Buscar

QUESTIONÁRIO - 2ª ATIVIDADE AVALIATIVA - 6º

Prévia do material em texto

CURSO: DIREITO TURMA: 6º PERÍODO DATA: NOME DO ALUNO: 
DISCIPLINA: DIREITO CIVIL V – RESPONSABILIDADE CIVIL 
PROFESSORA: MARIANA BARROS 2ª ATIVIDADE DO SEMESTRE 
1. Em relação à responsabilidade civil, assinale a alternativa correta. 
a) A responsabilidade civil objetiva indireta é aquela decorrente de ato praticado por animais. b) O Código Civil prevê expressamente como excludente do dever de indenizar os danos causados por animais, a culpa exclusiva da vítima e a força maior. 
c) Empresa locadora de veículos responde, civil e subsidiariamente, com o locatário, pelos danos por este causados a terceiro, no uso do carro alugado. 
d) Na ação de indenização por dano moral, a condenação em montante inferior ao postulado na inicial implica em sucumbência recíproca. 
2. João dirigia seu veículo respeitando todas as normas de trânsito, com velocidade inferior à permitida para o local, quando um bêbado atravessou a rua, sem observar as condições de tráfego. João não teve condições de frear o veículo ou desviar‐se dele, atingindo‐o e causando‐ lhe graves ferimentos. 
A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta. 
a) Houve responsabilidade civil, devendo João ser considerado culpado por sua conduta. b) Faltou um dos elementos da responsabilidade civil, qual seja, a conduta humana, não ficando configurada a responsabilidade civil. 
c) Inexistiu um dos requisitos essenciais para caracterizar a responsabilidade civil: o dano indenizável e, por isso, não deve ser responsabilizado. 
d) Houve rompimento do nexo de causalidade, em razão da conduta da vítima, não restando configurada a responsabilidade civil. 
3. Renato, menor com 17 anos, estava passeando com seu cachorro pelo parque da sua cidade, quando avistou José, com quem havia se desentendido, do outro lado do parque. Com a intenção de dar um susto em José, Renato solta a coleira do seu cachorro e o estimula a atacar José. Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta. 
a) Renato responderá pelos prejuízos que causar apenas se as pessoas por ele responsáveis não tiverem obrigação de fazê‐lo ou não dispuserem de meios suficientes. 
b) Renato ficará isento de qualquer responsabilidade civil, mesmo que seu desafeto seja atacado por seu cachorro, em razão da sua idade. 
c) Caso Renato fosse maior de idade iria responder pelo dano causado pelo seu cachorro mesmo que tal dano fosse provocado por culpa exclusiva da vítima ou pela ocorrência de um evento de força maior. 
d) Os pais de Renato não podem ser responsabilizados civilmente pelos atos de Renato. 
4. João, empresário individual, é titular de um estabelecimento comercial que funciona em loja alugada em um shopping center movimentado. No estabelecimento, trabalham o próprio João, como gerente, sua esposa, como caixa, e Márcia, uma funcionária contratada para atuar como vendedora. Certo dia, Miguel, um fornecedor de produtos da loja, quando da entrega de uma encomenda feita por João, foi recebido por Márcia e sentiu‐se ofendido por comentários preconceituosos e discriminatórios realizados pela vendedora. Assim, Miguel ingressou com ação indenizatória por danos morais em face de João. A respeito do caso narrado, assinale a afirmativa correta. 
a) João não deve responder pelo dano moral, uma vez que não foi causado direta e imediatamente por conduta sua. 
b) João pode responder apenas pelo dano moral, caso reste comprovada sua culpa in vigilando em relação à conduta de Márcia. 
c) João pode responder apenas por parte da compensação por danos morais diante da verificação de culpa concorrente de terceiro. 
d) João deve responder pelos danos causados, não lhe assistindo alegar culpa exclusiva de terceiro. 
5. Pedro, dezessete anos de idade, mora com seus pais no edifício Clareira do Bosque e, certa manhã, se desentendeu com seu vizinho Manoel, dezoito anos. O desentendimento ocorreu logo após Manoel, por equívoco do porteiro, ter recebido e lido o jornal pertencente aos pais do adolescente. Manoel, percebido o equívoco, promoveu a imediata devolução do periódico, momento no qual foi surpreendido com atitude inesperada de Pedro que, revoltado com o desalinho das páginas, o agrediu com um soco no rosto, provocando a quebra de três dentes. Como Manoel é modelo profissional, pretende ser indenizado pelos custos com implantes dentários, bem como pelo cancelamento de sua participação em um comercial de televisão. 
Tendo em conta o regramento da responsabilidade civil por fato de outrem, assinale a afirmativa correta. 
a) Pedro responderá solidariamente com seus pais pelos danos causados a Manoel, inclusive com indenização pela perda de uma chance, decorrente do cancelamento da participação da vítima no comercial de televisão. 
b) Somente os pais de Pedro terão responsabilidade objetiva pelos danos causados pelo filho, mas detêm o direito de reaver de Pedro, posteriormente, os danos indenizáveis a Manoel. c) Se os pais de Pedro não dispuserem de recursos suficientes para pagar a indenização, e Pedro tiver recursos, este responderá subsidiária e equitativamente pelos danos causados a Manoel. d) Os pais de Pedro terão responsabilidade subjetiva pelos danos causados pelo filho a Manoel, devendo, para tanto, ser comprovada a culpa in vigilando dos genitores. 
6. Marcos caminhava na rua em frente ao Edifício Roma quando, da janela de um dos apartamentos da frente do edifício, caiu uma torradeira elétrica, que o atingiu quando passava. Marcos sofreu fratura do braço direito, que foi diretamente atingido pelo objeto, e permaneceu seis semanas com o membro imobilizado, impossibilitado de trabalhar, até se recuperar plenamente do acidente. À luz do caso narrado, assinale a afirmativa correta. 
a) O condomínio do Edifício Roma poderá vir a ser responsabilizado pelos danos causados a Marcos, com base na teoria da causalidade alternativa. 
b) Marcos apenas poderá cobrar indenização por danos materiais e morais do morador do apartamento do qual caiu o objeto, tendo que comprovar tal fato. 
c) Marcos não poderá cobrar nenhuma indenização a título de danos materiais pelo acidente sofrido, pois não permaneceu com nenhuma incapacidade permanente. 
d) Caso Marcos consiga identificar de qual janela caiu o objeto, o respectivo morador poderá alegar ausência de culpa ou dolo para se eximir de pagar qualquer indenização a ele. 
7. Tomás e Vinícius trabalham em uma empresa de assistência técnica de informática. Após diversas reclamações de seu chefe, Adilson, os dois funcionários decidem se vingar dele, criando um perfil falso em seu nome, em uma rede social. Tomás cria o referido perfil, inserindo no sistema os dados pessoais, fotografias e informações diversas sobre Adilson. Vinícius, a seu turno, alimenta o perfil durante duas semanas com postagens ofensivas, até que os dois são descobertos por um terceiro colega, que os denuncia ao chefe. Ofendido, Adilson ajuíza ação indenizatória por danos morais em face de Tomás e Vinícius. 
A respeito do caso narrado, assinale a afirmativa correta. 
a) Tomás e Vinícius são corresponsáveis pelo dano moral sofrido por Adilson e devem responder solidariamente pelo dever de indenizar. 
b) Tomás e Vinícius devem responder pelo dano moral sofrido por Adilson, sendo a obrigação de indenizar, nesse caso, fracionária, diante da pluralidade de causadores do dano. c) Tomás e Vinícius apenas poderão responder, cada um, por metade do valor fixado a título de indenização, pois cada um poderá alegar a culpa concorrente do outro para limitar sua responsabilidade. 
d) Adilson sofreu danos morais distintos: um causado por Tomás e outro por Vinícius, devendo, portanto, receber duas indenizações autônomas. 
8. Diante das assertivas, assinale a correta. 
I) São cumuláveis as indenizações por dano material e dano moral oriundos do mesmo fato. II) Incide correção monetária sobre dívida por ato ilícito a partir da data do efetivo prejuízo. III) São civilmente responsáveis pelo ressarcimento dedano, decorrente de publicação pela imprensa, tanto o autor do escrito quanto o proprietário do veículo de divulgação. 
Alternativas: 
a) Todas as assertivas estão corretas. 
b) Todas as assertivas estão incorretas. 
c) Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
d) Apenas as assertivas I e III estão corretas. 
e) Apenas as assertivas II e III estão corretas 
9. Diante das assertivas, assinale a correta. 
I) A responsabilidade civil decorrente do abuso do direito independe de culpa e fundamenta‐se somente no critério objetivo‐finalístico. 
II) Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê‐lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa‐fé ou pelos bons costumes. III) As diversas hipóteses de exercício inadmissível de uma situação jurídica subjetiva, tais como supressio, tu quoque, surrectio e venire contra factum proprium, são concreções da boa‐fé objetiva. 
Alternativas: 
a) Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
b) Todas as assertivas estão corretas. 
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas. 
d) Apenas as assertivas I e III estão corretas. 
e) Todas as assertivas estão incorretas. 
10. Diante das assertivas, assinale a correta. 
I) O dano moral, assim compreendido todo o dano extrapatrimonial, não se caracteriza quando há mero aborrecimento inerente a prejuízo material. 
II) A reparação por dano moral não pode ser cumulada com a de danos estéticos. III) A quantificação da reparação por danos extrapatrimoniais não deve estar sujeita a tabelamento ou a valores fixos. 
Alternativas: 
a) Apenas as assertivas I e III estão corretas. 
b) Apenas as assertivas II e III estão corretas. 
c) Apenas as assertivas I e II estão corretas. 
d) Todas as assertivas estão incorretas. 
e) Todas as assertivas estão corretas.

Continue navegando