Buscar

AVA 2 METODOLOGIA DO ENSINO DA HISTÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia do Ensino da História 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( peso.:1,50)
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Sobre o conceito de habilidade, confira o exemplo que segue no texto. Um indivíduo nas séries iniciais vai aprender a ler e a escrever. Quando ele domina esse processo, podemos dizer que ele apresenta as habilidades de ler e escrever. O importante é que com essas habilidades ele alcance a compreensão de um texto a partir de sua leitura. Sendo assim, caso ele domine a escrita e a leitura, mas não consiga compreender os textos, ele não será competente para esse domínio. A partir desse exemplo e do entendimento sobre os conceitos de competências e habilidades no contexto educacional, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.somospar.com.br/competencias-e-habilidades/. Acesso em: 26 maio 2020.
	
	a) Caso não consiga perceber diferentes sentidos de um texto, o indivíduo terá desenvolvido apenas a habilidade da leitura.
	
	b) Caso seja capaz de produzir conhecimento sobre o texto, o indivíduo dominou apenas as habilidades para esta ação.
	
	c) O indivíduo que é analfabeto funcional desenvolveu apenas as competências da leitura e escrita.
	
	d) Podemos definir a habilidade como uma conjunção de conceitos e estruturas do conhecimento.
	 
	 
	2.
	Uma explicação para mostrar a relação prática entre competências e habilidades pode ser feita a partir da leitura de um gráfico. O leitor deve ter capacidade de observar as informações contidas nele, que serão associadas a conhecimentos desenvolvidos ao longo do aprendizado, para que consiga ter uma compreensão que será utilizada para solução de uma situação problema. Note que há conteúdos e habilidades envolvidos, "informação e conhecimento", para resolver o que foi proposto com competência. Em diferentes situações no planejamento curricular. o professor de História vai se deparar com a necessidade de apresentar competências e habilidades para os conteúdos específicos. Sobre o que se apresenta, assinale a afirmativa CORRETA:
FONTE: https://www.somospar.com.br/competencias-e-habilidades/. Acesso em: 26 maio 2020.
	
	a) Vendo um gráfico sobre a evolução de uma doença grave no país, é na esfera das habilidades que o indivíduo perceberá os perigos que ameaçam o futuro da sociedade.
	
	b) A interpretação do gráfico sem relacioná-lo com o sentido da realidade para a qual ele se expressa denota a aplicação do conceito de competência.
	
	c) Saber interpretar o gráfico apenas em sua informação simplificada, como um dado de informação, está mais relacionado ao conceito de habilidade.
	
	d) Quando um gráfico aponta uma situação de risco, sua interpretação exige, em primeiro lugar, a construção das competências sem a necessidade das habilidades.
	 
	 
	3.
	A organização curricular (PCN), assim concebida, supõe outra forma de trabalho na escola, que consiste na seleção adequada de conteúdos e atividades de aprendizagem, de métodos, procedimentos, técnicas e recursos didático-pedagógicos. A perspectiva da articulação interdisciplinar é voltada para o desenvolvimento não apenas de conhecimentos, mas também de habilidades, valores e práticas. Nesse contexto, foram criadas as Habilidades e Competências para a Educação Básica. Sobre os aspectos educacionais a partir desses conceitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  F  ) As Habilidades quando exercitadas no campo prático se transformam em novas habilidades.
(  F  ) Habilidades e competências são categorias estipuladas para o Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio e Técnico.
(  V  ) No Ensino Fundamental, as competências e as habilidades são as mesmas para as disciplinas de História e Geografia.
(  V  ) As competências e as habilidades são conceitos que facilitam a abordagem interdisciplinar no planejamento docente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jul. 2020.
	
	a) F - V - F - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	4.
	Quando um profissional da educação se propõe a resolver situações-problema ou promover atividades, colocará em prática e mobilizará estruturas cognitivas, conhecimentos e estratégias que pertencem a campos operacionais diferentes: as habilidades e as competências. Perrenoud (1999) procurou distingui-las e definir ambas no sentido prático de verificação. Tendo isso em vista, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Habilidades.
II- Competências.
(I) Trata-se do agir prático apoiado em determinados conhecimentos, no sentido de apresentar uma resposta eficaz e pronta aos desafios, obstáculos e adversidades. 
(II) Condizem com as estruturas de inteligência e operações que são mobilizadas diante de situações, contextos, fenômenos, indivíduos, grupos e seres da natureza.
(I) Decorrem de experiências práticas anteriores, tendem a ganhar aperfeiçoamento e melhor articulação, assim como exigir outras estruturas e reorganização com o decorrer do tempo e da variação das situações que se apresentam.
(I) Trata-se do fazer, operar praticamente o que foi formulado e resolvido no campo das ideias e dos conhecimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
	
	a) I - II - I - I.
	
	b) I - II - II - I.
	
	c) II - I - II - I.
	
	d) I - II - I - II.
	 
	 
	5.
	De acordo com a LDB n. 9.394/1996, o rendimento escolar dos estudantes deve ser acompanhado por um procedimento avaliativo contínuo e cumulativo. Nesse sentido, é necessário que o professor tenha em mente três dimensões: diagnóstica (entrada, inicial, sondagem); formativa (contínua, acompanhamento, processo e qualitativa); e somativa (final, produto, quantidade). Essas características são enumeradas com base na sua finalidade, sua utilização, seus objetivos e os principais aspectos enfatizados. Com base nessas afirmações, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 5 jun. 2020.
	
	a) As inovações introduzidas pela sistemática de avaliações que envolvem trabalhos em equipe ou pesquisas são adequadas quando adotada a dimensão somativa.
	
	b) A avaliação desempenha a função de subsidiar e acompanhar o processo de aprendizagem, ela deve ser composta por questionamentos, investigações, hipóteses apresentadas pelos estudantes, reflexão sobre a ação pedagógica e considerar um replanejamento.
	
	c) A avaliação poderá se tornar ferramenta dotada de potencialidades de mediação no interior do processo de aprendizagem, mas não influencia na questão curricular.
	
	d) O ato de ensinar pressupõe uma intenção consciente do professor e uma atitude inconsciente do aluno.
	 
	 
	6.
	A avaliação faz parte do currículo e apresenta especificidades que a tornam instrumento fundamental do fazer curricular. A avaliação do aluno é uma tomada de decisão curricular. Portanto, a avaliação do aprendizado também não é neutra e precisa de reflexões sobre seus usos e possibilidades. É imperativo que se associem as práticas avaliativas no espaço escolar com os objetivos mais amplos relacionados à escola e à formação cidadã, bem como com a aprendizagem específica dos conteúdos da disciplina. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- É preciso que se repense a avaliação, pois na maioria das escolas brasileiras elas são constituídas na contramão dos objetivos ideias principais como a emancipação humana e a continuidade dos estudos.
II- Avaliações têm o potencial de auxiliar o professor de História em seus objetivos maiores no ensino da sua disciplina. Contudo, elas não devem fazer parte especificamente do planejamento de aula.
III- Avaliações auxiliam o professor nos seus objetivos, são entendidas como práticas curriculares, formativas, diagnósticas e somativas.
IV-No que se refere à atual avaliação no ensino de História, seu potencial é esvaziado pelas novas abordagens porque focam numa perspectiva pedagógica sem esse processo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) Somente a sentença I está correta.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	É imprescindível sua participação nos momentos de formação dos professores, desenvolvendo estratégias para problematizar o convívio e as relações entre as pessoas. Trata-se de promover coletivamente o abandono do discurso pessimista e paralisador do fracasso da escola e do aluno e debruçar-se sobre os obstáculos que precisam ser superados. Existem diversos aspectos que compõem uma boa parceria entre o educacional e o pedagógico. Seguem alguns exemplos: compartilhar as observações do cotidiano escolar que ajudem a descobrir os aspectos do currículo oculto; problematizar temas relacionados à qualidade do convívio, tais como valores, uso do espaço coletivo, furtos, violência, questões de gênero, preconceito etc.; e compreender as características da diversidade da família moderna e seus impactos na Educação. É interessante perceber como os tipos de currículo influenciam a aprendizagem dos estudantes em sala, em especial, o currículo chamado de "oculto". Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) Os conteúdos que se encontram de forma sistematizada nas diretrizes da disciplina constituem o currículo formal.
(  V  ) O currículo real surge a partir do planejamento da aula para depois se concretizar na prática didática dentro de sala.
(  V  ) O currículo oculto se manifesta em diversas situações, desde o tipo de abordagem do professor até os valores e atitudes envolvidos no processo. 
(  F  ) O currículo oculto aplicado em sala de aula se abstém de questões ideológicas na leitura da realidade social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/196/curriculo-oculto. Acesso em: 20 jul. 2020.
	
	a) F - F - F - V.
	
	b) V - V - V - F.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) F - V - V - F.
	 
	
	 
	8.
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da Educação Básica ao Ensino Superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61). Nos anos 1990, a LDB propôs grandes desafios para a educação e aos professores de História. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/. Acesso em: 25 maio 2020.
	
	a) Novas temáticas se apresentaram com a nova História: os conflitos políticos, sociais, globalizações, micro-história e família.
	
	b) A proposta da LDB foi separar as responsabilidades de cada nível de governo. Com isso, a disciplina de História trocou as questões locais por regionais.
	
	c) As orientações da LDB estavam de acordo com a discussão sobre o ensino em nível mundial, exceto quanto aos saberes da área de linguagens e ciências sociais.
	
	d) As propostas curriculares feitas anteriormente para cada estado da federação proporcionaram a finalização do texto da LDB.
	 
	 
	9.
	O uso de linguagem cinematográfica se consubstancia como um novo método aplicado ao ensino com finalidade de integrar, orientar e estimular a capacidade e análise dos estudantes. Trata-se de utilizar filmes como recursos didáticos e preparar esses estudantes para a pesquisa. Sobre o uso de filmes e documentários em sala de aula, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É imprescindível decodificar elementos como imagens, palavras e linguagem na obra para que sejam censurados.
	
	b) Os filmes devem ser utilizados de forma sutil, e não devem ser considerados seus diálogos nem imagens.
	
	c) Deve-se compreender um filme como uma mensagem de considerável complexidade.
	
	d) As tecnologias disponíveis superam a tradição fílmica em sala de aula.
	 
	 
	10.
	De modo geral, quando conversamos com leigos no tema da educação, o termo avaliar está sempre associado a fazer prova, exame, tirar nota 10 e passar de ano. Nessa concepção, o significado de avaliar é quantitativo, é memorizar e receber informações. Entretanto, nem toda concepção educacional pensa assim, de forma tão unilateral. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Para uma concepção pedagógica mais moderna, a avaliação é concebida como um processo de receber, processar e transmitir informação.
	
	b) As novas abordagens sobre a avaliação têm relativizado a unilateralidade do quantitativo e qualitativo, admitindo a impossibilidade de uma avaliação fechada em si.
	
	c) A avaliação correta valoriza e simplifica mais os aspectos da atitude, comportamento, habilidades e competências.
	
	d) O modelo de avaliação quantitativa valoriza as vivências múltiplas, aderindo a aspectos de cooperação e orientação social.
	 
	 
Parte inferior do formulário

Outros materiais