Buscar

Arte e Arquitetura das Antigas Civilizações

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História da Arte I (ART27)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513575) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17714063
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A escultura egípcia, no decorrer de seu desenvolvimento, apresentou diversas características curiosas. Apesar de expressar grande rigidez em grande parte de suas obras, há uma visão de que as estátuas egípcias revelam informações bem completas sobre as pessoas representadas. Com relação à escultura egípcia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas. 
(    ) As esculturas eram feitas em pé ou sentadas com o intuito de mostrar seu poder.
(    ) Teve a realização de várias esculturas de faraós, como Tutankamon e Nefertite.
(    ) Foram realizadas esculturas menores de animais e escravos que foram colocados no túmulo para acompanhar o faraó na sua outra vida.
(    ) As esculturas grandes colocadas em frente às portas das pirâmides serviam como forma de proteção a vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: <http://www.pinturasemtela.com.br/esculturas-e-pinturas-egipcias-esfinges-e-estatuas/>. Acesso em: 16 maio 2018.
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	2.
	Os baixos-relevos egípcios, que eram quase sempre pintados, foram também expressão da qualidade superior atingida pelos artistas em seu trabalho. Recobriam colunas e paredes, dando um encanto todo especial às construções. Os próprios hieróglifos eram transcritos, muitas vezes, em baixo-relevo. Além dos baixos-relevos, eles trabalhavam com o alto-relevo, em muros e colunas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No baixo-relevo, cabe uma incisão, um corte com um instrumento em um plano, e quanto mais profundo, mais a imagem se destacava.
(    ) No alto-relevo, cabe uma leve ondulação, usado na arte egípcia, porém surgiu com os homens pré-históricos.
(    ) O alto-relevo mais conhecido é o muro feito em torno do Templo de Luxor.
(    ) A esfinge, a maior escultura do Antigo Egito, tem em seu corpo incisões, denotando figuras em baixo-relevo, aparentemente sendo um mapa de tesouro do faraó Tutancâmon.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	A história da arquitetura está ligada à arte. Na civilização egípcia, o foco estava no tamanho dos templos, com ricas esculturas que representavam o poder dos faraós. O pensamento dos gregos era o inverso, as construções eram ricas em detalhes representadas por colunas que marcaram a civilização por suas volutas ou até esculturas femininas que embelezavam e delicadamente pareciam segurar a estrutura. Com o passar dos anos, com as mudanças históricas, econômicas e sociais, a sociedade vem se aprimorando e o trabalho começa a ser terceirizado - profissionais eram convidados a trabalhar em outros países, como ocorreu com arquitetos gregos convidados a ir para Roma/Itália realizar construções. Sobre a arquitetura que marcou a arte romana, analise as afirmativas a seguir:
I- As construções romanas tinham que ser práticas, ou seja, ser funcionais para a sociedade. Um aqueduto não poderia apenas ser bonito, precisava ser útil, passando por vários lugares levando água.
II- Uma das arquiteturas mais famosas da Itália, o Coliseu, abrigou diversos públicos para apreciarem as lutas. Uma das características que marcaram a arte grega nesta construção cabe aos arcos e aos colunas.
III- O Coliseu, sendo um marco turístico, esteve fechado, pois apresentava fragilidade na estrutura. Assim, resolveram construir outro coliseu com novos materiais, para manter-se como uma das sete maravilhas do mundo.
IV- O pensamento e a execução das arquiteturas com funcionalidade prática foram um marco na Europa, e o continente africano procurou adaptar para suas necessidades o aqueduto para auxiliar na irrigação constante de suas plantações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	4.
	A humanidade vem construindo casas, comércios e edifícios para diversas funções, seja da necessidade de proteção até a sua apropriação. No entanto, a forma de construção vem mudando de acordo com a estruturação da sociedade, que trouxe e traz consigo saberes culturais que desenham a identidade da sociedade de uma determinada civilização. Com base na arquitetura das antigas civilizações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Arquitetura egípcia.
II- Arquitetura grega.
III- Arquitetura romana.
(    ) Uniram espaço com praticidade e utilidade. Além de a arquitetura ser esteticamente bonita, tinha que ser funcional.
(    ) A arquitetura dava ênfase à riqueza de detalhes, com marco para suas colunas ricas de entalhes.
(    ) Muitas das construções arquitetônicas serviam para celebrações fúnebres, bem como para abrigar restos mortais dos faraós desta sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - III - II.
	5.
	O docente de artes, em suas aulas, procura trazer ao longo do ano várias imagens de diversos artistas regionais, nacionais e internacionais para trabalhar com seus alunos. No entanto, cabe a ele estudar, pesquisar e visitar exposições para fazer relações de suas experiências com o conteúdo abordado, e mediar com os alunos, fazendo com que as aulas sejam mais efetivas. Fazendo essa dinâmica, o docente consegue, ao ver imagens de obras de arte, associar a obra com o artista, devido ao tema, aos traços, às formas e às cores usadas na pintura além da civilização que esteja inserido. Nesse sentido, a imagem a seguir pertence a arte de qual civilização ?
FONTE DA IMAGEM: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_de_vulto#/media/File:Venus_de_Milo_Louvre_Ma399.jpg>. Acesso em: 18 maio 2018.
	
	 a)
	Grega.
	 b)
	Persa.
	 c)
	Romana.
	 d)
	Egípcia.
	6.
	Atualmente, muitas construções apresentam características peculiares de outros países. Isso também ocorria há muitos séculos. Artistas eram convidados a trabalhar em outros países e traziam características advindas de sua realidade, como no caso da construção do Coliseu e do Panteão em Roma, Itália. Com qual arte esses casos apresentam similaridade?
	 a)
	Egípcia.
	 b)
	Assíria.
	 c)
	Suméria.
	 d)
	Grega.
	7.
	A escultura apresenta evoluções com o passar das civilizações, pois os povos foram se aperfeiçoando nos materiais e também nas ferramentas usadas para executar uma arte marcante na Idade Antiga, quando algumas chegaram a servir para funções sociais e políticas. Sobre as esculturas deste momento histórico, analise as sentenças a seguir:
I- As esculturas gregas evoluíram de tal forma, que no período helenístico surgiu a escultura representativa em grupo.
II- O marco da escultura egípcia foi a acoplação delas à arquitetura.
III- Dentre muitos achados pré-históricos, estão as esculturas de figura humana femininas, que chamaram a atenção devido à magnífica perfeição com que eram feitas.
IV- As esculturas pré-históricas foram feitas em pedra, enquanto as gregas foram feitas em bronze e ouro. Devido a esses materiais apropriados, as esculturas foram perfeitamente esculpidas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	Um importante registro da civilização Suméria se caracterizou pela gravação em placas de argila, que regia o sistema de comunicação escrita desse povo e permitiu aos pesquisadores desvendar as características dessa civilização. Sobre esse tipo de arte, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Gravura em alto relevo.b)
	Gravura em baixo relevo.
	 c)
	Escrita cuneiforme.
	 d)
	Arte da pintura.
	9.
	As pinturas na pré-história eram realizadas nas paredes das cavernas, iniciando com a pintura de animais e, posteriormente, evoluindo para outros temas como de vida coletiva, dança, mostrando homens movimentando o corpo, sendo feitas de forma estereotipada. Acerca  Sobre os materiais usados para a realização das pinturas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Carvão, ossos carbonizados, sangue de animais ,suco de ervas.
	 b)
	Carvão, suco de ervas, sementes secas, terra.
	 c)
	Raízes de plantas, terra, sangue de animais, flores.
	 d)
	Pedras porosas, ossos carbonizados, sementes de árvores frutíferas, flores.
	10.
	A Pré-História foi dividida em períodos, designados na Arte paleolítica como Inferior, Médio e Superior. Cada qual apresentou evoluções realizadas no ambiente por meio da ação do homem, que realizava determinadas atividades, proporcionando mudanças no hábitat. Onde a arte se faz presente? Em determinado período, o homem se apropriou desse hábitat para se expressar através de uma linguagem que se chama artística. Referente ao período em que houve esta manifestação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Através do Paleolítico Inferior, o homem começou a fazer esculturas, tendo como matéria-prima a argila, mesmo ficando desproporcionais, não tinham essa dimensão de executar com perfeição. O que estimulou tal atividade foi a criação de instrumentos feitos com pedras, gravetos e folhas para se defenderem das lutas com animais.
(    ) A arte da dança foi marcante na Pré-História, pois surgiu no Período Paleolítico Médio. Foram as lutas corporais que eram proporcionadas, tendo facas e machados construídos com elementos do meio natural para esses momentos. 
(    ) Pinturas começaram a fazer parte dos registros nas paredes das cavernas. Eram considerados traços simples que o tempo preservou. Hoje, designada como forma de arte por especialistas, provém do período Superior. Para essas atividades, usavam mãos ou espécies de pincéis, tendo pontas, pelos e até penas.
(    ) Passaram-se anos, e especialistas procuram estudar as pinturas das cavernas realizadas no Paleolítico Médio. Uma das inúmeras explicações para elas seria forma de magia, pois muitas das imagens mostram animais sendo atravessados por lanças como forma de aprisionar o animal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.

Continue navegando