1 Simulado de Fundamentos das Ciencias Sociais
5 pág.

1 Simulado de Fundamentos das Ciencias Sociais


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais13.517 materiais156.122 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para Durkheim os indivíduos passam por um processo de aprendizagem que se inicia na família, onde se apreende as normas básicas de comportamento e depois pela escola, local em que entramos em contato com a cultura. Esse é um processo básico onde aprendemos a viver em sociedade. Esse processo referido é:
		
	
	Materialização
	
	Materialismo Histórico
	 
	Socialização
	
	Socialismo
	
	Positivismo
	Respondido em 14/09/2020 20:12:44
	
	Explicação:
O processo de aprendizagem pelo qual os indivíduos passam, segundo Durkheim, e a Socialização. Segundo o autor passamos pela socialização primária que se trata dos nossos primeiros contatos sociais, que em regra ocorrem na família e a socialização secundária, que constituem todos o outros contatos posteriores, que, em regra, começa na Escola. 
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre o objeto de investigação das Ciências Sociais podemos afirmar que compreende: I. A natureza como realidade exterior ao homem. II. Os fatos sociais como eventos isoláveis e simples. III.O homem nas suas relações com os outros homens e com a natureza. IV.A sociedade com realidade exterior e estática.
		
	
	III e IV estão corretas.
	 
	III está correta.
	
	II e III estão corretas.
	
	I está correta.
	
	II, III e IV estão corretas.
	Respondido em 14/09/2020 20:16:56
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		3a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A partir da constatação de que todos os seres humanos são membros de uma mesma espécie, as diferenças de comportamento entre os grupos são justificadas como:
		
	 
	A diferença de comportamentos entre os grupos humanos se deve a diferenciação dos padrões culturais produzidos pela humanidade.
	
	Não é correto separar aspectos naturais dos aspectos culturais do ser humano. A humanidade só pode ser compreendida pela sua unidade biológica, que tende a padronizar os comportamentos.
	
	As diferenças de comportamento entre os grupos humanos é uma evidência de que não se trata de uma espécie única. As diferentes etnias surgiram em épocas e locais distintos, por isso é possível afirmar que alguns grupos evoluíram mais que outros.
	
	A humanidade é composta de diversas espécies em diferentes etapas de desenvolvimento do processo evolutivo. Deste modo, cada sociedade pode ser classificada e inserida em um contínuo, que vai das mais atrasadas e simples às mais adiantadas e complexas.
	 
	O ser humano é, entre os animais, o ser mais evoluído, razão pela qual é superior aos demais. Esta superioridade implica na padronização dos comportamentos humanos.
	Respondido em 14/09/2020 20:20:54
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"Manifestações param o Centro do Rio. O trânsito no centro do Rio parou mais uma vez na noite desta terça-feira por causa de três manifestações. Em uma delas, na altura do Sambódromo, garis da Comlurb protestaram contra as péssimas condições de trabalho. Outro ato reuniu manifestantes contra a imprensa e a criminalização dos protestos. Eles seguiram da Candelária à Cinelândia em passeata. JB online 25/02/2014 às 20h32 ".
Os fatos descritos na reportagem retratam uma situação que se tornou comum no país a partir de junho de 2013 e que mostram que, no Brasil, a sociedade civil quer ser ouvida pelo Estado. O tema da sociedade civil contraposta ao Estado parece na obra de um filósofo  que é considerado um dos criadores da doutrina filosófica de empirismo e um dos ideólogos do liberalismo.
Assinale a opção que indica o nome desse autor:
		
	
	Cesare Lombroso
	 
	John Locke
	
	Charles Darwin
	
	Herbert Spencer
	
	Augusto Comte
	Respondido em 14/09/2020 20:21:53
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		5a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	O Regime Militar que, em 1964, instalou-se no Brasil, foi marcado pela preocupação em manter a ordem nacional e combater os conflitos resultantes dos embates sociais. Tal discurso ressalta uma característica própria do pensamento:
		
	 
	Hobbesiano
	
	Cartesiano
	
	Marxista
	 
	Positivista
	
	Weberiano
	Respondido em 14/09/2020 20:23:14
	
	Explicação: Uma das características do pensamento positivista é a preocupação do Estado em manter a ordem, em um movimento denominado por Augusto Comte estática social.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a divisão do trabalho social, de acordo com a formulação de Émile Durkheim, marque a alternativa correta.
		
	
	Não apresenta nenhuma relação com a coesão social.
	
	Os serviços econômicos que ela pode prestar são sua real e mais importante função.
	 
	Seu efeito mais notável é o de quanto mais especializada, tornar mais interdependentes as funções divididas.
	
	Quanto maior for a divisão social do trabalho, maior a solidariedade mecânica.
	
	Na solidariedade orgânica a divisão do trabalho social é apenas entre homens e mulheres.
	Respondido em 14/09/2020 20:28:26
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com Max Weber a sociedade não é apenas uma ¿coisa¿ exterior e coercitiva, que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais (Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 51). A partir dos princípios do seu método compreensivo, Weber considerava como função do cientista social:
		
	
	identificar e compreender as diretrizes econômicas da vida material, a partir de sua influência sobre os diferentes membros da sociedade.
	
	identificar e analisar os fatores psicológicos padronizados que levam os indivíduos a agirem de maneira integrativa, em relação aos demais membros do grupo.
	 
	identificar e interpretar o sentido subjetivo das ações sociais, em sua relação com os demais membros do grupo ou sociedade.
	
	identificar e compreender as contradições presentes na sociedade, a partir de sua influência sobre as transformações do tecido social.
	
	identificar e analisar os valores morais da sociedade, a partir do sentido de coerção que exercem sobre os demais indivíduos.
	Respondido em 14/09/2020 20:29:11
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com Maria Lúcia de Arruda Aranha e M. Helena Pires Martins, em Introdução à Filosofia (São Paulo, Ed. Moderna, Filosofando, 1993), a luta de classes é o confronto entre duas classes antagônicas quando lutam por seus interesses de classe.Na visão marxista, no modo de produção capitalista, a relação antagônica se faz entre:
		
	
	O burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o escravo que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	O proletariado , que é o detentor dos meios de produção, do capital e o colono que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	 
	O burguês, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o proletariado que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	O Colono, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o burguês que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	
	O proletariado, que é o detentor dos meios de produção, do capital e o burguês que nada possui e só vive porque vende sua força de trabalho.
	Respondido em 14/09/2020 20:30:10
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Acerca da interação entre ser humano e meio ambiente, assinale a opção CORRETA.
		
	
	A questão ambiental diz respeito somente às populações das florestas, não se constituindo em problema para as populações urbanas, que possui grande