Buscar

AV - HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Prévia do material em texto

Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Embriologia é a ciência que estuda todo o desenvolvimento pré-natal, assim como as mudanças estruturais que ocorrem desde a fecundação até a formação fetal. A teratologia é considerada a divisão da embriologia que estuda o desenvolvimento anormal pré-natal. Analisando as duas afirmações acima, podemos concluir sobre a importância do estudo embriológico que ele:
		
	
	Desenvolve conhecimentos sobre as modificações que ocorrem durante o desenvolvimento pós-natal na fase lactente.
	 
	 Evidencia a anatomia e explica como as relações normais e anormais se desenvolvem, auxiliando a compreensão das causas de variações na estrutura humana.
	
	Não deve ser considerado quando há necessidade de aplicação de células-tronco para tratamento de doenças crônicas.
	
	É usado quando há necessidade do aprimoramento dos estudos para o desenvolvimento de tratamento para doenças geriátricas.
	
	É ponte entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, tornando desnecessários os estudos de medicina perinatal, pediatria e anatomia clínica.
	Respondido em 17/09/2020 14:15:46
	
	Explicação:
A importância do estudo embriológico ocorre por ele ser uma ponte entre o desenvolvimento pré-natal e a obstetrícia, medicina perinatal, pediatria e anatomia clínica; por ele desenvolver conhecimentos sobre o início da vida e as modificações que ocorrem durante o desenvolvimento pré-natal; auxiliar a compreensão das causas de variações na estrutura humana; evidenciar a anatomia e explica como as relações normais e anormais se desenvolve; e apoiar pesquisas e aplicação de células-tronco para tratamento de doenças crônicas.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Por meio da espermatogênese, os gametas são formados no aparelho reprodutor masculino. Dessa forma, as gônodas masculinas, ou seja, os testículos são os grandes responsáveis tanto pelos hormônios relacionados às características sexuais masculinas sencudárias, quanto pela produção de seus gametas. Uma vez que os espermatozoides são produzidos, percorrem o seguinte caminho:
		
	
	Vesículas seminais, epidídimo, uretra e pênis
	
	Túbulos seminíferos, próstata, canal deferente e corpo esponjoso.
	 
	Túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente e uretra.
	
	Epidídimo, próstata, canal deferente e ureter.
	
	Epidídimo, glândulas bulbouretrais, ureter e pênis.
	Respondido em 17/09/2020 14:15:51
	
	Explicação:
Os espermatozoides são produzidos nos túbulos seminíferos pertencentes ao testículo, são conduzidos para o epidídimo para seu armazenamento, após, seguem pelo canal deferente até a uretra, onde serão eliminados (ejaculado).
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Ao final da primeira semana inicia-se o processo de nidação, onde ocorrerá a implantação do blastocisto no endométrio. Já na segunda semana, um dos marcos desse desenvolvimento está relacionado à formação:
		
	
	Da placa neural, que dará início ao desenvolvimento rudimentar do Sistema Nervoso.
	
	Das camadas ectoderma, mesoderma e endoderma.
	
	Da notocorda e das cristas neurais.
	 
	Do disco embrionário bilaminar, composto por duas camadas: o epiblasto e o hipoblasto.
	
	Da linha primitiva, necessária para a gastrulação.
	Respondido em 17/09/2020 14:07:51
	
	Explicação:
Com a implantação do blastocisto, algumas mudanças ocorrem nessa estrutura. Detre elas pode se destacar as mudanças no embrioblasto que culminam na formação de um disco bilaminar, composto pela camada epiblasto (camada celular colunar) e pela camada hipoblasto (camada celular cubóide). 
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A anencefalia é uma condição que pode ocorrer com o feto durante o período de desenvolvimento, sendo caracterizada pela má formação de seu sistema nervoso central. Nessa anomalia, é possível perceber que na maioria das vezes o cérebro é reduzido ou inexistente e esse tecido cerebral frequentemente se encontra exposto. Geralmente a anencefalia está relacionada com:
		
	
	Alteração na diferenciação dos folhetos germinativos na fase de gastrulação.
	
	Falha no fechamento do neuroporo caudal.
	
	Má formação dos derivados da crista neural e do tubo neural, no estágio de blástula.
	 
	Falha no fechamento do neuroporo rostral.
	
	Alteração na diferenciação dos folhetos germinativos na fase de neurulação.
	Respondido em 17/09/2020 14:07:35
	
	Explicação:
Por volta da quarta semana de desenvolvimento, é possível observar que continua o processo de fechamento do tubo neural, entretanto as extremidades são as últimas a se fecharem. A falha desse processo pode causar algumas complicações, ais como a anencefalia, que se relaciona à falha do fechamento do neuroporo rostral. 
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	No Brasil, vem aumentando o número de casos de câncer de pele, que se caracteriza pelo crescimento anormal de células que compõem a pele. O carcinoma basocelular é um dos tipos mais comuns, geralmente surgem nas células basais, que estão localizadas na camada mais superficial e avascular, sendo denominada:
		
	 
	Epiderme
	
	Hipoderme
	
	Endoderme
	
	Mesoderme
	
	Ectoderme
	Respondido em 17/09/2020 14:11:25
	
	Explicação:
A pele é formada basicamente por 3 camadas, a hipoderme (mais interna, composta por tecido adiposo); a derme (intermediária, vascularizada, composta por tecido conjuntivo) e a epiderme (mais superficial, avascular, composta por tecido epitelial).
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os órgãos linfoides, embora não faça parte diretamente da circulação linfática, fazem parte do sistema imune, cuja produção de linfócitos é uma das suas principais funções. Esses órgãos apresentam como um de seus componentes um tipo de tecido conjuntivo, sendo esse conhecido como:
		
	
	Tecido conjuntivo elástico.
	
	Tecido conjuntivo adiposo.
	
	Tecido conjuntivo epitelial.
	
	Tecido conjuntivo cartilaginoso.
	 
	Tecido conjuntivo reticular.
	Respondido em 17/09/2020 14:09:55
	
	Explicação:
O tecido conjuntivo reticular pode ser encontrado nos órgãos linfóides, sendo constituído principalmente peas fibras reticulares, que facilita a formação de arcabouços necessários para a sustentação das células livres.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O leucograma é a parte do hemograma que analisa, tanto quantitativa quanto qualitativamente, os leucócitos. Este exame foi realizado por um paciente numa emergência e ao analisar os resultados, foi verificado um aumento dos leucócitos, que provavelmente está relacionado à:
		
	 
	Leucocitose.
	
	Leucopenia.
	
	Anemia.
	
	Linfoma.
	
	Trombose.
	Respondido em 17/09/2020 14:13:29
	
	Explicação:
No leucograma, o aumento da quantidade de leucócitos pode ser relacionado à leucocitose. Já o inverso, a redução desses leucócitos, indicam leucopenia.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os tecidos e órgãos que formam o corpo humano são revestidos por membranas específicas cuja função é nutrição, proteção  e fornecimento de células jovens. O tecido ósseo é revestido internamente por um tipo e tecido conjuntivo frouxo chamado:
		
	
	Periósteo
	
	Pericôndrio
	 
	Endósteo
 
	
	Pleura
	
	Peritôneo
	Respondido em 17/09/2020 14:14:54
	
	Explicação:
O osso é revestido internamente por umtecido conjuntivo frouxo denominado endósteo que apresenta as funções de proteçao, nutrição e fornecimento de osteoblastos.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Graças à articulação existente entre os ossos rádio, ulna e úmero é possível mover o cotovelo em movimentos como flexão e extensão. Entretanto, esses movimentos são possibilitados devido aos músculos ali presentes. Com relação aos músculos envolvidos na articulação do cotovelo, trata-se de:
		
	 
	Estriado esquelético.
	
	Estriado cardíaco
	
	Liso esquelético.
	
	Liso cardíaco.
	
	Involuntário.
	Respondido em 17/09/2020 14:15:52
	
	Explicação:
O tecido estriado esqueléticoé encontrado nos músculos ligados ao esqueleto e são responsáveis pelos movimentos voluntários.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os astrócitos fazem parte da grande subpopulação das células da glia, que compõem o tecido nervoso. São consideradas as maiores e mais abundantes células da glia, que recebem esse nome devido ao seu formato. Eles desempenham o papel fundamental de:
		
	
	Fagocitose.
	 
	Formação da barreira hematoencefálica.
	
	Isolante elétrico.
	
	Formação da bainha de mielina.
	
	Aumento na velocidade da sinapse.
	Respondido em 17/09/2020 14:15:34
	
	Explicação:
Sua ação é extremamente relevante, em especial, para a formação da barreira hematoencefálica, que impedem que macromoléculas consigam entrar em contato com o tecido nervoso, uma vez que esses prolongamentos dos astrócitos dificultam essa passagem.

Continue navegando

Outros materiais