Logo Passei Direto
Buscar

simulado-5 de licitações e contratos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei n. 8.666/1993.
a) Tomada de preço é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
a) Tomada de preço é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
b) Convite é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
c) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
d) Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o menor lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
e) É permitida a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação delas.

Acercas das licitações e Contratos realizados por empresas estatais, com base no disciplinamento constitucional, bem como na doutrina, jurisprudência e também com amparo na Lei n. 13.303/2016, que institui regras de licitações e contratos por tais empresas, julgue os itens a seguir.
Considera-se sobrepreço quando os preços orçados para a licitação ou os preços contratados são expressivamente superiores aos preços referenciais de mercado, podendo referir-se ao valor unitário de um item, se a licitação ou a contratação for por preços unitários de serviço, ou ao valor global do objeto, se a licitação ou a contratação for por preço global ou por empreitada.
c) Certo
e) Errado

Julgue os itens abaixo com fundamento no Decreto n. 7.892/2013.
O TCE/RJ deve contratar os equipamentos de informática com empresas que constam na ata de registro de preços, sendo vedada a realização de licitação específica para a aquisição pretendida.
c) Certo
e) Errado

Julgue os itens abaixo com fundamento no Decreto n. 7.892/2013.
A aquisição do edital é condição para participação no certame dos licitantes.
c) Certo
e) Errado

A respeito das disposições da Lei n. 8.666/1993 sobre licitações públicas, assinale a alternativa correta.
Após a fase de julgamento, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.
a) Após a fase de julgamento, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.
b) A declaração de nulidade do contrato opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos futuros, mas permanecem os efeitos já produzidos.
c) A licitação não é ato sigiloso, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, inclusive o conteúdo das propostas.
d) O prazo de vigência do contrato não poderá ser superior a 12 (doze) meses, ainda que haja autorização na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
e) Quando a concorrência for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço", o prazo mínimo para recebimento das propostas será de 45 dias.

O Decreto nº 7.892/2013 regulamenta o Sistema de Registro de Preços (SRP) previsto no Artigo 15 da Lei nº 8.666/1993. A Lei determina que o SRP poderá ser adotado nas seguintes hipóteses apresentadas nas afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa correta.
I. Quando, pela natureza do objeto, for possível definir previamente o qualitativo a ser demandado para todos os fornecedores participantes das propostas apresentadas.
II. Quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes.
III. Quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
e) Apenas a afirmativa I está correta

Licitação é um procedimento administrativo em que a Administração Pública Direta e Indireta obtêm a proposta mais vantajosa, assegurando igualdade de condições aos que participem do certame, visando à celebração do Contrato Administrativo para promover os interesses da coletividade.
Com relação às licitações e aos contratos administrativos, assinale a afirmativa correta.
a) O princípio da inalienabilidade, que se refere aos bens públicos de uso privativo da administração pública, não é absoluto, uma vez que a alienação de bens imóveis pertencentes ao ente federativo deve sempre ser precedida de licitação na modalidade leilão.
b) A Administração Pública pode alterar unilateralmente os contratos administrativos, independente de justificativa, desde que não seja necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto.
c) A alienação dos bens móveis da Administração Pública independe de avaliação prévia, mas é indispensável a licitação na modalidade pregão eletrônico.
d) É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial, para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
e) É dispensada a Licitação na modalidade concorrência para alienação de bens imóveis da administração pública quando se tratar de venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo.

Com base no disposto na Lei n. 8.666/1993, julgue os itens a seguir.
Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
c) Certo
e) Errado

O direito dos tratados é um dos ramos mais estudados no Direito Internacional Público. Considerando as disposições da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969, e o disposto na Constituição Federal Brasileira, assinale a alternativa correta.
Roberta e Raquel saíram do departamento de tributos da prefeitura e foram até uma praça pública municipal para bater papo. Em determinado momento, Raquel começou a refletir sobre o regime jurídico dos bens públicos e consultou Roberta, que era especialista na área, a qual lhe esclareceu que
a) os bens de uso especial, dada a sua condição de inalienabilidade, não podem ser objeto de concessão de uso.
b) chama-se desafetação o processo pelo qual um bem de uso comum do povo é convertido em bem de uso especial.
c) a investidura é hipótese legal de alienação de bens imóveis em que é dispensada a realização do procedimento licitatório.
d) os bens pertencentes às empresas públicas são públicos, diferentemente dos bens pertencentes às sociedades de economia mista.

Considerando a Lei nº 8.666/93, no que diz respeito ao desenvolvimento nacional sustentável, assinale a alternativa correta.
Em 2012, foi publicada Emenda Constitucional que impôs uma alteração na redação da Lei nº 8.666/93, a fim de incorporar a ela uma terceira finalidade de licitação: o desenvolvimento nacional sustentável.
a) Em 2012, foi publicada Emenda Constitucional que impôs uma alteração na redação da Lei nº 8.666/93, a fim de incorporar a ela uma terceira finalidade de licitação: o desenvolvimento nacional sustentável.
b) Em igualdade de condições, como critério de desempate da Lei nº 8.666/93, será assegurada preferência aos bens e serviços produzidos por empresas que promovam o desenvolvimento sustentável.
c) É permitido aos agentes públicos prever, nos atos de convocação, cláusulas que restrinjam o seu caráter competitivo em face da sede ou domicílio dos licitantes, desde que fundadas no interesse público ou na proteção da sustentabilidade ambiental.
d) Os princípios expressos básicos do processamento e julgamento da licitação pública no Brasil são: a legalidade, a hierarquia, a tipicidade, a eficiência, a objetividade, a economicidade, a transparência, o controle, a vinculação ao instrumento convocatório e o desenvolvimento nacional sustentável.
e) A licitação no regime jurídico administrativo brasileiro atual visa garantir a isonomia e a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração, além do desenvolvimento nacional sustentável.

Nos termos da Lei nº 8.666/93, é correto afirmar que a licitação é dispensável.
a) nas aquisições de gêneros fornecidos somente por produtor exclusivo.
a) nas aquisições de gêneros fornecidos somente por produtor exclusivo.
b) nas contratações de profissional de qualquer setor artístico.
c) nas contratações de serviços de natureza singular de notória especialização.
d) nas aquisições de equipamentos fornecidos somente por empresa exclusiva.
e) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

Assinale a alternativa em indica o ato da Administração que atribui ao vencedor da licitação o seu objeto:
a) Adjudicação compulsória.
b) Habilitação do licitante.
c) Julgamento objetivo da licitação.
d) Vinculação ao instrumento convocatório.

Acerca das modalidades de licitação, concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão, assinale a alternativa correta.
a) É plenamente possível a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas no enunciado.
b) As modalidades tomada de preços e convite não serão admitidas para obras e serviços de engenharia.
c) Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços, e, em qualquer caso, a concorrência.
d) A modalidade convite de licitação é a mais indicada para compras e serviços até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais).
e) Na compra de bens de natureza divisível, mesmo que não haja prejuízo para o conjunto, é proibida a cotação de quantidade inferior à demandada na licitação.

Em uma licitação, os contratos devem ser executados fielmente pelas partes, com as seguintes características:
a) O contrato só poderá ser executado depois do transitado em julgado dos recursos impetrados.
b) A execução do contrato só deve acontecer com amortização integral dos débitos.
c) A execução do contrato deve responder aos interesses da entidade privada.
d) Contratação de terceiros para subsidiar e assistir a execução dos contratos.

São modalidades de licitação, de acordo com a Lei nº 8.666/93:
A) convite e melhor técnica.
B) concorrência e maior oferta.
C) concurso e leilão.
D) melhor técnica e concurso.
E) tomada de preços e maior lance.

Após o término da vigência de um contrato administrativo precedido de licitação regida pela Lei no 8.666/1993,
a) o poder público pode anular o contrato, caso identifique qualquer vício de legalidade que o justifique.
b) é possível aplicar sanções ao contratado, tais como multa e advertência, desde que as causas de imputação das mesmas tenham se projetado para além da vigência.
c) o ato exauriu seus efeitos integralmente, dele não se podendo inferir qualquer projeção de efeitos, independentemente do tempo decorrido.
d) não há óbice à aplicação de sanção de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração pública, desde que comprovado o fundamento e observado prazo decadencial para tanto.
e) remanesce a possibilidade de aplicação de qualquer sanção contratual ao contratado, pessoa física ou jurídica, pelo prazo de 5 anos, a título de vigência ficta da avença.

A modalidade de licitação denominada pregão pode ser utilizada por um ente público, de acordo com a Lei no 10.520/2002, dentre outras situações, para a
a) contratação de empresa especializada para a revitalização da infraestrutura viária com base no critério de melhor técnica e melhor preço.
b) aquisição de insumos laboratoriais, em até 7 dias úteis após a publicação de aviso no diário oficial do referido ente, cujos padrões de qualidade são específicos e, portanto, não foram definidos no edital de licitação.
c) contratação de serviços técnicos profissionais especializados de notório saber para a realização de auditorias financeiras e tributárias.
d) aquisição de equipamentos de segurança, em até 6 dias úteis após a publicação de aviso no diário oficial do referido ente, cujos padrões de desempenho são avaliados subjetivamente.
e) contratação de mão de obra em serviços comuns de pintura das paredes internas do prédio de uma unidade pertencente ao referido ente.

Assinale a alternativa correta no tocante à responsabilidade de fiscalizar a execução dos contratos administrativos.
a) A fiscalização da execução do contrato cabe exclusivamente à Controladoria Geral da União.
b) Cabe à administração pública aplicar sanções motivadas pela inexecução do objeto.
c) A fiscalização da execução do contrato cabe exclusivamente à Advocacia Geral da União.
d) Cabe à administração pública aplicar sanções motivadas exclusivamente pela inexecução parcial do objeto.
e) O poder executivo não tem prerrogativa de aplicar sanções.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), buscando oferecer melhores condições a seus servidores no desempenho das atividades censitárias, iniciou procedimento licitatório na modalidade pregão para a aquisição de 500 (quinhentos) equipamentos de informática Desktop.
Considerando a temática do Pregão e a legislação aplicável ao caso, assinale a alternativa correta.
(A) No pregão, a habilitação do licitante ocorre em fase anterior à de julgamento e classificação.
(B) A equipe de apoio ao pregoeiro deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração e sempre pertencentes ao quadro permanente da entidade promotora do evento, no caso o IBGE.
(C) O prazo para apresentação das propostas não será inferior a 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da publicação do aviso.
(D) Se outro não estiver fixado no edital, o prazo de validade das propostas será de 90 (noventa) dias.
(E) A União publicará, no Diário Oficial da União, o extrato dos contratos celebrados, no prazo de até 20 (vinte) dias da data de sua assinatura, com indicação da modalidade de licitação e de seu número de referência.

O art. 109 das Lei de Licitações, trata dos recursos administrativos, com prazo a contar da intimação do ato ou da lavradura da ata nos casos de, por exemplo, habilitação ou inabilitação do licitante, julgamento das propostas, anulação ou revogação da licitação. Este prazo que determina este artigo é de
a) 10 dias úteis.
b) 15 dias corridos.
c) 5 dias úteis.
d) 15 dias úteis.
e) 5 dias corridos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei n. 8.666/1993.
a) Tomada de preço é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
a) Tomada de preço é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
b) Convite é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
c) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
d) Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o menor lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
e) É permitida a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação delas.

Acercas das licitações e Contratos realizados por empresas estatais, com base no disciplinamento constitucional, bem como na doutrina, jurisprudência e também com amparo na Lei n. 13.303/2016, que institui regras de licitações e contratos por tais empresas, julgue os itens a seguir.
Considera-se sobrepreço quando os preços orçados para a licitação ou os preços contratados são expressivamente superiores aos preços referenciais de mercado, podendo referir-se ao valor unitário de um item, se a licitação ou a contratação for por preços unitários de serviço, ou ao valor global do objeto, se a licitação ou a contratação for por preço global ou por empreitada.
c) Certo
e) Errado

Julgue os itens abaixo com fundamento no Decreto n. 7.892/2013.
O TCE/RJ deve contratar os equipamentos de informática com empresas que constam na ata de registro de preços, sendo vedada a realização de licitação específica para a aquisição pretendida.
c) Certo
e) Errado

Julgue os itens abaixo com fundamento no Decreto n. 7.892/2013.
A aquisição do edital é condição para participação no certame dos licitantes.
c) Certo
e) Errado

A respeito das disposições da Lei n. 8.666/1993 sobre licitações públicas, assinale a alternativa correta.
Após a fase de julgamento, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.
a) Após a fase de julgamento, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.
b) A declaração de nulidade do contrato opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos futuros, mas permanecem os efeitos já produzidos.
c) A licitação não é ato sigiloso, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, inclusive o conteúdo das propostas.
d) O prazo de vigência do contrato não poderá ser superior a 12 (doze) meses, ainda que haja autorização na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
e) Quando a concorrência for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço", o prazo mínimo para recebimento das propostas será de 45 dias.

O Decreto nº 7.892/2013 regulamenta o Sistema de Registro de Preços (SRP) previsto no Artigo 15 da Lei nº 8.666/1993. A Lei determina que o SRP poderá ser adotado nas seguintes hipóteses apresentadas nas afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa correta.
I. Quando, pela natureza do objeto, for possível definir previamente o qualitativo a ser demandado para todos os fornecedores participantes das propostas apresentadas.
II. Quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes.
III. Quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
e) Apenas a afirmativa I está correta

Licitação é um procedimento administrativo em que a Administração Pública Direta e Indireta obtêm a proposta mais vantajosa, assegurando igualdade de condições aos que participem do certame, visando à celebração do Contrato Administrativo para promover os interesses da coletividade.
Com relação às licitações e aos contratos administrativos, assinale a afirmativa correta.
a) O princípio da inalienabilidade, que se refere aos bens públicos de uso privativo da administração pública, não é absoluto, uma vez que a alienação de bens imóveis pertencentes ao ente federativo deve sempre ser precedida de licitação na modalidade leilão.
b) A Administração Pública pode alterar unilateralmente os contratos administrativos, independente de justificativa, desde que não seja necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto.
c) A alienação dos bens móveis da Administração Pública independe de avaliação prévia, mas é indispensável a licitação na modalidade pregão eletrônico.
d) É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial, para a aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada, desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
e) É dispensada a Licitação na modalidade concorrência para alienação de bens imóveis da administração pública quando se tratar de venda a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo.

Com base no disposto na Lei n. 8.666/1993, julgue os itens a seguir.
Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
c) Certo
e) Errado

O direito dos tratados é um dos ramos mais estudados no Direito Internacional Público. Considerando as disposições da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969, e o disposto na Constituição Federal Brasileira, assinale a alternativa correta.
Roberta e Raquel saíram do departamento de tributos da prefeitura e foram até uma praça pública municipal para bater papo. Em determinado momento, Raquel começou a refletir sobre o regime jurídico dos bens públicos e consultou Roberta, que era especialista na área, a qual lhe esclareceu que
a) os bens de uso especial, dada a sua condição de inalienabilidade, não podem ser objeto de concessão de uso.
b) chama-se desafetação o processo pelo qual um bem de uso comum do povo é convertido em bem de uso especial.
c) a investidura é hipótese legal de alienação de bens imóveis em que é dispensada a realização do procedimento licitatório.
d) os bens pertencentes às empresas públicas são públicos, diferentemente dos bens pertencentes às sociedades de economia mista.

Considerando a Lei nº 8.666/93, no que diz respeito ao desenvolvimento nacional sustentável, assinale a alternativa correta.
Em 2012, foi publicada Emenda Constitucional que impôs uma alteração na redação da Lei nº 8.666/93, a fim de incorporar a ela uma terceira finalidade de licitação: o desenvolvimento nacional sustentável.
a) Em 2012, foi publicada Emenda Constitucional que impôs uma alteração na redação da Lei nº 8.666/93, a fim de incorporar a ela uma terceira finalidade de licitação: o desenvolvimento nacional sustentável.
b) Em igualdade de condições, como critério de desempate da Lei nº 8.666/93, será assegurada preferência aos bens e serviços produzidos por empresas que promovam o desenvolvimento sustentável.
c) É permitido aos agentes públicos prever, nos atos de convocação, cláusulas que restrinjam o seu caráter competitivo em face da sede ou domicílio dos licitantes, desde que fundadas no interesse público ou na proteção da sustentabilidade ambiental.
d) Os princípios expressos básicos do processamento e julgamento da licitação pública no Brasil são: a legalidade, a hierarquia, a tipicidade, a eficiência, a objetividade, a economicidade, a transparência, o controle, a vinculação ao instrumento convocatório e o desenvolvimento nacional sustentável.
e) A licitação no regime jurídico administrativo brasileiro atual visa garantir a isonomia e a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração, além do desenvolvimento nacional sustentável.

Nos termos da Lei nº 8.666/93, é correto afirmar que a licitação é dispensável.
a) nas aquisições de gêneros fornecidos somente por produtor exclusivo.
a) nas aquisições de gêneros fornecidos somente por produtor exclusivo.
b) nas contratações de profissional de qualquer setor artístico.
c) nas contratações de serviços de natureza singular de notória especialização.
d) nas aquisições de equipamentos fornecidos somente por empresa exclusiva.
e) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.

Assinale a alternativa em indica o ato da Administração que atribui ao vencedor da licitação o seu objeto:
a) Adjudicação compulsória.
b) Habilitação do licitante.
c) Julgamento objetivo da licitação.
d) Vinculação ao instrumento convocatório.

Acerca das modalidades de licitação, concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão, assinale a alternativa correta.
a) É plenamente possível a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas no enunciado.
b) As modalidades tomada de preços e convite não serão admitidas para obras e serviços de engenharia.
c) Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços, e, em qualquer caso, a concorrência.
d) A modalidade convite de licitação é a mais indicada para compras e serviços até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais).
e) Na compra de bens de natureza divisível, mesmo que não haja prejuízo para o conjunto, é proibida a cotação de quantidade inferior à demandada na licitação.

Em uma licitação, os contratos devem ser executados fielmente pelas partes, com as seguintes características:
a) O contrato só poderá ser executado depois do transitado em julgado dos recursos impetrados.
b) A execução do contrato só deve acontecer com amortização integral dos débitos.
c) A execução do contrato deve responder aos interesses da entidade privada.
d) Contratação de terceiros para subsidiar e assistir a execução dos contratos.

São modalidades de licitação, de acordo com a Lei nº 8.666/93:
A) convite e melhor técnica.
B) concorrência e maior oferta.
C) concurso e leilão.
D) melhor técnica e concurso.
E) tomada de preços e maior lance.

Após o término da vigência de um contrato administrativo precedido de licitação regida pela Lei no 8.666/1993,
a) o poder público pode anular o contrato, caso identifique qualquer vício de legalidade que o justifique.
b) é possível aplicar sanções ao contratado, tais como multa e advertência, desde que as causas de imputação das mesmas tenham se projetado para além da vigência.
c) o ato exauriu seus efeitos integralmente, dele não se podendo inferir qualquer projeção de efeitos, independentemente do tempo decorrido.
d) não há óbice à aplicação de sanção de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração pública, desde que comprovado o fundamento e observado prazo decadencial para tanto.
e) remanesce a possibilidade de aplicação de qualquer sanção contratual ao contratado, pessoa física ou jurídica, pelo prazo de 5 anos, a título de vigência ficta da avença.

A modalidade de licitação denominada pregão pode ser utilizada por um ente público, de acordo com a Lei no 10.520/2002, dentre outras situações, para a
a) contratação de empresa especializada para a revitalização da infraestrutura viária com base no critério de melhor técnica e melhor preço.
b) aquisição de insumos laboratoriais, em até 7 dias úteis após a publicação de aviso no diário oficial do referido ente, cujos padrões de qualidade são específicos e, portanto, não foram definidos no edital de licitação.
c) contratação de serviços técnicos profissionais especializados de notório saber para a realização de auditorias financeiras e tributárias.
d) aquisição de equipamentos de segurança, em até 6 dias úteis após a publicação de aviso no diário oficial do referido ente, cujos padrões de desempenho são avaliados subjetivamente.
e) contratação de mão de obra em serviços comuns de pintura das paredes internas do prédio de uma unidade pertencente ao referido ente.

Assinale a alternativa correta no tocante à responsabilidade de fiscalizar a execução dos contratos administrativos.
a) A fiscalização da execução do contrato cabe exclusivamente à Controladoria Geral da União.
b) Cabe à administração pública aplicar sanções motivadas pela inexecução do objeto.
c) A fiscalização da execução do contrato cabe exclusivamente à Advocacia Geral da União.
d) Cabe à administração pública aplicar sanções motivadas exclusivamente pela inexecução parcial do objeto.
e) O poder executivo não tem prerrogativa de aplicar sanções.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), buscando oferecer melhores condições a seus servidores no desempenho das atividades censitárias, iniciou procedimento licitatório na modalidade pregão para a aquisição de 500 (quinhentos) equipamentos de informática Desktop.
Considerando a temática do Pregão e a legislação aplicável ao caso, assinale a alternativa correta.
(A) No pregão, a habilitação do licitante ocorre em fase anterior à de julgamento e classificação.
(B) A equipe de apoio ao pregoeiro deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração e sempre pertencentes ao quadro permanente da entidade promotora do evento, no caso o IBGE.
(C) O prazo para apresentação das propostas não será inferior a 15 (quinze) dias úteis, contados a partir da publicação do aviso.
(D) Se outro não estiver fixado no edital, o prazo de validade das propostas será de 90 (noventa) dias.
(E) A União publicará, no Diário Oficial da União, o extrato dos contratos celebrados, no prazo de até 20 (vinte) dias da data de sua assinatura, com indicação da modalidade de licitação e de seu número de referência.

O art. 109 das Lei de Licitações, trata dos recursos administrativos, com prazo a contar da intimação do ato ou da lavradura da ata nos casos de, por exemplo, habilitação ou inabilitação do licitante, julgamento das propostas, anulação ou revogação da licitação. Este prazo que determina este artigo é de
a) 10 dias úteis.
b) 15 dias corridos.
c) 5 dias úteis.
d) 15 dias úteis.
e) 5 dias corridos.

Prévia do material em texto

Simulado
Criado em: 20/08/2020 às 20:58:23
1. [Q1236605] Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei n. 8.666/1993.
a) Tomada de preço é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial
de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no
edital para execução de seu objeto.
b) Convite é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que
atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data
do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
c) Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho
técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos
vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com
antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.
d) Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis
inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para
a alienação de bens imóveis, a quem oferecer o menor lance, igual ou superior ao valor da
avaliação.
e) É permitida a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação delas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Administração Pública.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Assembléia Legislativa do Ceará ALE - CE / Analista Legislativo - Área Direito - 1º
Simulado / Questão: 22
Acercas das licitações e Contratos realizados por empresas estatais, com base no disciplinamento
constitucional, bem como na doutrina, jurisprudência e também com amparo na Lei n. 13.303/2016,
que institui regras de licitações e contratos por tais empresas, julgue os itens a seguir.
2. [Q1274856] Considera-se sobrepreço quando os preços orçados para a licitação ou os preços
contratados são expressivamente superiores aos preços referenciais de mercado, podendo referir-
se ao valor unitário de um item, se a licitação ou a contratação for por preços unitários de serviço,
ou ao valor global do objeto, se a licitação ou a contratação for por preço global ou por empreitada.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE - RJ / Analista de Controle Externo - Área
de Controle Externo - 3º Simulado / Questão: 198
Julgue os itens abaixo com fundamento no Decreto n. 7.892/2013.
3. [Q1274840] O TCE/RJ deve contratar os equipamentos de informática com empresas que
constam na ata de registro de preços, sendo vedada a realização de licitação específica para a
aquisição pretendida.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE - RJ / Analista de Controle Externo - Área
de Controle Externo - 3º Simulado / Questão: 182
4. [Q1274834] A aquisição do edital é condição para participação no certame dos licitantes.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Tribunal de Contas do Rio de Janeiro TCE - RJ / Analista de Controle Externo - Área
de Controle Externo - 3º Simulado / Questão: 176
5. [Q1262854] A respeito das disposições da Lei n. 8.666/1993 sobre licitações públicas, assinale
a alternativa correta.
a) Após a fase de julgamento, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo
decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.
b) A declaração de nulidade do contrato opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos
futuros, mas permanecem os efeitos já produzidos.
c) A licitação não é ato sigiloso, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu
procedimento, inclusive o conteúdo das propostas.
d) O prazo de vigência do contrato não poderá ser superior a 12 (doze) meses, ainda que haja
autorização na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
e) Quando a concorrência for do tipo "melhor técnica" ou "técnica e preço", o prazo mínimo para
recebimento das propostas será de 45 dias.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Tipos de Licitação| Procedimento de Licitação.
Fonte: Questões Inéditas 2020 / Sem Órgão Específico SOE - BR / Carreiras Jurídicas - Área: Defensoria Pública - 3º Simulado / Questão:
12
6. [Q1254081] O Decreto nº 7.892/2013 regulamenta o Sistema de Registro de Preços (SRP)
previsto no Artigo 15 da Lei nº 8.666/1993. A Lei determina que o SRP poderá ser adotado nas
seguintes hipóteses apresentadas nas afirmativas a seguir: I. Quando, pela natureza do objeto, for
possível definir previamente o qualitativo a ser demandado para todos os fornecedores
participantes das propostas apresentadas. II. Quando, pelas características do bem ou serviço,
houver necessidade de contratações frequentes. III. Quando for conveniente a aquisição de bens
com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de
medida ou em regime de tarefa.Assinale a alternativa correra.
a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas
c) Apenas a afirmativa III está correta
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas
e) Apenas a afirmativa I está correta
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: IBFC 2020 / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH EBSERH - BR / Analista Administrativo / Questão: 34
7. [Q1249995] Licitação é um procedimento administrativo em que a Administração Pública
Direta e Indireta obtêm a proposta mais vantajosa, assegurando igualdade de condições aos que
participem do certame, visando à celebração do Contrato Administrativo para promover os
interesses da coletividade. Com relação às licitações e aos contratos administrativos, assinale a
afirmativa correta.
a) O princípio da inalienabilidade, que se refere aos bens públicos de uso privativo da
administração pública, não é absoluto, uma vez que a alienação de bens imóveis pertencentes ao
ente federativo deve sempre ser precedida de licitação na modalidade leilão.
b) A Administração Pública pode alterar unilateralmente os contratos administrativos,
independente de justificativa, desde que não seja necessária a modificação do valor contratual
em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto.
c) A alienação dos bens móveis da Administração Pública independe de avaliação prévia, mas é
indispensável a licitação na modalidade pregão eletrônico.
d) É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial, para a
aquisição ou restauração de obras de arte e objetos históricos, de autenticidade certificada,
desde que compatíveis ou inerentes às finalidades do órgão ou entidade.
e) É dispensada a Licitação na modalidade concorrência para alienação de bens imóveis da
administração pública quando se tratar de venda a outro órgão ou entidade da administração
pública, de qualquer esfera de governo.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Contratos Administrativos.
Fonte: ACCESS 2020 / Câmara de Orizânia - MG / Contador / Questão: 40
Com base no disposto na Lei n. 8.666/1993, julgue os itens a seguir.
8. [Q1245988] Para os fins desta Lei, considera-se contrato todo e qualquer ajuste entre órgãos
ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a
formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação
utilizada.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Conceitos e normas de Licitações| Parte Geral.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Procuradoria Geral do Distrito Federal PGDF - DF / Analista Jurídico - Área
Administração - 7º Simulado / Questão: 107
O direito dos tratados é um dos ramos mais estudados no Direito Internacional Público.Considerando as disposições da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969, e o
disposto na Constituição Federal Brasileira, assinale a alternativa correta.
9. [Q1218845] Roberta e Raquel saíram do departamento de tributos da prefeitura e foram até
uma praça pública municipal para bater papo. Em determinado momento, Raquel começou a
refletir sobre o regime jurídico dos bens públicos e consultou Roberta, que era especialista na área,
a qual lhe esclareceu que
a) os bens de uso especial, dada a sua condição de inalienabilidade, não podem ser objeto de
concessão de uso.
b) chama-se desafetação o processo pelo qual um bem de uso comum do povo é convertido em
bem de uso especial.
c) a investidura é hipótese legal de alienação de bens imóveis em que é dispensada a realização
do procedimento licitatório.
d) os bens pertencentes às empresas públicas são públicos, diferentemente dos bens
pertencentes às sociedades de economia mista.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Classificação de Bens Públicos (tipologia)| Dispensa de
Licitação.
Fonte: FGV 2020 / Ordem dos Advogados do Brasil OAB - BR / Advogado - 4º Simulado / Questão: 30
Atenção: As questões de números 21 a 25 referem-se a Noções de Direito Administrativo e de
Administração Pública.
10. [Q1213843] Considere: I. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu
objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e
responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. II. Com relação às compras, a existência de preços
registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, ficando-
lhe facultada a utilização de outros meios, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo
assegurado ao beneficiário do registro preferência em igualdade de condições. III. O prazo mínimo
até o recebimento das propostas ou da realização do evento será de 30 dias para concurso e 15
dias úteis para concorrência. Em conformidade com a Lei no 8.666 de 21 de junho de 1993, que
institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, está correto o que se afirma
em:
a) I e II, apenas.
b) I, II e III.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, apenas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação| Compra.
Fonte: FCC 2020 / Assembléia Legislativa do Amapá ALE - AP / Assistente Legislativo Atividade Administrativa e Operacional
Especialidade: Assistente Administrativo / Questão: 25
A Lei n. 10.520/2002 institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos
do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para
aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Nesse sentido, julgue os itens de
acordo com a referida lei.
11. [Q1210891] Constitui conduta lícita do agente público, impor sigilo à informação para obter
proveito para si ou para terceiro, ou para fins de ocultação de ato ilegal cometido por si ou por
outrem.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: CESPE/Cebraspe (Questões Inéditas) 2020 / Procuradoria Geral do Distrito Federal PGDF - DF / Analista Jurídico - Área
Administração - 1º Simulado / Questão: 118
12. [Q1195358] Considerando a Lei nº 8.666/93, no que diz respeito ao desenvolvimento nacional
sustentável, assinale a alternativa correta.
a) Em 2012, foi publicada Emenda Constitucional que impôs uma alteração na redação da Lei nº
8.666/93, a fim de incorporar a ela uma terceira finalidade de licitação: o desenvolvimento
nacional sustentável.
b) Em igualdade de condições, como critério de desempate da Lei nº 8.666/93, será assegurada
preferência aos bens e serviços produzidos por empresas que promovam o desenvolvimento
sustentável.
c) É permitido aos agentes públicos prever, nos atos de convocação, cláusulas que restrinjam o
seu caráter competitivo em face da sede ou domicílio dos licitantes, desde que fundadas no
interesse público ou na proteção da sustentabilidade ambiental.
d) Os princípios expressos básicos do processamento e julgamento da licitação pública no Brasil
são: a legalidade, a hierarquia, a tipicidade, a eficiência, a objetividade, a economicidade, a
transparência, o controle, a vinculação ao instrumento convocatório e o desenvolvimento
nacional sustentável.
e) A licitação no regime jurídico administrativo brasileiro atual visa garantir a isonomia e a
seleção da proposta mais vantajosa para a Administração, além do desenvolvimento nacional
sustentável.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Parte Geral.
Fonte: NC/FUNPAR/UFPR 2020 / Câmara Municipal de Curitiba - PR / Contador / Questão: 12
13. [Q1195285] Considerando a Lei nº 8.666/93, no que diz respeito ao desenvolvimento nacional
sustentável, assinale a alternativa correta.
a) Em 2012, foi publicada Emenda Constitucional que impôs uma alteração na redação da Lei nº
8.666/93, a fim de incorporar a ela uma terceira finalidade de licitação: o desenvolvimento
nacional sustentável.
b) Em igualdade de condições, como critério de desempate da Lei nº 8.666/93, será assegurada
preferência aos bens e serviços produzidos por empresas que promovam o desenvolvimento
sustentável.
c) É permitido aos agentes públicos prever, nos atos de convocação, cláusulas que restrinjam o
seu caráter competitivo em face da sede ou domicílio dos licitantes, desde que fundadas no
interesse público ou na proteção da sustentabilidade ambiental.
d) Os princípios expressos básicos do processamento e julgamento da licitação pública no Brasil
são: a legalidade, a hierarquia, a tipicidade, a eficiência, a objetividade, a economicidade, a
transparência, o controle, a vinculação ao instrumento convocatório e o desenvolvimento
nacional sustentável.
e) A licitação no regime jurídico administrativo brasileiro atual visa garantir a isonomia e a
seleção da proposta mais vantajosa para a Administração, além do desenvolvimento nacional
sustentável.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Parte Geral.
Fonte: NC/FUNPAR/UFPR 2020 / Câmara Municipal de Curitiba - PR / Analista Legislativo / Questão: 18
14. [Q1289751] A empresa “ABC” firmou com o Munícipio um contrato administrativo, mas este,
durante a sua execução, acabou sendo declarado nulo por circunstâncias alheias à vontade das
partes contratantes. Nessa situação hipotética, considerando as características dos contratos
administrativos, a Lei nº 8.666/1993 dispõe que a declaração de nulidade
a) não terá efeitos retroativos, preservando os efeitos jurídicos efetivamente produzidos até a
declaração de nulidade do contrato, e a empresa “ABC”, por não ter dado causa ao cancelamento
contratual, terá direito a ser indenizada pelo valor correspondente a todo o período do contrato.
b) não terá efeitos retroativos, preservando os efeitos jurídicos efetivamente produzidos até a
declaração de nulidade do contrato, mas a empresa “ABC”, não terá direito a ser indenizada pelo
que houver executado e nem pelo restante do período do contrato.
c) terá efeitos retroativos, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria
produzir, além de desconstituir os já produzidos, e a empresa “ABC” terá direito a ser indenizada
pelo que já houver executado até a data da declaração de nulidade do contrato, desde que ela
não seja a responsável pela nulidade.
d) terá efeitos retroativos, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria
produzir, além de desconstituir os já produzidos, e a empresa “ABC” terá direito a ser indenizada
em dobro pelo valor previsto no contrato por ter sido prejudicada com o seu cancelamento.
e) terá efeitos retroativos, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria
produzir, além de desconstituir os já produzidos, mas a empresa “ABC” não terá direito a ser
indenizada pelo que já houver executado, uma vez quea Administração não deu causa à nulidade
contratual.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Anulação.
Fonte: VUNESP 2019 / Prefeitura de Campinas - SP / Analista de Gestão de Pessoas / Questão: 50
15. [Q1289313] Nos termos da Lei nº 8.666/93, é correto afirmar que a licitação é dispensável
a) nas aquisições de gêneros fornecidos somente por produtor exclusivo.
b) nas contratações de profissional de qualquer setor artístico.
c) nas contratações de serviços de natureza singular de notória especialização.
d) nas aquisições de equipamentos fornecidos somente por empresa exclusiva.
e) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Licitação dispensável.
Fonte: VUNESP 2019 / Prefeitura de Campinas - SP / Agente Administrativo / Questão: 48
16. [Q1287386] De acordo com a Lei nº 8.666/1993, a modalidade de licitação que envolve
quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a
instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital
publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias é:
a) concorrência.
b) tomada de preços.
c) convite.
d) concurso.
e) leilão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Modalidades de Licitação.
Fonte: IBADE 2019 / Prefeitura de Jarú - RO / Arquiteto / Questão: 54
17. [Q1278677] Assinale a alternativa em indica o ato da Administração que atribui ao vencedor
da licitação o seu objeto:
a) Adjudicação compulsória.
b) Habilitação do licitante.
c) Julgamento objetivo da licitação.
d) Vinculação ao instrumento convocatório.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: Instituto Excelência 2019 / Prefeitura de Taubaté - SP / Controlador / Questão: 58
18. [Q1269616] Acerca das modalidades de licitação, concorrência, tomada de preços, convite,
concurso e leilão, assinale a alternativa correta.
a) É plenamente possível a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das
referidas no enunciado.
b) As modalidades tomada de preços e convite não serão admitidas para obras e serviços de
engenharia.
c) Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços, e, em
qualquer caso, a concorrência.
d) A modalidade convite de licitação é a mais indicada para compras e serviços até R$
650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais).
e) Na compra de bens de natureza divisível, mesmo que não haja prejuízo para o conjunto, é
proibida a cotação de quantidade inferior à demandada na licitação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Modalidades de Licitação.
Fonte: VUNESP 2019 / Prefeitura de São José dos Campos - SP / Analista em Gestão Municipal - Área Direito / Questão: 30
19. [Q1228985] Em uma licitação, os contratos devem ser executados fielmente pelas partes, com
as seguintes características:
a) O contrato só poderá ser executado depois do transitado em julgado dos recursos impetrados.
b) A execução do contrato só deve acontecer com amortização integral dos débitos.
c) A execução do contrato deve responder aos interesses da entidade privada.
d) Contratação de terceiros para subsidiar e assistir a execução dos contratos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Contratos Administrativos.
Fonte: UNESC 2019 / Prefeitura de Laguna - SC / Assistente de Administração / Questão: 29
20. [Q1153854] São modalidades de licitação, de acordo com a Lei nº 8.666/93:
a) convite e melhor técnica.
b) concorrência e maior oferta.
c) concurso e leilão.
d) melhor técnica e concurso.
e) tomada de preços e maior lance.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Modalidades de Licitação.
Fonte: UFPE 2019 / Universidade Federal de Pernambuco UFPE - BR / Assistente em Administração / Questão: 37
21. [Q1146237] Após o término da vigência de um contrato administrativo precedido de licitação
regida pela Lei no 8.666/1993,
a) o poder público pode anular o contrato, caso identifique qualquer vício de legalidade que o
justifique.
b) é possível aplicar sanções ao contratado, tais como multa e advertência, desde que as causas
de imputação das mesmas tenham se projetado para além da vigência.
c) o ato exauriu seus efeitos integralmente, dele não se podendo inferir qualquer projeção de
efeitos, independentemente do tempo decorrido.
d) não há óbice à aplicação de sanção de inidoneidade para licitar ou contratar com a
Administração pública, desde que comprovado o fundamento e observado prazo decadencial
para tanto.
e) remanesce a possibilidade de aplicação de qualquer sanção contratual ao contratado, pessoa
física ou jurídica, pelo prazo de 5 anos, a título de vigência ficta da avença.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Sanções .
Fonte: FCC 2019 / Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno do Amazonas SEMEF - Manaus - AM
/ Técnico Fazendário / Questão: 39
22. [Q1146129] A modalidade de licitação denominada pregão pode ser utilizada por um ente
público, de acordo com a Lei no 10.520/2002, dentre outras situações, para a
a) contratação de empresa especializada para a revitalização da infraestrutura viária com base
no critério de melhor técnica e melhor preço.
b) aquisição de insumos laboratoriais, em até 7 dias úteis após a publicação de aviso no diário
oficial do referido ente, cujos padrões de qualidade são específicos e, portanto, não foram
definidos no edital de licitação.
c) contratação de serviços técnicos profissionais especializados de notório saber para a
realização de auditorias financeiras e tributárias.
d) aquisição de equipamentos de segurança, em até 6 dias úteis após a publicação de aviso no
diário oficial do referido ente, cujos padrões de desempenho são avaliados subjetivamente.
e) contratação de mão de obra em serviços comuns de pintura das paredes internas do prédio de
uma unidade pertencente ao referido ente.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: FCC 2019 / Prefeitura de Manaus - AM / Assistente Técnico Fazendário / Questão: 69
23. [Q1145738] Assinale a alternativa correta no tocante à responsabilidade de fiscalizar a
execução dos contratos administrativos.
a) A fiscalização da execução do contrato cabe exclusivamente à Controladoria Geral da União.
b) Cabe à administração pública aplicar sanções motivadas pela inexecução do objeto.
c) A fiscalização da execução do contrato cabe exclusivamente à Advocacia Geral da União.
d) Cabe à administração pública aplicar sanções motivadas exclusivamente pela inexecução
parcial do objeto.
e) O poder executivo não tem prerrogativa de aplicar sanções.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Sanções.
Fonte: FEPESE 2019 / Centrais Elétricas de Santa Catarina CELESC - SC / Assistente Administrativo / Questão: 40
24. [Q1122612] O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), buscando oferecer
melhores condições a seus servidores no desempenho das atividades censitárias, iniciou
procedimento licitatório na modalidade pregão para a aquisição de 500 (quinhentos) equipamentos
de informática Desktop. Considerando a temática do Pregão e a legislação aplicável ao caso,
assinale a alternativa correta.
a) No pregão, a habilitação do licitante ocorre em fase anterior à de julgamento e classificação.
b) A equipe de apoio ao pregoeiro deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes
de cargo efetivo ou emprego da administração e sempre pertencentes ao quadro permanente da
entidade promotora do evento, no caso o IBGE.
c) O prazo para apresentação das propostas não será inferior a 15 (quinze) dias úteis, contados a
partir da publicação do aviso.
d) Se outro não estiver fixado no edital, o prazo de validadedas propostas será de 90 (noventa)
dias.
e) A União publicará, no Diário Oficial da União, o extrato dos contratos celebrados, no prazo de
até 20 (vinte) dias da data de sua assinatura, com indicação da modalidade de licitação e de seu
número de referência.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Parte Geral.
Fonte: AOCP 2019 / Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE - BR / Analista Censitário - Área Gestão e Infraestrutura /
Questão: 48
25. [Q1113579] O art. 109 das Lei de Licitações, trata dos recursos administrativos, com prazo a
contar da intimação do ato ou da lavradura da ata nos casos de, por exemplo, habilitação ou
inabilitação do licitante, julgamento das propostas, anulação ou revogação da licitação. Este prazo
que determina este artigo é de
a) 10 dias úteis.
b) 15 dias corridos.
c) 5 dias úteis.
d) 15 dias úteis.
e) 5 dias corridos
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Recursos Administrativos.
Fonte: IDECAN 2019 / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IF - PB / Professor de Ensino Básico, Técnico e
Tecnológico - Área: Infraestrutura - Construção Civil / Questão: 45
26. [Q1111480] O contrato é lei entre as partes. Apesar de ser assim, em algumas hipóteses, a
doutrina e o Direito Positivo tem admitido a sua alteração, no entanto, somente em determinadas
circunstâncias e sob certas condições, a alteração é legítima. Alteração é, pois, toda modificação
que um contrato pode sofrer, podendo ser administrativa ou consensual. A alteração consensual,
chamada de acordo, caberá quando:
a) Não for conveniente a substituição da garantia de execução.
b) For necessária a determinação de impossibilidade de modificação do regime de execução da
obra.
c) Se tornar necessária a modificação da forma de pagamento e permissividade de antecipações
financeiras.
d) For permitida a transferência de responsabilidade financeira ou jurídica das partes
envolvidas.
e) For necessária devido a manutenção da relação econômico-financeira inicialmente pactuada.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Da Alteração dos Contratos| Contratos Administrativos.
Fonte: INAZ DO PARÁ 2019 / Conselho Regional de Farmácia do Acre CRF - AC / Auxiliar Administrativo / Questão: 45
27. [Q1100353] De acordo com as disposições normativas acerca do pregão, julgue os itens a
seguir.I Na fase preparatória do pregão, a autoridade competente justificará a necessidade de
contratação, definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação
das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato. II Após a convocação dos
interessados para participação da licitação, estes terão cinco dias úteis para apresentar as
propostas, contados da publicação do aviso em Diário Oficial. III Poderá ser adotada a licitação na
modalidade de pregão para aquisição de serviços comuns cujos padrões de desempenho e
qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital por meio de especificações usuais no
mercado. Assinale a opção correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas os itens I e III estão certos.
d) Apenas os itens II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Conceito de Pregão| Etapas do Pregão.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2019 / Ministério Público de Contas do Estado do Pará MPC - PA / Assistente Ministerial de Informática /
Questão: 58
O SLU pretende firmar, em caráter emergencial, contrato com empresa especializada para a
execução de serviços de limpeza urbana, que compreendem coleta, remoção e transporte de
resíduos sólidos domiciliares, bem como limpeza de vias e logradouros públicos. Em razão da
natureza do objeto contratado, não é possível precisar a indicação dos quantitativos orçamentários,
de modo que os pagamentos serão realizados pelos serviços efetivamente executados. A partir da
situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem, tendo como referência a Lei n.º
8.666/1993.
28. [Q1062547] O prazo máximo de vigência para o contrato emergencial é de cento e oitenta
dias consecutivos e ininterruptos, sendo permitida uma única prorrogação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Prazos contratuais| Vigência dos Contratos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2019 / Serviço de Limpeza Urbana SLU - DF / Analista de Gestão de Resíduos Sólidos - Área Modernização da
Gestão das Atividades de Resíduos Sólidos / Questão: 52
Julgue os itens de 111 a 120, relativos às normas e aos sistemas de licitação, compras e contratos da
Administração Pública.
29. [Q1045994] A assinatura de convênios com órgãos da Administração Pública depende, em
princípio, da realização prévia de licitação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Convênios| Licitações.
Fonte: Instituto Quadrix 2019 / Conselho Regional de Administração do Paraná CRA - PR / Administrador / Questão: 115
30. [Q1044202] O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo precisa realizar uma grande obra
para reformar os sistemas de hidráulica e elétrica de um de seus edifícios, cujas instalações
possuem mais de 40 anos e não atendem mais aos padrões de segurança e às necessidades dos
usuários do prédio. O custo da obra está orçado em R$ 728.000,00 (setecentos e vinte e oito mil
reais). Nos termos da Lei no 8.666/93, a modalidade de licitação a ser utilizada nesse caso é:
a) concurso.
b) concorrência.
c) convite.
d) tomada de preços.
e) leilão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Tomada de Preço| Modalidades de Licitação.
Fonte: VUNESP 2019 / Tribunal de Justiça de São Paulo TJ/SP - SP / Contador Judiciário / Questão: 18
31. [Q1074173] Em relação às licitações, cujo procedimento para todas as unidades federadas foi
regulamentado pela Lei no 8.666/1993 e alterações posteriores, é correto afirmar que
a) as obras, serviços e compras efetuadas pela Administração serão divididas em tantas parcelas
quantas se comprovarem técnica e economicamente viáveis, procedendo-se à licitação
objetivando o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis no mercado e a ampliação da
competitividade sem perda da economia de escala.
b) a licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu
procedimento, inclusive quanto ao conteúdo das propostas apresentadas pelas empresas
participantes, em obediência ao princípio da transparência.
c) não poderá ser estabelecida margem de preferência nos processos de licitação, para qualquer
interessado, em obediência ao princípio constitucional da isonomia citado no art. 3o do
mencionado diploma legal.
d) não poderá haver dispensa do referido certame para a contratação de obras e serviços de
engenharia pela unidade federada.
e) o convite é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que
atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data
do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Licitações.
Fonte: VUNESP 2018 / Câmara de Indaiatuba - SP / Controlador Interno / Questão: 59
32. [Q1022042] Para a contratação de uma obra pública cujo objeto era a duplicação de rodovia,
o edital previa a adoção do regime diferenciado de contratações públicas (RDC). O regime de
execução previsto foi a contratação integrada e, durante a sua execução, a construtora apresentou
o projeto executivo com mudanças na metodologia prevista no anteprojeto, mas com melhoras nas
características da pista e aumento da vida útil inicialmente definida. Nesse caso, o fiscal da obra
poderá aceitar a alteração, desde que o
a) prazo de execução seja acrescido proporcionalmente ao benefício gerado pelas alterações.
b) valor contratado não seja alterado.
c) prazo de execução seja reduzido com a mudança de solução.
d) valora ser aditivado seja inferior ou igual a 10% do valor contratado.
e) valor a ser aditivado seja inferior ou igual a 25% do valor contratado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Subseção V - Da Dispensa e Inexigibilidade de Licitação|
Regime Diferenciado de Contratações públicas (RDC) - Lei n. 12.462/2011.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2018 / Tribunal de Contas de Minas Gerais TCE - MG / Analista de Controle Externo - Área Engenharia /
Questão: 53
33. [Q1019626] É correto afirmar sobre a modalidade de licitação do convite.
a) É modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados
ou não, para a aquisição ou a contratação de bens e serviços considerados comuns.
b) Ante a informalidade da modalidade do convite, as propostas serão processadas e julgadas,
obrigatoriamente, por comissão permanente ou especial de, no mínimo, três membros.
c) Na modalidade do convite, o edital de licitação poderá contemplar critério de julgamento
subjetivo ou reservado, ainda que possa, indiretamente, elidir o princípio da igualdade entre os
licitantes.
d) Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em
qualquer caso, a concorrência.
e) Não se admitem recursos contra a habilitação na modalidade de licitação do convite.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Convite| Licitações.
Fonte: FEPESE 2018 / Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Videira VISAN - SC / Técnico Administrativo / Questão: 22
34. [Q1018014] É correto afirmar sobre os recursos em licitações:
a) Na modalidade de carta-convite, é de dois dias úteis o prazo para os licitantes impugnarem
recurso interposto.
b) O prazo de recurso, representação ou pedido de reconsideração será de cinco dias úteis e se
inicia a partir da vista franqueada ao interessado.
c) Em razão do princípio da razoável duração do processo administrativo, nenhum recurso
contra atos praticados em licitações é dotado de efeito suspensivo.
d) O ato administrativo que não caiba recurso próprio poderá ser impugnado por meio de pedido
de reconsideração, no prazo de dez dias úteis da intimação do ato.
e) O recurso será dirigido a quem praticou o ato recorrido, o qual poderá reconsiderar sua
decisão ou, mantendo-a, remeter à autoridade superior para deliberação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Recursos Administrativos| Licitações.
Fonte: FEPESE 2018 / Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Videira VISAN - SC / Advogado / Questão: 20
Com relação à licitação, aos contratos administrativos e ao controle da Administração Pública, julgue
os itens subsequentes.
35. [Q1014990] Desde que configurada e demonstrada a situação de grave e iminente risco à
segurança pública, é dispensável a licitação para a construção e a reforma de estabelecimentos
penais.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Alienação.
Fonte: Instituto Quadrix 2018 / Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região CREF 13ª Região - BA / Agente de Fiscalização /
Questão: 84
36. [Q1014688] A Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo abriu processo licitatório e,
após a data da apresentação das propostas na licitação, ocorreu a extinção de tributo que
acarretou comprovada repercussão nos preços contratados. Consequentemente, nos termos da Lei
de Licitações e Contratos (Lei no 8.666/93), essa extinção de tributo
a) importará no reestabelecimento do equilíbrio econômico- financeiro inicial.
b) não autoriza a alteração dos preços contratados.
c) resultará na anulação do contrato, se já assinado.
d) redundará na reabertura da fase de apresentação de propostas.
e) implicará a revisão dos preços contratados.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: VUNESP 2018 / Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP / Analista Tributário Financeiro I / Questão: 42
37. [Q1010621] Em contrato de construção de uma unidade prisional regido pela Lei no
8.666/1993 assistem às partes, Administração pública e contratada, direitos e obrigações
pertinentes ao objeto da avença, tais como:
a) à Administração pública é autorizada a edição de atos unilaterais que produzam efeitos na
execução contratual, bem como na relação contratual com os funcionários e prestadores de
serviço da contratada, como expressão de seu poder hierárquico.
b) à contratada é facultado suspender a execução do contrato diante do descumprimento, pela
Administração pública, de qualquer cláusula contratual, desde que a mora seja superior a 60
dias.
c) a incidência do poder de polícia administrativo para autorizar a limitação de direitos
contratualmente assegurados, prescindindo, nesse caso, de indenização, em razão da
excepcionalidade das medidas.
d) a possibilidade da contratada recusar alterações contratuais quantitativas que impliquem
supressão do objeto superior a 25% do valor do contrato.
e) a incidência do poder disciplinar sobre as relações contratuais, permitindo que a
Administração pública imponha alterações contratuais quantitativas e qualitativas, majorando ou
suprimindo o objeto em até 50% de seu valor, preservado seu o equilíbrio econômico financeiro.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: FCC 2018 / Câmara Legislativa do DF CLDF - DF / Consultor Técnico-Legislativo - Área Médico / Questão: 21
A administração pública decidiu contratar algumas atividades de engenharia usando a modalidade
pregão. Por se tratar de serviços técnicos de manutenção predial, com especificações usuais no
mercado, foi realizada consulta sobre a adequação da modalidade à área de engenharia, que se
posicionou favorável ao pregão. Foram nomeados três servidores para compor a equipe responsável
pela licitação. De acordo com a legislação vigente, julgue os itens a seguir, a respeito da situação
antecedente.
38. [Q1008694] Por ter especificações usuais no mercado, o serviço de manutenção predial em
questão é considerado um serviço comum, podendo ser licitado por pregão.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2018 / Ministério Público do Piauí MPE - PI / Analista Ministerial - Área Engenharia - Especialidade:
Engenharia Civil / Questão: 92
39. [Q1003899] Acerca da participação de cooperativas em licitações e contratações públicas, a
legislação nacional dispõe que:
a) cooperativas formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda reconhecidas pelo
poder público como catadores de materiais recicláveis podem ser contratadas com dispensa de
licitação, para coleta, processamento e comercialização de resíduos sólidos urbanos recicláveis
ou reutilizáveis, em áreas com sistema de coleta seletiva de lixo.
b) em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, aos
bens e serviços produzidos por cooperativas.
c) os atos de convocação não podem restringir a participação de cooperativas, sendo admissível
que estabeleçam preferência para as cooperativas que atuem em âmbito local.
d) aplica-se regra de empate ficto às propostas apresentadas pelas cooperativas que sejam
iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta mais bem classificada.
e) a contratação de cooperativas implica em responsabilidade solidária do ente contratante em
relação aos direitos trabalhistas e previdenciários dos cooperados.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral.
Fonte: FCC 2018 / Procuradoria Geral do Estado PGE - AP / Procurador do Estado / Questão: 26
40. [Q1003167] Considere que o Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás pretenda premiar as
melhores monografias sobre o tema: Controle Externo na Administração Pública. A modalidade
adequada de licitação para esse evento é:
a) concorrência.
b) concurso.
c) tomada de preços.
d) leilão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: UFGO2018 / Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Aparecida de Goiânia APARECIDAPREV - GO / Contador /
Questão: 30
41. [Q1000968] A Lei n. 8.666, de 1993, regulamenta a Constituição Federal de 1988 e institui
normas para licitações e contratos da Administração Pública. Segundo o que ela estabelece,
subordinam-se a seu regime:
a) os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades
de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados,
Distrito Federal e Municípios, excetuando-se a administração direta.
b) os fundos especiais, as organizações religiosas, as autarquias, as fundações, as associações,
as empresas públicas, as sociedades de economia mista e entidades apoiadas pela União,
Estados, Distrito Federal e Municípios, além dos órgãos da administração direta.
c) os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades
de economia mista e demais entidades apoiadas pela União, Estados, Distrito Federal e
Municípios, excetuando-se a administração direta.
d) os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as
sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela
União, Estados, Distrito Federal e Municípios, além dos órgãos da administração direta.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral.
Fonte: UEG 2018 / Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Aparecida de Goiânia APARECIDAPREV - GO / Analista
Previdenciário / Questão: 35
42. [Q998654] A contratação de serviços de vigilância ou de limpeza possui em comum a
a) possibilidade de prorrogação dos contratos por prazos iguais e sucessivos, independente de
limites, desde que demonstrado que os valores praticados são compatíveis com os praticados no
mercado.
b) possibilidade de contratação mediante realização de pregão, dada sua natureza comum e
possibilidade de descrição objetiva das atividades necessárias.
c) obrigatoriedade do prazo de contratação não exceder um exercício financeiro, salvo se houver
comprovação, por ocasião da licitação, da efetiva existência de recursos para fazer frente às
despesas de todos os anos de vigência.
d) impossibilidade de contratação mediante dispensa de licitação, admitida apenas a
inexigibilidade do certame nos casos de singularidade dos serviços a serem contratados.
e) configuração da natureza jurídica de contrato administrativo, não incidindo, contudo, as
prerrogativas da Administração inerentes aos ajustes daquela natureza, como possibilidade de
rescisão administrativa unilateral.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: FCC 2018 / Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região TRT 2 - BR / Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado -
Especialidade: Telefonia / Questão: 37
Atendendo a solicitação da equipe médica, a administração de um hospital público nomeou um
pregoeiro e uma equipe de apoio para licitar, por pregão, a aquisição de portas e divisórias com
isolamento acústico, garantindo-se assim maior privacidade nas consultas. Considerando essa
situação hipotética, julgue os itens que se seguem, a respeito da aquisição desses acessórios.
43. [Q983568] Para a realização da referida licitação, a administração deveria ter designado uma
comissão de licitações no lugar da equipe de apoio.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2018 / Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH EBSERH - BR / Engenheiro Clínico / Questão:
88
44. [Q973106] A escolha entre as modalidades de licitação, de acordo com a Lei no 8.666/1993,
a) dá-se sempre por opção discricionária do administrador, que deve considerar a natureza e a
relevância da contratação em prol do interesse público.
b) dá-se por determinação expressa da lei, cabendo a escolha ao administrador dentre as
diversas modalidades existentes, no caso de omissão legal.
c) é estabelecida expressamente somente em virtude do valor da contratação, aplicando-se, nos
demais casos, a modalidade que melhor atender as finalidades da Administração pública.
d) difere conforme o valor ou o bem objeto do certame, aplicando-se o leilão na omissão legal ou,
a critério do administrador, a concorrência.
e) pode se dar em razão do valor da contratação ou da natureza do objeto, aplicando-se a
concorrência nos casos de omissão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: FCC 2018 / Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região TRT 6 - BR / Analista Judiciário - Área Judiciária - Especialidade: Oficial
de Justiça Avaliador Federal / Questão: 44
45. [Q970536] Executado o contrato, o recebimento provisório do objeto poderá ser dispensado
quando se tratar de
a) serviços profissionais.
b) gêneros não perecíveis e alimentação processada.
c) aquisição de equipamentos de grande vulto.
d) obras e serviços compostos de aparelhos, equipamentos e instalações.
e) locação de equipamentos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral.
Fonte: VUNESP 2018 / Secretaria da Administração do Estado da Bahia SAEB - BA / Delegado de Polícia / Questão: 64
46. [Q961604] Durante um procedimento de licitação no âmbito de um determinado município,
um dos participantes do certame impugnou a decisão que habilitou os licitantes, aduzindo que um
deles não preencheria os requisitos constantes do edital para tanto. A apreciação do recurso
decidiu pelo indeferimento do pleito, ensejando o prosseguimento do procedimento de licitação. O
Prefeito discordou da decisão da comissão de licitação e reverteu o ato, acolhendo o novo recurso
do licitante. A conduta do Prefeito
a) é expressão de seu poder hierárquico, que se sobrepõe a todos os atos praticados pelos seus
subordinados, independentemente de se tratar de competência privativa ou exclusiva dos
mesmos.
b) equivale a análise de recurso hierárquico impróprio, que dispensa previsão legal e autoriza a
revisão de decisão de seus subordinados, de ofício ou mediante provocação de qualquer
interessado.
c) excedeu seu poder normativo, na medida em que a decisão consiste, em verdade, em ato
normativo de efeitos concretos, o que não encontra fundamento legal.
d) é inerente ao cargo ocupado, tendo em vista que é sempre do Chefe do Executivo,
independentemente de previsão legal, a competência para autorizar, revogar ou anular os
procedimentos de licitação municipais.
e) pode ser válida no caso de haver previsão, no edital, da competência do chefe do Executivo
para análise de recursos dos licitantes contra decisões no âmbito da comissão de licitação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação.
Fonte: FCC 2018 / Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Maranhão SEGEP - MA / Analista de Trânsito / Questão: 34
A licitação para a construção de determinado prédio público encontra-se na fase de divulgação.
Faltando cinco dias úteis para findar o prazo de recebimento das propostas, que foi de cinquenta
dias, uma licitante protocolou pedido de impugnação do edital. Quando do recebimento do pedido, a
comissão de licitação observou que a licitante questiona a exigência de atestados emitidos no
máximo há dez anos e por pessoas jurídicas para a comprovação de aptidão, assim como a proibição
da utilização de atestados emitidos por pessoas físicas para tal fim. A respeito dessa situação
hipotética, julgue os itens a seguir, à luz do disposto na Lei n.º 8.666/1993.
47. [Q960216] O prazo de cinquenta dias para o recebimento das propostas é exorbitante,
contrariando os prazos máximos definidos em lei.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2018 / Agência Brasileira de Inteligência ABIN - BR / Oficial Técnico de Inteligência - Área Engenharia Civil /
Questão: 116
48. [Q951994] Determinada construtoracontratada pela Administração para a construção de uma
ponte pênsil, tem, no curso da execução da obra contratada, empregado materiais abaixo das
especificações técnicas previstas no edital e no contrato. Tal conduta, identificada pelo gestor do
contrato, ensejou dúvidas sobre a segurança da estrutura da ponte, tendo havido recomendação
por parte de empresa certificadora, da demolição da construção já efetuada. Considerando as
disposições aplicáveis da Lei no 8.666/1993, a construtora
a) terá o contrato com a Administração rescindido, sendo apenada apenas com a perda dos
valores pelos serviços executados.
b) poderá, dada a gravidade da conduta e os prejuízos causados à Administração, ser declarada
inidônea para participar de licitações e contratar com a Administração, cabível a reabilitação,
após 2 anos, e condicionada ao ressarcimento dos prejuízos causados à Administração.
c) ficará impedida de participar de licitações e de celebrar contratos com a Administração, pelo
prazo máximo de 5 anos, além de perder a garantia de execução do contrato no limite do valor
das multas aplicadas.
d) sujeita-se apenas à rescisão do contrato e aplicação das multas nele previstas, não sendo
cabíveis medidas restritivas em relação a outros certames ou contratos, eis que não verificada
fraude.
e) poderá, em razão dos prejuízos causados à Administração e verificada conduta dolosa,
sujeitar-se à cassação da licença de funcionamento, ficando impedida de celebrar contratos
públicos e privados.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Sanções .
Fonte: FCC 2018 / Defensoria Pública do Estado de Amazonas DPE - AM / Analista em Gestão Especializado - Administração / Questão:
44
49. [Q952000] Objetivando a contratação de serviços de suporte de informática, determinada
empresa pública instaurou procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico. Entre as
condições fixadas no certame, exigiu dos licitantes a comprovação de experiência anterior no
desempenho de objeto similar, mediante a apresentação de atestados, bem como garantia de
proposta. O procedimento adotado previu, ainda, a análise dos documentos de habilitação apenas
após encerrada a etapa competitiva e ordenadas as propostas de preço. Considerando as
disposições legais aplicáveis à espécie, a conduta da Administração afigura-se
a) ilegal, no que concerne à exigência de garantia de proposta, que é vedada quando adotada a
modalidade pregão.
b) ilegal, quanto à modalidade adotada, eis que o pregão não se aplica para contratação de
serviços, ainda que de natureza comum.
c) legal, eis que tanto a modalidade, como os requisitos estabelecidos estão aderentes à
legislação aplicável.
d) ilegal, no que tange à exigência de atestados de qualificação técnica, o que não se coaduna
com a natureza comum do serviço.
e) ilegal, no que diz respeito à inversão das fases de apresentação de proposta econômica e
habilitação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: FCC 2018 / Defensoria Pública do Estado de Amazonas DPE - AM / Analista em Gestão Especializado - Administração / Questão:
50
50. [Q951687] Segundo a Lei Federal nº 8.666/1993, que estabelece normas de licitação e
contratos a serem observadas pelos Entes públicos e entidades que recebem recursos públicos, a
licitação pode ser dispensada no caso de:
a) Contratação de associação de portadores de deficiência física, sem fins lucrativos e de
comprovada idoneidade, por órgãos ou entidades da Administração Pública, para a prestação de
serviços ou fornecimento de mãode- obra, desde que o preço contratado seja compatível com o
praticado no mercado.
b) Contratação de serviço terceirizados de limpeza e conservação, cujo valor estimado seja de
R$ 115.000,00.
c) Contratação de serviços técnicos de publicidade, de natureza singular, com profissionais ou
empresas de notória especialização.
d) Para aquisição de veículos específicos para as áreas de saúde ou educação, desde que o preço
seja compatível com o valor de mercado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral.
Fonte: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias 2018 / Prefeitura de Caxias do Sul - RS / Técnico em Contabilidade /
Questão: 47
51. [Q945240] Assinale a opção correta com relação às cláusulas dos contratos administrativos
tomados em seu sentido próprio e restrito.
a) A administração pública poderá rescindir o contrato unilateralmente nos casos de
inadimplemento por culpa, insolvência e interesse público, mas não o poderá fazer quando o
inadimplemento se dever a caso fortuito ou de força maior.
b) Não cabe ao Estado fazer a retomada do objeto nos casos de rescisão unilateral.
c) As cláusulas contratuais são fixadas previamente, de forma unilateral, pela administração,
cabendo ao particular a elas aderir.
d) As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos poderão ser
alteradas sem prévia concordância do contratado.
e) É vedado ao Estado exigir garantia em contratos de obra, serviços e compras.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2018 / Tribunal de Contas da Paraíba TCE - PB / Agente de Documentação / Questão: 29
A UFBA é uma Autarquia Federal, nos termos do parágrafo único do art. 1º da Lei nº 8.666/1993, e
está sujeita ao regime das licitações estabelecido por essa Lei. Referente às modalidades e aos tipos
de licitações, considerando as disposições apresentadas na Lei nº 8.666/1993, julgue, como
VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.
52. [Q1124866] Caso seja necessário, é possível que seja utilizada a modalidade de licitação
concorrência para obras e serviços de engenharia com valor estimado de contratação de R$
50.000,00 (cinquenta mil reais).
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Concorrência| Modalidades de Licitação.
Fonte: AOCP 2017 / Universidade Federal da Bahia UFBA - BR / Técnico em Segurança do Trabalho / Questão: 27
53. [Q964179] Com relação à Lei n.º 8.666/1993, analise as alternativas. I- Em igualdade de
condições, no caso de empate em uma licitação, será dada preferência à empresa com maior
número de empregados. II- A Comissão de Licitação de um órgão público estadual, em
procedimento licitatório de Tomada de Preços, decidiu por inabilitar determinada licitante que
havia descumprido norma editalícia pertinente à comprovação de sua habilitação jurídica para
execução do objeto contratual. A decisão da Comissão de Licitação pauta-se no princípio setorial
das licitações conhecido por vinculação ao instrumento convocatório. III- A administração pública
não pode descumprir normas e condições do edital ao qual se acha estritamente vinculada, e
apenas os licitantes e o Ministério Público são partes legítimas para impugnar edital de licitação
por irregularidades. Assinale a alternativa correta.
a) Se todas as afirmativas estiverem corretas.
b) Se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) Se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) Se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas
e) Se apenas a afirmativa II estiver correta.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação.
Fonte: UERR 2017 / Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima CODESAIMA - RR / Administrador / Questão: 78
54. [Q928036] Estado-limite é o estado para além do qual a estrutura deixa de satisfazer as
funções para que foi projetada. Dado que o estado-limite último – ELU de uma fundação está
associado ao colapso parcial ou total da obra, considere as sentenças a seguir. I. Perda de
estabilidade global é um estado-limite último. II. Ruptura por esgotamento da capacidade de carga
do terreno é um estado-limite último. III. Ruptura por deslizamento (fundações superficiais) é um
estado-limite último. IV. Ruptura estrutural em decorrência de movimentos da fundação é um
estado-limite último. V. Arranchamento ou insuficiência de resistência portração é um estado-
limite último. Assinale a alternativa CORRETA.
a) Somente as sentenças I, III, IV e V estão corretas.
b) Somente as sentenças I, II e V estão corretas.
c) Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
d) Todas as sentenças estão corretas.
e) Somente as sentenças II, III, IV e V estão corretas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral.
Fonte: PUC - PR 2017 / Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul TJ/MS - MS / Técnico de Nível Superior - Área Engenheiro Civil /
Questão: 24
55. [Q923305] A modalidade de licitação entre qualquer interessado que, na fase inicial de
habilitação preliminar, comprove possuir os requisitos mínimos de qualificação, exigidos no edital
para a execução do seu objetivo, é denominada de
a) concurso.
b) convite.
c) tomada de preço.
d) concorrência.
e) leilão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: UPE 2017 / Universidade Estadual de Pernambuco UPE - PE / Engenheiro / Questão: 29
56. [Q910318] Com relação aos cuidados que devem ser observados em processos de compras
públicas, analise as afirmativas a seguir. I. Nenhuma compra poderá ser feita sem a caracterização
do objeto e a indicação dos recursos orçamentários para pagamento. II. Sempre que possível, as
compras atenderão ao princípio da padronização, sendo processadas no sistema de registro de
preços. III. É possível citar marca comercial como padrão de qualidade para aquisição, desde que
se garanta o acesso de similares. Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Compra.
Fonte: FGV 2017 / Prefeitura de Salvador - BA / Técnico de Nível Superior II - Área Suporte Administrativo - Especialidade:
Administração / Questão: 56
57. [Q875404] Nos termos da Lei n. 8.666/93, classifica-se como serviço a seguinte atividade:
a) ampliação.
b) demolição.
c) recuperação.
d) Reforma.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Parte Geral.
Fonte: UFGO 2017 / CELG - GO / Analista Técnico - Área: Engenheiro Eletricista / Questão: 52
58. [Q872194] Entre os princípios informadores da licitação, estão o procedimento formal, a
publicidade, a igualdade entre os licitantes, a vinculação aos termos do instrumento convocatório e
a adjudicação compulsória. Nesse contexto, o princípio da
a) adjudicação compulsória não impede que a Administração Pública possa adiar a contratação
quando haja motivo para tal.
b) publicidade impede que o conteúdo das propostas seja mantido em sigilo em qualquer
momento do procedimento licitatório.
c) vinculação ao instrumento convocatório não se aplica no julgamento das propostas, aplicando-
se na etapa inicial da licitação.
d) igualdade entre os licitantes impede que a lei de licitações preveja qualquer critério de
desempate.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Princípios das Licitações| Licitações.
Fonte: COMPERVE 2017 / Ministério Público do Rio Grande do Norte MPE - RN / Técnico do Ministério Público Estadual - Área
Administrativa / Questão: 52
59. [Q1305919] Um hospital pretende contratar uma empresa para a realização de uma reforma
na sala de espera dos pacientes, em virtude da queda de uma árvore decorrente de fortes chuvas.
Verificou-se que a estrutura foi severamente danificada, impossibilitando o atendimento no local. A
situação é extremamente preocupante, em virtude da necessidade de se manter o funcionamento
regular do hospital. O valor da contratação foi estimado em R$ 79.000,00. Nesse caso, conforme
preceitua a Lei nº 8.666/1993, a licitação é
a) obrigatória na modalidade pregão.
b) inexigível.
c) obrigatória na modalidade concorrência.
d) obrigatória na modalidade tomada de preços.
e) dispensável.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Inexigibilidade de Licitação| Dispensa de Licitação.
Fonte: 2016 / Ministério da Defesa - Marinha do Brasil - BR / Praça - Área: Técnico em Administração / Questão: 26
60. [Q1160794] De acordo com o Art. 6º da Lei 10.520/02, o prazo de validade das propostas, se
outro não estiver fixado no edital, será de
a) 30 dias.
b) 45 dias.
c) 60 dias.
d) 90 dias.
e) 120 dias.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002| Licitações.
Fonte: FBR 2016 / Prefeitura de Itupeva - SP / Agente de Gestão - Especialidade: Assistente Administrativo / Questão: 42
61. [Q881906] A Lei no 8.666/1993 traz a disciplina jurídica das compras da Administração que
a) dispensa a adequada caracterização do objeto nas hipóteses de contratação direta, exigência
aplicável apenas às com pras submetidas a prévio procedimento licitatório, em decorrência do
princípio do julgamento objetivo.
b) autoriza a exigência de marcas, modelos e especificações técnicas na delimitação do objeto,
mesmo que não usuais, não havendo a necessidade de justificação técnica e fundamentação para
tanto, isso em razão do princípio da eficiência.
c) prevê o dever de padronização para compras de bens de consumo, objetivando, dentre outros
ganhos, o decorrente da economia de escala.
d) dispensa a prévia indicação de recursos orçamentários para o seu pagamento, exigência
aplicável às licitações de grande complexidade e vulto econômico.
e) impõe o processamento das compras por meio do sistema de registro de preços, como recurso
de planejamento orçamentário.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Compra.
Fonte: FCC 2016 / Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul ALE - MS / Analista de Recursos Humanos / Questão: 75
62. [Q853921] A Lei no 8.666/1993 estabelece quais são as condições que podem ser exigidas
para fins de comprovação da qualificação jurídica, técnica, econômico-financeira e de regularidade
fiscal das empresas interessadas em participar de uma licitação. Nesse contexto, considere: I.
Comprovação de aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em
características, quantidades e prazos com a obra ou serviço licitado por meio de atestados
fornecidos por pessoas jurídicas de direito público e privado, devidamente registrados nas
entidades profissionais competentes. II. Comprovação de aptidão para desempenho de atividade
pertinente e compatível em características, quantidades e prazos, com limitação de tempo ou em
locais específicos, por meio de atestado fornecido por pessoa jurídica de direito público e privado,
devidamente registrado nas entidades profissionais competentes. III. Metodologia de execução
para licitações de alta complexidade técnica. É condição habilitatória para comprovação da
qualificação técnica passível de ser exigida em procedimentos licitatórios o que consta em
a) I, II e III.
b) I, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Parte Geral.
Fonte: FCC 2016 / Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF 3 - BR / Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade:
Contadoria / Questão: 84
63. [Q823456] Sobre o sistema de registro de preços, consoante dispositivos do Decreto Nº
7.892/2013, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A ata de registro de preços implicará compromisso de fornecimento nas condições
estabelecidas, após cumpridos os requisitos de publicidade.
b) A contratação com os fornecedores registrados será formalizada unicamente através de
instrumento contratual, vedada a emissão de nota de empenho de despesa, autorização de
compra ou outro instrumento hábil, previstos na Lei Nº 8.666/93.
c) A existência de preços registrados não obriga a administração a contratar, facultando-se a
realização de licitação específica para a aquisição pretendida, assegurada preferência ao
fornecedor registrado em igualdade de condições.
d) A recusa injustificada de fornecedor classificado em assinar a ata, dentro do prazo
estabelecido no Art. 14, ensejaa aplicação das penalidades legalmente estabelecidas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Sistema de Registro de Preços (SRP) - Decreto n. 7.892/2013.
Fonte: 2016 / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais IFNMG - MG / Tecnólogo - Área: Gestão
Pública / Questão: 33
64. [Q821816] No curso do pregão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com
preços até dez por cento superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a
proclamação do vencedor. Nos termos da Lei no 10.520/2002, NÃO havendo pelo menos
a) cinco ofertas nas condições narradas poderão os autores das melhores propostas, até o
máximo de três, oferecer novos lances verbais e sucessivos, devendo os preços,
obrigatoriamente, circundarem em torno de limite máximo fixado pelo pregoeiro.
b) duas ofertas nas condições narradas poderão os autores das melhores propostas, até o
máximo de cinco, oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços
oferecidos.
c) três ofertas nas condições narradas poderão os autores das melhores propostas, até o máximo
de cinco, oferecer novos lances verbais e sucessivos, devendo os preços, obrigatoriamente,
circundarem em torno de limite máximo fixado pelo pregoeiro.
d) duas s ofertas nas condições narradas poderão os autores das melhores propostas, até o
máximo de três, oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços
oferecidos.
e) três ofertas nas condições narradas poderão os autores das melhores propostas, até o máximo
de três, oferecer novos lances verbais e sucessivos, quaisquer que sejam os preços oferecidos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: FCC 2016 / Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região TRT 23 - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 40
Com relação a convênios e contratos administrativos, julgue os itens subsequentes.
65. [Q817909] Cabe ao fiscal do contrato, e não ao contratado, optar por uma das modalidades de
garantia previstas na Lei de Licitações e Contratos.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Exigência de garantia.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2016 / Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário FUNPRESP -
BR / Assistente - Área Administrativa - Especialidade: Secretariado Executivo / Questão: 47
66. [Q809734] A habilitação é a fase do procedimento licitatório em que a Administração verifica
a aptidão do candidato para a futura contratação. Identifique da relação abaixo quais dos
documentos podem ser exigidos para habilitação: I - qualificação técnica. II - regularidade fiscal e
trabalhista. III - demonstração da existência de filiais. IV - credenciamento prévio. V - qualificação
econômico-financeira. Estão corretos APENAS os itens:
a) I, II e III.
b) II, IV e V.
c) I, II e V.
d) II, III e V.
e) Nenhuma das alternativas anteriores
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação| Habilitação.
Fonte: Simpas 2016 / Prefeitura de Bodoquena - MS / Advogado / Questão: 17
67. [Q1046658] A respeito do regime diferenciado de contratações públicas, é correto afirmar
que
a) não é possível a contratação de duas ou mais empresas para executar o mesmo serviço, sob
pena de caracterizar fracionamento da obra, com perda da economia de escala.
b) é vedado contratar, no mesmo instrumento administrativo, a elaboração e o desenvolvimento
dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a
realização de testes, a pré-operação e outras operações necessárias para a entrega final do
objeto.
c) a administração pública poderá negociar com os demais licitantes, definido o resultado da
fase de julgamento, condições mais vantajosas, mesmo que a proposta vencedora esteja abaixo
do orçamento estimado.
d) o contratado que retardar a execução ou a entrega do objeto contratado sem motivo
justificado será impedido de licitar e contratar com a União, os estados, o Distrito Federal ou os
municípios pelo prazo de cinco anos.
e) somente será chamado para a fase de habilitação o licitante vencedor, não sendo possível
realizar essa fase antes da apresentação das propostas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Seção III - Das Regras Específicas Aplicáveis aos Contratos
Celebrados no Âmbito do RDC| Regime Diferenciado de Contratações públicas (RDC) - Lei n. 12.462/2011.
Fonte: FUNIVERSA 2015 / Polícia Civil do Distrito Federal PCDF - DF / Delegado de Polícia / Questão: 14
68. [Q865147] No pregão, se o licitante desatender às exigências habilitatórias, o pregoeiro
examinará as ofertas subsequentes e a qualificação dos licitantes, na ordem de classificação, e
assim sucessivamente, até a apuração de uma que atenda ao edital, sendo o respectivo licitante
declarado vencedor. Nessa hipótese, o pregoeiro
a) proferirá sua decisão imotivadamente.
b) não poderá negociar diretamente com o proponente.
c) poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço maior.
d) poderá negociar diretamente com o proponente para que seja obtido preço melhor.
e) decidirá motivadamente, sendo, no entanto, tal decisão irrecorrível.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002| Etapas do Pregão.
Fonte: FCC 2015 / Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe TRE/SE - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 26
69. [Q860174] Nos termos da Lei nº 10.520/2002, no caso da utilização do pregão é VEDADO
a) exigir pagamento de taxa referente ao fornecimento do edital em qualquer hipótese.
b) estabelecer prazo de 10 dias úteis para a apresentação das propostas, contados a partir da
publicação do edital.
c) exigir garantia de proposta.
d) inabilitar empresa interessada após a verificação da melhor proposta.
e) abrir negociação diretamente com o proponente para a obtenção de preço melhor.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002| Vedações do Pregão.
Fonte: FCC 2015 / Ministério Público da Paraíba MPE - PB / Analista Ministerial - Área Auditor de Contas Públicas / Questão: 57
70. [Q858859] Determinado município contratou, após regular processo licitatório, sociedade
empresária para construir uma escola municipal. Ocorre que a contratada reiteradamente não vem
cumprindo as cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos acordados. Tendo por base as
normas previstas na Lei nº 8.666/93, em especial aquelas sobre inexecução e rescisão de contratos
administrativos, a Administração Pública municipal contratante poderá rescindir o contrato por ato
escrito e:
a) unilateral, com a assunção imediata do objeto do contrato, no estado e local em que se
encontrar, por ato próprio da Administração;
b) unilateral, com o decreto da indisponibilidades de bens da contratada (e, se preciso, de seus
sócios), até o limite do prejuízo causado à Administração;
c) bilateral, com a proibição de contratar com o poder público pelo prazo de 8 (oito) anos e o
integral ressarcimento dos danos ao erário;
d) bilateral, com o integral ressarcimento dos danos ao erário e a suspensão dos direitos
políticos dos sócios administradores da sociedade empresária;
e) bilateral, com a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou
incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de 8 (oito) anos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Rescisão dos contratos
administrativos.
Fonte: FGV 2015 / Tribunal de Contas do Município de São Paulo TCM - SP / Agente de Fiscalização - Área Ciências Contábeis / Questão:
54
À luz da Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens a seguir, relativos às condições que devem ser atendidas
para a execução de obras e para a prestação de serviços.
71. [Q794248] A inexistência de projeto básico aprovado pela autoridadecompetente inviabiliza a
realização de licitação para a prestação de serviços.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral| Conceitos e normas de Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2015 / Superior Tribunal de Justiça STJ - BR / Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade:
Engenharia Elétrica / Questão: 100
72. [Q789435] Considere duas situações hipotéticas: I. O Estado de Minas Gerais pretende
comprar imóvel para o atendimento de suas finalidades precípuas, cujas necessidades de
instalação e localização condicionem a sua escolha, e desde que o preço do imóvel seja compatível
com o valor de mercado, segundo avaliação prévia; II. A União Federal necessita intervir no
domínio econômico para regular preços. Nas hipóteses narradas, e nos termos do que consta na
Lei no 8.666/1993, a licitação é
a) dispensável na primeira hipótese e inexigível na segunda.
b) inexigível.
c) inexigível na primeira hipótese e dispensável na segunda.
d) dispensável.
e) obrigatória na modalidade pregão na primeira hipótese e inexigível na segunda.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Dispensa de Licitação| Inexigibilidade de Licitação.
Fonte: FCC 2015 / Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região TRT 3 - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 32
73. [Q1172098] Leia o fragmento a seguir. “Os critérios de aceitabilidade de preço consistem nos
parâmetros de preços máximos, unitários e globais, a serem fixados pela administração pública e
publicados no _____ para aceitação e julgamento das(os) _____; serão também definidos em relação
a cada uma das etapas previstas no _____ do contrato.” Assinale a opção que completa
corretamente as lacunas do fragmento acima.
a) contrato – propostas dos licitantes – fluxograma técnico
b) Diário Oficial – condicionantes do contrato – cronograma físico-financeiro
c) edital de licitação – propostas orçamentárias – diagrama de planejamento
d) Diário Oficial – propostas orçamentárias – fluxograma técnico
e) edital de licitação – propostas dos licitantes – cronograma físico-financeiro
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Parte Geral.
Fonte: FGV 2014 / Prefeitura de Recife - PE / Analista de Controle Interno - Área: Obras Públicas / Questão: 54
74. [Q1105799] A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que
atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do
recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é a(o)
a) Tomada de preços.
b) Convite.
c) Leilão.
d) Concurso.
e) Concorrência.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Tomada de Preço.
Fonte: VUNESP 2014 / Tribunal de Justiça do Pará TJ/PA - PA / Analista Judiciário - Área Ciências Contábeis / Questão: 41
75. [Q767572] Segundo a Lei nº 10.520/2002, no curso da sessão do pregão, além do autor da
oferta de valor mais baixo, poderão fazer novos lances verbais e sucessivos os autores das ofertas,
com preços que superem àquela em até
a) 5%.
b) 15%.
c) 10%.
d) 7%.
e) 20%.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002| Pregão Eletrônico - Decreto n.
10.024/2019 (Revogou Decreto n. 5450/05).
Fonte: FCC 2014 / Tribunal de Justiça do Amapá TJ/AP - AP / Analista Judiciário - Área Administrativa - Especialidade: Contabilidade /
Questão: 56
No que se refere a compras e licitação no setor público, julgue os próximos itens.
76. [Q757804] A fim de se realizar processo de compra no setor público, pode-se lançar mão das
seguintes modalidades de licitação: convite, tomada de preços, concorrência, dispensa de licitação,
concurso, leilão e pregão.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Compra.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2014 / Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ - BR / Analista Administrativo - Área Qualquer
Formação / Questão: 105
77. [Q755973] De acordo com o disposto na Lei 10.520 de 2002, a qual disciplina a modalidade de
licitação intitulada pregão, pode ser afirmado que:
a) É vedada a participação de bolsas de mercadorias no apoio técnico e operacional aos órgãos e
entidades promotores da modalidade de pregão, utilizando-se de recursos de tecnologia da
informação.
b) É permitida a exigência de aquisição do edital pelos licitantes, como condição para
participação no certame.
c) No pregão, como regra, o prazo de validade das propostas é de 90 (noventa) dias.
d) É vedada a realização de pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da
informação.
e) Consideram-se bens e serviços comuns, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade
possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002| Licitações.
Fonte: IGDRH 2014 / Estrada de Ferro Campos do Jordão EFCJ - SP / Analista Ferroviário - Área Projetos/Elétrica / Questão: 40
78. [Q749680] Com relação ao tema das licitações e aos contratos administrativos, assinale a
alternativa correta.
a) No pregão, assim como nas demais modalidades de licitação, a homologação antecede a
adjudicação.
b) No caso de o prefeito de determinada cidade decidir contratar renomadas bandas de música
brasileiras para se apresentarem em evento festivo de comemoração do aniversário da cidade,
poderá fazê-lo por meio de dispensa de licitação, por serem os músicos profissionais do setor
artístico consagrados pela opinião pública.
c) Para o início do processo licitatório, é necessária a liberação dos recursos orçamentários do
órgão que pretenda licitar.
d) A seleção de licitantes, no sistema de registro de preços, deve ser feita por meio da
modalidade tomada de preços.
e) Em atenção ao princípio da publicidade, as licitações não podem ser sigilosas, sendo públicos
e acessíveis os atos de seu procedimento, com exceção do conteúdo das propostas, que devem
permanecer em sigilo até a respectiva abertura.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Serviço| Parte Geral.
Fonte: IADES 2014 / Companhia do Metropolitano do Distrito Federal Metrô - DF / Advogado / Questão: 33
79. [Q736104] O número mínimo de convidados para participar em licitação pela modalidade
convite é
a) 15.
b) 10.
c) 5.
d) 3.
e) 2.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Convite.
Fonte: VUNESP 2014 / Agência de Fomento de São Paulo S.A Desenvolve - SP / Advogado / Questão: 60
80. [Q734027] Sobre as modalidades de licitações, relacione adequadamente as colunas a seguir.
A sequência está correta em
a) 2, 1, 4, 3.
b) 1, 2, 3, 4.
c) 3, 4, 2, 1.
d) 4, 3, 1, 2.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Licitações.
Fonte: CONSULPLAN 2014 / Companhia Brasileira de Transportes Urbanos CBTU - BR / Técnico de Gestão - Área Contabilidade /
Questão: 40
 No que se refere ao assunto tratado no
fragmento de texto acima, julgue os itens subsequentes.
81. [Q730527] Em convênio em que haja repasse de recursos financeiros ao conveniado, os
valores repassados só podem ser utilizados na realização do objeto do convênio e não perdem a
natureza de dinheiro público, ficando o conveniado obrigado a prestar contas ao ente público
repassador e aos órgãos de controle competente, como os tribunais de contas.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Convênios| Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2014 / Ministério da Educação MEC - BR / Analista de Política Regulatória / Questão: 47
Com relação ao regime diferenciado de contratações e à disciplina legal sobre o pregão, julgue os
itens subsequentes.
82. [Q726440] Entre outras proibições, veda-se, no pregão, a exigência de garantia de proposta
bem como a exigência da aquisição do edital pelos licitantes como condição paraparticipação no
certame.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Regime Diferenciado de Contratações públicas (RDC) - Lei n.
12.462/2011| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2014 / Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF - DF / Analista de Administração Pública - Área
Administração / Questão: 143
Com base no disposto na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens a seguir.
83. [Q726283] Dado o princípio da publicidade, a ausência de regular comunicação aos licitantes
acerca do resultado do julgamento constitui vício irreparável que acarreta a nulidade dos atos da
licitação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Serviço| Princípios das Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2014 / Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF - DF / Analista de Administração Pública - Área Serviços /
Questão: 120
84. [Q724305] De acordo com a legislação que regulamenta as compras no serviço público, a
licitação destina-se a garantir o princípio constitucional da isonomia, que será julgada com base
nos princípios básicos da legalidade, impessoalidade, da igualdade, da moralidade, da publicidade
e da probidade administrativa, além de selecionar a proposta que tenha por objetivo promover
a) o abastecimento da administração pública.
b) os ganhos econômicos para o vencedor.
c) o desenvolvimento nacional sustentável.
d) a sustentabilidade econômica do vencedor.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral| Princípios das Licitações.
Fonte: UFGO 2014 / Universidade do Estado do Amapa UEAP - AP / Assistente Administrativo / Questão: 28
85. [Q724126] Assinale a alternativa correta de acordo com a Lei no 8.666, de 1993, que institui
normas para licitações e contratos da Administração Pública.
a) Nas licitações de valores mais elevados é obrigatória a realização de audiência pública.
b) A contratação do licitante vencedor é o ato que finaliza o procedimento licitatório.
c) O procedimento licitatório caracteriza ato administrativo discricionário pois seu objeto é a
contratação da melhor proposta para a Administração.
d) A contratação de serviços de supervisão de obras, desde que comprovado o interesse público,
é caso de licitação dispensável.
e) Em decorrência da expressa previsão legal, não é obrigatória a motivação do ato no caso de
licitação inexigível.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral| Conceitos e normas de Licitações.
Fonte: FEPESE 2014 / Ministério Público de Santa Catarina MPE - SC / Analista - Área Tecnologia da Informação / Questão: 18
 No que se refere ao assunto tratado
no fragmento de texto acima, julgue os itens subsequentes.
86. [Q723180] Em convênio em que haja repasse de recursos financeiros ao conveniado, os
valores repassados só podem ser utilizados na realização do objeto do convênio e não perdem a
natureza de dinheiro público, ficando o conveniado obrigado a prestar contas ao ente público
repassador e aos órgãos de controle competente, como os tribunais de contas.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Tratamento constitucional e infraconstitucional| Convênios.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2014 / Ministério da Educação MEC - BR / Especialista em Regulação da Educação Superior / Questão: 47
A comissão responsável pela licitação de uma obra convocou os licitantes para definir um valor
mínimo a ser apresentado em suas propostas. Essa decisão foi tomada porque o índice de abandono
de obras por preço inexequível era muito alto, o que gerava um custo elevado para licitar o
remanescente dos contratos. A respeito dessa situação, julgue os itens subsecutivos.
87. [Q709364] Para definir valores mínimos a serem aceitos em propostas de licitação, a comissão
deve registrar um piso mínimo no edital da licitação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Procedimento de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2014 / Fundação Universidade de Brasília FUB - BR / Engenheiro Civil / Questão: 93
A respeito de compras e serviços no setor público, julgue os itens subsecutivos.
88. [Q704676] Para otimizar o processo de compras no setor público, especificamente quanto à
aquisição de materiais de consumo, no edital de licitação deverá ser descrito detalhadamente o
objeto a ser contratado, visto que a riqueza de especificações evita uma contratação inócua e,
dessa forma, preserva-se o interesse público.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Publicação do Aviso de Edital| Carta-convite.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2014 / Departamento de Polícia Federal DPF - BR / Administrador / Questão: 112
No que concerne à licitação, ao controle da administração pública e ao regime jurídico-
administrativo, julgue os itens de 57 a 60.
89. [Q703445] A administração pública pode utilizar-se da modalidade pregão para vender
equipamentos eletrônicos oriundos de contrabando apreendidos em uma operação de fiscalização
deflagrada pela Receita Federal do Brasil.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2014 / Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC - BR / Agente Administrativo /
Questão: 58
90. [Q701230] No que se refere à Lei nº 8.666/1993, é correto afirmar que as empresas públicas
e as sociedades de economia mista exploradoras de atividades econômicas
a) só licitarão para atividade-meio.
b) só licitarão para atividade-fim.
c) podem licitar para atividade-meio e para atividade fim.
d) são dispensadas da licitação.
e) não necessitam licitar, mas se sujeitam aos princípios das licitações.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Destinatários das Licitações| Licitações.
Fonte: IADES 2014 / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN - BR / Engenheiro Civil / Questão: 49
91. [Q1190076] Assinale a alternativa correta:
a) Todos os agentes públicos estão submetidos ao Estado mediante relação de emprego e, assim,
passíveis de demissão mediante processo administrativo disciplinar em que seja assegurado o
direito ao contraditório e à ampla defesa.
b) A exigência de regime jurídico único não está mais em vigor desde o advento da Emenda
Constitucional n° 19/98, que deu nova redação ao art. 39 da Constituição da República;
c) A lei, ao criar cargos públicos, denominando alguns deles como sendo de direção, chefia ou
assessoramento, e de provimento em comissão, é o quanto basta para que as nomeações sem
concurso, respeitada a vedação do nepotismo, sejam válidas;
d) Titulares de cargos públicos de provimento em caráter efetivo, nomeados em virtude de
concurso público, adquirem estabilidade com o só transcurso do prazo de três anos de efetivo
exercício;
e) Sanções disciplinares comportam controle pelo Judiciário, desde que provocado por quem
tenha legitimidade para agir, controle esse que não fica restrito ao exame da competência de
quem tenha expedido o ato, da observância de formalidades legais e da exigência de motivação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Multa| Sanções .
Fonte: TRF 3ª Região 2013 / Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF 3 - BR / Juiz Federal Substituto / Questão: 74
92. [Q1114396] A compra ou locação de imóvel destinado ao atendimento das finalidades
precípuas da Administração, cujas necessidades de instalação e localização condicionem sua
escolha,
a) pode ocorrer por meio da dispensa de licitação com a contratação direta.
b) deve ser, obriga toriamente, precedida de licitação na modalidade concorrência.
c) pode se efetivar independentemente de avaliação prévia do imóvel.
d) deve ser licitada e a modalidade do certame nesse caso é eleita de forma discricionária.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Dispensa de Licitação| Licitações.
Fonte: UEG 2013 / Polícia Civil de Goiás PC/GO - GO / Delegado de Polícia Substituto / Questão: 65
93. [Q1041781]Quanto à Lei nº 8.666/1993, analise as assertivas abaixo. I. As margens de
preferência por produto, serviço, grupo de produtos ou grupo de serviços, referidos na Lei, serão
definidas pelo Poder Executivo Federal, não podendo a soma delas ultrapassar o montante de 45%
sobre o preço dos produtos manufaturados. II. Nas contratações destinadas à implantação,
manutenção e ao aperfeiçoamento dos sistemas de tecnologia de informação e comunicação,
considerados estratégicos em ato do Poder Executivo Federal, a licitação não poderá ser restrita a
bens e serviços com tecnologia desenvolvida no País. III. Os editais de licitação para a contratação
de bens, serviços e obras poderão, mediante prévia justificativa da autoridade competente, exigir
que o contratado promova, em favor de órgão ou entidade integrante da administração pública ou
daqueles por ela indicados a partir de processo isonômico, medidas de compensação comercial,
industrial, tecnológica ou acesso a condições vantajosas de financiamento, cumulativamente ou
não, na forma estabelecida pelo Poder Executivo Federal. É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) III, apenas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Instrumento convocatório| Licitações.
Fonte: CETRO 2013 / Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA - BR / Analista Administrativos Área 5 - Formação: Engenharia
de Redes / Questão: 103
94. [Q711031] A Administração pública precisa contratar o desenvolvimento, instalação e
manutenção de um sistema de controle de processos judiciais, que também permita a integração
com outros sistemas operados por entes públicos. Para tanto, pode
a) instaurar licitação, sob a modalidade de pregão, que permite a personalização casuística do
produto objeto da aquisição, mediante especificidades técnicas e de qualidade.
b) instaurar licitação, sob a modalidade pregão, desde que o valor da contratação não exceda o
limite legal.
c) promover contratação direta, mediante dispensa de licitação, sob o fundamento de
personalização do objeto, o que impede prévia especificação objetiva.
d) instaurar licitação, sob a modalidade concorrência, inserindo exigências pertinentes à
capacitação para execução do objeto da contratação na fase de habi litação técnica.
e) instaurar licitação sob a modalidade concorrência, desde que o limite da contratação não
exceda o limite legal.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: FCC 2013 / Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região TRT 15 - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 39
Com relação às alterações do objeto dos contratos administrativos e à prorrogação dos seus prazos
de vigência e de execução, julgue os itens a seguir.
95. [Q679655] Havendo necessidade de se manter a padronização requerida pela estrutura de
apoio logístico dos meios navais, aéreos e terrestres, os contratos para compras de material de uso
das forças armadas — com exceção de materiais de uso pessoal e administrativo — podem viger
por até cento e vinte meses.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Vigência dos Contratos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2013 / Ministério Público da União MPU - BR / Analista do MPU - Área de Apoio: Técnico - Especializado /
Questão: 120
96. [Q675944] Em relação ao controle de despesas decorrentes de contratos e demais
instrumentos disciplinados pela Lei n. 8.666/93, é CORRETO afirmar que:
a) os Tribunais de Contas podem solicitar cópia do instrumento convocatório da licitação, após
sua publicação, até o dia imediatamente anterior à sessão de recebimento das propostas, para
examiná-lo e determinar medidas corretivas, que deverão ser acatadas pela entidade promotora
da licitação.
b) os Tribunais de Contas podem solicitar cópia do instrumento convocatório da licitação, após
sua publicação, até o quinto dia anterior ao recebimento das propostas, para examiná-lo e
determinar medidas corretivas, que serão acatadas pela entidade promotora da licitação a seu
critério subjetivo.
c) os Tribunais de Contas podem solicitar cópia do instrumento convocatório da licitação, após
sua publicação, até o quinto dia anterior ao recebimento das propostas, para examiná-lo e
determinar medidas corretivas, que serão acatadas pela entidade promotora da licitação a seu
critério objetivo.
d) os Tribunais de Contas podem solicitar cópia do instrumento convocatório da licitação, após
sua publicação, até o quinto dia anterior ao recebimento das propostas, para examiná-lo e
sugerir medidas corretivas, que, discricionariamente, serão acatadas pela entidade promotora da
licitação.
e) os Tribunais de Contas podem solicitar cópia do instrumento convocatório da licitação, após
sua publicação, até o dia imediatamente anterior à divulgação do julgamento das propostas, para
examiná-lo e determinar medidas corretivas que serão obrigatoriamente acatadas pela entidade
promotora da licitação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Acompanhamento e Fiscalização da
Execução dos Contratos.
Fonte: PUC - PR 2013 / Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul TCE - MS / Auditor Estadual de Controle Externo / Questão: 43
Julgue os itens seguintes, relativos à contratação administrativa e às relações jurídicas da
administração pública com particulares.
97. [Q660907] Os contratos administrativos podem ser alterados, com as devidas justificativas,
unilateralmente pela administração ou por acordo das partes. Entretanto, o contratado fica
obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, quaisquer acréscimos ou supressões de
valores que se fizerem nas obras, serviços ou compras.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Alteração Unilateral.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2013 / Ministério das Comunicações MC - BR / Atividades de Complexidade Intelectual - Área Direito /
Questão: 84
Com referência à licitação pública, julgue os itens subsecutivos.
98. [Q660550] A licitação pública tem por finalidade obter o contrato mais vantajoso para a
administração e resguardar os direitos de eventuais contratados.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Finalidade das Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2013 / Agência Nacional de Transportes Terrestres ANTT - BR / Técnico Administrativo / Questão: 69
99. [Q618998] Em relação ao conceito de Contratação Direta, analise as assertivas abaixo. I. A
Licitação é regra para a Administração Pública quando compra bens ou contrata obras e serviços,
entretanto a lei apresenta exceções a essa regra, que são os casos de Contratação Direta, em que a
licitação é legalmente dispensada, dispensável ou inexigível. II. A Contratação Direta pode ocorrer
em algumas hipóteses, expressamente previstas na Lei de Licitações, tais como casos de alienação
de bens móveis e imóveis pela Administração. III. A Contratação Direta pode ocorrer em algumas
hipóteses, expressamente previstas na Lei de Licitações, tal como a lei enumera os casos em que o
procedimento é possível, mas não obrigatório, em razão de outros princípios que regem a atividade
administrativa, notadamente o princípio da eficiência. IV. Dispensas, exceto por valor, situações de
inexigibilidade e retardamento, previstos na Lei de Licitações, deverão ser comunicadas, dentro de
3 (três) dias, à autoridade superior para ratificação e publicação na imprensa oficial, no prazo de 5
(cinco) dias, como condição para eficácia dos atos, necessariamente justificados. É correto o que se
afirma
a) II e IV, apenas.
b) I, II, III e IV, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II, apenas.
e) IV, apenas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Parte Geral.
Fonte: CETRO 2013 / Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA - BR / Analista Administrativo Área 1 - Formação: Economia /
Questão: 117
100. [Q604461]De acordo com a Lei nº 8.666/93, é dispensável a licitação
a) para aquisição de bens para necessidade contínua, pelo sistema de registro de preços.
b) para alienação de imóvel, desde que desafetado do serviço público.
c) para compra de produto de marca preferencial da Administração.
d) para contratação de serviços comuns, de natureza contínua.
e) nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Licitação dispensável.
Fonte: FCC 2013 / Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região TRT 9 - BR / Técnico Judiciário - Área: Administrativa / Questão: 52
101. [Q603780] De acordo com o que dispõe a Lei nº 8.666/93, a inexecução total ou parcial do
contrato poderá sujeitar o contratado, entre outras, à penalidade de
a) multa, que não poderá ser cumulada com outras sanções e limita-se ao valor da garantia
contratual.
b) inabilitação para contratar com a Administração, podendo ser requerida a reabilitação após
cinco anos de sua aplicação.
c) suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a
Administração, por prazo não superior a dois anos.
d) suspensão para licitar ou contratar com a Administração, que pode ser substituída por multa
limitada ao valor da garantia contratual.
e) declaração de inidoneidade para participar de licitação ou contratar com a Administração,
vedada a reabilitação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Suspensão temporária| Sanções .
Fonte: FCC 2013 / Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT 1 - BR / Técnico Judiciário - Área: Administrativa / Questão: 35
102. [Q601164] Assinale a opção correta relativa à abertura de propostas, avaliação e outorga de
contrato na licitação pública internacional, segundo as orientações constantes nas diretrizes para
aquisições de bens, obras e serviços técnicos financiados por empréstimos do BIRD e créditos e
doações da AID, pelos mutuários do Banco Mundial.
a) Será desconsiderada a proposta que não for substancialmente compatível, ou seja, que
contenha desvios materiais ou restrições aos termos, condições e especificações dos editais de
licitação. Nesse caso, o mutuário, após a abertura das propostas, deverá convidar o licitante a
corrigir os desvios materiais ou a retirar as restrições.
b) O objetivo da avaliação é determinar o custo de cada uma das propostas para o mutuário, de
forma a permitir a comparação com base nos seus preços avaliados. Será selecionada, para fins
de outorga, a proposta de menor preço avaliado, mas não necessariamente o preço mais baixo
oferecido.
c) Nos contratos de obras e do tipo empreitada integral, os empreiteiros devem se
responsabilizar parcialmente pelas taxas, impostos e outros encargos. Nesse caso, os licitantes
devem considerar esses gastos na elaboração de suas propostas e durante a avaliação.
d) O mutuário outorgará o contrato, durante o prazo de validade das propostas, ao licitante que
atender aos padrões apropriados de capacidade e recursos, cuja oferta tenha sido considerada
substancialmente adequada aos termos do edital de licitação ou que, alternativamente, ofereça o
menor preço avaliado.
e) O momento da abertura das propostas coincidirá com o final do prazo para sua entrega ou
será imediatamente posterior e deverá ser anunciado no aviso de licitação. O mutuário abrirá
todas as propostas recebidas dentro do prazo, desde que recebidas, no mínimo, três propostas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2013 / Ministério de Minas e Energia MME - BR / Gerente Técnico de Projeto / Questão: 79
Com relação a licitação, julgue os itens a seguir.
103. [Q596451] O condicionamento editalício referente à experiência prévia dos concorrentes no
âmbito do objeto licitado, a pretexto de demonstração de qualificação técnica, transgride o
princípio de igualdade e a ampla competitividade entre os licitantes.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Objeto das Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2013 / Telecomunicações Brasileiras S.A. TELEBRAS - BR / Especialista em Gestão de Telecomunicações -
Ocupação: Analista Superior - Subatividade: Finanças / Questão: 28
104. [Q596452] O prazo para a revisão dos atos praticados pela comissão licitante inicia-se após o
encerramento dos trabalhos por ela conduzidos, computando-se o período de tramitação dos
recursos administrativos eventualmente interpostos.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Procedimento de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2013 / Telecomunicações Brasileiras S.A. TELEBRAS - BR / Especialista em Gestão de Telecomunicações -
Ocupação: Analista Superior - Subatividade: Finanças / Questão: 29
105. [Q585034] Sobre o procedimento licitatório necessário à alienação de bens imóveis da
Administração Pública Direta, analise as afirmativas a seguir. I. A alienação deverá ser sempre
precedida de licitação na modalidade de concorrência. II. Os bens imóveis somente poderão ser
alienados quando inservíveis para a Administração Pública. III. A alienação independe de
autorização legislativa. Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver incorreta.
b) se somente a afirmativa II estiver incorreta.
c) se somente a afirmativa III estiver incorreta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem incorretas.
e) se todas as afirmativas estiverem incorretas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Modalidades de Licitação.
Fonte: FGV 2013 / Ministério Público do Mato Grosso do Sul MPE - MS / Analista - Área Direito / Questão: 35
106. [Q1104805] Sobre o processo licitatório previsto na Lei nº 8.666/93, marque a alternativa
CORRETA:
a) É inexigível a licitação nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
b) É causa de inexigibilidade de licitação quando as propostas apresentadas consignarem preços
manifestamente superiores aos praticados no mercado nacional.
c) Poderá haver dispensa de licitação quando não acudirem interessados à licitação anterior e
esta, justificadamente, não puder ser repetida sem prejuízo para a Administração, mantidas,
neste caso, todas as condições pré-estabelecidas.
d) É dispensável a licitação para a contratação de profissional de qualquer setor artístico,
diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada
ou pela opinião pública.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Dispensa de Licitação| Licitações.
Fonte: COPESE / UFT 2012 / Defensoria Pública do Estado de Tocantins DPE - TO / Motorista de Defensoria Pública / Questão: 42
107. [Q772419] Analise as afirmativas abaixo e após assinale a alternativa correta. Conforme § 2o
do artigo 7º da Lei 8666/93 as obras e os serviços somente poderão ser licitados quando: I - houver
projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em
participar do processo licitatório; II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a
composição da maioria dos seus custos unitários; III - houver previsão de recursos orçamentários
que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas
no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;
a) Somente III está correta.
b) Somente I e II estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Somente II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Objeto das Licitações.
Fonte: KLC Concursos 2012 / Prefeitura de Alto Piquiri - PR / Assistente de Licitação / Questão: 11
108. [Q764660] 
a) o agente público pode oferecer tratamento diferenciado entre empresas brasileiras nas
licitações.
b) o agente público pode admitir, nos atos de convocação, condições que restrinjam o seu
caráter competitivo.
c) a execução indireta é a realizada somente por organizações do sistema “S”.d) os termos obra e serviço têm o mesmo significado, segundo a Lei 8666/93.
e) os termos Administração Pública e Administração têm a mesma abrangência.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral| Conceitos e normas de Licitações.
Fonte: UFRJ 2012 / Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ - BR / Auxiliar em Administração / Questão: 33
No que se refere a convênios, consórcios públicos, concessões e permissões, julgue os itens a seguir.
109. [Q673048] A delegação por contrato administrativo consiste em modelo de descentralização
de serviços públicos específicos para que a pessoa delegada, sem a titularidade desses serviços, os
preste à população, por sua conta e risco.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos de concessão de serviços públicos| Espécies de
Contratos (tipologia) (contratos clássicos).
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2012 / Departamento de Polícia Federal DPF - BR / Técnico de Nível Superior - Área Classe A / Questão: 74
110. [Q567419] Da Lei 8.666/1993, é CORRETO afirmar que:
a) É admitida a modalidade de concorrência para obra de valor acima de R$ 1.500.000,00 (um
milhão e quinhentos mil reais).
b) Obras, serviços e compras de grande vulto são aquelas aquelas cujo valor estimado seja
superior a 5 (cinco) vezes o limite estabelecido na alínea c do inciso I do artigo 23.
c) Na licitação, a modalidade de Concorrência não exige que, na fase inicial de habilitação
preliminar, os interessados comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos
para a execução de seu objeto.
d) Existindo na praça mais de três possíveis interessados, dispensa-se a formalidade do convite,
quando existirem cadastrados não convidados nas últimas licitações, admitindo-se o contrato
direto.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: FUMARC 2012 / Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ/MG - MG / Oficial Judiciário / Questão: 35
Com relação a licitação e controle e responsabilização da administração, julgue os itens
subsecutivos.
111. [Q538932] Uma das modalidades licitatórias previstas na Lei n.o 8.666/1993 é o concurso.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2012 / Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro TRE/RJ - BR / Técnico Judiciário - Área: Administrativa /
Questão: 70
112. [Q501416] Segundo a Constituição Federal, ressalvados os casos especificados na
legislação, estão obrigados a contratar obras, serviços, compras e alienações mediante processo de
licitação pública apenas:
a) os órgãos da administração direta.
b) as empresas públicas e as autarquias.
c) as pessoas de direito público de capacidade política, bem como as autarquias, as empresas
públicas, as sociedades de economia mista e as fundações governamentais.
d) as pessoas de direito público de capacidade política.
e) as entidades da administração indireta.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Administração Indireta| Licitações.
Fonte: FUNCAB 2012 / Ministério Público de Rondônia MPE - RO / Analista - Área Suporte Computacional / Questão: 31
113. [Q489116] Denomina-se contrato administrativo “o ajuste firmado entre a Administração e
um particular, regulado basicamente pelo direito público, e tendo por objeto uma atividade que, de
alguma forma, traduza interesse público”. Sobre os contratos administrativos, uma alternativa está
correta. Identifique-a.
a) Há predomínio da vontade da Administração na relação contratual.
b) O contrato pode ter prazo indeterminado, em algumas situações.
c) O contrato só pode ser alterado se houver concordância de ambas as partes.
d) Nenhum contrato pode ser prorrogado.
e) Em virtude do formalismo que inspira as atividades da Administração, os contratos devem ser
formalizados através dos termos de contrato, emqualquer situação.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: FUNCAB 2012 / Prefeitura de Valença - RJ / Assessor Administrativo II / Questão: 42
Julgue os itens subsequentes, a respeito de licitações públicas.
114. [Q479868] Constitui hipótese de inexigibilidade de licitação a contratação de serviços
públicos de coleta de lixo urbano com base em rescisão unilateral de contrato administrativo.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Inexigibilidade de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2012 / Ministério Público do Piauí MPE - PI / Técnico Ministerial - Área Administrativo / Questão: 90
115. [Q1088706] O Município Y decide contratar renomado arquiteto para realizar obra no seu
território. Consultando a Procuradoria Municipal sobre a possibilidade de não ser realizada
licitação, o parecer apresentado conclui pela:
a) inexigibilidade de licitação
b) dispensa de licitação
c) necessidade de licitação
d) licitação por concurso
e) licitação por tomada de preços
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Serviços técnicos profissionais especializados| Inexigibilidade
de Licitação.
Fonte: CEPERJ 2011 / Prefeitura de São Gonçalo - RJ / Procurador / Questão: 29
116. [Q748440] Em licitação para compra de material de escritório, consta no edital duas mil
canetas de cor azul com cláusula especificando que somente serão admitidas propostas com
canetas da marca “BBB”. Este procedimento licitatório
a) viola os princípios da igualdade de direitos que deve ser assegurada a todos os interessados
em contratar, bem assim o princípio da impessoalidade, já que a Administração está se pautando
em critérios subjetivos ao determinar a marca da caneta.
b) é perfeitamente válido, na medida em que a Administração deve buscar a melhor proposta,
com o melhor preço, estando englobada nesta noção os melhores produtos disponíveis no
mercado.
c) será válido somente se a Administração Pública não desqualificar proposta mais vantajosa,
ainda que haja a apresentação de outra marca de caneta, reconhecidamente de melhor qualidade
daquela exigida no edital.
d) não viola o princípio da moralidade e da probidade ao prestigiar determinada marca de
caneta, em detrimento de outras marcas disponíveis no mercado, uma vez que o edital contém
indicativo de preferência pela marca.
e) atende integralmente ao princípio do julgamento objetivo, já que o julgamento deve se ater a
todos os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores
exclusivamente nele referidos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Serviço| Princípios das Licitações.
Fonte: FCC 2011 / Tribunal de Contas do Paraná TCE - PR / Analista de Controle - Área Contábil / Questão: 91
117. [Q453225] Com relação aos componentes exigidos do Projeto Básico, no âmbito da Lei no
8.666 de 1993, considere as afirmativas abaixo: I. Orçamento geral da obra, sem quantitativos
detalhados de serviços e fornecimentos estimativamente avaliados, sujeitos a futuras modificações
por parte da Administração. II. Identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e
equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores
resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução. III.
Soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a
necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e
de realização das obras e montagem. IV. Desenvolvimento da solução escolhida de forma a
fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza. V.
Subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua
programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários
em cada caso. Está correto o que se afirma SOMENTE em:
a) II, III e IV.
b) I, III e IV.
c) I, II, III e V.
d) II, III, IV e V.
e) II, IV e V.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo> Procedimento de Licitação.
Fonte: FCC 2011 / Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF 1 - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 25
118. [Q448413] De acordo com a Lei no 8.666/1993, a declaração de nulidade do contrato
administrativo
a) não desconstitui qualquer efeito jurídico já produzido, tendo em vista que estes já são
considerados atos jurídicos perfeitos.
b) opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria
produzir, mas não desconstitui os já produzidos nos 180 dias anteriores.
c) não opera retroativamente, uma vez que os efeitos jurídicos ordinários já foram produzidos.
d) opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria
produzir, além de desconstituir os já produzidos.
e) opera retroativamente, impedindo os efeitos jurídicos que ele, ordinariamente, deveria
produzir até o limite de 24 meses, mas não desconstitui os já produzidos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: FCC 2011 / Empresa Brasileira de InfraEstrutura Aeroportuária INFRAERO - BR / Analista Superior I - Área Biólogo / Questão: 16
No que se refere aos contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.
119. [Q422338] Na Lei n.º 8.666/1993 constam dispositivos legais que permitem a realização de
contrato verbal com a administração pública em alguns casos.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2011 / Superior Tribunal Militar STM - BR / Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade:
Administração / Questão: 90
120. [Q881704] Em um contrato de concessão para exploração de rodovias, o concessionário
vencedor da licitação ofertou determinado valor a título de ônus de outorga e, sagrando-se
vencedor do certame, passou a explorar a rodovia mediante a cobrança de pedágio em valor fixado
pelo poder concedente. No curso do contrato de concessão, sobreveio a fixação de novo tributo
incidente sobre o objeto contratual, não existente por ocasião da apresentação das propostas pelos
licitantes, tornando mais onerosa a prestação do serviço concedido. Diante deste cenário, o
concessionário
a) pode, unilateralmente, abater das parcelas do ônus fixo devido ao poder concedente o valor
correspondente ao impacto da incidência do novo imposto no fluxo de receita previsto no plano
de negócios apresentado por ocasião da licitação.
b) não tem direito ao reequilíbrio econômico-financeiro, pois a concessão pressupõe a
exploração do serviço por conta e risco do concessionário, não se aplicando a regra de
manutenção do equilíbrio econômicofinanceiro própria dos demais contratos administrativos.
c) não tem direito ao reequilíbrio econômico-financeiro, pois a criação de novo imposto não é
considerada álea econômica extraordinária, fato do príncipe ou fato da administração.
d) tem direito ao reequilíbrio econômico financeiro, porém apenas no limite do montante
correspondente ao valor que deveria pagar ao poder concedente a título de ônus de outorga.
e) em direito ao reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, que pode dar-se, conforme o
caso, pelo aumento do valor da tarifa, pela prorrogação do prazo de concessão ou pelo
abatimento das parcelas relativas ao ônus de outorga.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Da Alteração dos Contratos.
Fonte: FCC 2010 / Assembléia Legislativa de São Paulo ALE - SP / Agente Técnico Legislativo - Área Direito (Direito Público) / Questão:
43
121. [Q826728] Segundo a Lei n.º 8.666/1993, é hipótese de utilização da contratação direta a
contratação
a) realizada por empresa pública ou sociedade de economia mista com suas subsidiárias e
controladas, para a aquisição ou alienação de bens, prestação ou obtenção de serviços, desde
que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.
b) realizada por Instituição Científica e Tecnológica (ICT) ou por agência de fomento para a
transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação
protegida.
c) para o fornecimento de bens e serviços, produzidos ou prestados no país, que envolvam,
cumulativamente, alta complexidade tecnológica e defesa nacional, mediante parecer de
comissão especialmente designada pela autoridade máxima do órgão.
d) para a aquisição de componentes ou peças de origem nacional ou estrangeira, necessários à
manutenção de equipamentos durante o período de garantia técnica, junto ao fornecedor original
desses equipamentos, quando tal condição de exclusividade for indispensável para a vigência da
garantia.
e) de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou por intermédio de empresário
exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Inexigibilidade de Licitação| Licitações.
Fonte: FUNIVERSA 2010 / Companhia Imobiliária de Brasília TERRACAP - DF / Técnico Administrativo / Questão: 19
122. [Q691178] Em uma obra com regime de execução de empreitada por preço unitário,
excetuando-se os casos de calamidade pública, grave perturbação da ordem interna, guerra ou
outros previstos em lei, o contratado tem assegurado o direito de optar pela suspensão do
cumprimento das obrigações assumidas, até que seja normalizada a situação, caso a Administração
Pública suspenda a execução do contrato, por escrito, por prazo superior a
a) 60 dias.
b) 90 dias.
c) 120 dias.
d) 150 dias.
e) 180 dias.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Características dos Contratos Administrativos.
Fonte: CESGRANRIO 2010 / Eletrobrás Termonuclear S.A. ELETRONUCLEAR - BR / Engenheiro - Área Comercial / Questão: 58
Considerando que, para reduzir problemas na execução de um programa ou projeto, o Estado pode
realizar parcerias para a sua consecução, julgue os itens subsequentes.
123. [Q569926] O fundamento de um contrato consiste nos interesses opostos em relação ao
objeto de acordo, enquanto o fundamento de um convênio parte do interesse comum em
desenvolver o objeto do acordo.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Convênios| Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2010 / Ministério da Previdência Social MPS/MPAS - BR / Nível I - Área Administrativa / Questão: 105
A respeito das licitações e dos contratos administrativos, julgue os itens subsequentes.
124. [Q538210] O princípio da publicidade na modalidade convite é atendido quando, sem a
observância de outras formalidades, o administrador envia a carta convite a, no mínimo, três
interessados do ramo pertinente ao objeto da contratação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Convite| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2010 / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília IFB - BR / Assistente em Administração
/ Questão: 75
Julgue os itens subsequentes, a respeito da Lei n.º 8666/1993 e suas alterações.
125. [Q525162] Um dos princípios a ser observado no processo licitatório é o da publicidade, cujo
objetivo é o de garantir a transparência da atuação administrativa. Normalmente os concorrentes
mantêm o sigilo do conteúdo das propostas como um procedimento meramente de conveniência
para que a outra parte não fique em posição vantajosa no processo licitatório.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Serviço| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2010 / Instituto Nacional de Câncer INCA - BR / Analista em Tecnologia Júnior - Área Gestão Pública /
Questão: 78
126. [Q471175] Aos contratos administrativos, não se aplica integralmente o princípio do pacta
sunt servanda, devido à prerrogativa de alteração unilateral do contrato pela administração, em
razão da melhor adequação do contrato às finalidades de interesse público. A respeito dos
contratos administrativos, assinale a alternativacorreta.
a) Não se aplica ao contratado o direito de ampla defesa e do contraditório, considerando a
prerrogativa administrativa.
b) A possibilidade de alteração abrange até as cláusulas econômico-financeiras do contrato.
c) O falecimento do contratado não constitui motivo para rescisão unilateral do contrato.
d) O contratado não está obrigado a aceitar a alteração, razão pela qual a administração deverá
recorrer ao Poder Judiciário para o ato pretendido.
e) A ocorrência de caso fortuito, regularmente comprovada, autoriza a rescisão unilateral do
contrato, com a consequente assunção imediata do objeto contratado por ato próprio da
administração.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: FUNIVERSA 2010 / Secretaria de Justiça do Distrito Federal SEJUS - DF / Especialista em Assistência Social - Área
Administração / Questão: 55
127. [Q417422] A homologação no processo licitatório é:
a) a sua aprovação
b) a sua adjudicação
c) a sua contratação
d) a sua aprovação e contratação
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação.
Fonte: Integri Brasil Assessoria e Consultoria 2010 / Prefeitura de Votorantim - SP / Procurador Jurídico / Questão: 12
128. [Q409125] É uma das exigências contidas na Lei Federal nº 8.666/93 para que as obras e os
serviços sejam licitados:
a) Aprovação de Projeto Básico por meio da Lei Orçamentária Anual, com livre acesso para
exame dos interessados em participar do processo licitatório.
b) Aprovação de Projeto Básico aprovado por meio da Lei de Diretrizes Orçamentárias, com livre
acesso para exame dos interessados em participar do processo licitatório.
c) Disponibilidade de recursos financeiros que assegure o pagamento das obrigações
decorrentes das obras ou serviços a serem executados no exercício em curso, de acordo com o
respectivo cronograma.
d) Previsão de recursos orçamentários que assegure o pagamento das obrigações decorrentes de
obras ou serviços a serem executados no exercício financeiro em curso, de acordo com o
respectivo cronograma.
e) Autorização da autoridade competente com prévio empenhamento das despesas que assegure
o pagamento das obrigações decorrentes das obras ou serviços a serem executados no exercício
financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação.
Fonte: FCC 2010 / Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região TRT 8 - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 60
129. [Q1251851] Considere o texto a seguir: “É proibido, consoante ao contido na Lei n.º 8666,
de 21 de junho de 1993, o retardamento __________ da execução de obra ou serviço, ou de suas
parcelas, se existente previsão orçamentária para sua execução total, salvo insuficiência financeira
ou comprovado motivo de ordem técnica, justificados em despacho circunstanciado da autoridade a
que se refere o Art. 26 desta Lei”. Assinale a alternativa que apresenta a palavra que preenche
corretamente a lacuna do texto apresentado.
a) motivado.
b) desproporcional.
c) fundamentado.
d) justificável.
e) imotivado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: AOCP 2009 / Agência de Fomento da Bahia Desenbahia - BA / Analista de Desenvolvimento - Área Administrador / Questão: 13
Considerando a contratação, por organização pública, de serviço de TI, julgue os itens de 107 a 120,
com base no que dispõem a Lei n.º 8.666/1993, a legislação complementar e a jurisprudência do
TCU, combinada com a IN n.º 4/2008 do MPOG.
130. [Q882413] Se o valor estimado para a contratação do serviço de TI for igual a R$ 50.000,00,
não poderá ser adotado o pregão eletrônico.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Pregão Eletrônico - Decreto n.
10.024/2019 (Revogou Decreto n. 5450/05).
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2009 / Banco da Amazônia S/A BASA - AM / Técnico Científico - Área Tecnologia da Informação - Governança
de TI / Questão: 112
131. [Q811238] Acerca dos contratos administrativos, assinale a alternativa correta.
a) Em virtude da ausência de edital de licitação, os contratos administrativos decorrentes de
dispensa ou inexigibilidade deverão reger-se pelos princípios gerais dos contratos.
b) A autoridade administrativa competente poderá exigir prestação de garantia nas contratações
de obras, serviços e compras, ainda que não haja previsão expressa no instrumento convocatório.
c) As cláusulas econômico-financeiras e monetárias dos contratos administrativos não poderão
ser alteradas sem prévia concordância do contratado.
d) A declaração de nulidade do contrato administrativo não opera retroativamente impedindo os
efeitos que ele, ordinariamente, deveria produzir.
e) O instrumento de contrato é obrigatório em todos os casos de concorrência, tomada de
preços, dispensa e inexigibilidade.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: FUNIVERSA 2009 / Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal ADASA - DF / Advogado / Questão: 63
Julgue os itens a seguir, acerca das modalidades e limites da licitação.
132. [Q547952] É inexigível a licitação quando as propostas apresentadas consignarem preços
explicitamente superiores aos praticados no mercado nacional, ou forem incompatíveis com os
preços fixados pelos órgãos oficiais componentes.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Inexigibilidade de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2009 / Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Distrito Federal SEPLAG - DF / Analista de
Atividades do Meio Ambiente - Área Contador / Questão: 94
Com relação as licitações e seus procedimentos, julgue os próximos itens.
133. [Q540358] O processo de licitação pode ocorrer em local diferente do órgão ou entidade
promotora do certame.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2009 / Fundação Estadual da Saúde FUNESA - SE / Analista Administrativo - Área Logística / Questão: 104
Acerca dos institutos jurídicos aplicáveis a licitações e contratos administrativos, julgue os itens
subsequentes.
134. [Q539040] Para casos de guerra ou grave perturbação da ordem, tem-se típica hipótese de
dispensa de licitação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Dispensa de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2009 / Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Distrito Federal SEPLAG - DF / Analista de
Desenvolvimento Agropecuária - Área Engenheiro Civil / Questão: 58
135. [Q392816] Analise os itens abaixo e assinale qual é a alternativa verdadeira considerando a
lei 8666/93 no que diz respeito às compras. As compras, sempre que possível, deverão: I. Ser
processadas através de sistema de registro de preços. II. Submeter-se às condições de aquisição e
pagamento semelhantes às da Administração pública. III. Ser subdivididas em tantas parcelas
quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade. IV.
Balizar-se pelos preços praticados no mercado.
a) I e II.
b) III e IV.
c) II e IV.
d) I e III.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Compra.
Fonte: IESES 2009 / Tribunal de Justiça do Maranhão TJ/MA - MA / Analista Judiciário - Área Engenharia Civil / Questão: 76
136. [Q392814] Qual das alternativas abaixo NÃO constitui motivo para rescisão de contrato,
segundo a lei 8666/93?
a) O atraso justificado ou não no início da obra, serviço ou fornecimento.
b) O cometimento reiterado de faltas na sua execução, anotadas na forma do § 1o do art. 67
desta Lei.
c) A paralisação da obra, do serviço ou do fornecimento, sem justa causa e prévia comunicação à
Administração.
d) O não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > ContratosAdministrativos.
Fonte: IESES 2009 / Tribunal de Justiça do Maranhão TJ/MA - MA / Analista Judiciário - Área Engenharia Civil / Questão: 74
Julgue os itens a seguir, relativos à licitação e aos contratos administrativos.
137. [Q387526] Os contratos administrativos regulam-se pelas chamadas cláusulas de privilégio e
pelos preceitos de direito público, aplicando-se-lhes, supletivamente, os princípios da teoria geral
dos contratos e as disposições de direito privado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2009 / Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte TCE - RN / Inspetor de Controle Externo - Área Economia /
Questão: 78
A respeito dos contratos administrativos e em conformidade com a Lei n.º 8.666/1993, julgue os
itens a seguir.
138. [Q386818] A administração pública poderá exigir do contratado a prestação de garantia nas
contratações de obras, serviços e compras, que não poderá exceder, regra geral, 20% do valor do
contrato.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2009 / Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte TCE - RN / Assessor Técnico de Administração / Questão:
86
139. [Q386431] Segundo as normas para licitações e contratos da Administração Pública (Lei nº
8.666/93), o procedimento licitatório será dispensável
a) quando não acudirem interessados à licitação anterior, e esta, justificadamente, não puder ser
repetida, sem prejuízo para a Administração, mantidas todas as condições preestabelecidas.
b) quando caracterizada urgência de atendimento de situação emergencial ou de calamidade
pública, limitada a contratação, ao prazo máximo de 60 (sessenta) dias, justificada pela
autoridade administrativa competente.
c) para a aquisição de bens e serviços comuns, assim considerados aqueles cujos padrões de
desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pela Administração Pública, por
meio de especificações usuais no mercado.
d) para a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de
empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.
e) sempre que houver inviabilidade de competição devidamente justificada pela autoridade
administrativa.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Dispensa de Licitação.
Fonte: CESGRANRIO 2009 / Casa da Moeda do Brasil - BR / Advogado / Questão: 14
Quanto aos contratos administrativos, julgue os itens subsequentes.
140. [Q367362] Entre as diferentes modalidades de garantias para a execução do contrato
encontra-se o seguro-garantia, em que um banco se responsabiliza a pagar determinado valor à
administração na hipótese de inadimplemento do contratado.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2009 / Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ - BR / Analista Administrativo / Questão: 93
141. [Q367363] Nos casos de inexigibilidade, para o contrato ter eficácia é exigida a ratificação
pela autoridade superior e a publicação na imprensa oficial dos atos de inexigibilidade ou dispensa,
sendo desnecessária a publicação do resumo do instrumento do contrato.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Inexigibilidade de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2009 / Agência Nacional de Transportes Aquaviários ANTAQ - BR / Analista Administrativo / Questão: 94
142. [Q829205] A mais recente modalidade de licitação, criada no ano de 2000, para contratação
de serviços e compras da administração pública é o(a)
a) tomada de preços.
b) pregão.
c) concorrência.
d) leilão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Licitações.
Fonte: UECE 2008 / Companhia de Gás do Ceará CEGAS - CE / Assistente Administrativo / Questão: 49
Considerando a Lei n.º 8.666/1993 e alterações posteriores, que trata de licitações e contratos
administrativos, julgue os itens a seguir.
143. [Q371951] As propostas que não atendam às exigências do edital de licitação serão
desclassificadas.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2007 / Secretaria Municipal de Administração de Vitória SEMAD - ES / Controlador de Recursos Municipais -
Área Administração / Questão: 100
 A respeito do tema licitações públicas,
abordado no texto acima, julgue os itens a seguir.
144. [Q358775] A licitação pública será dispensável quando não houver possibilidade de
competição, porque só existe um objeto ou uma pessoa que atenda às necessidades da
administração.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Dispensa de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2008 / Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE BA - BR / Analista Técnico - Área
Auditoria / Questão: 81
145. [Q344105] Órgão Público da Administração Direta da União abriu licitação na modalidade
pregão presencial para compra de medicamentos. Na sessão de julgamento, após os procedimentos
de praxe, chega-se ao vencedor, cujo preço, entretanto, embora aceitável, está acima do estimado
no procedimento. Nessa hipótese, o pregoeiro
a) deve encerrar a sessão e, depois de negociar e conseguir preço justo e adequado, mesmo que
não tenha havido recurso, encaminhar o processo para a autoridade competente fazer a
adjudicação.
b) deve fazer a adjudicação mesmo estando o preço acima do estimado, porque vedada a
negociação.
c) deve declarar frustrado o pregão e encerrar o leilão sem adjudicar porque o preço está acima
do estimado.
d) pode ignorar a proposta do primeiro classificado, porque superior ao preço de referência, e
negociar com o segundo classificado.
e) pode negociar com o vencedor para melhorar o preço.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Características básicas do controle judicial.
Fonte: FCC 2008 / Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região TRT 19 - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 25
O ME resolveu adquirir cem computadores, tendo em vista a necessidade de renovação do seu
aparato tecnológico, e ficou definido que a modalidade licitatória adotada seria o pregão. Foi
elaborado e aprovado termo de referência, com indicação do objeto de forma precisa, suficiente e
clara e sem especificações excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, que limitassem ou
frustrassem a competição ou sua realização. Houve apresentação de justificativa da necessidade da
contratação e elaboração do edital, estabelecendo critérios de aceitação das propostas. Por fim,
foram definidas as exigências de habilitação e as sanções aplicáveis e designados o pregoeiro e sua
equipe de apoio. A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
146. [Q338835] Os computadores se incluem no conceito de bens comuns, o que justifica a
adoção do pregão.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2008 / Ministério do Esporte - BR / Administrador / Questão: 36
147. [Q338837] Na situação narrada, pode-se verificar que foram atendidos todos os requisitos da
fase preparatória do pregão, na forma eletrônica.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2008 / Ministério do Esporte - BR / Administrador / Questão: 38
O estado X firmou contrato administrativo de obra pública, no regime de administração contratada.
Para tanto, foi feita a licitação, sendo vencedora a empresa Y, ficando a empresa Z em segundo
lugar. Passados nove meses do início da execução da obra, o referido contrato foi rescindido pela
contratada. Acerca dessa situação hipotética, dos contratos administrativos e da licitação, julgue os
seguintes itens.
148. [Q323182] Conformedetermina a lei de regência, a execução indireta de obras, quando feita
por administração contratada, faz que a administração contrate um empreendimento em sua
integralidade, compreendendo todas as etapas da obra, dos serviços e das instalações.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Acompanhamento e Fiscalização da
Execução dos Contratos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2008 / Superior Tribunal de Justiça STJ - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 66
149. [Q320160] A modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que
atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data de
recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é denominada
a) concorrência.
b) tomada de preço.
c) convite.
d) leilão.
e) concurso.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Modalidades de Licitação.
Fonte: FCC 2008 / Prefeitura do Município de São Paulo - SP / Assistente de Gestão de Políticas Públicas - Área Gestão Administrativa /
Questão: 59
Acerca das normas previstas na Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens de 55 a 61.
150. [Q307621] A Lei de Licitações preconiza que, como primeiro critério de desempate, será
assegurada preferência aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas que invistam em
pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no país.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2008 / Serviço Federal de Processamento de Dados SERPRO - BR / Analista - Área Gráfica / Questão: 57
Quanto aos processos licitatórios, julgue os itens que se seguem.
151. [Q283990] No que tange à dispensa de licitação, o rol de casos previstos na Lei n.º
8.666/1993 é taxativo e, portanto, outras situações, mesmo que similares às previstas, não ensejam
a dispensa.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Dispensa de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2008 / Tribunal de Justiça do Ceará TJ/CE - CE / Técnico Judiciário - Área Judiciária / Questão: 90
152. [Q255283] De acordo com a lei de licitações (Lei no 8.666/93), NÃO é requisito obrigatório
do edital a indicação dos(as):
a) critérios de reajuste do preço, nas compras para entrega imediata.
b) critérios para julgamento, com disposições claras e parâmetros objetivos.
c) condições equivalentes de pagamento entre empresas brasileiras e estrangeiras, no caso de
licitações internacionais.
d) instruções e normas para os recursos previstos na Lei no 8.666/93.
e) sanções para o caso de inadimplemento.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Procedimento de Licitação.
Fonte: CESGRANRIO 2008 / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP - BR / Técnico em Informações
Educacionais / Questão: 48
A respeito das licitações públicas, julgue os itens que seguem.
153. [Q780321] O fato de o edital licitatório prever a preferência de contratação de
microempresas e empresas de pequeno porte, no caso de desempate, é oposto ao princípio da
igualdade entre os licitantes.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral| Princípios das Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2007 / Tribunal de Contas da União TCU - BR / Técnico de Controle Externo - Apoio Administrativo - Área
Técnica Administrativa / Questão: 76
Em relação às licitações públicas, julgue os itens em seguida.
154. [Q264456] É inexigível a licitação para contratação de artista de projeção nacional, com
vistas à realização de show em praça pública no município de Rio Branco.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Inexigibilidade de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2007 / Prefeitura de Rio Branco - AC / Técnico em Gestão Pública / Questão: 109
155. [Q250311] Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na
modalidade de pregão. Sobre esse tema, assinale a opção incorreta.
a) Os atos essenciais do pregão, inclusive os decorrentes de meios eletrônicos, devem ser
documentados no processo respectivo, com vistas à aferição de sua regularidade pelos agentes
de controle.
b) Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar, imediata e motivadamente, a
intenção de recorrer, quando lhe deverá ser concedido o prazo de três dias para apresentação
das razões do recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados a apresentarem
contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do
recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.
c) Os licitantes podem deixar de apresentar os documentos de habilitação que já constem de
Sistema de Cadastramento de Fornecedores, vedado aos demais licitantes o direito de acesso aos
dados nele constantes antes do momento da adjudicação.
d) Pode ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação,
nos termos de regulamentação específica.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2007 / Procuradoria Geral do Estado PGE - PA / Administrador / Questão: 39
Em relação às Leis n.º s 8112/1990 e 8.666/1993, julgue os itens a seguir.
156. [Q240297] A licitação pública não é requerida quando da contratação de estudos técnicos,
pareceres, serviços de publicidade e de divulgação, elaborados por empresas de notória
especialização, desde que não haja substituto para essas firmas.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Inexigibilidade de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2007 / Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior MDIC - BR / Analista Executivo em
Qualidade - Área Economia do Setor Público / Questão: 109
Com base nos conceitos e nos procedimentos referentes às licitações, julgue os itens seguintes.
157. [Q231136] A fixação de requisitos mínimos de participação no edital ou convite é compatível
com o princípio da igualdade entre os licitantes, pois tais requisitos podem garantir a execução de
um contrato e o atendimento do interesse público
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2007 / Prefeitura de Rio Branco - AC / Contador / Questão: 104
158. [Q90605] Sobre a modalidade de licitação leilão e, considerando a Lei no 8.666/93, é
INCORRETO asseverar que
a) é obrigatória não só a avaliação prévia de qualquer bem a ser leiloado, para fixação do preço
mínimo de arrematação, como também a ampla divulgação do edital de leilão, principalmente no
município em que se realizará.
b) deve ser sempre confiado a leiloeiro oficial, vedada, em qualquer hipótese, sua realização por
funcionário designado pela Administração.
c) constitui modalidade licitatória adequada à venda de bens movéis inservíveis para a
Administração ou de produtos legamente apreendidos ou penhorados.
d) constitui modalidade licitatória adequada à alienação de bens imóveis da Administração
Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento.
e) os bens arrematados serão pagos à vista ou no percentual estabelecido no edital, não inferior
a 5% (cinco por cento), e o valor restante no prazo estipulado no edital de convocação, sob pena
de perder em favor da Administração o valor já recolhido.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: FCC 2007 / Tribunal Regional Federal da 2ª Região TRF 2 - BR / Analista Judiciário - Área Engenharia Elétrica / Questão: 24
159. [Q938954] Considere que uma entidade da administração necessite fazer uma licitação que
corresponda a uma disputa entre quaisquer interessados que possuam a qualificação exigida para
a escolha de trabalho técnico ou artístico, com a instituição de prêmioou remuneração aos
vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial. Nesse caso, o
administrador deverá valer-se da modalidade licitatória denominada
a) leilão.
b) convite.
c) concurso.
d) concorrência.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2006 / Departamento Estadual de Trânsito DETRAN - PA / Técnico em Finanças - Área Ciências Econômicas /
Questão: 35
160. [Q928914] É exemplo de cláusula exorbitante em um contrato administrativo a que
estabelece
a) incidência de norma típica de Direito privado.
b) poder abusivo para a Administração.
c) matéria estranha ao objeto contratual.
d) hipótese de alteração unilateral do contrato pela Administração.
e) hipótese de rescisão unilateral do contrato pelo particular contratado.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: FCC 2006 / Tribunal de Contas da Paraíba TCE - PB / Auditor de Contas Públicas - Área Direito / Questão: 42
Em relação à administração de contratos, julgue os itens seguintes.
161. [Q900026] A fiscalização deve ser exercida de forma direta pela administração da empresa
ou órgão, pois a contratação de terceiros para o acompanhamento da atividade de fiscalização é
proibida.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Acompanhamento e Fiscalização da
Execução dos Contratos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2006 / Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social DATAPREV - BR / Analista de Tecnologia
da Informação - Área Auditor Operacional / Questão: 64
A administração pública está sujeita a um conjunto de procedimentos legalmente estabelecidos, por
meio dos quais são verificados, entre os interessados habilitados, os que oferecem melhores
condições para a prestação de serviços ou fornecimento de bens. A respeito de licitação, julgue os
itens que se seguem.
162. [Q554976] Obras ou serviços de mesma natureza que ocorram no mesmo local e possam ser
realizados conjunta e concomitantemente não podem ser parceladas para se aplicar a modalidade
convite quando o somatório de seus valores caracterizar tomada de preço, exceto para as parcelas
de natureza específica que possam ser executadas por pessoas ou empresas de especialidade
diversa daquela do executor da obra ou serviço.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2006 / Companhia Docas do Estado da Bahia CODEBA - BA / Contador / Questão: 113
Os órgãos da administração direta e indireta devem licitar serviços, compras, alienações e
contratações seguindo os parâmetros da Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações. Julgue, de acordo com
a legislação vigente, os itens seguintes, relativos ao processo de licitação.
163. [Q493440] Nos termos da legislação específica, excetuando-se os casos de empreendimentos
executados e explorados sob o regime de concessão, não é permitida a inclusão, na licitação, de
objeto cuja finalidade seja a obtenção de recursos financeiros para sua execução.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2006 / Agência Nacional do Cinema ANCINE - BR / Analista Administrativo - Área Ciências Contábeis /
Questão: 116
Para garantir o princípio constitucional da isonomia, a administração pública, na compra de bens e
serviços, utiliza-se de um conjunto de procedimentos, legalmente estabelecidos, para verificar, entre
os interessados habilitados, quem oferece melhores condições, de forma que se possa selecionar a
proposta mais vantajosa para a administração. A respeito da licitação, julgue os itens que se seguem.
164. [Q239641] É inexigível a licitação quando houver necessidade de adquirir componentes ou
peças de origem nacional para manutenção de equipamentos durante período de garantia técnica,
junto ao fornecedor original desses equipamentos, e quando houver condição de exclusividade para
a vigência da garantia.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Inexigibilidade de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2006 / Ministério Público de Tocantins MPE - TO / Analista Ministerial - Área Contábil / Questão: 114
Atenção: As questões de números 21 a 24 referem-se à Lei nº 8.666/93.
165. [Q124400] Durante o transcorrer do procedimento licitatório, o órgão da Administração
Pública responsável pela realização do certame descumpriu determinada norma prevista no edital
e, ainda, alterou o critério objetivo de julgamento das propostas. Em virtude deste fato, um dos
licitantes pleiteou judicialmente a nulidade da licitação em razão da inobservância do princípio da
a) vinculação ao instrumento convocatório.
b) impessoalidade.
c) publicidade.
d) adjudicação compulsória.
e) probidade administrativa.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: FCC 2006 / Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região TRT 24 - BR / Técnico Judiciário - Área: Administrativa / Questão: 21
166. [Q102786] No que tange à licitação, é correto afirmar:
a) Para a compra e alienação de bens imóveis, a Administração Pública pode se valer do tipo de
licitação denominado pregão.
b) A concorrência é a modalidade de licitação obrigatória nas concessões de direito real de uso.
c) Havendo interesse público, a autoridade competente pode substituir a tomada de preços pelo
convite.
d) O concurso destina-se à escolha de trabalho técnico, científico, artístico ou contratação de
serviço ou fornecimento de bens.
e) O leilão é o tipo de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens sem utilidade
para a Administração.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação| Licitações.
Fonte: FCC 2006 / Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo TRE/SP - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 35
167. [Q78911] Com relação à Lei das Licitações no 8.666/1993, a alteração dos contratos é
possível, com as devidas justificativas e unilateralmente pela Administração, quando
a) houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos
objetivos do projeto.
b) for conveniente a substituição da garantia de execução da obra.
c) a obra for acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente
designado, além de um representante do CREA.
d) for verificada, por meio do CONAMA, a qualidade e a quantidade dos materiais, e sua
aceitação, conforme as especificações do projeto.
e) for necessária a modificação da forma de pagamento, por imposição de circunstâncias
supervenientes, que alterem o valor inicial, além da atualização monetária.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: FCC 2006 / Ministério Público de Pernambuco MPE - PE / Analista Ministerial - Área Engenharia Civil / Questão: 65
168. [Q67863] A fase preparatória do pregão observará o seguinte, exceto:
a) Os interessados ou seus representantes, apresentarão declaração dando ciência de que
cumprem plenamente os requisitos de habilitação e entregarão os envelopes contendo a
indicação do objeto e do preço oferecidos, procedendo-se à sua imediata abertura e à verificação
da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos na convocação.
b) A autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do
certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por
inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento.
c) A definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por
excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição.
d) Dos autos do procedimento constarão as justificativas das definições e os indispensáveis
elementos técnicos sobre os quais estiverem apoiados, bem como o orçamento, elaboradopelo
órgão ou entidade promotora da licitação, dos bens ou serviços a serem licitados
e) A autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da
licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o
recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem
como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: IPAD 2006 / Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco SEDUC - PE / Técnico Educacional - Área Contábil / Questão: 45
169. [Q36047] Assinale a alternativa que não corresponde a hipótese de dispensa de licitação.
a) A contratação de remanescente de obra, observadas as condições estabelecidas em lei.
b) Intervenção da União no domínio econômico para regular preços.
c) A aquisição de materiais que só podem ser fornecidos por produtor exclusivo.
d) Quando as propostas apresentadas consignarem preços incompatíveis com os fixados pelos
órgãos oficiais competentes, observadas as condições da lei.
e) Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Dispensa de Licitação| Licitações.
Fonte: FUNIVERSA 2006 / Agência de Promoção de Exportações e Investimentos APEX Brasil - BR / Analista - Área Organizacional
Licitações / Questão: 43
170. [Q15516] Marque a alternativa correta em relação aos Contratos Administrativos:
a) O contrato administrativo é formal, bilateral, comutativo e intuitu personae.
b) A revisão é forma preventiva de manter o equilíbrio contratual, sendo previamente fixada
pelas partes para neutralizar os efeitos da inflação.
c) Os contratos administrativos constituem espécie do gênero contratos da Administração, e
diferenciam-se dos contratos privados da Administração apenas pelo seu objeto.
d) Constituem cláusulas exorbitantes a alteração unilateral do contrato; a rescisão unilateral do
contrato; a fiscalização da execução do contrato; a aplicação de sanções; e a ocupação provisória
de bens imóveis, em qualquer caso.
e) No contrato administrativo, em decorrência da prerrogativa da Administração de poder
alterar unilateralmente o contrato, o contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições
contratuais, os acréscimos que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 50% do valor
inicial atualizado do contrato.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: CEFETBAHIA 2006 / Tribunal de Justiça da Bahia TJ/BA - BA / Subsecretário / Questão: 63
171. [Q1081106] A extinção do contrato, declarada quando se verificar ilegalidade na sua
formalização ou em cláusula essencial, é chamada de:
a) Derrogação.
b) Anulação.
c) Rescisão.
d) Extinção.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Anulação| Extinção dos Contratos.
Fonte: IBDMH 2005 / Ministério Público Militar MPM - BR / Promotor da Justiça Militar / Questão: 109
Acerca da Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens que se seguem.
172. [Q937555] Para compras e outros serviços de valor inferior a R$ 15.000,00, é dispensada a
licitação.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Alienação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2005 / Companhia Espírito Santense de Saneamento CESAN - ES / Técnico Assistente de Nível Superior -
Área Engenheiro Sanitarista / Questão: 51
Com referência à legislação e à doutrina sobre licitações, julgue os itens a seguir.
173. [Q897488] Servidor do órgão ou entidade contratante pode participar de licitação desde que
não faça parte da unidade responsável pela concepção e execução das tarefas de realização do
processo licitatório.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2005 / Ministério da Educação MEC - BR / Contador / Questão: 147
174. [Q364211] Assinale a alternativa correta.
a) No que respeita ao processo administrativo, tem-se como consagrado o princípio da
pluralidade de instâncias, sendo permitido ao administrado-recorrente, ao contrário do que
acontece no processo civil, alegar na instância superior o que não foi argüido de início e, bem
assim, reexaminar a matéria de fato. Todavia, é vedado ao administrado-recorrente, em sede de
recurso, produzir novas provas.
b) Revogação é o ato administrativo discricionário pelo qual a Administração Pública extingue
um ato válido, por razões de conveniência e oportunidade. Em função dos princípios da
segurança jurídica e da isonomia, seus efeitos são necessariamente retroativos, devendo a
Administração ressarcir os administrados que provarem efetivo prejuízo com a medida.
c) Em tema de desapropriação, o instituto da retrocessão cabe quando o Poder Público não dá ao
imóvel a utilização para a qual se fez a desapropriação, restando pacífica na jurisprudência a
tese de que o expropriado pode, a qualquer tempo, fazer valer o seu direito, mesmo quando o
expropriante der ao imóvel uma destinação pública, mas diversa daquela mencionada no ato
expropriatório.
d) A diferença básica existente entre dispensa e inexigibilidade de licitação reside no fato de
que, na dispensa, há possibilidade de competição que justifique a licitação. Logo, é a lei que
faculta a dispensa, ficando ela inserida na competência discricionária da Administração. Nos
casos de inexigibilidade, não há possibilidade de competição, porque só existe um objeto ou uma
pessoa que atenda às necessidades da Administração.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Alienação.
Fonte: ESAG 2005 / Tribunal Regional Eleitoral do Paraná TRE/PR - BR / Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão: 29
175. [Q355689] Com relação ás características do contrato administrativo, é correto afirmar:
a) A rescisão de contrato administrativo por interesse público, pela administração, exclui sempre
a possibilidade de eventual indenização à parte contratada.
b) No contrato administrativo típico pode ser efetuada, pelo contratante, a subcontratação total
do objeto, independentemente do que constou do edital.
c) O contratante tem direito de ver mantido o contrato, mesmo que sejam apuradas ilegalidades
na condução da licitação que lhe deu origem.
d) O direito de ver mantida a equação econômico-financeira é garantia do contratado apenas até
a data de assinatura do ajuste.
e) O contrato administrativo típico admite alteração unilateral pela Administração, garantida ao
contratante a mantença do equilíbrio econômico-financeiro.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: FCC 2005 / Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte TRE/RN - BR / Analista Judiciário - Área Taquigrafia / Questão: 22
Acerca de contratos administrativos, julgue os próximos itens.
176. [Q204918] O poder de modificar, unilateralmente, os contratos administrativos, para melhor
adequação às finalidades de interesse público, respeitados os direitos do contratado, exceto as
cláusulas econômico-financeiras e monetárias, que não poderão ser alteradas pela administração
pública sem prévia concordância do contratado, está previsto no regime jurídico dos contratos
administrativos, instituído pela Lei n.º 8.666/1993.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Cláusulas Exorbitantes em espécie.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2005 / Companhia Espírito Santense de Saneamento CESAN - ES / Advogado / Questão: 105
177. [Q76656] No âmbito do contrato administrativo, assinale a afirmativa incorreta quanto às
obrigações do contratado.
a) Manter preposto, aceito pela Administração, no local da obra ou serviço, para representá-lo
na execução do contrato.
b) Reparar, corrigir, reconstruir ou substituir, às suas expensas, no total ou em parte, o objeto
do contrato em que se verifiquem vícios resultantes da sua execução.
c) Responder por danos causados diretamente à Administraçãoou a terceiros, decorrentes de
sua culpa ou dolo na execução contratual.
d) Responder pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, resultantes da
execução do contrato, sem responsabilidade subsidiária do Poder Público.
e) Executar fielmente o contrato, conforme as cláusulas avençadas.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: ESAF 2005 / Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão MPOG - BR / Analista de Planejamento e Orçamento APO / Questão:
58
178. [Q63432] A legislação de licitações estabelece prazos mínimos até o recebimento das
propostas ou da realização do certame. A modalidade de licitação cuja divulgação é feita mediante
a convocação por escrito, com a fixação do instrumento convocatório em local apropriado e
antecedência mínima de 5 (cinco) dias, é:
a) Leilão.
b) Convite.
c) Concorrência.
d) Tomada de Preços.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: FUMARC 2005 / Prefeitura Municipal de Contagem - MG / Economista / Questão: 22
179. [Q43596] De acordo com a Lei n. 8666/93, constituem tipos de licitação:
a) concorrência, pregão, tomada de preços e carta convite.
b) menor preço, carta convite, concorrência e pregão.
c) menor preço, melhor técnica, técnica e preço e maior lance.
d) leilão, pregão, concorrência e melhor técnica e preço.
e) melhor técnica, menor preço, maior lance e pregão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Tipos de Licitação.
Fonte: FEPESE 2005 / Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina SEF - SC / Auditor / Questão: 67
180. [Q4298] Constitui nova modalidade de licitação:
a) Leilão.
b) Concessão.
c) Pregão.
d) Concurso.
e) Permissão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Modalidades de Licitação.
Fonte: FCC 2005 / Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região TRT 11 - BR / Analista Judiciário - Área Contabilidade / Questão: 42
Considerando o disposto acerca dos atos e dos contratos administrativos, julgue os seguintes itens.
181. [Q1254945] O motivo do ato administrativo vincula-se ao pressuposto de fato e de direito em
que se deve fundamentar o ato administrativo.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Superior Tribunal de Justiça STJ - BR / Técnico Judiciário - Área: Administrativa / Questão: 67
Com base no estatuto federal que rege as licitações (Lei n.º 8.666/1993), julgue os itens
subseqüentes.
182. [Q935534] A referida lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos, as quais
aplicam-se aos estados e municípios, até que estes publiquem suas próprias normas gerais sobre
licitações e contratos.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Tribunal de Contas de Pernambuco TCE - PE / Analista de Sistemas / Questão: 119
Julgue os itens a seguir.
183. [Q933723] A lei define como delito a admissão em licitação de profissional declarado
inidôneo. Nesse contexto, a expressão inidôneo significa elemento objetivo do tipo penal.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Sanções .
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Secretaria de Estado de Administração do Mato Grosso SAD - MT / Agente de Tributos Estaduais /
Questão: 132
No que se refere aos atos e contratos administrativos, julgue os itens subseqüentes.
184. [Q673992] Se uma fundação pública federal estabelecer contrato de locação com um
particular, com o objetivo de alugar um imóvel para servir-lhe como sede, esse contrato deve ser
qualificado como contrato administrativo, pois uma de suas partes é uma pessoa jurídica de direito
público.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos| Conceito de Contrato
Administrativo.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Agência de Defesa Agropecuária do Pará - ADEPARÁ ADEPARÁ - PA / Técnico de Nível Superior - Área
Administrador / Questão: 87
No Brasil, o processo de aquisição de bens e serviços pelo setor público é definido por legislação de
âmbito nacional. Acerca desse tema, julgue os seguintes itens.
185. [Q673729] A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da
isonomia e a selecionar a proposta de menor preço para a administração e será processada e
julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da finalidade pública, da
moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao
instrumento convocatório, do julgamento discricionário e dos que lhes são correlatos.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Princípios das Licitações| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Secretaria de Estado de Administração do Pará SEAD - PA / Administrador / Questão: 109
Julgue os itens subseqüentes, acerca de licitações e contratos da administração pública.
186. [Q627154] A primeira fase do procedimento de licitação é a abertura do processo
administrativo que envolve a devida autuação, protocolo e numeração.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Procedimento de Licitação| Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal SGA - DF / Analista de
Administração Pública - Área Contador / Questão: 91
Com relação às compras, julgue os itens a seguir, tendo como base a legislação pertinente.
187. [Q593599] A ausência de recursos orçamentários para pagamento é causa suficiente para
anulação de uma compra.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Parte Geral.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA - BR / Analista Administrativo - Área Ciências
Contábeis / Questão: 105
Quanto às hipóteses de rescisão dos contratos, julgue os itens seguintes.
188. [Q592948] A Lei n.º 8.666/1993 e suas alterações vedam a rescisão judicial.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Contratos Administrativos.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA - BR / Analista Administrativo - Área Administração /
Questão: 84
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a
ser julgada.
189. [Q187034] Uma entidade da administração indireta de um estado da Federação publicou
edital de concurso com o objetivo de selecionar projeto arquitetônico para a reforma de sua sede.
Esse edital determinava que o vencedor ganharia prêmio de vinte mil reais e o direito de realizar a
reforma, nos moldes do projeto apresentado. Nessa situação, é lícito o dispositivo do referido edital
que atribui ao vencedor da licitação o direito de executar a reforma.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Modalidades de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2004 / Departamento de Polícia Federal DPF - BR / Policial Federal / Perito - Área Engenharia Civil / Questão:
115
190. [Q103889] A modalidade de licitação cabível, por previsão expressa de lei, gera a alienação
de bens imóveis, qualquer que seja o seu valor, mas, a depender da forma pela qual forem
adquiridos, é
a) a tomada de preço ou a concorrência
b) a tomada de preço ou o leilão
c) a concorrência ou o pregão.
d) a concorrência ou o leilão.
e) o pregão ou o leilão
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Modalidades de Licitação.
Fonte: ESAF 2004 / Ministério Público da União MPU - BR / Técnico - Área Administrativa / Questão: 67
191. [Q801727] Dentre os princípios informadores da Licitação, o da vinculação ao instrumento
convocatório se dirige: I. apenas à Administração Pública; II. apenas aos Licitantes; III. tanto à
Administração Pública como aos Licitantes; IV. apenas aos pré-requisitos do próprio instrumento;
V. tantoaos pré-requisitos do próprio instrumento como aos interesses dos Licitantes. Das
assertivas acima podemos afirmar que:
a) todas as assertivas estão corretas;
b) apenas está correta a assertiva III;
c) apenas está correta a assertiva IV;
d) apenas estão corretas as assertivas IV e V;
e) apenas está correta a assertiva II.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Serviço| Princípio da vinculação ao instrumento convocatório.
Fonte: MPE - PB 2003 / Ministério Público da Paraíba MPE - PB / Promotor de Justiça / Questão: 67
A propósito da gestão de aquisições no serviço público, julgue os itens subseqüentes.
192. [Q216365] O pregão eletrônico prescinde de edital convocatório.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Pregão - Lei n. 10.520/2002.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2002 / Senado Federal SF - BR / Consultor Legislativo - Área Administração Pública / Questão: 1
193. [Q216366] A licitação na modalidade de registro de preço aplica-se quando a cotação do
bem ou serviço a ser adquirido revelar valor abaixo daquele constante no cadastro de registro de
preços do sistema integrado de administração de serviços gerais (SIASG).
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Sistema de Registro de Preços (SRP) - Decreto n.
7.892/2013.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2002 / Senado Federal SF - BR / Consultor Legislativo - Área Administração Pública / Questão: 2
Acerca do processo licitatório, julgue os itens que se seguem.
194. [Q138819] Em qualquer processo de licitação, é obrigatória a realização de audiência
pública antes da publicação do edital.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Procedimento de Licitação.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2002 / Paraná Previdência - PR / Analista Administrativo / Questão: 4
Julgue os itens abaixo, relativos aos princípios da licitação.
195. [Q138806] A vinculação ao edital é um dos princípios da licitação, a cujos termos ficam
vinculados somente os licitantes.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Princípios das Licitações.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2002 / Paraná Previdência - PR / Analista Administrativo / Questão: 2
196. [Q94652] A legislação de licitações estabelece prazos mínimos até o recebimento das
propostas ou da realização do certame. A modalidade de licitação cuja divulgação é feita mediante
a convocação por escrito, com a fixação do instrumento convocatório em local apropriado, e
antecedência mínima de 5 (cinco) dias é:
a) Concorrência;
b) Tomada de Preços;
c) Convite;
d) Concurso;
e) Leilão.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Modalidades de Licitação.
Fonte: NCE 2002 / Instituto de Pesquisa Jardim Botânico IPJB - BR / Contador / Questão: 55
197. [Q5799] Conforme previsão da Lei nº 8.666/93, o autor do projeto, básico ou executivo, não
poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução da respectiva obra. O
disposto nessa regra
a) não se aplica caso o autor do projeto seja pessoa jurídica.
b) não impede que o autor do projeto, pessoa jurídica, preste serviços de consultoria técnica ao
futuro licitante ou executor da obra.
c) impede que a Administração contrate o autor do projeto para prestar-lhe o serviço de
gerenciar a execução da obra.
d) não impede a licitação ou contratação de obra que inclua a elaboração de projeto executivo
como encargo do contratado.
e) não se aplica caso o autor do projeto, pessoa física, comprove vínculo trabalhista anterior com
o futuro licitante ou executor da obra.
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Administrativo > Licitações| Procedimento de Licitação.
Fonte: FCC 2002 / Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região TRT 20 - BR / Analista Judiciário - Área Administrativa / Questão: 24
Considerando que seis geradores de energia do parque tecnológico de determinado órgão estejam
inoperantes, julgue os próximos itens, acerca de inventário, alteração, baixa e controle de bens.
198. [Q1009591] As informações sobre o estado de conservação de cada um desses geradores
poderão ser obtidas no inventário analítico de bens.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Administração Geral > Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais| Gestão dos
Centros de Distribuição, Armazenagem e Transporte de Materiais.
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2018 / Ministério Público do Piauí MPE - PI / Técnico Ministerial - Área Administrativa / Questão: 119
199. [Q1303392] Através de um contrato de concessão, uma concessionária é contratada para
recuperar determinada rodovia e, posteriormente, operá-la. Como forma de pagamento, a
concessionária obtém o direito de cobrar uma tarifa dos usuários desse serviço. Identifique, nas
alternativas abaixo, como essa rodovia deveria estar registrada contabilmente nessa
concessionária.
a) Ativo intangível
b) Ativo financeiro
c) Ativo imobilizado
d) Não deveria ser ativada
Disciplinas/Assuntos vinculados: Contabilidade Pública > Contratos de Concessão de Serviços Públicos: Concedente
(NBC TSP 05)| Outros Passivos, Compromissos, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.
Fonte: FUNCAB 2014 / Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais SEPLAG - MG / Analista Fiscal e de Regulação
de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário - Área: Contabilidade / Questão: 55
Em 15 de janeiro de 2012, Fábio, com vinte anos de idade, sócio da empresa Diversões Ltda.,
pretendendo sagrar-se vencedor em licitação aberta para contratar a execução de show
comemorativo do aniversário da cidade de Brasília, coagiu moralmente o funcionário público
Mateus, ameaçando ofender a integridade física de seus filhos menores, se ele não introduzisse no
edital licitatório cláusula que direcionasse o certame para favorecer sua empresa. Temeroso de que
as ameaças se concretizassem, Mateus elaborou o edital e dele fez constar cláusulas destinadas a
assegurar a vitória da empresa de Fábio, frustrando, dessa forma, o caráter competitivo da licitação.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
200. [Q868054] O sujeito ativo do crime de frustrar ou fraudar o caráter competitivo do
procedimento licitatório, previsto em artigo da Lei de Licitações e Contratos, poderá ser tanto o
particular que concorre na licitação quanto o servidor público com atuação no procedimento
licitatório, razão por que, na hipótese em questão, Fábio e Mateus poderiam figurar no polo
passivo de ação penal pertinente.
c) Certo
e) Errado
Disciplinas/Assuntos vinculados: Direito Processual Penal > Ação penal e ação civil ex delicto .
Fonte: CESPE/CEBRASPE 2013 / Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF - DF / Procurador do Ministério Público / Questão: 80
Gabarito
Criado em: 20/08/2020 às 20:58:23
(1 = c) (2 = c) (3 = e) (4 = e) (5 = e) (6 = d) (7 = e) (8 = c) (9 = c) (10 = a) (11 = e) (12 = e) (13 = e)
(14 = c) (15 = e) (16 = d) (17 = a) (18 = c) (19 = d) (20 = c) (21 = d) (22 = e) (23 = b) (24 = e) (25 =
c) (26 = e) (27 = c) (28 = e) (29 = c) (30 = d) (31 = a) (32 = b) (33 = d) (34 = a) (35 = c) (36 = e)
(37 = d) (38 = c) (39 = a) (40 = b) (41 = d) (42 = b) (43 = e) (44 = e) (45 = a) (46 = e) (47 = e) (48
= b) (49 = a) (50 = a) (51 = c) (52 = c) (53 = e) (54 = d) (55 = d) (56 = e) (57 = b) (58 = a) (59 = e)
(60 = c) (61 = c) (62 = e) (63 = b) (64 = e) (65 = e) (66 = c) (67 = d) (68 = d) (69 = c) (70 = a) (71 =
c) (72 = d) (73 = e) (74 = a) (75 = c) (76 = e) (77 = e) (78 = e) (79 = d) (80 = a) (81 = c) (82 = c)
(83 = e) (84 = c) (85 = a) (86 = c) (87 = e) (88 = e) (89 = e) (90 = a) (91 = e) (92 = a) (93 = e) (94 =
d) (95 = c) (96 = a) (97 = e) (98 = c) (99 = b) (100 = e) (101 = c) (102 = b) (103 = e) (104 = e) (105
= e) (106 = c) (107 = c) (108 = b) (109 = c) (110 = a) (111 = c) (112 = c) (113 = a) (114 = e) (115 =
a) (116 = a) (117 = d) (118 = d) (119 = c) (120 = e) (121 = e) (122 = c) (123 = c) (124 = e) (125 = e)
(126= e) (127 = a) (128 = d) (129 = e) (130 = e) (131 = c) (132 = e) (133 = c) (134 = c) (135 = d)
(136 = a) (137 = c) (138 = e) (139 = a) (140 = e) (141 = e) (142 = b) (143 = c) (144 = e) (145 = e)
(146 = c) (147 = c) (148 = e) (149 = b) (150 = e) (151 = c) (152 = a) (153 = e) (154 = c) (155 = c)
(156 = e) (157 = c) (158 = b) (159 = c) (160 = d) (161 = c) (162 = c) (163 = c) (164 = e) (165 = a)
(166 = b) (167 = a) (168 = a) (169 = c) (170 = a) (171 = b) (172 = e) (173 = e) (174 = d) (175 = e)
(176 = c) (177 = d) (178 = b) (179 = c) (180 = c) (181 = c) (182 = e) (183 = e) (184 = e) (185 = e)
(186 = c) (187 = c) (188 = e) (189 = e) (190 = d) (191 = b) (192 = e) (193 = e) (194 = e) (195 = e)
(196 = c) (197 = d) (198 = c) (199 = d) (200 = c)

Mais conteúdos dessa disciplina