Buscar

Resumo do Livro o mundo de sofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo do Livro: O mundo de Sofia
Este livro conta a história de uma adolescente chamada Sofia, ela gosta muito de animais e tem alguns bichinhos de estimação. A história se passa quando Sofia ainda tinha 14 anos, só que quando ela estava prestes a completar 15 anos, ela começa a receber cartas misteriosas, cartas que não tinha remetente, nas cartas a menina Sofia recebe vários questionamentos filosóficos, como por exemplo: “quem é você?”, de onde viemos?” e “de onde vem o mundo?”. E toda vez que ela recebe uma carta, recebe também algumas apostilas com conteúdo filosófico. Sofia tem um pouco de dificuldade de entender algumas coisas e por isso ela acaba lendo as apostilas várias vezes.
Sofia então resolve manter o conteúdo da carta em segredo, não conta a sua mãe e nem para sua melhor amiga, e para se sentir mais a vontade ela escolheu um lugar onde pudesse ler tudo com calma e tranquilidade e ela chamava esse lugar que ficava no jardim de sua casa de “”o mundo de Sofia.”
Certo dia Sofia descobre quem está lhe enviando as cartas, pois essa pessoa queria apenas lhe ensinar a história da filosofia, e a medida que Sofia aprendia, ela ficava cada vez mais interessada, até que ela passou a se encontrar como o professor Alberto, que era que lhe enviava as cartas, para aprender pessoalmente. Até que a jovem Sofia consegue desvendar os maiores segredos da filosofia e a importância de sua existência. Essas cartas mudaram completamente a vida de Sofia fazendo com que ela revesse seus próprios conceitos sobre o mundo. 
No curso de Pedagogia, temos o privilégio de termos como base pensamentos e ideias de grandes filósofos como por exemplo Piaget e tantos outros que contribuíram para melhor andarmos num mundo em que é preciso se adequar, um mundo que Pedagogo precisa tanto para ensinar, como aprender. No livro “O mundo de Sofia”, passa essa ideia de maneira bem consciente, nos fazendo entender que sem a Filosofia, ou seja, a sabedoria para se viver, é impossível se adotar um meio que der certo para por exemplo: ministrar uma simples aula ou conversar com um colega de trabalho sobre uma conduta suspeita. Na filosofia impera a lei do obvio, é preciso ver além do que podemos enxergar, é preciso ver o que há por trás de cada coisa, ver a sua importância, sua origem ver e entender cada coisa a nossa volta para darmos a devida importância. É deveras importante para um Pedagogo ser dinâmico em seus pensamentos, em seu agir e acima de tudo saber a importância de se reciclar como pessoa e passar essa maneira de viver as pessoas ao seu redor e principalmente a seus alunos. 15/09/2020 as 22:59

Continue navegando