A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Sociologia Clássica_Apol2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sociologia Clássica
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Nesse sentido o autor expõe que 'a ideologia ocidental da modernidade, a que podemos chamar modernismo, substitui a ideia de sujeito e a de Deus à qual estava ligada, da mesma forma que as meditações sobre a alma foram substituídas pela dissecação de cadáveres [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes2016. p. 238.
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre o papel da escola, para Alain Touraine, é correto afirmar que deve:
Nota: 10.0
	
	A
	Reforçar a educação recebida pela família. 
	
	B
	Ensinar a moral tradicional. 
	
	C
	Reproduzir as tradições. 
	
	D
	Superar o peso da tradição na vida do indivíduo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Touraine afirma que o papel da escola deve superar a influência do peso da tradição na vida do individuo [...]" (texto-base, p. 238). 
	
	E
	Validar os ensinamentos da família. 
Questão 2/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No limite, como sugerem alguns textos de Goffman, o mundo social é o produto das ações individuais. Longe das pessoas terem condutas respeitosas porque existem hierarquias, é a infinidade de ações individuais de respeito, de deferência, etc., que termina por produzir a hierarquia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOURDIEU, Pierre. Meditações Pascaliana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997, p.71.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas,  sobre o estigma para Goffman, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É um tipo especial de relação entre o atributo e o estereótipo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois a perversidade do estigma é que ele tende a ser reconhecido pelo próprio estigmatizado. Este presencia reprovações do seu defeito a todo instante: na mídia, nos comentários, nos olhares, seja diretamente sobre ele ou seja sobre outros com as mesmas condições. Segundo o livro-base: “Para o autor, o estigma 'é um tipo especial de relação entre o atributo e o estereótipo' [...] entendendo-se atributo como as características pessoais e estereótipo como a imagem pré-concebida e criticada pela sociedade” (livro-base, p.150).
	
	B
	É uma virtude.
	
	C
	Hoje, o estigma nada teria a ver com bulling, pois o estigma é um elogio.
	
	D
	Tende a ser vantajoso para quem o recebe, pois é um modo de receber atenção. 
	
	E
	É um tipo de valorização da pessoa.
Questão 3/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir:
“Por um lado, há a difusão extensiva das instituições modernas, universalizadas por meio de processos de globalização. Por outro, [...], estão os processos de mudança intencional, que podem ser conectados à radicalização da modernidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes2016. p.216. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre a Modernidade reflexiva de A. Giddens, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	Os atores agem de forma muito racional. 
	
	B
	A ação dos indivíduos segue o modelo tradicional.
	
	C
	Os indivíduos escolhem os caminhos que seguirão, baseando-se em valores da família. 
	
	D
	A ação dos indivíduos na modernidade se torna sinônimo de compulsividade.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “O autor observa que a ação dos indivíduos na modernidade reflexiva se torna\ sinônimo de compulsividade, ou seja, não se segue o modelo tradicional nem se cria outro" (texto-base, p. 217). 
	
	E
	Os indivíduos transmitem os valores morais tradicionais.
Questão 4/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Trata-se do cenário da modernização reflexiva, em que os indivíduos incorporam, em seus cotidianos, a dúvida, a incerteza e o risco. O indivíduo agora é um agente desincorporador de práticas tradicionais, ele as reinventa e cria sua própria biografia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes2016. p.214. 
Considerando o o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre os conceitos de A. Giddens, assinale a alternativa que apresenta corretamente um deles: 
Nota: 10.0
	
	A
	Teoria da estruturação.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Para analisarmos melhor a teoria de Giddens, é importante considerarmos os principais conceitos trabalhados por ele, a saber [...] Teoria da estruturação: dependência mútua do agente (indivíduo) e a estrutura social [...]" (texto-base, p. 215). 
	
	B
	Poder.
	
	C
	Atividades recursivas.
	
	D
	Ação.
	
	E
	Sociedade de risco. 
Questão 5/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Na obra Modernização reflexiva, Ulrich Beck aponta a possibilidade de reinvenções da modernidade na sociedade pós-industrial, na qual podem surgir novas propostas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIBEIRO, Corina A. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas: uma introdução a temas, conceitos e abordagens. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 197.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Teorias Sociológicas Modernas e Pós-modernas, assinale a alternativa que define corretamente o termo modernidade reflexiva:
Nota: 10.0
	
	A
	Garantia de segurança e bem-estar para todos. 
	
	B
	Possibilidade de (auto) destruição criativa para toda uma era.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “A modernização reflexiva significa a possibilidade de uma (auto) destruição criativa para toda uma era [...]" (livro-base, p. 195). 
	
	C
	Garantia de segurança e estabilidade para todos.
	
	D
	Alto grau de desenvolvimento.
	
	E
	Capacidade da sociedade se desenvolver tecnologicamente.
Questão 6/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A ciência, segundo Giddens (1997), perde sua autoridade porque se encontra em constante crise, não sendo concebida como sinônimo de garantia de ordem social próspera. Assim, as ditas 'verdades' são constantemente postas em dúvida”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes 2016. p.214. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre a função do especialista na sociedade pós-industrial, segundo A. Giddens, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Surge para aumentar os impactos das mudanças na sociedade atual.
	
	B
	Tem como função ensinar as pessoas sobe os processos de transformação.
	
	C
	Traz aquilo que é comum atualmente, a dúvida, a incerteza e o risco.
	
	D
	Cria biografias dos sujeitos diversos.
	
	E
	Aparece para realizar o diagnóstico das problemáticas e minimizar os impactos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois “Nesse contexto um novo elemento surge , mediado pela sociedade de mercado, que é a do especialista. Ancorado no conhecimento técnico e na impessoalidade, ele aparece para realizar o diagnóstico das problemáticas e minimizar os impactos” (texto-base, p. 214). 
Questão 7/10 - Sociologia Clássica - ELETIVA
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De fato, para Goffman, o indivíduo não é nada mais do que um ator, engajando-se em situações e papeis, realizando performances como um artista veterano