Buscar

Aula 04 ciências politicas!

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL -UAB
INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL – UFC VIRTUAL
CURSO: BACHARELADO ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
POLO: TAUÁ -CE
NOME: SOCORRO MARIA SILVA CASTRO
MATRICULA: 0428319
MATERIA: CIÊNCIAS POLITÍCAS TUTOR A DISTÂNCIA: MATHEUS BRUNO
ASSUNTO: RESPOSTA DE PORTFOLIO 
AULA 04
 2° SEMESTRE- TAUÁ-CE
 
Aula 04
Ciências políticas: Elaboração de texto evidenciando as principais transformações ocorridas com o advento da globalização no Brasil. 
Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. A Globalização está associada a uma aceleração do tempo. Tudo muda mais rapidamente hoje em dia. Nós vivemos na era da globalização, tudo converge, os limites vão desaparecendo". Literalmente. A reflexão sobre os impactos e as consequências da globalização da política neoliberal e na esfera da educação não é algo recente. Entretanto, parece que tais consequências e impactos foram gradativamente absorvidos de tal modo que passaram a ser vistos como algo “normal”. Esta suposta normalidade é justamente um dos fatores que influenciam negativamente o silêncio do que se é correto e induz o abandono do diálogo crítico sobre a realidade.
O contexto atual do Brasil e no mundo - é marcado pela abertura política e principalmente econômica a crescem as corporações, as megafusões entre as indústrias nos mais variados setores em busca de “sobrevivência das mesmas”, De um modo paradoxal, algumas “fronteiras” caem diante de um mercado mundial que se expande, outras se reforçam com o crescimento. Mais progressivamente, os países estão perdendo a autonomia econômica e, junto com ela, sua autonomia política na medida em que o mundo torna-se um grande mercado, as relações pautam-se pelos critérios do lucro e do consumo individualista, como se pode perceber, são questões bastante complexas que se apresentam neste cenário tão caótico.
 Sendo os efeitos de uma política e de uma economia orientadas pelos interesses de uma minoria continuam sendo sentidos nas suas consequências devastadoras, então faz-se não só importante, mas necessária a continuidade do debate tendo em vista o bem pela da maioria. Pois a minoria capitalista, manter sua hegemonia, reorganiza assim suas formas de produção e consumo que visão a elimina fronteiras comerciais para integrar mundialmente a economia. Tratando-se de mudanças no sentido de fortalecer o capitalismo, o que é o mesmo que dizer: fortalecer as nações ricas e colocar os países mais pobres na dependência, como consumidores. Essas alterações nos rumos do capitalismo se dão, no entanto, no momento em que o cenário mundial em todos os aspectos é bastante diversificado caótico e devastador para os menos beneficiados.
 
No Brasil, “É preciso fazer os ajustes necessários para que o país se desenvolva em
sintonia com as outras nações multidesenvolvidas!”, este é o tom dos discursos do governo mais tem que ser o rumo a ser seguido. Modernização na educação na indústria, diversificação, produtividade, eficácia e competência, são as palavras de ordem que precisam ser reestruturadas visando o bem coletivo e da maioria que assim possam minimizar o efeito negativo do desemprego e possam crescer o suficiente para absorver a mão-de-obra disponível no mercado e todos possam crescer dignamente contribuindo positivamente para a economia do brasil.

Outros materiais