Buscar

avaliação final objetiva-fundamentos da qualidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	As implementações de melhorias nos processos produtivos são essenciais para o sucesso de uma organização. Essa implementação deve contemplar, entre outros, a necessidade de integração entre as decisões estratégicas, desdobramento, implantação de ações de melhoria e avaliação da evolução. Sobre as características do gerenciamento da rotina e do gerenciamento das diretrizes, analise as sentenças a seguir:
I- A finalidade no gerenciamento da rotina é a manutenção e melhoria. 
II- No gerenciamento da rotina, os padrões são acompanhados e melhorados.
III- No gerenciamento da rotina, as pessoas envolvidas no planejamento são os gerentes da unidade. 
IV- No gerenciamento das diretrizes, as pessoas envolvidas na execução são os gerentes de cada uma das unidades. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	Juran foi um dos mestres da gestão da qualidade. Nascido em 24 de dezembro de 1904, na cidade de Braila, na Romênia, Juran e sua família mudaram-se para Gurahumora, uma vila que fazia parte do Império Austro-Húngaro. Em 1920, Juran entrou para a Universidade de Minnesota e, em 1924, formou-se Engenheiro Eletricista. Trabalhou na "Western Electric Company", onde iniciou os trabalhos com o conceito de qualidade. Sobre a trilogia de Juran, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Estabelecer metas para a qualidade; desenvolver produtos conforme os requisitos preestabelecidos e desenvolver processos enxutos.
	 b)
	Estabelecer metas para a qualidade; identificar quem são os clientes; estabelecer as expectativas dos clientes; desenvolver os produtos conforme os requisitos estabelecidos; desenvolver processos capazes de reproduzir os produtos dentro das expectativas dos clientes; estabelecer controles de processo para monitorar e corrigir eventuais desvios do planejamento.
	 c)
	Estabelecer metas para a qualidade; identificar quem são os consumidores; desenvolver os produtos de forma econômica, apenas a fim de obter lucro; monitorar e corrigir eventuais erros de produção.
	 d)
	Estabelecer metas para a qualidade; identificar quem são os clientes; estabelecer as expectativas desses clientes; estabelecer controles de processo somente para monitorar e corrigir eventuais desvios do produto quando o cliente reclamar.
	3.
	Os momentos mais importantes da qualidade foram chamados de eras da qualidade: era da inspeção, era do controle estatístico, era da garantia da qualidade e era da qualidade total. Sobre a era da qualidade total, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Foco principal é o impacto estratégico.
(    ) Ênfase no cliente e nas suas necessidades.
(    ) Processo produtivo não pode ser controlado.
(    ) Surgimento do Sistema Toyota de Produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	O princípio de Pareto é uma técnica que permite selecionar prioridades quando se enfrenta um grande número de problemas ou quando é preciso localizar as mais importantes de um grande número de causas. Com referência ao princípio de Pareto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um bom exemplo seria a análise de acidentes de trabalho. O menor número de acidentes deriva do menor número de causas. Outro exemplo: um maior volume de clientes responde pelo maior volume de negócios e, ainda, o maior número de materiais, responde pela maior parte do valor do estoque.
(    ) Dar foco às causas mais significativas de um problema facilita a solução da maioria dos problemas de uma empresa. Assim, o primeiro problema a ser resolvido torna-se encontrar as prioridades: as causas ou problemas que provocam as consequências mais danosas.
(    ) Uma das formas de utilizar o princípio de Pareto consiste em fazer o levantamento das causas de uma ocorrência e contar quantas vezes cada causa ocorre. Por exemplo, podemos perguntar: "por que os clientes estão reclamando?" e, em seguida, podemos classificar as reclamações em categorias como: demora no atendimento, falta de atenção, informações incorretas etc. E, finalmente, identificamos as causas de reclamações mais frequentes ou numerosas e as definimos como prioritárias para solução.
(    ) Dentro de uma coleção de itens, os mais importantes, seguindo algum critério de importância, normalmente representam pequena proporção do total.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	A terceira etapa do MASP é a etapa de análise. Esta etapa deve ser realizada levando em consideração informações, fatos e dados que deem ao processo um caráter científico e objetivo. Sobre a terceira etapa do MASP, analise as sentenças a seguir:
I- A etapa de análise apresenta dois passos, que são (1) coleta de dados, (2) priorizar os problemas.
II- A coleta de dados proporciona identificar as possíveis causas do problema. Deve-se levantar o maior número de dados sobre o possível problema. Com base nos dados levantados deve-se eliminar os fatores menos relevantes dos problemas, identificando, assim, suas causas principais.
III- São apresentadas diferentes opções estratégicas e é preciso identificar qual delas melhor se adequa à necessidade organizacional. Existem pelo menos três tipos de soluções estratégicas: ação corretiva; ação provisória e ação adaptativa - isso se refere ao passo (2) da terceira etapa.
IV- A etapa de análise apresenta dois passos: (1) Competir e (2) Concluir.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	Benchmarking pode ser visto como processo que visa alcançar a identificação e posterior análise das melhores práticas do mercado. Sua aplicabilidade não se restringe somente à investigação de outras organizações. Sobre os tipos de Benchmarking, analise as opções a seguir:
I- Interno.
II- Competitivo.
III- Funcional (genérico).
IV- De Mercado.
V- De Confronto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções II e V estão corretas.
	7.
	Para Lawler (1997), a motivação é um fator crítico nas organizações. As ações gerenciais e arranjos devem ser avaliados, de forma que sejam caracterizados os efeitos das ações tomadas nos indivíduos e na organização como um todo. Sobre os exemplos de motivação por reconhecimento das pessoas, analise as sentenças a seguir:
I- Entrega de certificados ou placas para palestrantes ou moderadores de projetos para melhoria da qualidade.
II- Pagamento de participação nos resultados.
III- Aumento de salários.
IV- Publicação dos resultados dos projetos e os envolvidos em murais e informativos da empresa.
V- Convites para a participação em jantares entre a equipe de projeto e a alta direção da empresa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAWLER, Edward E. Motivação nas organizações de trabalho. In: BERGAMINI, Cecília W. e CODA, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e Liderança. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
	 a)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	8.
	A estratégia é um elemento importante para as organizações atuarem no mercado de forma competitiva, pois é com o uso adequado da estratégia que as organizações conseguem um melhor posicionamento e retorno financeiro
de longo prazo e obter a longevidade de suas empresas (De Geus, 1999). Os primeiros registros sobre estratégia datam de mais de dois mil anos a.C. e tratam da seleção de estratégias especificadamente no contexto de batalhas militares (ANSOFF,1990). A origem do termo reside na atividade militar e deriva de duas palavras gregas: "stratos", que significa exército, e "legein", significa conduzir.
A Gestão da Qualidade vem tão somente para a total eficiência e sucesso das instituições. A valorização do cliente está em primeiro lugar. Com uma abordagem ampla, tem o objetivo de tornar a empresa mais competitiva, flexível e eficaz construindo um planejamento sólido e compreendendo as atividades exercidas em cada setor da organização. Importante ressaltar que devem participar desse planejamento, pessoas de cada nível hierárquico, que poderão colaborar com a organização. Sobre os conceitos de Gestão da Qualidade Total, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: Qualidade Total. Disponível em: <http://gestao-de-qualidade.info/qualidade-total.html>. Acesso em: 7 mar. 2018.
	 a)
	O gerenciamento pelas diretrizes também é conhecido como Hoshin Kanri ou planejamento hoshin ou desdobramento das diretrizes.
	 b)
	A definição das metas da empresa é feita através da estruturação de ações a curto prazo para execução.
	 c)
	Este sistema tem seu foco principal na definição das metas da empresa.
	 d)
	Acompanha a empresa na execução das metas, previstas no planejamento anual.
	9.
	Com as transformações ocorridas no cenário das organizações em geral, a maior preocupação das empresas é como competir com grandes e repentinas mudanças no mercado. Algumas empresas utilizam técnicas como downsizing (redução de pessoal) na tentativa de reduzir custos e, consequentemente, seus preços de venda. Outras tantas investem em programas relacionados à qualidade, investimentos tecnológicos e outras técnicas propostas para se atingir o objetivo desejado. Na verdade, as empresas devem ofertar produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas do mercado, que sejam úteis, que cubram custos, que garantam lucros e que tenham preços competitivos. Para que isso aconteça, as empresas precisam conhecer muito bem o mercado que querem atender ou atendem (nicho de mercado), verificar a melhor estratégia de atuação, recursos e tecnologia necessárias para a obtenção de produtos, aquisição e controle de matérias-primas, conhecer a atuação dos concorrentes, a utilização correta da informação que quando bem utilizada e organizada representa o meio de integrar as diversas funções, processos e setores e outros tantos conhecimentos necessários para obter o sucesso desejado. Em resumo isto significa ter qualidade. A qualidade representa um modo de gestão das organizações em que as pessoas devem fazer as coisas certas, no tempo certo e ao menor custo; e, para isso, precisam dominar e usar o conhecimento necessário para a organização da empresa. Sobre as consequências do não uso da qualidade nas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O custo e o retrabalho diminuem.
	 b)
	A confiabilidade e a reputação do profissional diminuem.
	 c)
	A produtividade aumenta.
	 d)
	O profissional terá maior competitividade.
	10.
	Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou a ter um enorme crescimento industrial e tecnológico. Para que isso fosse possível, utilizou-se o ciclo PDCA (Plan = Planejar, Do = Fazer, Check = Controlar e monitorar e Action = Implantar). Deming, um engenheiro americano, foi o grande estrategista e responsável pelas grandes mudanças realizadas no Japão. Com o passar dos anos, foi-se aprimorando o que chamamos hoje de Os 14 pontos de Deming. Sobre os pontos desenvolvidos por Deming, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não aceitar atrasos devido a erros, insumos e acabamentos defeituosos.
(    ) Criar planos de melhoria contínua.
(    ) Estabelecer metas para a mão de obra.
(    ) Acrescentar na estratégia da organização treinamentos para os usuários.
(    ) Deixar claro pela gestão gerencial o compromisso com a qualidade e a produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F - F.
	 b)
	V - V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2009) Cada uma das teorias administrativas surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. Sobre as Teorias de Administração, considere as afirmativas a seguir:
I- A Teoria da Burocracia de Weber procurou utilizar métodos quantitativos na busca de soluções para problemas complexos.
II- A Visão Sistêmica da Administração considerou a organização como um sistema fechado, sem necessidade de interação com o ambiente, o qual é estável e previsível.
III- A Escola das Relações Humanas apresentou a existência da organização informal e das necessidades sociais das pessoas na organização.
IV- A Administração Científica de Taylor buscou aumentar a eficiência operacional das empresas por meio da ausência de desperdícios e da divisão do trabalho.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
	 a)
	II e III.
	 b)
	I, III e IV.
	 c)
	III e IV.
	 d)
	I, II e IV.
	12.
	(ENADE, 2015) Segundo a NBR ISSO 9000:2000, a auditoria da qualidade é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se foram implementadas com eficácia e se são adequadas à consecução dos objetivos. A metodologia de uma auditoria da qualidade estabelece etapas a serem seguidas. A partir dessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- O auditor da qualidade deve descrever as ações corretivas necessárias, responsabilidades e prazos, fazer follow-up para verificação e geração das respostas escritas ao órgão auditor sobre a efetividade dessas ações.
PORQUE
II- O processo administrativo deve ser implementado em todas as áreas da organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 c)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais