Buscar

Citologia Bacteriana

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Citologia Bacteriana
2 - Faça um quadro associando a estrutura celular com a devida função ou funções. 
-Fundamentais
Parede Celular → invólucro semirrígido que dá forma às bactérias e as protege contra vírus e substâncias tóxicas. É formada por polissacarídeos e polipeptídios.
Membrana Celular → envolve a célula bacteriana controlando as trocas de substâncias com o exterior; pode formar invaginações para o interior em cuja superfície se realiza processos como a respiração ou a fotossíntese.
Ribossomo → pequenos corpos granulares, com os quais ocorre a síntese de proteínas; movem-se livremente no citoplasma.
Genoma (DNA) → o cromossoma bacteriano consiste numa única molécula circular de DNA que determina as características da célula e comanda as suas atividades.
Citoplasma → solução aquosa na qual estão suspensos todos os componentes internos; pode conter substâncias úteis para a célula como enzimas e substâncias de reserva.
-Acessórios
Flagelo → as bactérias podem apresentar um número variável de flagelos, os quais, rodando sobre a sua base, permitem que a célula se movimente.
Fimbria → numerosos apêndices filamentosos, de natureza proteica, muito mais curta e fina do que os flagelos; facilitam a aderência da bactéria a substratos sólidos ou aos tecidos dos organismos parasitados.
Cápsula (Glicocalice) → de aspecto gelatinoso, protege a bactéria da dessecação, dos vírus bacteriófagos, células fagocitárias e anticorpos. Alguns antibióticos, como a penicilina, atuam inibindo a produção de cápsulas.
Plasmídeo → Pequena fita de DNA de fita dupla; Circular, extracromossomial; Replicação autônoma; Armazenamento de Informações Genéticas Adicionais; Codificação de Resistência a Antimicrobianos; Codificação de Resistência Múltipla a Antimicrobianos = Fator R ; Codificação do Pili Sexual = Fator F; Codificação da Síntese de Bacteriocinas; Codificação da Síntese de Toxinas; Plasmídios de Dissimilação;
Grânulo de Inclusão → Reserva de Energia ou Nutrientes.
Endósporo → Proteína semelhante a queratina (impermeabilidade); Função de resistência a agentes químicos e físicos.
3 – Fatores de virulência são características estruturais ou metabólicas da célula bacteriana que favorecem a invasão da célula hospedeira e sua permanência no hospedeiro. Das estruturas estudadas, quais podem ser consideradas como fatores de virulência e por quê? 
- Glicocalice: proteção e aumenta resistência contra antimicrobianos.
- Flagelos: aumentam a eficiência da colonização, ao se locomover para um ambiente mais favorável.
- Pili: Reprodução
- Fimbrias: aderência a superfície.
4 – Quais as diferenças entre o DNA cromossomal e o DNA plasmidial ? 
Primeiramente que o cromossomo bacteriano é uma estrutura obrigatória, enquanto que o plasmídeo não. O cromossomo tem informações necessárias para o metabolismo da bactéria, informações hereditárias. O plasmídeo é o DNA extracromossomal da bactéria, ele apresenta genes com caracteristicas adaptativas, por exemplo, um gene de resistencia a um tipo de antibiótico, o plasmídeo tem uma autoduplicação independente do cromossomo bacteriano e também uma única bactéria pode ter mais de um plasmídeo (ou nenhum), enquanto só um cromossomo bacteriano.
5 – Qual estrutura está associada a coloração de Gram? Descreva a coloração e explique o porquê as células denominadas Gram positivas tem coloração roxa e as Gram negativas, coloração rosa ao final do processo. 
A parede esta associado a coloração Gram.
As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, forma-se na cor roxa.
Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e apresenta uma cor vermelha no processo de coloração final.
6 – Por que as bactérias dos gêneros Mycoplasma e Mycobacterium possuem parede celular ditas atípicas? 
- Mycobacterium: Apesar das micobactérias não possuírem membrana externa e, por isso, se assemelharem às gram-positivas, seu alto teor lipídico confere diferenças estruturais importantes na parede. A presença de ácidos graxos no envelope confere uma álcool-ácido resistência (AAR) - retendo fucsina básica pela parede mesmo na presença de álcool e ácido durante a coloração de Gram. 
- Mycoplasma: A diferença principal entre as bactérias e os micoplasmas é que as bactérias possuem uma parede celular sólida, e por esse motivo uma forma definida (o que facilita a sua identificação ao microscópio), ao passo que os micoplasmas possuem apenas uma membrana flexível,[1] o que se junta ao tamanho reduzido para dificultar a sua identificação.
7 – O que são filamentos axiais ou endoflagelos? Em quais bactérias encontramos esta estrutura? 
São feixes de fibrilas que se originam nas extremidades das células sob uma bainha externa e fazem um espiral em torno da célula.
Espiroquetas. Ex: Treponema pallidum (sífilis).
8 – Por que o pilus sexual está associado a troca de informação genica entre as bactérias? 
Função do Pilu: Aderência para a Conjugação Bacteriana (Pili Sexual).
Estrutura oca que serve para ligar duas bactérias, de modo a trocarem plasmídeos. Ocorre transferência de genes de uma bactéria doadora para uma receptora.
9 – A membrana celular bacteriana também obedece o modelo bicamada lipídica e mosaico fluido, explique o porquê desta denominação? Qual a diferença principal entre a membrana eucariotica e de células procarióticas? 
Os lipídios formam uma camada dupla e contínua, no meio da qual se encaixam moléculas de proteína. A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam de posição continuamente, como se fossem peças de um mosaico.
A presença de lipídios na membrana dos eucariotos(esteróis). Nos procariotos(fosfolipídios).
10 – A quantidade de ribossomos no citoplasma de uma célula bacteriana está associada a qual característica?
Crescimento → aumenta quantidade de ribossomos → + síntese proteico.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes