Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
ATIVIDADES ANÁLISES CITOPATOLÓGICAS E ANATOMIA PATOLÓGICA

Pré-visualização | Página 7 de 7

Quando forem retiradas várias amostras para biopsia, a fixação de órgãos metabolicamente ativos deve ser realizada antes do que de outros, pois é o primeiro a sofrer autólise.
	
	O volume de fixador utilizado deve ser entre 10 e 20 vezes o volume do material coletado e esse material deve ser acondicionado em um recipiente de boca larga.
	
	O tempo de fixação pode variar de 6 a 24 horas. Após a fixação, caso seja necessário armazenar por mais tempo o tecido, eles devem ser transferidos para o álcool 70%.
	
	Fragmentos muito espessos devem ser clivados até uma espessura entre 3 a 5mm para garantir a fixação adequada.
	 
	Em tecidos em que é necessária uma penetração mais lenta, a fixação deve ser realizada com soluções fixadoras em uma temperatura ambiente.
	Respondido em 18/09/2020 11:42:09
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	A preparação dos tecidos para análises histopatológicos é constituída por diversas etapas. Após coleta e fixação dos materiais, o tecido passa pelo processamento histológico, inclusão e a secção do tecido. Sobre essas etapas, correlacione as colunas.
1. Desidratação.
2. Clarificação.
3. Impregnação.
4. Inclusão.
5. Microtomia.
 
I. Essa etapa visa dar uma consistência firme para conferir a rigidez necessária para realização dos cortes. A substância utilizada deve ser capaz de solidificar de maneira controlada e ser fluida para penetrar nos espaços internos do tecido.
II. Essa etapa visa criar um bloco rígido e maleável que permita a secção do tecido, sem a sua destruição.
III. Etapa importante para a retirada da água dos tecidos e do fixador de forma gradual, essa etapa é importante para auxiliar a penetração das substâncias que serão utilizadas nas próximas etapas, que não se misturam com a água.
IV. Essa etapa visa obter fatias finas, delgadas, uniformes, sequências e com espessura entre 4 a 6µm que possibilitam a passagem de luz e a visualização das estruturas no microscópio.
V. Nessa etapa o xilol é o solvente mais empregado, mas também pode ser utilizado toluol, benzeno, óleo de cedro e os solventes universais, como o acetato butílico, dióxido dietileno e benzoato metílico.
Marque a alternativa que apresenta a correlação correta.
		
	 
	1-III; 2-V; 3-I; 4-II; 5-IV.
	
	1-V; 2-III; 3-II; 4-I; 5-IV.
	
	1-V; 2-III; 3-I; 4-II; 5-IV.
	
	1-IV; 2-III; 3-I; 4-II; 5-V.
	
	1-III; 2-V; 3-II; 4-I; 5-IV.
Página1...34567