Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA patologia da nutrição

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Glícia Emília Santos Dias Lima
01266368
Nutrição – EAD
A paciente J.L.O, sexo feminino, 48 anos, chegou a emergência de saúde com sinais e sintomas de desnutrição, como a hiporexia, considerável perda de peso involuntária, depleção grave nos quadríceps e tríceps, após a análise dos exames clínicos foi comprovada a desnutrição grave e diagnosticada com câncer de cabeça do pâncreas. Dores na lombar, icterícia e aumento dos níveis de glicose, pela deficiência da síntese de insulina são características do câncer pancreático. 
A paciente será encaminhada à uma cirurgia nos próximos 15 dias, sendo assim, é imprescindível que o sistema imunológico dela esteja em condições nutricionais adequada para o processo catabólico. Visando a recuperação da massa muscular e maior aporte de energia, a paciente será submetida a terapia nutricional oral com dieta de consistência normal, hipercalórica, hiperproteica, normoglicídica e normolipídica. 
Complementar a nutrição oral, o uso de suplemento imunomodulador, também por via oral, será administrado de 5 a 7 dias antes da cirurgia, pois trata-se de nutrientes como arginina, nucleotídeos, ácidos graxos ômega 3, glutamina, vitaminas A, C, E e zinco que preserva, melhora e modula o sistema imunológico melhorando sua defesa no pré-operatório, na intervenção cirúrgica e pós-operatório, reduzindo os processos inflamatórios e auxiliando na recuperação da massa muscular, sendo que a prescrição do suplemento será de 500ml a 1000ml ao dia, de acordo com as recomendações da Sociedade Norte Americana de Cirurgiões (MCCLAVE et al., 2013).
Referencias
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Consenso Nacional de Nutrição Oncológica. V. 2. Rio de Janeiro: INCA, 2016
MCCLAVE, S. A. et al. Pontos de resumo e recomendações de consenso do Encontro Norte-Americano de Nutrição Cirúrgica. JPEN. Journal of parenteral and enteral nutrition. Vol. 37. Set, 2013. 
INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER. Consenso Nacional de Nutrição Oncológica. 2ª edição. Rio de Janeiro: INCA, 2015.
SOUZA, Juliana Alves. GALLON, Carin Weirich. Impacto do uso de dieta imunomoduladora e dieta enteral em adultos, durante a quimioterapia e radioterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: uma revisão da literatura. BRASPEN, 2017. Disponível em: <http://www.braspen.com.br/home/wp-content/uploads/2017/11/14-AO-Impacto-do-uso-de-dieta.pdf> Acesso em: 08 set. 2020.

Outros materiais