Buscar

Sociologia Clássica_Apol1

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o trecho de texto a seguir: 
“O Estado é o monopólio da violência física e simbólica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em : BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 30.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre os conceitos de Bourdieu, assinale a alternativa correta que expressa a “dimensão objetiva” da dominação simbólica na prática cotidiana dos indivíduos:
Nota: 10.0
	
	A
	Habitus.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Em seus estudos, procurou analisar a relação entre indivíduo e sociedade e as relações de poder estabelecidas entre esses elementos sob influência da antropologia cultural. Bourdieu inovou ao inserir os conceitos de habitus e campo, que explicam a atuação do indivíduo na estrutura social e a possibilidade de transformação” (livro-base, p. 127).
	
	B
	Classes sociais.
	
	C
	Burocracia.
	
	D
	Função social.
	
	E
	Utilidade.
Questão 2/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O fio condutor que alinhavava todo o pensamento de Rangel encontra-se na sua teoria do desenvolvimento, baseado na ideia da dualidade da economia brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento Econômico Brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2007, p.151.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, assinale  alternativa que apresenta corretamente as mudanças sociais das décadas de 1950 e 1960: 
Nota: 10.0
	
	A
	Nos anos 50, houve o advento da televisão e do rádio. Nos anos 60, os movimentos sociais urbanos, contraculturais e estudantis.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois “Nos anos 1950, a televisão e a rádio eram grandes difusoras de mensagens para a sociedade de massa. Nos anos 1960, os movimentos sociais urbanos, contraculturais e estudantis apunham-se ao cenário das guerras mundiais e pendiam mudanças nas universidades” (livro-base, p. 22,23).
	
	B
	Nos anos 50 iniciou-se a Revolução tecnológica e nos 60 houve o aprofundamento dela com a robótica.
	
	C
	Os anos 50 e 60 não houve grandes mudanças na sociedade agrária brasileira.
	
	D
	Os anos 50 ficou marcado pelo surgimento da Universidade e os anos 60 pela formação dos primeiros pós-graduandos.
	
	E
	Os anos 50 representou a crise do capital no país, e os anos 60, a crise aprofundou com o declínio do ideal desenvolvimentista.
Questão 3/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A sociologia, no contexto do conhecimento científico, surgiu como um corpo de ideias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna. Ela é fruto da Revolução Industrial e é denominada “ciência da crise”, porque procurou respostas às questões sociais impostas por essa revolução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOMAZI, N, D. Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p.235.
De acordo com o trecho de texto acima e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, identifique a alternativa que descreve corretamente o surgimento do interesse em estudar a sociologia como Ciência: 
Nota: 0.0
	
	A
	Surgiu com a passagem para Idade Média, que permitiu que o pensamento marxista se desenvolvesse.
	
	B
	Surgiu com a passagem do mundo feudal para o mundo capitalista, as transformações culturais do Renascimento e o advento da era industrial.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “O interesse pelo estudo da sociedade representada pela análise de fatos ou fenômenos sociais surgiu com a passagem do mundo feudal para o mundo capitalista, as transformações culturais do Renascimento e o advento da era industrial, ocorrido a partir da segunda metade do século XVIII. Trata-se de um cenário de grandes transformações sociais, econômicas e políticas, sobretudo na Europa, o que resultou na constituição de uma sociedade classista e baseada na produção mercantil” (livro-base, p.27).
	
	C
	Surgiu apenas após as transformações do Renascimento, que foram cruciais para o surgimento da sociologia.
	
	D
	Surgiu em meados do século XX, após a Revolução tecnológica, que foi responsável pelo surgimento da sociologia, pois anteriormente as ciências não eram especializadas.
	
	E
	O surgimento da sociologia enquanto ciência especializada existe desde Aristóteles e Platão.
Questão 4/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir:  
“O Fato de Durkheim não ter seguido os preceitos da cultura judaica pode ter influenciado o teor de seus estudos e suas preocupações religiosas, afinal, o autor preferiu fazer suas análises partindo do ponto de vista social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes2016. p. 45.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre Durkheim, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Durkheim influenciou decisivamente no desenvolvimento da sociologia cientifica.
Você acertou!
Segundo o livro-base “A teoria dos fatos sociais de Durkheim influiu decisivamente no desenvolvimento da sociologia cientifica” (livro-base p. 45). 
	
	B
	Seu principal livro é “O manifesto comunista”.
	
	C
	Durkheim foi fortemente influenciado por Lenin.
	
	D
	Para Durkheim a sociedade é inferior ao individuo.
	
	E
	Para Durkheim é o indivíduo que age na sociedade.
Questão 5/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“No Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels afirmaram que “a história de toda a sociedade até aqui é a história da luta de classes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Karl Marx, Manifesto do Partido Comunista. Lisboa/Moscou: Progresso, 1982, p.4.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre o materialismo histórico de Karl Marx, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Marx descreveu na sua teoria o quadro da Itália renascentista.
	
	B
	Marx descreve o quadro social de sua época: exploração dos trabalhadores, salários baixos, movimentos de greve, luta pelos direitos dos trabalhadores e alienação do trabalhador.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Marx descreve um quadro social de sua época conturbado e em ebulição social: exploração dos trabalhadores, salários baixos, movimentos de greve, luta pelos direitos dos trabalhadores, alienação do trabalhador. A saída nesse cenário era a revolução e a instauração do comunismo pelos trabalhadores, tendo em vista o fim da exploração do homem pelo homem. Em suma, difundia-se a visão de uma sociedade em processo, em movimento, adotando-se como fundamento a teoria do materialismo histórico dialético, segundo a qual o indivíduo e a sociedade se inter-relacionam e se influenciam mutuamente” (livro-base, p.93).
	
	C
	Karl Marx e Engels desenvolveram uma teoria da dependência que repensasse o capitalismo na colônias latino-americanas.
	
	D
	A saída para os trabalhadores, segundo Karl Marx, seria a submissão aos donos das indústrias.
	
	E
	Marx defende a revolução, desde que seja concedida pela burguesia do período.
Questão 6/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o seguinte extrato de texto a seguir:
“Uma vez submetido o domínio das ciências humanas às disciplinas das ciências empíricas, cessará a anarquia intelectual, e uma nova ordem institucional adquirirá estabilidade graças ao consenso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, eleestá disponível em: BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988, p.241.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre o nascimento da sociologia, analise as afirmativas e marque a correta: 
Nota: 0.0
	
	A
	A sociologia nasce no período Pós-Guerra, com a teoria de Marx, Weber e Durkheim.
	
	B
	O nascimento da sociologia não tem qualquer relação com o surgimento das grandes cidades.
	
	C
	A sociologia nasce com a missão de reorganizar a ordem social desestruturada com o fim do feudalismo e com a deflagração da Revolução Industrial emergente.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Podemos considerar que a sociologia nasce no início do século XIX, com a missão de reorganizar a ordem social desestruturada com o fim do feudalismo e com a deflagração da Revolução Industrial emergente. É o momento em que se dá o deslocamento do mundo do campo para as cidades, contexto em que levas de camponeses analfabetos tornam-se trabalhadores urbanos do dia para a noite e instalam-se em cortiços e moradias precárias com suas famílias” (livro-base, p. 23).
	
	D
	Junto ao nascimento da sociologia, nasce a Revolução Industrial, que é o momento de deslocamento da cidade para o campo.
	
	E
	A sociologia nasceu na Idade média para auxiliar nas relações entre Igreja e Estado.
Questão 7/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Foi em meados do século XIX que surgiu a sociologia, com a importante tarefa de analisar e explicar a sociedade moderna sob a lógica racional e cientifica, bem como as diferentes relações entre essa sociedade e os indivíduos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes2016. p. 27
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre os principais problemas-objetos da Sociologia quando ela nasce, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Esclarecer a aceleração de partículas, violência urbana e metabolismo das plantas.
	
	B
	Explicar os fenômenos sociais da sociedade urbana industrial crescente.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Surge, então, a invenção da máquina a vapor, e o trabalho industrial vai se instalando e, mais uma vez, modificando a vida social. É justamente nesse momento que a sociologia nasce e tem a tarefa de explicar os fenômenos sociais da sociedade urbana industrial crescente” (livro-base, p. 24).
	
	C
	Desvendar os riscos ecológicos, mecânica dos fluídos e violência urbana.
	
	D
	Esclarecer a ação social, metabolismo das plantas e aceleração de partículas.
	
	E
	Explicar os riscos ecológicos, mecânica dos fluídos e estratificação social.
Questão 8/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir: 
“O sociólogo Max Weber foi um homem preocupado com seu tempo, com a Era Moderna e as consequências advindas desse processo, debruçou-se sobre as relações existentes entre a racionalização das ações humanas nas diversas esferas da vida e o próprio desenvolvimento capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Everton. Sociologia: textos e contextos. Canoas: Ulbra, 1999, p. 107.
De acordo com o excerto de texto acima e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre a teoria de Max Weber, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Para Weber, a estrutura social está acima das instituições e da cultura. 
	
	B
	Rompeu com Durkheim ao afirmar que o homem não é reflexo da sociedade, mas age sobre ela.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Max Weber tem muitos seguidores, entre eles o sociólogo francês Raymond Aron, o ensaísta brasileiro José Guilherme Merquior e o escritor Sérgio Buarque de Holanda. [...]. Em seus estudos, Max Weber inovou e rompeu com o pensamento de Durkheim ao defender que o homem não é mero reflexo da estrutura social, mas age sobre ela. A ação humana tem um sentido e um significado para quem a exerce, ou seja, há uma razão de ser, uma racionalidade, e a cultura é a base e fonte de inspiração. [...] Nessa abordagem, verifica-se a primazia dos valores culturais dos indivíduos ou instituições em face da estrutura social, havendo uma relação de valores e atitudes” (livro-base, p. 63-64).
	
	C
	Rejeita a racionalidade no seu método de análise da sociedade.
	
	D
	Aponta as relações econômica como motor primeiro das sociedades.
	
	E
	Para Weber, cultura, religião e seus valores não influenciam a sociedade.
Questão 9/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] a supremacia do mercado, o ‘laissez-faire’, a crença nas virtudes da competição, uma certa concepção do homem como ser movido predominantemente pelo interesse e pelo desejo do ganho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROUANET, P. S.  Mal-estar na modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.141.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre a modernidade, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Na modernidade temos a produção para consumo e, também, a abolição da mercadoria por meio do compartilhamento dos meios de produção e das terras.
	
	B
	Na modernidade temos a produção de mercadorias para exportação por meio do trabalho escravo.
	
	C
	Na modernidade temos a produção limitada da riqueza por meio de relações de trabalho e do uso de conhecimentos sobre o cultivo da terra e animais.
	
	D
	Na modernidade temos a substituição de Deus pela ciência, onde a razão comanda a atividade científica e técnica, o governo dos homens e a administração dos bens.
Você acertou!
Comentário:  Esta é  alternativa correta, pois “[...] a ideia de modernidade abrange o período histórico compreendido entre os séculos XV e XIX. Nesse momento, no centro da sociedade, substituiu-se Deus pela ciência. Dessa forma, 'a razão não comanda apenas a atividade científica e técnica, mas o governo dos homens, bem como a administração dos bens [...]'" (livro-base, p. 34).
	
	E
	Na modernidade, temos a economia organizada de maneira comunitária em pequena escala, para o trabalho comunitário.
Questão 10/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Outras abordagens surgiram na sociologia, exemplificando quão fecunda e criativa essa ciência vai se tornando. Um exemplo disso é a abordagem de Pierre Bourdieu”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes 2016. p. 37. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre a teoria de Pierre Bourdieu, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Pierre Bourdieu negou tudo o que havia sido desenvolvido antes dele e procurou desenvolver um projeto completamente inédito e original para a Sociologia.
	
	B
	A pesquisa de Bourdieu afirmava que todo conhecimento crítico já está nas pessoas e não é preciso fazer sociologia crítica para compreender as relações sociais.
	
	C
	Na teoria de Bourdieu, as simbologias e a linguagem não têm importância, pois os indivíduos agem por conta da sua vida econômica.
	
	D
	Bourdieu mostra que o indivíduo é influenciado pela estrutura social, mas também age sobre ela, criando conceitos e ferramentas, como o habitus.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Um exemplo disso é a abordagem de Pierre Bourdieu, a qual, ancorada no culturalismo, mostra que o indivíduo é influenciado pela estrutura social, mas também age sobre ela, criando conceitos e ferramentas, como o habitus” (livro-base, p. 37).
	
	E
	Segundo Bourdieu, aorigem do indivíduo não é importante.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes