Buscar

ATIVIDADE 2 - A2 - NORMATIZAÇÃO DA QUALIDADE GR2240202 - 202020 ead-29774879 06

Prévia do material em texto

Usuário
	ADRIANA FERNANDES DE OLIVEIRA MATEUS
	Curso
	GRA0266 NORMATIZAÇÃO DA QUALIDADE GR2240202 - 202020.ead-29774879.06
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	19/09/20 18:32
	Enviado
	19/09/20 23:54
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	5 horas, 22 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Processo de criação de normas internacionais ISO, consiste em 6 etapas, (1) Estágio de proposta, (2) Estágio preparatório, (3) Estágio do Comitê, (4) Estágio de inquérito, (5) Estágio de Aprovação, e (6) Estágio de publicação, conforme apresentado na figura abaixo:
 
Fonte: Elaborada pelo autor, 2018.
 
Sobre processo de desenvolvimento de normas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (   ) Etapa proposta pode ser ignorada para revisões e emendas aos padrões ISO já publicados.
II. (   ) O estágio de Comitê é obrigatório, pois o material é compartilhado com os membros do comitê para análise, comentários e votação.
III. (   ) No estágio de investigação o (DIS) é circulado para todos os membros da ISO que recebem 12 semanas para votar e comentar
IV. (   ) A fase de aprovação, pode ser ignorado se o DIS for aprovado.
V. (   ) No estágio de publicação é norma é publicada como FDIS. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V, F.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V, F.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua reposta está correta! Você assinalou a reposta que apresenta corretamente as afirmações. O processo de elaboração de normas internacionais é um padrão, que deve ser seguido para alcançar os objetivos que a norma possui como finalidade.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	O laboratório do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biobás (CIBiogás), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, é o primeiro do país a receber a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O selo ISO 17025, explica o gerente de desenvolvimento tecnológico do centro Eduardo Trindade, garante maior confiança aos resultados dos testes feitos, por exemplo, com a biomassa usada na produção de biogás.
 
WURMEISTER, F. Laboratório de biogás no Paraná é o primeiro com certificação do INMETRO. G1 – Oeste e Sudoeste – PR , Foz do Iguaçu, 16 maio 2016. Disponível em: <https://goo.gl/kxELoU>. Acesso em: 21/12/2018
 
Em relação à norma em referência no texto 17.025, qual é o papel do Inmetro? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Calibração dos equipamentos do laboratório.
	Resposta Correta:
	 
Acreditação de Laboratórios.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está errada. Trata-se de uma das atribuições do INMETRO realizadas com os laboratórios de calibração e ensaio realizada de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Portaria n. 206, de 16/05/2011 , aprova a revisão dos Requisitos de Avaliação da Conformidade para Inspeção Técnica e Manutenção de Extintores de Incêndio, visando propiciar condições de operação segura e desempenho adequado por parte dos extintores manutenidos.
 
A portaria também visa cientificar que a Consulta Pública que acolheu contribuições, tanto de setores especializados quanto da sociedade em geral, para a elaboração dos Requisitos ora aprovados foi divulgada pela Portaria Inmetro n.o 253, de 15 de setembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União – DOU de 17 de setembro de 2009, seção 01, página 79.
 
E determina que a partir de 01 de janeiro de 2012 os serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio somente deverão ser executados conforme os Requisitos ora aprovados.
 
INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Portaria n. 206, de 16/05/2011. Disponível em: < http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001701.pdf .>. Acesso em: 21/12/2018
 
Este é um exemplo de portaria que estabelece os requisitos para a avaliação da conformidade de serviço. O método de avaliação da conformidade é definido por produto ou serviço. Quais das afirmações abaixo são considerados métodos de avaliação da conformidade realizado pelo Inmetro?
 
I. Certificação;
II. Declaração da Conformidade do Fornecedor;
III. Calibração;
IV. Inspeção;
V. Normalização;
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta. Os métodos de avaliação da conformidade são: Certificação; Declaração da Conformidade do Fornecedor; Inspeção, Ensaio. Se você abrir a Portaria 2016 de 2011, vai observar que para o serviço de manutenção de extintores o método definido é de Declaração do fornecedor.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Projeto de Lei de Conversão (PLV) 28/2011, aprovado na noite desta terça-feira (22) no Plenário do Senado, trata também de atualizações na legislação que regula o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Pelo texto do projeto, o Inmetro passa a ser chamado de Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e tem suas competências ampliadas, assim como seu papel de normatização e fiscalização, principalmente no que tange produtos importados.
 
Entre as novas competências do Inmetro está a de polícia administrativa para, entre outras atribuições, fiscalizar "práticas enganosas de comércio". As alterações incluem ainda a criação da Taxa de Avaliação da Conformidade, vinculada ao poder de polícia administrativa, que incidirá sobre pessoas físicas ou jurídicas que prestem serviços ou pratiquem relações econômicas com bens, desde o comércio até o transporte.
 
BRASIL. Senado Federal. Inmetro tem competência ampliada para também fiscalizar ações de comércio. Senado Notícias , Brasília, 22 nov. 2011. Disponível em: <https://goo.gl/mgtLuY>. Acesso em: 22/11/2018
 
Considerando à importância do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO para o desenvolvimento econômico nacional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. ( ) É uma empresa pública vinculada ao governo dos estados.
II. ( ) Criado pela Lei 5966, de 1973, juntamente com o Sinmetro e Conmetro.
III. ( ) Tem como atribuição atuar como organismo certificador.
IV. ( ) Tem como atribuição atuar na avaliação da conformidade.
V. ( ) Realiza o papel de Secretaria Executiva do Conmetro e de seus comitês técnicos assessores; 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmações.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
F, V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
F, V, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está certa! O Inmetro foi criado junto com o Sinmetro e o Conmetro e faz avaliação da conformidade realizando o papel de Secretaria Executiva do Conmetro e de seus comitês técnicos assessores
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Tirando os técnicos, que, geralmente, estão mais envolvidos com as normas técnicas, existe um esforço muito grande para que a sociedade em geral participe mais de todo o processo de normalização.
 
Muitas pessoas acham que isso é restrito, porém a ABNT trabalha arduamente para divulgar e disseminar que é de suma importância a participação de todos. Sem contar que a participação nos Comitês Brasileiros é voluntária, então, por que não participar?
 
Participar do processo de normalização é contribuir e defender os interesses da sociedade. A maioria dos Comitês Brasileiros faz parte em Comitês Internacionais da ISO, por exemplo, e essa representatividade é fundamental para que possamos garantir e defender o posicionamento e interesses do nosso País.
 
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A importância de participar da Normalização. Disponível em:  <https://goo.gl/UQ5PWK>.  Acessoem: 21/12/2018
 
O processo de elaboração de normas técnicas é de responsabilidade de qual órgão relacionado ao Sinmetro?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
	Resposta Correta:
	 
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta. A ABNT é o órgão responsável pela elaboração de normas para dar suporte à regulamentação técnica, facilitar o comércio e fornecer uma base para melhorar a qualidade de processos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Em sessão de julgamento ocorrido em 27/09/2012, cujo acórdão só veio à intimação do MPPR em 12/04/2013, a 2ª Câmara Criminal deu provimento à apelação interposta pela Promotoria de Justiça junto à Vara Criminal, contra decisão que absolveu sumariamente acusado de conduzir veículo embriagado, com o argumento de que, vencido o prazo de calibração do “bafômetro”, incabível a imputação de condução de veículo embriagado, por imprecisão do instrumento aferidor da materialidade do crime. A Câmara julgadora entendeu que a materialidade fora precisamente aferida (e, portanto, deveria ser dado prosseguimento à acusação), uma vez que a data do fato ocorreu enquanto vigente o prazo de verificação do etilômetro (“bafômetro”), não obstante a data de sua calibração esteja documentada como sendo de quase dois anos atrás, pois a calibração (ao contrário da verificação pelo INMETRO) não possui prazo legal para sua realização, somente exigível quando constatada divergência entre o resultado alcançado na verificação e o padrão definido pelo INMETRO.
 
“BAFÔMETRO” – verificação e calibração. Distinção. Provimento de apelação da Promotoria junto à Vara Criminal de Marialva. MPPR – Ministério Público do Paraná , 23 abr. 2013. Disponível em: <https://goo.gl/DNWMCm>.  Acesso em: 21/12/2018
 
Considerando o texto acima, assinale a alternativa que corresponde à definição do processo de calibração.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
É um processo que consiste em garantir a confiabilidade de padrões de trabalho na indústria por meio da comparação do resultado com um padrão rastreado.
	Resposta Correta:
	 
É um processo que consiste em garantir a confiabilidade de padrões de trabalho na indústria por meio da comparação do resultado com um padrão rastreado.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está certa. Nos produtos e serviços cuja medição seja um requisito, é importante a utilização de instrumentos de medição calibrados.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Nossos membros são as organizações de padrões mais importantes em seus países e há apenas um membro por país. Cada membro representa a ISO em seu país e indivíduos ou empresas não podem se tornar membros dela. Há, inclusive, uma lista no site da ISO que você pode consultar para obter informações sobre o membro ISO em seu país.
 
Existem três categorias de membros e cada um deles têm de um nível diferente de acesso e influência sobre o sistema ISO. Desta forma, isso nos ajuda a ser inclusivos, ao mesmo tempo em que reconhecemos as diferentes necessidades e capacidades de cada órgão nacional de padrões.
 
ISO – International Organization for Standardization . ISO: a global network of national standards bodies. Members, [201-]. Disponível em: <https://goo.gl/Y8Qra8>. Acesso em: 21/212/2018
Considerando que o Brasil é representado pela ABNT como membro integral da ISO, quais são os benefícios de ser um membro integral? Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta das informações.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Pode participar da elaboração das normas e políticas da ISO, com direito a voto. Podem vender e adotar as normas em âmbito nacional. 
	Resposta Correta:
	 
Pode participar da elaboração das normas e políticas da ISO, com direito a voto. Podem vender e adotar as normas em âmbito nacional. 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua reposta está correta. Você compreendeu os tipos de membro da ISO e seus respectivos benefícios. Todos os membros são beneficiados com a padronização e o desenvolvimento econômico mundial.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Normalização Técnica é a atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.
Na prática, a Normalização traz inúmeros benefícios e está presente na fabricação de produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.
 
ABIMAQ - Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos. Normalização. Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos. Disponível em: <http://www.abimaq.org.br/site.aspx/Normalizacao>. Acesso em: 21/12/2018
 
Considerando a necessidade de normalização, a ABNT possui alguns tipos de normas juntamente com a definição de cada uma. Assim, classifique as colunas a seguir de acordo com os tipos correspondentes.
 
I. Terminologia
II. Método de ensaio
III. Especificação
IV. Classificação
V. Padronização
 
(   ) Estabelece os métodos de ensaio.
(   )  Estabelece requisitos para a qualidade de um produto ou serviço, para que este consiga estabelecer uma adequação ao propósito.
(   ) Fixa formas, dimensões e tipos de produtos.
(   ) Possui a finalidade de ordenar, distribuir ou subdividir conceitos ou objetos, bem como critérios a serem adotados
(   )  Estabelece termos, definições, vocabulários.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III, V, IV, I.
	Resposta Correta:
	 
II, III, V, IV, I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta.  Você entendeu os tipos de normas elaborados pela ABNT. Além destes cinco tipos de normas, há ainda a norma que descreve procedimentos.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma das atividades do Sinmetro é a de elaborar normas para dar suporte à regulamentação técnica, facilitar o comércio e fornecer a base para melhorar a qualidade de processos, produtos e serviços.
 
A área de normalização no Sinmetro está sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem autoridade para acreditar Organismos de Normalização Setoriais (ONS) para o desempenho dessas tarefas.
 
A ABNT é uma organização não governamental, mantida com recursos da contribuição dos seus associados e do Governo Federal. Ela representa o Brasil na ISO/IEC e nos foros regionais de normalização, auxiliada por entidades governamentais e privadas. Além disso, a ABNT tem participação em vários comitês técnicos, como o ISO TC 176 (qualidade), ISO TC 207 (meio ambiente) e ISO/CASCO, além do ISO/TMB (Technical Management Board).
 
INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. SINMETRO - Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/inmetro/sinmetro.asp>. Acesso em: 21/12/2018
 
Em relação à ABNT, quais afirmações estão corretas:
 
I. É uma entidade privada, sem fins lucrativos;
II. Mantida somente com recursos próprios da venda das Normas;
III. Fundada em 28 de setembro de 1950;
IV. Reconhecida pelo governo como Foro Nacional de Normatização;
V. Presta serviços de avaliação da conformidade ;
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, IV e V, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, IV e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está certa. A ABNT é uma entidade não governamental, reconhecida como Foro Nacional de normalização do âmbito do Sinmetro, que também presta serviços de avaliação da conformidade.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ISO ([201-]) já desenvolveu mais de 22.368 normas internacionais, as quais estabelecem requisitos, especificações, diretrizes ou características de produtos ou serviços, visando sustentar a tecnologia e garantir a qualidade. Porém, além dasNormas Internacionais, conhecidas como Padrões ISO, a organização elabora também Especificações Técnicas ISO / TS, Relatórios Técnicos ISO / TR, Especificações publicamente disponíveis ISO / PAS, IWA - International Workshop Agreements e Guias ISO.
 
ISO – International Organization for Standardization . We're ISO: we develop and publish International Standards. Vernier: ISO, [201-]. Disponível em: <https://www.iso.org/standards.htm>. Acesso em: 21/12/2018
 
Considerando as afirmações abaixo, relacione cada documento à explicação que melhor a define.
 
I. Padrões internacionais 
II. Especificação Técnica
III. Relatório Técnico
IV. International Workshop Agreement
V. Guias
 
(   ) Tratam-se de trabalhos ainda em desenvolvimento técnico, que são publicados imediatamente e que, no futuro, podem ser tornar uma Norma Internacional.
(   ) É um documento desenvolvido fora do sistema normal de comitês ISO para permitir que os participantes do mercado negociem em um ambiente de “oficina aberta”.
(   ) São documentos que ajudam os leitores a entenderem mais sobre as principais áreas em que os padrões agregam valor.
(   ) Documento que estabelece regras, diretrizes ou características para um processo, produto ou serviço.
(   ) Documento que estabelece informações, podendo ser dados obtidos de uma pesquisa ou um relatório informativo.
 
Agora, assinale a alternativa que corresponde a sequência correta das respostas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, IV, V, I, III.
	Resposta Correta:
	 
II, IV, V, I, III.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Sua resposta está correta! Você relacionou os documentos ao texto que melhor define cada um deles. Portanto, além do Padrão Internacional, o produto principal, a ISO emite outros documentos públicos.
	
	
	
Sábado, 19 de Setembro de 2020 23h54min53s BRT

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes