Buscar

altas habilidades 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Tania Marcia Batista da Silva (1229347)
	
	Disciplina:
	Superdotação e Altas Habilidades (PEE07)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649358) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22433370
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na sociedade, por algum tempo foi aceito a concepção de que a educação especial deveria ser organizada de forma paralela à educação comum. Acreditam que seria a melhor forma para o atendimento de estudantes que apresentavam deficiência ou para aqueles que não se adaptavam a organização dos sistemas de ensino de forma regular. Contudo, a partir da Declaração de Salamanca em 1994, as escolas regulares passaram a ofertar o ensino para todos, no intuito de extinguir as atitudes discriminatórias. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva apresenta como objetivo o acesso, participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares orientando os sistemas de ensino a promoverem situações e recursos as necessidades educativas. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir:
I- O atendimento da educação especial somente para o ensino fundamental, preferencialmente aos anos iniciais, período de alfabetização infantil.
II- A formação continuada aos professores que atuarão no atendimento educacional especializado e aos outros profissionais da educação. 
III- A acessibilidade urbanística, arquitetônica, adequação nos mobiliários e equipamentos, transportes, comunicação e informação.
IV- A responsabilidade será exclusiva de cada setor que necessita se organizar de forma individualizada na implementação das políticas públicas. 
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e III.
	 b)
	II, III e IV.
	 c)
	I e II.
	 d)
	I, II e III.
	2.
	As diferenças nem sempre inferiorizam as pessoas, assim como a igualdade nem sempre assegura que todos serão iguais. Para tanto, há necessidade que as pessoas tenham o direito de serem diferentes, quando a igualdade os descaracteriza enquanto sujeitos, e de serem iguais quando a diferença os inferioriza. Sobre a diferença como relação social em relação às pessoas com deficiências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Constituem significados relacionados a experiências e subjetividade, na formação da identidade do eu, que são colocadas em situações de desvantagem quando a sociedade afirma um padrão de normalidade.
	 b)
	Produzidos em meio aos sistemas que geram significados e narrativas que são construídas e compartilhadas, ressaltam as diferenças como preconceito, menosprezando suas potencialidades.
	 c)
	Considera a diferença como inclusão social, na aceitação de como o outro é ou se apresenta, incluindo suas capacidades e potencialidades, na inserção social enquanto sujeito atuante na sociedade.
	 d)
	Seriam as vivências por meio das interações interpessoais oriundas das relações entre o sujeito e a sociedade, que apontam as diferenças como práticas culturais, suas limitações e possibilidades que retratam sua subjetividade.
	3.
	A criança que apresenta superdotação do tipo criativo-produtiva atua de forma significativa, utilizando de sua capacidade emocional e assim, necessitando de atenção e apoio dos adultos para concluir suas atividades. Sobre outras características identificadas nas crianças com altas habilidades e superdotação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Na primeira infância, as crianças apresentam um significativo desenvolvimento físico, conseguindo sentar, engatinhar e caminhar antes dos outros de sua idade. Apresentam também maior atenção e vigilância nas situações do cotidiano.
PORQUE
II- Como as características das pessoas nem sempre aparecem de forma clara e objetiva, surgem alguns problemas no cotidiano da sala de aula. O professor deve evitar os mitos que permeiam o desenvolvimento dessas crianças. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	4.
	Beyer (2006) apresenta alguns paradigmas referentes a educação especial, diversidade e deficiência. O estudioso aponta que os sistemas escolares tendem a manter a transferência dos alunos de escola regular para especial, com a intenção de garantir uma heterogeneidade aparente. Sobre as características da construção de estigmas socialmente construídos, assinale a alternativa CORRETA:
BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2006.
	 a)
	Estigma que aponta o modelo médico onde as crianças com deficiência deveriam ser tratadas, com o pressuposto que conseguiriam ser curadas do mau que as dominam.
	 b)
	Estigma de que as pessoas com deficiência apresentam os mesmos direitos sociais atribuídos a um determinado público, com acesso as condições de estudo e mobilidade, garantidas em legislação.
	 c)
	Estigma socialmente atribuído as pessoas com deficiências e implica no fracasso de sua vida social, associado a diferenciação do desempenho do indivíduo com os níveis socialmente construídos e exigidos.
	 d)
	Estigma que os alunos devem frequentar a escola sem a obrigação da escolarização, do aprendizado dos conteúdos, com a oferta de atividades ocupacionais até sua inserção em escolas especializadas.
	5.
	A diferença, quando interpretada como uma realidade social dos sujeitos segundo o contexto social, que reflete as interações e contradições, juntamente à construção de sentidos organizados segundo cada realidade social. Sobre a tolerância e o respeito como sentimentos que emergem do contexto social referente às diferenças, analise as sentenças a seguir: 
I- A tolerância como sentimento que representa generosidade infere noções camufladas de superioridade do sujeito que tolera. 
II- O respeito que infere certo essencialismo, uma forma de generalizar e abordar as diferenças como fixas.
III- O respeito e a tolerância incidem um conceito de que as pessoas com deficiência apresentam diferenças imutáveis. 
IV- O respeito aponta para que as pessoas compreendam a inclusão das pessoas com deficiência como um avanço para seu desenvolvimento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	É importante que o professor identifique as altas habilidades e superdotação em seu aluno, para proporcionar um contexto de ensino-aprendizagem adequado. Entretanto, muitas vezes, a identificação dessas habilidades não ocorre. Quando o professor do aluno superdotado desconhece as habilidades do aluno, o que pode acontecer?
	 a)
	Geralmente o aluno fala para o professor de suas habilidades, portanto, o professor não precisa se preocupar.
	 b)
	Geralmente não acontece nada; o aluno se adapta bem com o ensino normal, e o professor consegue ajudá-lo dessa forma.
	 c)
	Geralmente o professor está capacitado para avaliar uma criança com características de superdotação, consequentemente, consegue identificar as habilidades superiores dele.
	 d)
	Geralmente o professor passa a esperar um desempenho na faixa da média dos demais alunos, dificultando, assim, para o aluno a expressão do seu potencial.
	7.
	A educação da criança superdotada discorre sobre algumas características da criança superdotada. O conceito de superdotação aponta para uma identificação de talento ou criativo em qualquer área, revelando um desempenho diferente dos demais, que aponte ao desenvolvimento de melhores resultados.Sobre o estudo das características do superdotado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Infere sobre as características correspondentes às áreas intelectual, emocional e social.
(    ) O diagnóstico seria por meio de testes padronizados de inteligência e rendimento.
(    ) A educação é organizada dentro da escola, considerando o currículo e formação do professor.
(    ) As observações realizadas pelos professores e família indicam o nível de superdotação da criança. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	8.
	A deficiência, segundo Beyer (2006), pode ser entendida como uma realidade onde os indivíduos se encontram inseridos no contexto social, com relações e contradições, que estruturam uma consciência constantemente confrontada com a realidade vivenciada. Sobre a construção da identidade das pessoas com deficiência no contexto social, analise as sentenças a seguir: 
I- As pessoas com deficiência por não atingirem o nível de padrão da normalidade instituído socialmente, são segregadas a espaços diferenciados.
II- Vivenciam situações de críticas sofrendo o não reconhecimento de sua identidade, incluindo sentimentos de estranheza pelo grupo social.
III- Nos espaços escolares as pessoas com deficiência são entendidas e incorporadas ao meio social, atuando enquanto cidadãos ativos.
IV- A identidade se caracteriza como uma forma de diferença quando se compara um sujeito com outro, e as pessoas com deficiência apontadas como inferiores.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2006.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	O conceito de diferença se caracteriza numa variedade de práticas sociais que permeiam as condições de gênero, classe social, aspectos físicos, mentais e culturais. Nesse sentido, Brah (2006) define a diferença a partir de quatro ângulos distintos: experiência, relação social, subjetividade e identidade. Sobre a diferença como identidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRAH, Avtar. Difference, diversity, differentiation. Cadernos Pagu, n. 26, p. 329-376, jan./ jun. 2006.
	 a)
	Constitui na forma como o sujeito se enxerga, são as características físicas que definem sua raça e etnia, apontado para um território geográfico.
	 b)
	Define a conduta dos sujeitos nas relações que estabelece no cotidiano social, as formas de agir, pensar e sentir perante situações diferenciadas.
	 c)
	Consiste na multiplicidade, contradição e instabilidade da subjetividade apontada como o eu, enquanto processo que revela a dinâmica do sujeito com o contexto social.
	 d)
	Seria o documento que organiza os principais dados dos sujeitos e substitui a certidão de nascimento, contendo informações atualizadas.
	10.
	O conceito de diferença se caracteriza numa variedade de práticas sociais que permeiam as condições de gênero, classe social, aspectos físicos, mentais e culturais. Nesse sentido, Beyer (2006) apresenta alguns paradigmas referentes à educação especial, à diversidade e à deficiência. Sobre o conceito de representação social dos alunos com deficiência pelos professores, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola: de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2006.
	 a)
	Os professores endentem a  deficiência com algo construído socialmente por meio das normas, preconceitos e valores resultantes das interações entre as pessoas.
	 b)
	Os professores classificam os alunos conforme os níveis de desenvolvimento cognitivo, organizando testes para definir o QI da turma.
	 c)
	Os professores definem seus alunos segundo seus aprendizados e capacidades, no decorrer da realização das atividades e participação em sala de aula.
	 d)
	Os professores repassam aos alunos por meio de suas atitudes nas práticas educativas, entendimentos relacionados ao modelo médico, com projeções de fracasso e limitações.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Acadêmico:
 
Tania Marcia Batista da Silva (1229347)
 
 
Disciplina:
 
Superdotação e Altas Habilidades (PEE07)
 
Avaliação:
 
Avaliação II 
-
 
Individual FLEX ( Cod.:649358) ( peso.:1,50)
 
Prova:
 
22433370
 
Nota da Prova:
 
9,00
 
 
 
Legenda:
 
 
Resposta Certa
 
 
Sua Resposta Errada
 
 
1.
 
Na sociedade, por algum tempo foi aceito a concepção de que a educação especial 
deveria ser organizada de forma paralela à educação comum. Acreditam que seria a 
melhor forma para o atendimento de estudantes que apresentavam deficiência ou 
para aqueles q
ue não se adaptavam a organização dos sistemas de ensino de forma 
regular. Contudo, a partir da Declaração de Salamanca em 1994, as escolas regulares 
passaram a ofertar o ensino para todos, no intuito de extinguir as atitudes 
discriminatórias. A Política N
acional de Educação Especial na Perspectiva da 
Educação Inclusiva apresenta como objetivo o acesso, participação e aprendizagem 
dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas 
habilidades/superdotação nas escolas regulares or
ientando os sistemas de ensino a 
promoverem situações e recursos as necessidades educativas. A esse respeito, reflita 
sobre as afirmações a seguir:
 
 
I
-
 
O atendimento da educação especial somente para o ensino fundamental, 
preferencialmente aos anos iniciai
s, período de alfabetização infantil.
 
II
-
 
A formação continuada aos professores que atuarão no atendimento educacional 
especializado e aos outros profissionais da educação.
 
 
III
-
 
A acessibilidade urbanística, arquitetônica, adequação nos mobiliários e 
equi
pamentos, transportes, comunicação e informação.
 
IV
-
 
A responsabilidade será exclusiva de cada setor que necessita se organizar de 
forma individualizada na implementação das políticas públicas.
 
 
 
É correto apenas o que se afirma em:
 
 
a)
 
II e III.
 
 
b)
 
II, III e IV.
 
 
c)
 
I e II.
 
 
d)
 
I, II e III.
 
 
2.
 
As diferenças nem sempre inferiorizam as pessoas, assim como a igualdade nem 
sempre assegura que todos serão iguais. Para tanto, há necessidade que as pessoas 
tenham o direito de serem diferentes, quando a igualdade os descaracteriza enquanto 
sujeitos, 
e de serem iguais quando a diferença os inferioriza. Sobre a diferença como 
relação social em relação às pessoas com deficiências, assinale a alternativa 
CORRETA:
 
 
a)
 
Constituem significados relacionados a experiências e subjetividade, na formaçã
o 
da identidade do eu, que são colocadas em situações de desvantagem quando a 
sociedade afirma um padrão de normalidade.
 
 
b)
 
Produzidos em meio aos sistemas que 
geram significados e narrativas que são 
construídas e compartilhadas, ressaltam as diferenças como preconceito, 
menosprezando suas potencialidades.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes