Buscar

av 3 discursiva Metodologia do Ensino do Atletismo (LEF18)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ciplina:
	Metodologia do Ensino do Atletismo (LEF18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655870) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22931774
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O atletismo é um dos esportes com maiores possibilidades de ser praticado na escola, devido à possibilidade de adaptação dos espaços físicos para a sua prática. O professor de Educação Física pode adaptar as atividades de acordo com o local da aula, assim como também adaptar os materiais que utilizará durante a atividade. Além disso, tem a possibilidade de ensinar o atletismo por meio de brincadeiras que desenvolvem as habilidades dos alunos e contribuem para a aprendizagem do atletismo. Disserte sobre uma dessas brincadeiras e relacione os objetivos desta brincadeira com as capacidades físicas necessárias a prática do atletismo.
	Resposta Esperada:
Brincadeira de pega-pega: esta brincadeira pode ser desenvolvida com crianças em todas as faixas etárias da educação básica. O espaço para a realização da brincadeira deve ser amplo, para que os alunos possam correr e deslocar-se para diferentes direções. Nesta brincadeira, não será necessário nenhum material. Os alunos são posicionados livremente e o professor escolhe um aluno que, ao comando, inicia a brincadeira como o pegador. Os demais serão os fugitivos e devem correr para não serem pegos. O aluno que for tocado pelo pegador passa a ser o pegador e assim sucessivamente. O objetivo da brincadeira de pega-pega será desenvolver as habilidades motoras; melhorar a resistência física e aprimorar a velocidade.
	2.
	Cada modalidade esportiva apresenta regras específicas e que as diferenciam das demais práticas. Corridas de rua e o cross country são ótimas opções de atividades para corredores, porém elas apresentam características específicas entre si. Disserte sobre as principais características do cross country.
	Resposta Esperada:
Diferentemente da corrida de rua, o Cross Country pode ser feito também no campo ou área aberta com obstáculos naturais, como subidas, descidas, lama, água, mato, trilha etc. Fora as áreas de saída e de chegada, o percurso não deve conter qualquer outra reta longa. Um percurso ondulado ?natural?, com curvas planas e retas curtas, é o mais adequado. A temporada de Cross Country deve estender-se, normalmente, pelos meses de inverno, depois de encerrada a temporada de atletismo. O percurso deve ser designado em uma área aberta ou bosque coberto, tão longo quanto possível por grama, com obstáculos naturais, que possam ser usados por um projetista para construir um percurso desafiante e interessante.
Parte inferior do formulário

Outros materiais