A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
36 pág.
1 tbl imuno

Pré-visualização | Página 1 de 3

Imunologia Veterinária - Atividade Avaliativa 1
____________________________________________________________
 Prof.ª Roberta Dias Rodrigues Rocha
ALUNO(A):Marcela Araújo Joussef Bochat DATA:02/10/2019 Valor: 5,0 pontos 
 NOTA:__________
Aula: Introdução a imunologia
1. Explique o significado dos seguintes termos aplicados rotineiramente na imunologia:
a) Patógeno: Organismo capaz de causar uma doença em um hospedeiro, tem a capacidade de provocar alterações no organismo do hospedeiro infectado.
b) Antígenos: O sistema imunológico responde ao antígeno produzindo uma substância chamada de anticorpo, que é específica para aquele antígeno. O anticorpo tem a função de eliminar os antígenos. A reação entre o antígeno e o anticorpo segue o modelo chave-fechadura, devido à sua especificidade. 
c) Epítopos: Ou determinante antigênico é a menor porção do antígeno com potencial de gerar uma resposta imune.
d) Alérgeno: são substâncias de origem natural que podem induzir uma reação de hipersensibilidade em organismos mais suscetíveis e causam o desenvolvimento de reações inflamatórias.
2. O que significa antígeno imunogênico? Dê exemplos.
 Os imunogênicos são aqueles antígenos que podem desencadear uma resposta do sistema imune. Nesse ponto, é importante destacar que todo imunogênico é um antígeno, porém nem todo antígeno é um imunogênico. Os antígenos são geralmente moléculas desconhecidas no organismo. Moléculas que se destacam de células estranhas, tais como bactérias, fungos, protozoários ou mesmo de vírus podem ser consideradas antígenos. As toxinas liberadas pelas bactérias também são exemplos de substâncias que podem ligar-se a anticorpos.
3. Qual a função fisiológica do sistema imunológico?
O sistema imunológico, também chamado de imune ou imunitário, é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo de todos os seres vivos, com a finalidade de manter a homeostasia dinâmica do organismo. O funcionamento do sistema imune consiste na resposta coletiva e coordenada das células e moléculas diante dos agentes estranhos caracterizando a resposta imune.
4. Quais os tipos de respostas do sistema imune?
O sistema imune é dividido em dois tipos de imunidade que caracterizam dois tipos de respostas: a imunidade inata ou natural (resposta imune inata) e a imunidade adquirida ou adaptativa (resposta imune adquirida).
5. Cite situações em que o sistema imune causa danos ao animal?
 As imunodeficiências ocorrem quando seu sistema imunológico não consegue responder adequadamente à infecção, ou também pode apresentar uma condição oposta, ou seja, um sistema imunológico hiperativo que ataca as células saudáveis como se fossem corpos estranhos, isto caracteriza as chamadas doenças autoimunes. Os dois cenários podem criar condições que trazem risco à vida ao animal. 
Aula: Unidade 1 – Anatomia do Sistema Imune – Células do sistema imune
1. O que são células-tronco hematopoiéticas pluripotentes? CITE suas características e função. O que determina sua replicação e diferenciação celular?
São células produzidas na medula óssea que possuem a capacidade de se replicar, ou seja, são auto renováveis, dão origem a várias células e, além disso, podem se diferenciar em diversos tipos celulares, por isso são pluripotentes.
2. O sistema imune é constituído por: moléculas, por células (leucócitos) e por órgãos linfoides. Para reforçar seu conhecimento sobre os leucócitos faça algumas relações:
a) Relacione os leucócitos por sua origem.
Os leucócitos tem sua origem a partir de células-tronco multipontentes, oriundas da medula óssea e presentes no sangue, linfa e órgãos linfoides e vários tecidos conjuntivos.
b) Relacione os leucócitos envolvidos na resposta imune inata e na resposta imune adquirida.
· Resposta imune inata: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, mastócitos, monócitos (macrófagos), células dendríticas e células NK (natural killer)
· Resposta imune adquirida: linfócitos (linfócitos T e B)
c) Relacione os leucócitos por características morfológicas.
· Neutrófilos: 3 a 5 lobos / granulações neutras;
· Eosinófilos: núcleo bilobulado / granulações maiores e avermelhadas;
· Basófilos: núcleo bilobulado e em forma irregular / granulações maiores e de cor azul;
· Mastócitos: sua forma varia de acordo com o ambiente que está – tecido conjuntivo, apresenta-se na forma alongada, e quando estão isolados das cavidades, na forma arredondada / grânulos que se coram na cor azul intensa;
· Monócitos: núcleo ovoide em forma de ferradura ou rim / agranulócito;
· Linfócitos: mononuclear, o núcleo ocupa quase todo o citoplasma / agranulócito.
d) Relacione os leucócitos por características funcionais.
· Neutrófilos: fazem a fagocitose de um microrganismo, através de enzimas antimicrobianas;
· Eosinófilos: agem na imunidade contra helmintos e alergias;
· Basófilos: envolvidos em processos alérgicos e inflamatórios;
· Mastócitos: a principal função dos mastócitos é armazenar potentes mediadores químicos da inflamação, como heparina (anticoagulante), histamina (vasodilatador), etc;
· Monócitos: agem na fase crônica da infecção “limpa os restos celulares”;
· Linfócitos: agem na fase crônica da infecção – vírus, bactérias, etc.
3. Onde são encontradas as células do sistema imune?
No sangue, com exceção dos mastócitos que são encontrados nos tecidos.
4. O que são células apresentadoras de antígeno? Onde estão localizadas? Que células se enquadram nesta categoria funcional? O que elas têm em comum?
São células do sistema que capturam, processam e apresentam o microrganismo para o linfócito T (APC’s), e estão localizadas no sangue e tecidos, originando-se da célula tronco hematopoiética pluripotente. Sendo elas as células dendríticas, macrófagos e células B, células de Langherans.
5. Os linfócitos da resposta imune adquirida possuem fenótipo e funções distintas, e atuam em momentos diferentes no desenvolvimento da resposta imune. Entretanto, são morfologicamente idênticos. De que forma diferenciamos estas células?
Através de proteínas de superfície CD (cluster of differentiation). Que define que o linfócito B atua através da imunidade por anticorpos e o linfócito T é mediado por citocinas.
6. Sobre os receptores das células do sistema imune inato e adquirido: o que são e quais são?
· Receptores do sistema imune inato: são os RRPS (Receptores de reconhecimento de PAMPS (que tem como RRPS – Receptores toll / Receptores Nod / Receptores Rig) e DAMPS e VAMPS.
· Receptores do sistema imune adquirido: TCR (Receptor de células T) que reconhecem antígenos e os apresentam por uma célula apresentadora de antígenos através das moléculas MHC e BCR (Receptor de célula B) receptores de antígenos.
7. Identifique importantes “moléculas de membrana celular” do sistema imune. Apresente suas funções.
Tem-se como moléculas de membrana celular: CD3+, CD4+, CD8+ -> linfócito T e CD19+, anticorpo -> linfócito B. Além dos receptores de célula T e B, e MHC de classe I e II.
Aula: Unidade 1 – Anatomia do Sistema Imune – Órgãos e tecidos linfoides
1. O que significa hematopoese?
É o processo de renovação sanguínea, que ocorre ainda dentro da mãe nas hemácias nucleadas (saco vitelino), posteriormente no baço, fígado, linfonodos e por fim da gestação na medula óssea.
2. Sobre os órgãos linfoides primários e os órgãos linfoides secundários descreva quem são estes órgãos e suas funções.
· Primários: Geram as células de defesa, são eles: Medula ósseas, timo.
· Secundário: Linfonodo: Sistema nervoso central periférico desenvolvem os linfócitos de acordo com a demanda.
3. Que células originam da linhagem mieloide? E da linhagem linfoide?
· Mieloide: Monócitos, macrófagos, neutrófilos, basófilos, eosinófilos, eritrócitos, megacariócitos (plaquetas) e células dendríticas.