Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.3 pontos)
 
Salvo
A avaliação de desempenho tornou-se uma ferramenta amplamente utilizada nas organizações, cujo objetivo principal é verificar o quanto o empregado se adapta às demandas e às exigências do trabalho e o quanto contribui para o alcance dos objetivos da organização.
Devido a essa grande demanda por parte das empresas, houve uma massiva pesquisa na área e consequente desenvolvimento de ramificações dessa ferramenta.
Com base nesses pressupostos relacione os tipos de avaliação com sua definição.
1. Escolha forçada.
2. Avaliação de 360º.
3. Autoavaliação.
4. Avaliação por objetivos.
 
(  ) É um método de avaliação de desempenho que se baseia na ampla participação de todos os integrantes da equipe, as informações sobre o desempenho do avaliado são coletadas de todas as pessoas ao redor do funcionário.
(  ) É um método no qual o superior (o chefe) e o subordinado (o operário) identificam, juntos, os objetivos a serem atingidos pelo funcionário em um determinado período de tempo.
(  ) Esse método consiste em avaliar o desempenho das pessoas através de blocos de frases descritivas que focalizam determinados aspectos do comportamento. Cabe ao avaliador a escolha de apenas uma ou duas frases em cada bloco que mais se aplicam ao desempenho do funcionário avaliado.
(  ) Nesse método de avalição o funcionário preenche um formulário que indica os fatores de avaliação e os elementos favoráveis e desfavoráveis à realização de suas funções.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	3, 1, 2, 4.
	
		b) 
	2, 4, 1, 3.
	
		c) 
	2, 4, 3, 1.
	
		d) 
	1, 3, 2, 4.
	
		e) 
	2, 3, 1, 4.
Pergunta 2 (0.3 pontos)
 
Salvo
Para os autores Shank e Govindarajan "os relatórios convencionais do desempenho financeiro de uma empresa, tanto internos (relatórios de orçamento ou variação) quanto externos (demonstração de resultados ou relatórios de fluxo de caixa) são muito parecidos com o placar em um jogo de beisebol".
SHANK, J. K.; GOVINDARAJAN, V. A Revolução dos Custos: como reinventar e redefinir sua estratégia de custos para vencer em mercados crescentemente competitivos. Rio de Janeiro: Campus, 2000, p. 175.
Assinale a alternativa que melhor explica por que o autor faz essa analogia.
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	O placar informa a um jogador se ele está ganhando ou perdendo o jogo, mas diz pouco se ele está jogando bem ou mal dentro das regras do beisebol. Se ele tentar jogar beisebol olhando o placar, poderá perder o jogo.
	
		b) 
	Os índices financeiros primários dizem ao proprietário/acionista qual é o ganho que ele obtém com o seu lucro inicial, qual o valor que recebe por investir seu dinheiro neste ou naquele negócio.
	
		c) 
	Indicadores mais simples, como a evolução das receitas financeiras, até os mais complexos como o EVA (valor econômico adicionado), que mede o valor agregado ao investimento inicial, devem ser desconsiderados em uma análise financeira mais aguda na empresa.
	
		d) 
	Os demonstrativos financeiros periódicos e medidas financeiras servem para lembrar o fim em si mesmos aos gestores das melhorias na qualidade, nos tempos de resposta, durante a produtividade de novos produtos.
	
		e) 
	A direção da empresa, representada pelos administradores ou proprietários, não deve ser responsabilizada por possíveis problemas financeiros da empresa, bem como pelo seu desempenho em longo prazo.
Pergunta 3 (0.3 pontos)
 
Salvo
Segundo Porter, para que seja possível formular uma estratégia competitiva da empresa é necessário observar todos os ambientes nos quais ela está inserida, que abranjam forças sociais, econômicas e a estrutura do mercado. O autor afirma, ainda, que a maneira com que a empresa enfrenta essas diferenças do ambiente externo faz com que ela tenha uma estratégia competitiva eficiente.
PORTER, M.E. Estratégia Competitiva – técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1986.
Pensando nessa afirmação, analise as figuras a seguir.
I. As 5 forças de Porter.
II. Cadeia de valor.
III. Matriz de análise SWOT.
Agora, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	As figuras II e III comprovam a afirmação do autor no que diz respeito à competitividade das empresas brasileiras.
	
		b) 
	Apenas a figura II passa a mesma informação, de acordo Porter, em referência à competitividade das empresas.
	
		c) 
	As figuras I e II são complementares quando se referem às afirmações do autor em relação à competitividade nas empresas.
	
		d) 
	Apenas a figura III complementa a afirmação do autor. Sendo assim, as outras duas figuras podem ser consideradas inadequadas ao tema.
	
		e) 
	Apenas a figura I complementa a afirmação feita por Porter no texto que diz respeito à competitividade.
Pergunta 4 (0.3 pontos)
 
Salvo
Outro aspecto que tem grande importância para a verificação da situação da empresa e permite um acompanhamento da evolução da organização é a avaliação de desempenho individual dos funcionários, levando em conta que a mão de obra é parte fundamental.
Segundo Siqueira (2011, p. 65), "avaliar é apreciar, estimar, fazer ideia de, ajuizar, criticar ou julgar. Desempenho é o comportamento real do empregado em face de uma expectativa ou de um padrão de comportamento estabelecido pela organização.
Assim, avaliação de desempenho é a crítica que deve ser feita na defasagem existente no comportamento do empregado entre a expectativa de desempenho definida com a organização e o seu desempenho real".
SIQUEIRA, W. Gerentes que duram: habilidades e conhecimentos que consolidam a competência. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
 
Assim, o gerente age como avaliador, mentor, educador, conselheiro e consultor dos colaboradores e de sua equipe, e não como um juiz, que julga os bons e os maus comportamentos do réu e designa a sentença correta.
A ação do gerente na avaliação de desempenho tem por objetivo dar consequência a uma estratégia planejada de intervenção no comportamento manifesto do avaliado, visando melhorar o seu desempenho, reduzindo a defasagem existente entre as expectativas desejadas e os resultados reais.
 
Com base no texto anterior, numere em ordem sequencial, as explicações que se referem a cada um dos elementos a seguir.
1. Feedback.
2. Desempenho.
3. Avaliação.
4. Avaliação 360º.
5. Função do avaliador.
 
(  ) Precisa ter visão de planejamento de longo prazo das necessidades de sua área, em termos de competências e habilidades humanas; discernimento para tomar decisões relacionadas com aumento de salário por mérito, relativamente salariais, promoções, treinamento e desenvolvimento, contratações e outros assuntos relacionados à gestão de pessoas.
(  ) Dentro das empresas é uma atividade relacionada com a contabilidade que consiste na apreciação da situação econômica de uma empresa ou instituição. Ainda no contexto de uma organização ou instituição, auxilia na determinação do desempenho e faz uma apreciação do comportamento de um trabalhador dentro de uma empresa.
(  ) Para que seja avaliado, faz-se necessário ter os objetivos estratégicos e metas estabelecidas para os processos que serão avaliados, pois se necessitam de padrões de referência para essa avaliação. Além das metas, um padrão que pode ser utilizado complementarmente são os resultados obtidos nos anos anteriores, pois estes auxiliam na avaliação da evolução da empresa com o passar dos anos.
(  ) É utilizado em teorias de administração de empresas, quando é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho, com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a sua melhoria.
(  ) Também conhecida como avaliação de múltiplas fontes, é um instrumento para gestão de pessoas, que considera inúmeras óticas e pontos de vista, para identificar o nível das competências de um profissional e sua real entrega para a empresa.
 
A sequência correta dasexplicações é:
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	3, 5, 4, 2, 1.
	
		b) 
	3, 4, 5, 1, 2.
	
		c) 
	5, 3, 2, 4, 1.
	
		d) 
	1, 4, 3, 2, 5.
	
		e) 
	5, 3, 2, 1, 4.
Pergunta 5 (0.3 pontos)
 
Salvo
Outro aspecto importante na medição do desempenho das empresas são os indicadores não financeiros.
Segundo Macedo e Silva (2004), os indicadores de desempenho podem ser classificados em termos financeiros e não financeiros. Para o autor, indicador financeiro é uma medida quantitativa, expressa em valor monetário, resultante das ações tomadas pelas empresas. Como exemplos de indicadores financeiros têm-se o lucro e o retorno sobre os investimentos; o indicador não financeiro é uma medida qualitativa que não será expressa em valor monetário, ou seja, o indicador não financeiro é apresentado em uma métrica diferente de uma unidade monetária. Como exemplos de indicadores não financeiros têm-se participação no mercado e evolução do volume de produção.
MACEDO, M. A. S.; SILVA, F. F. Análise de desempenho organizacional: utilizando indicadores financeiros e não financeiros na avaliação de performanceempresarial. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 28, 2004, Curitiba.Anais... Curitiba: ANPAD, 2004.
Agora, observe a figura se seguir.
Mapa estratégico segundo o BSC
Com base nas ideias apresentadas por Macedo e Silva (2004), determine qual alternativa melhor define e explica a figura apresentada.
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	Toda empresa nasce e existe basicamente para obter lucro, por esse motivo o lucro está na parte superior da figura, salienta-se que a parte mais importante da base para se alcançar o lucro são as medidas financeiras, desconsiderando as medidas não financeiras.
	
		b) 
	A figura vem ao encontro do texto, pois demonstra de forma clara que a empresa precisa atentar, tanto aos aspectos financeiros, como aos não financeiros para se chegar ao lucro desejado.
	
		c) 
	Segundo os autores, para que a empresa chegue ao desejado lucro deve-se dar total atenção aos aspectos não financeiros, tornando os aspectos financeiros consequência de um trabalho bem feito, conforme demonstrado, também, na figura.
	
		d) 
	Para os autores, chegará um dia em que as empresas não mais precisarão gerar relatórios financeiros, pois seu desempenho será avaliado apenas por indicadores não financeiros, como satisfação dos clientes e reconhecimento da sua marca.
	
		e) 
	As empresas deixaram de focar os lucros nos últimos tempos, passando a se preocupar, basicamente, com sua permanência no mercado, cada vez mais competitivo.

Mais conteúdos dessa disciplina