Buscar

apol metodologia de ensino da lingua portuguesa nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Existem muitas teorias que tentam explicar como uma criança considerada normal, isto é, sem problemas fisiológicos que possam afetar a fala e em condições normais de exposição a língua, com idade de 3 a 4 anos, domina, quase perfeitamente, a língua falada ao seu redor”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.31.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Língua Portuguesa, sobre as teorias de aquisição da linguagem, segundo Descartes, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	o cérebro era apenas uma máquina e não tinha nenhuma relação com o pensamento. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Para esse filósofo, o cérebro era apenas uma máquina e não tinha nenhuma relação com o pensamento" (livro-base, p. 25). 
	
	B
	a função do cérebro era esfriar o sangue onde estava alojado o conhecimento.
	
	C
	o cérebro era uma máquina que servia para armazenar desejos vindos do coração. 
	
	D
	o cérebro era uma máquina que tinha total relação com o pensamento.
	
	E
	a função do cérebro era ser uma máquina auxiliadora da fala. 
Questão 2/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Fala e pensamento prático devem ser estudados sob o mesmo prisma, e a atividade simbólica, viabilizada pela fala, tem uma função organizadora do pensamento: com ajuda da fala, a criança começa a controlar o ambiente e o próprio comportamento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.34.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Língua Portuguesa, é correto afirmar que, após a invenção da bala cônica, foi constatado que: 
Nota: 10.0
	
	A
	o cérebro é a mente.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Com a invenção da bala cônica, que proporcionou a descoberta de Broca e Wernicke, foi possível, portanto, responder definitivamente à pergunta que vinha intrigando filósofos e cientistas: Onde está a linguagem? No cérebro. E o cérebro é a mente. Sendo o cérebro feito de matéria, a mente também é matéria. O racionalismo cartesiano estava morto" (livro-base, 27). 
	
	B
	a linguagem parte do funcionamento da mente.
	
	C
	a linguagem está na escrita.
	
	D
	a mente projeta os conhecimentos adquiridos.
	
	E
	a linguagem e o cérebro caminham juntos. 
Questão 3/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto:
"Os estudos linguísticos se dividem em diversas áreas, de acordo com o foco do estudo, e cada uma delas oferece uma parcela de contribuição para o ensino de língua materna". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015. p.45.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a neurolinguística, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Tem como objetivo de estudo o estilo das linguagens. 
	
	B
	Diz respeito aos estudo dos diferentes sons empregados em linguagem. 
	
	C
	Objetiva estudar os textos com linguagens mais antigas, a fim de compreender sua estrutura. 
	
	D
	Refere-se ao estudo de como as orações são usadas nos atos comunicativos. 
	
	E
	Tem como objeto de estudos a estrutura cerebral e suas relações com a linguagem. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "É uma área hibrida, que mescla dois campos de conhecimento - a neurociência e a linguística -, buscando as relações entre a linguagem e o cérebro. Tem como objeto de estudos a estrutura cerebral e suas relações com a linguagem, principalmente com os distúrbios de linguagem" (livro-base, p. 48). 
Questão 4/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o extrato de texto a seguir:
“Muitos psicólogos, professores e pesquisadores da linguagem contestam a premissa de que a criança adquire a linguagem sem esforço. Argumentam que elas são ensinadas, sim, e que realmente aprendem a língua durante o processo [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.30.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a aquisição da linguagem, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	trata-se de uma subárea dos estudos linguísticos, mais especificamente da psicolinguística. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "A aquisição da linguagem é uma subárea dos estudos linguísticos, mais especificamente da psicolinguística; esta, por sua vez. é o campo da linguística que se preocupa com as questões relacionadas ao processamento e à linguagem de línguas" (livro-base, p. 30). 
	
	B
	tem função de melhorar as atividades do cérebro onde os conhecimentos estão alojados. 
	
	C
	ocorre através do trabalho do cérebro, tendo em vista que este armazena conhecimentos específicos. 
	
	D
	acontece através do cérebro, o qual era visto como uma máquina que tinha total relação com o pensamento. 
	
	E
	está relacionada a atividade involuntária do cérebro, tendo em vista que este precisa de estímulos para funcionar. 
Questão 5/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o extrato de texto a seguir: 
"A língua é um sistema de signos histórico e social, que possibilita o homem significar o mundo e a realidade". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.43.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a psicolinguística, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Utiliza linguagens antigas para compreender as atuais. 
	
	B
	Trata da união entre psicologia e a linguística.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Como o nome já indica, trata da união da psicologia com a linguística para melhor compreensão dos processos mentais relacionados à produção da linguagem" (livro-base, p. 48). 
	
	C
	Considera a análise dos léxicos como importante para o estudo das ciências. 
	
	D
	Diz respeito ao estudo dos textos e das linguagens antigas. 
	
	E
	Refere-se ao estudo de como as oralizações são usadas nos atos comunicativos. 
Questão 6/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto: 
"A fala que adquirimos quando criança é o motor real da comunicação verbal". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.23.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa,  sobre aquisição da língua, assinale a alternativa correta que aponta o grande desafio do professor de Português: 
Nota: 10.0
	
	A
	Ensinar uma língua já conhecida e dominada pelos alunos.
Você acertou!
Comentário: Esta é  alternativa correta, pois "O grande desafio do professor de Língua Portuguesa é ensinar uma língua já conhecida e dominada pelos seus alunos" (livro-base, p. 48). 
	
	B
	Ensinar uma língua não conhecida pelos alunos.
	
	C
	Ensinar uma língua de outro país.
	
	D
	Ensinar a escrever a letra cursiva.
	
	E
	Ensinar uma língua dominada pelos alunos.
Questão 7/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir:"Os segmentos, que são as vogais e as consoantes, diferem-se entre si pela forma de articulação e pelo seu posicionamento dentro da sílaba". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.53.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a fonologia, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	Estuda a linguagem dos textos mais antigos, a fim de compará-los com os atuais.
	
	B
	É entendida como uma ciência que estuda as formas de descrita e fala existentes em determinadas regiões do Brasil. 
	
	C
	Estuda o conjunto das palavras de um idioma, considerando seu uso e seu sentido. 
	
	D
	Trata-se de uma ciência que estuda as diversas situações comunicativas encontradas em determinadas regiões.  
	
	E
	Preocupa-se também com os sons da língua, mas do ponto de vista de sua função. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Preocupa-se também com os sons da língua, mas do ponto de vista de sua função. Analisa como as distinção básicas entre os sons formam as palavras de uma língua, sem dar atenção a como os falantes realizam esses sons" (livro-base, p. 45). 
Questão 8/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"São muitas as pesquisas no campo da aquisição de língua materna, seja ela qual for. Alguns teóricos defendem a ideia de que existe um 'período crítico' para que existam da linguagem, determinado biologicamente". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.40.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do ensino de Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta que indica um estágio de desenvolvimento da criança, segundo Piaget: 
Nota: 10.0
	
	A
	Estágio do brincar.
	
	B
	Estágio do letramento.
	
	C
	Estágio sensório-motor.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Estágio sensório-motor: 0 a 18 meses - Nessa etapa há o desenvolvimento dos sistemas de ação e percepção. A criança começa a ter noção de permanência do objeto" (livro-base, p. 41). 
	
	D
	Estágio do abstrato.
	
	E
	Estágio de coordenação motora.
Questão 9/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia o extrato de texto a seguir:
"Ferdinand de Saussure é considerado o pai da linguística por ser sistematizado os estudos linguístico, principalmente por intermédio da apresentação de uma terminologia que conseguiu explicar os fatos linguísticos deforma precisa e objetiva". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.79.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a dicotomia saussuriana, é correto afirmar que: 
Nota: 10.0
	
	A
	considera a fala o lado coletivo da linguagem, a qual ocorre em comunicação com outras pessoas.
	
	B
	a linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro. 
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Como o próprio Saussure [...] disse, 'a linguagem tem um lado individual e um lado social, sendo impossível conceber um sem o outro'" (livro-base, p. 79). 
	
	C
	chama o lado individual da linguagem de reginalismo, tendo em vista que acontece em regiões específicas. 
	
	D
	a linguagem é considerada como um ato literal, tendo em vista que parte do ato de ler.
	
	E
	chama o lado político da linguagem de língua, pois tem o poder de influenciar outras pessoas. 
Questão 10/10 - Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa
Leia a citação de texto a seguir: 
"A linguística, que é parte de uma outra ciência chamada semiótica, é o estudo científico da  linguagem. Seu objeto de estudo está voltado para explicação de como a linguagem humana funciona e de como são as línguas em particular". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, Maria Lúcia de Castro. Metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 2. ed. Curitiba: InterSaberes, 2015.  p.44.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre os estudos linguísticos, assinale a alternativa correta que descreve a fonética: 
Nota: 10.0
	
	A
	Estuda o sons da fala.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Fonética: Estuda os sons da fala, preocupando-se com os mecanismos de produção e audição" (livro-base, p. 45). 
	
	B
	Estuda a estrutura sonora da língua.
	
	C
	Estuda as regras de combinação entre os morfemas.
	
	D
	Estuda as regras de combinação das palavras.
	
	E
	Estuda as regras do discurso.

Continue navegando