Buscar

FISIOLOGIA HUMANA

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA HUMANA
O que é fisiologia humana?
A fisiologia humana é a área da biologia que estuda o funcionamento do corpo humano. Nesse estudo são avaliados todos os sistemas que trabalham para garantir o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo, explicando os fatores físicos e químicos envolvidos na manutenção da saúde.
Constituição do corpo humano e as ciências responsáveis.
Átomos - é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico. É formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo; (a ciência responsável e a química); (exemplo, C, H, O, P, F, Mg, S etc.).
Molécula - é um grupamento estável de dois ou mais átomos, que caracteriza quimicamente uma substância; (a ciência responsável e a química, biologia molecular, biologia celular, fisiologia); (exemplo, DNA, Biotina, Água, Ar, Dióxido de Carbono).
Células - são as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões; (a ciência responsável e a biologia molecular, biologia celular, fisiologia).
As células foram descobertas entre 1663 e 1665 pelo inglês Robert Hooke. Ao examinar em um microscópio rudimentar, uma fatia de cortiça, verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células.
Tecido - No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham junta, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos; (a ciência responsável e a biologia celular, fisiologia).
Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Órgãos - os órgãos do corpo humano são formados pelo agrupamento dos tecidos (epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso), os quais são formados pelo agrupamento de células; (a ciência responsável e a fisiologia).
Cada órgão possui uma forma e função específica, sendo os mais importantes do corpo humano: o cérebro, o coração, os pulmões, o estômago, o fígado, o pâncreas, o baço, os intestinos, os rins e a bexiga.
Sistemas - é um conjunto de órgãos sendo cada um deles envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo; (a ciência responsável e a fisiologia). O corpo humano é formado pelos sistemas: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar.
Organismo - é um conjunto de órgãos que constituem um ser vivo; (a ciência responsável e a fisiologia e a ecologia). 
Populações - é um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica; (a ciência responsável e a fisiologia e a ecologia). 
Ecossistema - é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais; (a ciência responsável e a ecologia).
Biosfera - é o conjunto de todos os ecossistemas da terra, relacionado com a litosfera, hidrosfera e atmosfera; (a ciência responsável e a ecologia).
Tipos de Tecidos
O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelial, tecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.
Tecido Epitelial
As funções do tecido epitelial são de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas.
Curioso notar que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo notório de tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a derme (tecido conjuntivo).
Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina.
De modo que suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções, o tecido conjuntivo é dividido em:
· Tecido Adiposo: Composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia. A partir disso, basta notar que uma pessoa magra sente mais frio que uma pessoa gorda, uma vez que esta possui mais tecido adiposo que a outra (magra).
· Tecido Cartilaginoso: Possui consistência firme, contudo flexível; sua função é de sustentação e revestimento, por exemplo, a orelha, o nariz, a traqueia. Além disso, a cartilagem amortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral.
· Tecido Ósseo: Tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno o que torna os ossos rígidos e resistentes. Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano.
· Tecido Sanguíneo: Formado por diversos tipos de células, esse tecido possui as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes. Vale lembrar que o sangue é um tecido líquido, composto de hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma.
Tecido Muscular
O tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação e vascularização, e são divididos em:
· Tecido muscular liso (não-estriado): Caracterizado por movimentos involuntários, seu nome corresponde à ausência de estrias transversais, são exemplos, o útero, a bexiga e o intestino.
· Tecido muscular esquelético: Recebe esse nome, pois a maior parte desse tecido está junto ao esqueleto; possui células longas, presença de estrias transversais e movimentos voluntários.
· Tecido muscular cardíaco: Encontrado no coração, esse tipo de tecido possui movimento involuntários sendo formado por células longas e cilíndricas além de possuir estrias transversais.
Tecido Nervoso
O tecido nervoso é formado principalmente por células nervosas denominadas neurônios. Apresenta células longas e estreladas que possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos. São exemplos os nervos, o cérebro e a medula espinhal.
Homeostasia
Conceito: Condição na qual o meio interno do corpo permanece dentro de certos limites fisiológicos. O meio interno refere-se ao fluido entre as células.
Sistema nervoso regula a homeostase pela detecção dos desequilíbrios do corpo, e pelo envio de mensagens (impulsos nervosos) aos órgãos apropriados. 
Sistema endócrino é formado por um grupo de glândulas que secretam mensageiros químicos, chamados de hormônio, na corrente sanguínea.
Características da Homeostase.
Apesar de mudanças que possam vir a ocorrer no organismo, internamente ou externamente, a homeostase é a constância do meio interno (líquido intersticial). Conservando-se em temperatura adequada (37º C) ela garante que as trocas necessárias para o corpo ocorram; e, assim, as células do corpo se desenvolvem.
 
Exemplo de Homeostase: Ingestão de carboidrato eleva a glicose no sangue ocorrendo a hiperglicemia, há liberação de insulina pelo pâncreas, ocorre à diminuição dessa glicemia. 
Retroalimentação
Retroalimentação, realimentação ou Feedback, é o nome dado ao procedimento através do qual parte do sinal de saída de um sistema (ou circuito) é transferida para a entrada deste mesmo sistema, com o objetivo de diminuir, amplificar ou controlar a saída do sistema.
Quando a retroalimentação diminui o nível da saída, fala-se de retroalimentação negativa, e quando a retroalimentação amplifica o nível da saída fala-se de retroalimentação positiva. A retroalimentação pode também ter um efeito variável (às vezes positivo, às vezes negativo) de acordo com as condições, tempo de transmissão e inércia do sistema, o que pode provocar efeitos variados(ciclos, comportamento caótico, etc.).
Exemplo de retroalimentação 
Retroalimentação positiva
Contrações uterinas no parto
Quando as contrações uterinas se intensificam para empurrar a cabeça do feto contra o colo uterino, o estiramento do colo uterino emite sinais, até o corpo do útero, que responde com contrações ainda mais intensas. O colo do útero é então ainda mais distendido. Esse ciclo continua até que o feto nasça.
Retroalimentação negativa
Controle da pressão arterial
Quando a pressão arterial eleva-se, receptores neurais presentes nas paredes das grandes artérias são estimulados de forma excessiva, devido ao estiramento desses vasos, fazendo com que impulsos transmitidos para o bulbo inibam o centro vasomotor.
O centro vasomotor então reduz o número de impulsos transmitidos, diminuindo a atividade de bombeamento pelo coração e facilitando o fluxo sanguíneo nos vasos periféricos, diminuindo a pressão arterial até seu valor normal.
Então, se algum fator diminui ou aumenta demais, o sistema de controle relacionado a este fator ativa o mecanismo de feedback negativo, que provoca uma série de alterações, fazendo com que esse fator volte a seu valor médio, mantendo a homeostasia.
Na via contrária, nosso corpo também possui um mecanismo de feedback positivo, que na maioria das vezes são ciclos viciosos e podem até causar a morte do indivíduo. O feedback positivo nunca leva à estabilidade, e sim, à instabilidade.
 
Controle do meio interno
Água – formação dos líquidos corporais; A água é fundamental para o transporte de substâncias, como o oxigênio, nutrientes e sais minerais, pois faz parte da composição do plasma sanguíneo. Além de levar nutrientes para as células, a água proporciona a eliminação de substâncias para fora do corpo, como é o caso da urina, que é formada basicamente por água e substâncias tóxicas ou em excesso dissolvidas.
Eletrólitos - é um termo "médico/científico" para os sais, especificamente os íons. O termo eletrólito significa que este íon é carregado eletricamente e se move para outro eletrodo negativo (cátodo) ou positivo (ânodo).
Cátion Íon com carga positiva
Aníon Íon com carga negativa
No seu corpo, os principais eletrólitos são os seguintes:
· 
10
· Sódio (Na+)
· Potássio (K+)
· Cloreto (Cl-)
· Cálcio (Ca2+)
· Magnésio (Mg2+)
· Bicarbonato (HCO3-)
· Fosfato (PO42-)
· Sulfato (SO42-)
Nutrientes são essenciais para a vida e são formados pelos elementos químicos. Estão divididos em macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras da dieta). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.
Principais nutrientes para o corpo humano.
Carboidratos: São as fontes de energia mais rápida e podem ser encontrados, de forma mais saudável, em batatas (doce, inglesa), mandioca, mandioquinha, inhame, cará, pães integrais, tapioca, entre outros.
Gorduras insaturadas: melhoram a resposta imune do organismo frente aos agressores - peixes com ômega 3 (sardinha, truta, linguado, atum, namorado, salmão), umas 2 a 3 vezes por semana; óleos vegetais como milho, soja, oliva e oleaginosas (castanhas em geral, nozes, amêndoas).
Vitamina A: atua no desenvolvimento das células brancas do sangue (linfócitos) e como antioxidante, tendo efeito também protetor. Pode ser encontrada em frutas e vegetais de cores amareladas e alaranjadas, como abóbora, cenoura, manga, goiaba, em óleos de dendê e buriti, no fígado, gema de ovo, leite e seus derivados.
Vitamina C: é a vitamina da imunidade, suas fontes são as frutas ácidas como laranja, limão, maracujá, kiwi, acerola, morango, goiaba, entre outras.
Vitamina E: é um poderoso antioxidante, é encontrada em óleos vegetais como milho, soja, oliva e oleaginosas (castanhas em geral, nozes, amêndoas).
Probióticos: eles impedem a proliferação de organismos maléficos no organismo e aumentam os benéficos. São encontrados no leite fermentado, iogurtes ou suplementos em pó.
Arginina: aumenta a atividade dos linfócitos e macrófagos, e é facilmente encontrada nos queijos, iogurte, feijão, uva-passa, castanhas, nozes, avelãs, milho, cacau e aveia.
Glutamina: é quem fornece energia diretamente para as células do sistema imunológico. Está presente em alimentos como carnes, peixes, ovos, iogurte, leite, queijo, feijão, ervilha, repolho, beterraba, espinafre, couve, salsa.
Composição do meio interno 
O Líquido Extracelular – O “Meio Interno”. 
Cerca de 56% do corpo humano são compostos de líquido. Embora a maior parte desse líquido fique no interior das células – e seja chamado de Líquido Intracelular (LIC) – cerca de 1/3 ocupa os espaços por fora das células e é chamado de Líquido Extracelular (LEC). O LEC se movimenta continuamente por todo o corpo. É transportado rapidamente no sangue circulante e, em seguida, misturado entre o sangue e os líquidos teciduais por difusão através das membranas capilares. No LEC ficam os íons e nutrientes necessários às células, para a manutenção da vida celular. Portanto, todas as células partilham de um mesmo ambiente, o LEC, chamado Meio Interno diferenças entre LIC e LEC:
LEC
Altas concentrações: Íons (sódio, cloreto, bicarbonato).
Nutrientes (oxigênio, glicose, a.graxos, aminoácidos).
Produtos e subprodutos cel. (gás carbônico, uréia) – excretados pelos Pulmões e Rins.
LIC
Altas concentrações: Íons (potássio, fosfato, magnésio).
(A manutenção das diferenças de concentração entre LIC e LEC é feita por mecanismos especiais de transporte de íons através das membranas celulares).
Obs.: a movimentação dos líquidos intracelulares com seus íons e nutrientes regulam à manutenção da homeostasia.
A distribuição de íons nos compartimentos celulares (LIC e LEC).
Dentro da célula existe uma maior concentração de potássio K+ e fora da célula existe uma grande quantidade de íons de Na+.
Principais íons
Sódio Na+
· Ingestão em média 100 – 300 mmol/dia = 1g – 5g. 
· Nas fezes são liberado em média: 5 mmol/dia 90mg/dia.
Distribuição corporal de Sódio Na+.
.
· Sendo 25% está presente nos ossos e tecidos.
· E 75% está presente no LEC, Liquido Extracelular.
· Suor perder em média por dia 5mmol.
Função do Sódio Na+
Mantém a pressão osmótica dos líquidos corporais protegendo a perda excessiva de líquidos.
Preserva a irritabilidade normal dos músculos e a permeabilidade celular (bomba Na/K).
 Associado ao Cl- e HCO- 3 na regulação do equilíbrio ácido-base.
Potássio K+.
· Ingestão de Potássio em média 30 – 100 mmol/dia = 500 – 1800 mg/dia.
· Nas fezes são liberados em média: 5 mmol/dia 90mg/dia.
Distribuição corporal do Potássio K+.
Função do Potássio.
 Principal cátion no liquido extracelular. 
 No LEC – influência na atividade muscular.
 Manutenção do equilíbrio ácido-base, da pressão osmótica e da retenção de água no LIC.
 Mantém a neutralidade elétrica dentro da célula.
Distúrbio do equilíbrio do Potássio.
O excesso de potássio no sangue pode provocar redução da pressão arterial, arritmia cardíaca, diminuição da frequência cardíaca e infarto. Normalmente o excesso de potássio é causado por desidratação, insuficiência renal, exercícios físicos intensos ou uso de medicamentos diuréticos, como Espironolactona, e antiinflamatórios, como Ibuprofeno.
A falta de potássio no sangue pode causar:
Fraqueza constante; Câimbras musculares; Náuseas e vômitos, frequentes; Aumento do açúcar no sangue; Dificuldade para respirar.
Questões para refletir
· Hemorragia é a perda do sangue para o meio externo. Sem novos líquidos entrando no corpo, como o volume de plasma pode ser elevado para tentar manter a homeostase?
O volume do plasma pode ser elevado com a administração de soro fisiológico á 0,9%, sendo assim, para manter a homeostase corporal.
· Qual das opções ilustra melhor o conceito de retroalimentação positiva?
a) A secreção de ácido por células do revestimento do estômago é suprimida quando a acidez do conteúdo gástrico aumenta. 
b) Uma elevação da pressão arterial estimula a eliminação de água na urina, o que reduz a pressão arterial. 
c) Um aumento da concentração de H+no sangue causa um aumento da excreção de H+ na urina. 
d) Um aumento da concentração de dióxido de carbono do sangue estimula a ventilação. o que aumenta a velocidade de eliminação do dióxido de carbono. 
e) Contrações do útero empurram o feto contra o colo do útero, o que deflagra a liberação de ocitocina na corrente sanguínea; então a ocitocina estimula contrações mais fortes do útero.
· Para manter a homeostase, nosso organismo realiza vários processos. Quando a pressão arterial eleva-se, por exemplo, sinais são enviados para o encéfalo a fim de diminuir a atividade bombeadora do coração e facilitar o fluxo sanguíneo pelos vasos periféricos. Como consequência dessas ações, a pressão arterial cai.
O mecanismo de controle da homeostase descrito acima é chamado de:
a) ciclo celular.
b) irritabilidade.
c) metabolismo.
d) feedback negativo.
e) feedback positivo.
Alternativa “d”. O mecanismo citado é o feeedback negativo, uma vez que o aumento da pressão provoca sua diminuição, ou seja, é gerado um estímulo contrário àquele que provocou o desequilíbrio.
Cronobiologia: Estudo sistemático das variações temporais da matéria viva em todos os seus níveis de organização sendo a ciência que investiga e quantifica mecanismos biológicos de controle das estruturas temporais (Halberg, Carandente, Cornélissen & Katinas, 1977).
Cronobiologia: é definida como a ciência responsável por estudar os ritmos e fenômenos físicos e bioquímicos periódicos que ocorrem no seres vivos. Mais simplificadamente, esta área da biologia é responsável por estudar o “relógio biológico” dos seres vivos.
Ritmo circadianos, designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.
Ritmo ultradiano, próprios do ser humano responsável pelo batimentos cardíacos, movimentos respiratórios.
Ritimo infradiano, periodicidade maior do que 28 horas ciclo menstrual, ciclo estral.
Dentro da Célula	Na+	K+ 	Mg+	Cl+	HCO3+	Proteínas	0.25	5	3	1	0.5	5	Fora da Célula	Na+	K+ 	Mg+	Cl+	HCO3+	Proteínas	5	1	1.5	3.5	2	2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes