A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliação II Metodologia Científica (FIL13)

Pré-visualização | Página 2 de 2

que aponta as características do método etnográfico:
	 a)
	Centraliza o método estatístico para criar novas leis e verdades comprovadas.
	 b)
	Método que prioriza a observação de entrevistas e desvenda o comportamento social.
	 c)
	Método quantitativo baseado em um fato isolado e nunca pode ser generalizado.
	 d)
	Busca compreender a realidade histórica e quantitativa sem se preocupar com as pessoas.
	9.
	A ciência não é neutra. A partir dessa afirmação pode-se entender que, quando optamos por decidir algo fundamentado por razões científicas, a probabilidade de acerto é maior. No entanto, a ciência é questionável. O que é certo hoje pode mudar amanhã, diferente dos interesses de cunho políticos e/ou dogmáticos do conhecimento religioso. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para o público em geral, ciência é um conjunto de conhecimentos puros e aplicados, originados por métodos rigorosos e que permitem ter uma nova percepção da realidade.
II- A ciência é mais conceituada do que definida. Definir um conceito consiste em formular um problema e, para tanto, as hipóteses que o tornaram formulável.
III- A ciência é caracterizada por verdades absolutas e inquestionáveis, fruto da personificação de metodologias abstratas.
IV- Não existe definição objetiva e/ou neutra do conceito de ciência, podendo ser um modo de interpretar a nossa realidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	10.
	Luckesi (1989, p. 13) afirma que:
É, então, na perspectiva de participar e interferir que a universidade é, urgentemente, chamada a abandonar seu papel tradicional de receptora e transmissora de uma cultura técnico-científica, importada, com o rótulo de "desinteressada", e assumir a luta pela conquista de uma cultura, um saber comprometido com os interesses nacionais. Ela é chamada a assumir a formação de uma personalidade brasileira em diálogo, de igual para igual, com os demais centros do saber e da cultura, sem perder de vista que nós temos de reelaborar o "saber da humanidade em função de nossos problemas específicos, o primeiro dos quais é a busca de nossa identidade e autonomia culturais". Fazendo uso das afirmações de Luckesi e dos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cabe à universidade, bem como às demais instâncias de ensino, formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel em um mundo globalizado.
(    ) O Brasil apresenta graves problemas educacionais e de exclusão social, por isso, antes que surjam soluções para eles, não é recomendável que se estimule a pesquisa nas universidades.
(    ) As universidades brasileiras, para que atingem a excelência, devem primar pelos conhecimentos "universais", sem fazer adaptações para a realidade local, a qual desvirtua o objetivo da ciência.
(    ) O ato de pesquisar deve ser constantemente promovido e utilizado nas universidades, bem como nas demais instâncias de ensino, uma vez que sua prática estimula a construção dos conhecimentos necessários ao homem e à sociedade em que ele se insere.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. O conhecimento: elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.