A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação II - Individual Semipresencial

Pré-visualização | Página 1 de 2

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para que o processo de fabricação ocorra de forma organizada e com o fluxo em linha sem interrupções, é necessário que a empresa tenha um projeto de administração da produção correta e que possa garantir o mínimo possível de perda de tempo na linha de produção. Dentro do ambiente quando se escolhe a localização da organização, é necessário verificar os fatores para a qualidade no fornecimento dos materiais. No que se refere aos fatores que influenciam na escolha da localização, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos fatores que pode ser considerado é o da qualificação da mão de obra, de nada adianta implantar uma empresa em que a mão de obra não é qualificada.
II- A localização depende do ramo de negócio da organização, construir um depósito em uma área nobre, consequentemente, diminuirá os custos da terra.
III-  A disposição de energia elétrica não afeta a escolha da localização da organização em caso de uma indústria de grande porte.
IV- Verificar a viabilidade do custo de transporte é um item que não pode deixar de ser observado quanto à necessidade da escolha do local.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	Quando se fala em produtos transformados e transformadores, as organizações são obrigadas a ter um setor chamado manutenção. Esse setor, por sua vez, tem o compromisso de manter em funcionamento toda área fabril, ou seja, todos os equipamentos, o que inclui os maquinários transformadores que geram riquezas. Dessa forma, evitará perda de tempo, de faturamento e de rentabilidade. A função manutenção passou a ter um papel estratégico nas organizações. Sobre o que faz parte dos custos da manutenção, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São os custos que mantêm os equipamentos em funcionamento, incluindo a mão de obra e materiais utilizados.
(    ) Custos decorrentes de não possuir um equipamento reserva, falta de ação da equipe de manutenção, por quebra inesperada e pela falta de manutenção preventiva ou mal realizada.
(    ) São custos gerenciais, envolvendo vários setores da organização, com engenharia, gestores e estudos de melhoria.
(    ) Esse setor de manutenção deverá estar alinhado às atividades da organização, envolvendo o controle de custos, comparando os custos planejados com os efetuados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	3.
	Tendo em vista que a Administração da Produção é o gerenciamento das atividades, recursos e materiais que serão utilizados para criação de produtos e/ou serviços, está nítido que no interior destas atividades existe um processo de transformação, que é constituído por Inputs (Entradas), geralmente matéria-prima, que sofre um processo de transformação, tendo como resultado a criação de produtos e/ou serviços, que são os Outputs (Saídas). O processo de transformação é a parte onde os inputs serão alterados/transformados, ele pode ser constituído por diversas ferramentas (tecnológicas, intelectuais, humanas, eletrônicas etc.). Nesse momento, aquilo que entrou (input/entrada) terá sua matéria desfeita para se transformar em um novo bem/produto. Assim, ao conjunto de ações que transformam a matéria-prima/insumos em produtos chamamos de processos. Existem duas classes de processos. Com relação a este assunto, analise as seguintes sentenças:
I- Processos elementares são compostos por processos complexos.
II- Processos elementares correspondem à célula de um processo composta pelas entradas, transformações e saídas de uma atividade.
III- Processos complexos são compostos por processos de insumos na produção.
IV- Processos complexos são compostos por processos elementares.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida/78698/>. Acesso em: 20 out. 2015.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	Manutenção é um processo que visa a maior tempo de utilização e maior rendimento de um equipamento, resultando em trabalho em condições seguras e redução de custos com paradas. É o conjunto de atividades e recursos aplicados aos equipamentos, visando a garantir a continuidade de sua função dentro de parâmetros de disponibilidade, qualidade, prazo, custos e vida útil adequado. São ações necessárias para que um item seja conservado, adequado, restaurado, substituído e prevenido de modo a poder permanecer de acordo com uma condição específica estabelecida pelo fabricante. Todos os equipamentos, sem distinção, necessitam de manutenções, para garantir a sua operatividade, funcionalidade e principalmente confiabilidade. Esta garantia não é só a integridade, mas também a segurança, pois a não realização da manutenção coloca em risco a integridade física das pessoas envolvidas. Para gerenciar as atividades de manutenção das máquinas e dos equipamentos, existem cinco classes. Sobre essas classes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Corretiva, preventiva, preditiva, detectiva, produtiva total.
	 b)
	Corretiva, programáveis, lógicas, condicionante, produtiva total.
	 c)
	Condicionante, programáveis, preditiva, corretiva, produtiva total.
	 d)
	Condicionante, programáveis, lógicas, detectiva, produtiva total.
	5.
	Quanto ao Controle Total da Qualidade (TQC), são necessários quatro passos para garantir a qualidade do processo. O TQC (Total Quality Control) tem como papel principal a satisfação total de ambas as partes: de um lado os fabricantes e de outro os clientes num ciclo mercadológico, em que os fatores diversos que serão abordados no trabalho influirão neste ciclo de satisfação. O uso do TQC se dá em qualquer empresa ou estabelecimento que queira a otimização do serviço, através de técnicas de relacionamento, aperfeiçoamento, controle, padronização, entre outros, que seguem no trabalho visando ao aumento do lucro. O controle de qualidade total procura empregar um padrão de excelência, seja em qual for o produto ou serviço que uma empresa, grupo ou organização esteja trabalhando ou produzindo. O sistema de gestão de controle de qualidade total pretende superar as expectativas não somente dos clientes, mas de todos os envolvidos no processo. Um dos conceitos importantes no TQC é a prioridade em oferecer um produto com ausência total de defeito, ou prestar o melhor serviço possível sem erros. Quando o serviço oferecido for um produto, o controle de qualidade total refere-se ao enquadramento desse produto às suas especificações técnicas, ou seja, precisa passar por detalhadas inspeções para constar que o produto seja confiável e ausente de defeito. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeiro passo.
II- Segundo passo.
III- Terceiro passo.
IV- Quarto passo.
(    ) Avaliar a conformidade com relação aos padrões estabelecidos.
(    ) Planejar uma melhoria definitiva.
(    ) Estabelecer os padrões.
(    ) Agir corretivamente quando necessário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/51130/controle-de-qualidade-total-total-quality-control-tqc#ixzz3nnC6y7gz>. Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	III - II - I - IV.
	 b)
	I - III - IV - II.
	 c)
	II - IV - I - III.
	 d)
	I - II - III - IV.
	6.
	Quando se fala das sete ferramentas da qualidade (diagrama de processo, análise de Pareto, diagramas de causa e efeito, diagramas de correlação, histogramas, cartas de controle de processo e folhas de verificação), estas devem ser conhecidas por