Buscar

2 - Projeto de Pesquisa

Prévia do material em texto

2 - Projeto de Pesquisa
1. Projeto de pesquisa e escolha do tema
	O projeto de pesquisa é o documento que apresenta o planejamento do que vai ser desenvolvido durante o processo de pesquisa. Define o que ler, que recurso será utilizado e em quanto tempo será realizado, custos que irão existir e os resultados que buscamos alcançar. 
	"O projeto deve especificar os objetivos da pesquisa, apresentar a justificativa de sua realização, definir a modalidade de pesquisa e determinar os procedimentos de coleta e análise de dados. Deve, ainda, esclarecer acerca do cronograma a ser seguido no desenvolvimento da pesquisa e proporcionar a indicação dos recursos humanos, financeiros materiais necessários para assegurar o êxito da pesquisa". GIL(2010,p.03)
Escolha do Tema
	Os Fatores internos referen-se às condições particulares do pesquisador, como:
	Os fatores externos estão relacionados às condições impostas pelo meio em que a pesquisa é realizada, como:
Delimitação do tema 
	Segundo Marconi e Lakatos (2001, p.102), a delimitação do tema "é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo pesquisador, de sua curiosidade cientifica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria".
	É possível delimitar a pesquisa por meio do tema (assunto) espaço, tempo e população envolvida.
2. Problema, hipótese e justificativa 
Problema de pesquisa
	- Toda pesquisa parte de um problema.
	- Uma boa pesquisa científica depende de uma formulação adequada do problema.
	"Um problema surge da descoberta de que algo não esta em ordem com o nosso suposto conhecimento. Ou ainda, a partir de uma observação lógica, surge da descoberta de uma contradição entre nosso suposto conhecimento e os fatos. Para ser resolvido, o problema requer um tratamento especifico". (FACHIN, 2005, p.109)
- Segundo Gil(2010), a elaboração da problematização deve seguir os seguintes critérios:
	- Ser formulado como pergunta.
	- Ser claro e preciso.
	- Ser empírico (não deve se referir a valores, ou a moralidade, ou valores subjetivos).
	- Ser suscetível de Solução.
	- Ser delimitado a uma dimensão viável.
EXEMPLO:
 - Como resolver o problema de adoção no Brasil?
- Como funciona a mente humana?
- Qual a melhor forma de educar as crianças?
Justificativa
	- Descreve a importância de uma pesquisa refletindo o "porquê" de sua realização e esclarece as razões pelas quais o tema foi escolhido.
	- Deve covencer o leitor da importância e relevância da pesquisa proposta.
	- Demonstra sua contribuição à sociedade e ao meio acadêmico.
 Hipótese 
	- Uma hipótese científica é uma proposição especulativa que se aceita de forma provisória como ponto de partida numa pesquisa. É uma afirmação feita por meio de suposição que tenta responder ao problema levantado usando o senso comum. somente com a realização da pesquisa é que teremos a confirmação ou a negação da hipótese.
3. Objetivos da pesquisa
	- Os objetivos determinam o que o pesquisador deve atingir com a realização do trabalho de pesquisa.
	- São extraídos da problematização da pesquisa.
	- O que se pretende como o desenvolvimento da pesquisa e a que resultado se espera chegar.
	- Geralmente teremos um objetivo geral e vários específicos. Na formulação dos objetivos, devemos sempre iniciar com um verbo no infinitivo. Eles podem indicar:
	- O objetivo geral deve retomar a pergunta da problematização e apresentar o que se pretende com a pesquisa. Inicia-se sempre com verbo no infinitivo. Procure utilizar verbos abrangentes, como: explicar, analisar, compreender.
	"O objetivo geral busca definir uma meta para o trabalho como um todo". (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2006, p.155)
	- Os objetivos específicos são as etapas a serem percorridas para desenvolvimento da pesquisa. Também devem ser iniciados com verbos no infinitivo. Os verbos devem indicar ações diretivas para construir a resposta à problematização.
4. Revisão de literatura, metodologia e cronograma
Levantamento ou revisão da literatura
	- Todas as pesquisas precisam de embasamento teórico de autores que já estudaram o assunto.
	- Na frase da revisão da literatura devemos localizar os documentos para avaliar e há material disponível sobe o tema do trabalho de pesquisa.
	- Devemos buscar os autores que escreveram sobre o assunto, o que já foi publicado, quais as perspectivas abordadas e as lacunas existentes.
	No projeto de pesquisa não é necessário fazer um estudo exaustivo, mas apenas redigir um texto conciso que contemple o posicionamento dos principais autores que estudaram o assunto ressaltando as principais conclusões e posicionamento.
	É importante ressaltar que essa etapa ainda não é a fundamentação teórica.
Materiais a serem consultados
	- Podemos usar a internet, buscando artigos publicados em congressos, revistas científicas on-line, bibliotecas digitais, teses e dissertações publicadas.
	- O Google acadêmico (scholar.google.com.br) e site de periódicos da CAPES(www.periodicos.capes.gov.br) são ótimas ferramentas para buscar citações e artigos publicados em diversos congressos e revistas científicas.
Metodologia
- A metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método(caminho) do trabalho de pesquisa.
- quando se faz uma pesquisa de campo é necessário, ainda, descrever os instrumentos de coleta de dados(questionário, formulário, entrevista, observação etc.), pois cada um tem características e formas próprias e devem estar de acordo com o problema e os objetivos da pesquisa.
Cronograma
- O cronograma compreende a organização das atividades a serem realizadas de acordo com o tempo disponível do pesquisador. é um instrumento que permite avaliar se cada etapa está se desenvolvendo dentro do tempo estimado e, caso não esteja, permite que a pesquisa seja reorganizada para que seja concluída no tempo estabelecido.
- O cronograma deve estar presente apenas no projeto.

Continue navegando