Buscar

PORTIFÓLIO (1)SUPERVISIONADO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PORTIFÓLIO INDIVIDUAL
Estágio Supervisionado II -9º Período de Enfermagem
Aluno: Edson Rosa dos Santos Junior Período: 15 /02 a 16 / 04 / 2020
Local do Estágio: Hospital Santa Casa de Misericórdia Setor: Pronto socorro
Enfermeiro Responsável do setor: Enf Thiana 
1) Descrever as principais atividades desenvolvidas no campo de estágio no período, relatar como foi seu desempenho, assiduidade e pontualidade:
Na parte gestacional no início do plantão eu registro no sistema todos os dias a assiduidade da equipe que está no plantão e a cada quinzena registro no sistema apara alimentar o gráfico com os possíveis agravos dos pacientes baseado nas escalas de BRADEN e MORSE, além da avaliação da passagem de plantão pela equipe utilizando a escala de SBAR como forma de avaliação. 
Participei de reuniões sobre a qualidade do atendimento ofertada ao paciente e sobre o índice de LPP e quedas no hospital com gestores de diversos setores. Passei um dia com a Jackeline que é gerente do pronto socorro e CTI’s onde tive a oportunidade de ver um o processo de gestão diferente da empregada no PS e como é gerenciar tantos profissionais. 
Já na parte assistencial, estou atuando com a equipe de enfermagem nas internações, evoluções, passagem do quadro, encaminhamento do paciente para outros setores quando a necessidade do profissional enfermeiro acompanhar, atuo na organização do setor, nas urgências e emergências que aparecem, monitorizando, acesso venoso periférico e jugular, aferição de sinais vitais, auxilio os medidos residentes na colocação de VNI e punção profunda, realizo passagem de sonda nasogástrica, nasoentérica, sonda vesical de demora e vesical de alivio além de realizar a coleta de EAS e URO.
Tentei me entrosar e me adaptar o mais rápido possível ao setor e com a equipe, creio que esteja indo bem e acho que em relação ao desemprenho esteja satisfatório para as demandas empregadas mas ainda tenho dificuldade com algumas rotinas sendo relevante até mesmo pelo pouco tempo de adaptação no setor, nunca faltei e tento ser o mais pontual possível cumprindo a minha carga horária imposta.
2) Considerando as atividades acima, apresente de forma sucinta a fundamentação teórica que respalda as tuas ações com base em evidências científicas (artigos, livros, site de pesquisas científicas).
O trabalho do enfermeiro no pronto-socorro caracteriza-se pelas atividades de gerenciamento e assistência, extremamente importante para a unidade e dentro desse contexto de trabalho complexo, dinâmico e imprevisível do setor destaca-se o profissional enfermeiro que atua de forma assertiva tanto teórica quanto prática em conjunto com a equipe em prol do paciente. 
O cuidado holístico requer observar, avaliar o paciente, orientar, promover segurança, observar isso, atenção a esse paciente, não só no aspecto da saúde dele que está comprometida naquele momento, às vezes com problema social. O trabalho em Equipe e a liderança que é fundamental principalmente para nós enfermeiros, o compromisso com o trabalho e a equipe, a lealdade com a nossa enfermagem, o respeito entre equipe, troca de ensinamento, reponsabilidade e atenção tornando isso imprescindível para um profissional de enfermagem. 
Apresentar sua análise crítica reflexiva sobre as vivências no campo de estágio considerando os aspectos gerais:
De forma ampla o campo de estágio me deu uma noção de como o processo de gestão é complexo porém, se for empregado de forma participativa em conjunto com a equipe as propostas serão melhores aceitas e os resultados positivos irão aparecer de forma mais rápida e duradoura tornando assim uma rotina de trabalho menos maçante e de fácil adesão facilitando de certa forma a entrega de resultados.
3) Observações Gerais do Professor:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
4) Referências Bibliográficas:
SCHMITZ, Eudinéia Luz et al. Filosofia e marco conceitual: estruturando coletivamente a sistematização da assistência de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 37, n. spe, 2016.
BONFADA, Mônica Strapazzon et al. Trabalho e autonomia do enfermeiro em pronto-socorro adulto: uma abordagem ergológica. 2019
Assinatura do professor: ____________ Data devolução: _______ Nota: _______

Outros materiais