Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
ATIVIDADES ANÁLISES CITOPATOLÓGICAS E ANATOMIA PATOLÓGICA

Pré-visualização | Página 5 de 7

ou seja, seguindo um gradiente químico. Esse fenômeno acontece apenas quando o agente causador da lesão é um microrganismo.
 
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
		
	
	V-V-V F-F.
	
	V-V-V-V-F
	
	V-V-V-V-V.
	
	V-V-V-F-V.
	 
	V-V-F-F-F.
	Respondido em 17/09/2020 13:41:26
		1
        Questão
	
	
	Na vagina e colo uterino, existe uma grande variabilidade de microrganismos que colonizam e formam comunidade complexa, conhecidas como microbiota. A maioria dessas espécies são saprófitas, cuja presença no esfregaço não significa uma infecção. Para que existam cercicovaginites é necessário ter uma série de alterações gerais e citológicas. Sobre as infecções bacterianas analise as afirmativas a seguir:
I. A presença de lactobacillus nos esfregaços cervicovaginais é normal em mulheres fase proliferativa do ciclo menstrual.
II. Na maioria dos casos, a cervicite crônica folicular está relacionada Chlamydia trachomatis e é caracterizado pela presença de exsudato linfocitário em diferentes estágios de maturação.
III. Gardnerella vaginalis tem a propriedade de aderir ao citoplasma das células escamosas superficiais e intermediárias conferindo-lhes uma aparência granular (células-guia) com fundo turvo e nublado.
IV. Chlamydia trachomatis se apresenta nos esfregaços cervicovaginais sob a forma de inclusões em alvo. Porém, o método citopatológico é muito pouco preciso e apresenta baixa sensibilidade e especificidade. 
Estão corretas as afirmativas:
		
	
	I, II e IV
	
	I e II
	
	III e IV
	
	I, II e III
	 
	II, III e IV
	Respondido em 18/09/2020 11:34:58
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Mulher de 45 anos que faz uso contínuo de medicação hormonal. Ao realizar o exame citopatológico, apresentou-se no esfregaço cervicovaginal a presença de células epiteliais glandulares dispostas em fitas, rosetas, ocasionais agrupamentos tipo lençol, em que o padrão "favo de mel" desaparece. Evidencia-se pequeno grau de sobreposição nuclear, com núcleos aumentados de volume (3 a 5x do núcleo da célula endocervical normal), citoplasma cianófilo abundante. Em alguns focos microscópicos, vê-se arranjo nuclear com núcleos protundentes na periferia. As células apresentam hipercromasia e núcleos com diferentes formas. Esses achados nos esfregaços cervicovaginais são indicativos de:
		
	
	Lesão intraepitelial escamosa de alto grau.
	
	Lesão intraepitelial escamosa de baixo grau.
	
	Carcinoma escamoso in situ.
	
	Carcinoma escamoso invasivo.
	 
	Adenocarcinoma.
	Respondido em 18/09/2020 11:35:07
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	A presença nos esfregaços cervicovaginais de células metaplásicas multinucleadas, com núcleos sobrepostos, cromatina rarefeita, presença de inclusões perinucleares e bordas nucleares espessas é indicativo de infecção por que microrganismos?
		
	
	Infecção por Herpes-vírus.
	
	Infecção por Candida albicans.
	
	Infecção por Trichomonas vaginallis.
	 
	Infecção por Gardnerella vaginalis.
	
	Infecção por Chlamydia trachomatis.
	Respondido em 18/09/2020 11:35:16
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A trombose corresponde à formação de massas solidas originadas a partir do sangue. No organismo, os trombos formados podem ter diferentes destinos. Sobre o destino dos trombos no organismo, analise as alternativas e assinale verdadeiro ou falso.
( ) A propagação é a liberação do trombo na corrente sanguínea.
( ) A dissolução é resultado da fibrinólise e geralmente acontece nos trombos mais antigos.
( ) Os trombos podem se organizar a partir da proliferação de células endoteliais, células musculares lisas e fibroblastos.
( ) Com o tempo, o trombo pode se incorporar à parede vascular em um processo conhecido como organização.
( ) O trombo pode se deslocar e obstruir vasos pequenos, causando o distúrbio circulatório chamado de tromboembolismo.
 
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
		
	
	V - F- V- F-V.
	
	F - V- V- F-V
	
	V - F- V- V-V.
	 
	F - F- V- F-V.
	
	F - F- V- V-V.
	Respondido em 18/09/2020 11:35:27
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	"A necrose refere-se a um espectro de alterações morfológicas que sucedem a morte celular no tecido vivo, em grande parte resultantes da ação degradativa progressiva de enzimas sobre a célula letalmente lesada. Conforme comumente referida, a necrose é o correlato macroscópico e histológico da morte celular que ocorre no contexto de uma lesão exógena irreversível. Sua manifestação mais comum é a necrose de coagulação."
Fonte: Ramzi S. Cotran et al. Patologia estrutural e funcional. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000, p. 14 (com adaptações). Sobre a necrose de coagulação, analise as afirmativas:
 
I. A necrose coagulativa implica na perda do contorno básico da célula.
II. Essa necrose é caracterizada por desnaturação das proteínas citoplasmáticas, degradação das organelas celulares e tumefação celular.
III. Um exemplo desse tipo de necrose é a necrose caseosa e gangrenosa.
IV. Na necrose por coagulação, o tecido apresenta um aspecto hialino, amorfo, de aspecto granuloso ou filamentoso e com coloração rosa brilhante.
 
Estão corretas as afirmativas:
		
	 
	II e III
	
	I e III
	
	I e II
	
	II e IV
	
	I e IV
		1
        Questão
	
	
	(adaptado de UPE) Mulher, 43 anos, branca, doméstica, realizou o teste de Papanicolau, cujo esfregaço cervicovaginal apresentou alterações morfológicas em células epiteliais escamosas, superficiais e intermediárias, tais como: aumento nuclear (3x a área de um núcleo de célula intermediária normal), bi e multinucleação, hipercromasia, moderada anisocariose e pleomorfismo. No citoplasma, apresenta vacúolos coilocitóticos. Assinalar o diagnóstico mais provável.
		
	
	Adenocarcinoma.
	
	Lesão intraepitelial escamosa de alto grau.
	
	Carcinoma escamoso invasivo.
	
	Carcinoma escamoso in situ.
	 
	Lesão intraepitelial escamosa de baixo grau.
	Respondido em 18/09/2020 11:34:26
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Células que apresentam uma variedade de modificações celulares, com variação na forma e tamanho (pleomorfismo) celular, com o núcleo que apresenta um tamanho desproporcional para o tamanho da célula, com forma variável e irregular, cromatina grosseira e agregadas, normalmente com uma maior coloração hipercromática, e aumento das mitoses, com o maior aparecimento de células em divisão celular, mas as mitoses são atípicas ou bizarras (com fusos mitóticos triplos, quadripolares ou multipolares). Essas alterações morfológicas são observadas em qual padrão de atividade celular:
		
	
	Metaplasia
	
	Hipertrofia
	
	Proplasia
	 
	Neoplasia Maligna
	
	Hiperplasia
	Respondido em 18/09/2020 11:36:54
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	(adaptado de IADS/2014) Em relação aos padrões de necrose existentes, é correto afirmar que:
		
	 
	A necrose de coagulação é a forma de necrose ocasionada após a isquemia dos tecidos, menos no cérebro.
	
	Necrose gamosa é a necrose causada nos hepatócitos por lise ou esfacelamento, devido às infecções virais (hepatites) nos hepatócitos.
	
	A necrose de liquefação é exclusiva do tecido nervoso.
	
	Necrose fibrinóide é a necrose característica da tuberculose.
	
	A necrose observada na pancreatite é a necrose de coagulação.
	Respondido em 18/09/2020 11:34:43
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	A morte celular pode ser estudada a partir da compreensão de dois mecanismos: a necrose e a apoptose. Sobre a necrose, leia as afirmativas a seguir:
I. Vários fatores podem destravar lesões celulares irreversíveis, como a necrose, os agentes físicos (traumatismos, frio, calor, eletricidade, radiações), agentes biológicos e os agentes químicos.
II. O mecanismo pelo qual os agentes causam danos é complexo, mas há, pelo menos três mecanismos principais, são eles: formação de radicais livres, hipóxia/isquemia e ruptura da homeostase do cálcio.
III. A necrose caseosa é mais frequentemente produzida pelo bacilo de Koch, enquanto a necrose gomosa
Página1234567