Buscar

ATIVIDADE 1 - FENÔMENOS DE TRANSPORTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cavitação é um fenômeno que ocorre devido a uma redução da pressão em uma tubulação, abaixo da pressão de vapor, de um líquido que flui por essa tubulação. Desta maneira, são formadas bolhas que se rompem e agridem o metal da tubulação. O fenômeno da cavitação é a principal causa de manutenção em turbinas hidráulicas e térmicas, que devem ser acompanhadas de perto para que a produção de energia ou calor não seja comprometido. A cavitação pode ser benéfica quando a intenção é fazer uma limpeza ultrassônica em algum equipamento, por exemplo, em turbinas ou bombas afetadas por caramujos que grudam nas pás, mas na maioria das vezes tem um efeito danoso sobre a tubulação como: vibrações, redução do desempenho hidrodinâmico do equipamento e ruídos muito altos. Inclusive, quando a cavitação ocorre em cascos de navios, pode reduzir a velocidade da embarcação. Baseado nesse texto, deste importante tópico, e em uma pesquisa que você fará sobre cavitação, responda às questões abaixo sobre o que ocorre nos fenômenos de transporte de fluidos:
 
O que é cavitação e como ela pode ser controlada? Como esse fenômeno prejudica as instalações de água nas residências e prédios e no sistema de tratamento de água das cidades? Como a cavitação presente em turbinas prejudica o funcionamento e o aproveitamento, no nível ótimo, da força hidráulica de usinas elétricas? Quais os cuidados que se deve tomar com a manutenção destas instalações?
O fenômeno da cavitação em hidro turbinas é um problema frequente em grandes plantas geradoras. Devido à ação da aceleração, e devido ao fato de que a energia mecânica presente no fluido tende a se conservar, há uma redução na pressão da água quando ocorre o escoamento. Em alguns locais do equipamento, devido valor inferior à pressão de vaporização do fluido, e logo depois aumentar, ocorrendo à cavitação. Como consequências da Cavitação podemos citar a redução da Performance da Turbina A alteração no desempenho da máquina é devida à diferença de volume específico entre o líquido e o vapor, bem como à turbulência gerada pelo fenômeno.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes