério da Educação, 1998.
 a)
F - V - V - V.
 b)
F - V - F - V.
 c)
V - F - F - F.
 d)
V - F - V - F.
10.O principal meio de comunicação entre as pessoas no mundo é a linguagem e é através dela que é transmitida a nossa realidade cultural. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A língua é um sistema de símbolos com valor cultural.
( ) As pessoas se identificam umas com as outras através da linguagem.
( ) As práticas diárias não interferem na relação entre linguagem e cultura.
( ) A cultura está presente na linguagem, e o uso desta linguagem é expresso de acordo com fatores culturais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a)
F - F - V - V.
 b)
V - F - F - V.
 c)
V - V - F - V.
 d)
V - V - V - F.
Prova finalizada com 
10
 acertos
 e 
0
 questões erradas
.

Continue navegando