Buscar

Apol de Geografia econômica e política

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Geografia Econômica e Política
Considere a citação: 
“Região é um conceito geográfico clássico e essencial. Talvez até o mais importante deles, ou, pelo menos, o mais identificado com a ciência geográfica. Foram inúmeros os autores que asseveraram ser a geografia regional – logo, o estudo das regiões – o âmago mesmo da ciência geográfica”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VESENTINI, J. W. O conceito de região em três registros. Exemplificando com o Nordeste brasileiro. Confins: Revista franco-brasileira de geografia [Online], n. 14, 2012. s/p. <https://journals.openedition.org/confins/7377?lang=pt>. Acesso em 01 fev. 2019. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, sobre o conceito de região leia as proposições:
I. O conceito de região delimita o espaço econômico, político e social para realizarmos determinados tipos de análises. Tal esforço de análise permite que possamos refletir sobre a importância do papel do planejamento e da gestão de parcelas do espaço e das relações econômicas, sociais e políticas nelas contidas.
II. O Brasil é dividido em quatro macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Sul e Sul) para atender o papel do planejamento e da gestão de parcelas do espaço e das relações econômicas, sociais e políticas nelas contidas.
III. O recorte escalar – ou espacial – da região não é somente aplicável considerando os limites políticos-administrativos dos países, estados e municípios. Esse recorte pode ser escolhido e aplicado com o objetivo de analisarmos certos fenômenos que extrapolam esses limites.
IV. A região a ser analisada para fins de gestão e planejamento pode não ser necessariamente a de um ou de outro município. O recorte pode incluir os dois municípios em questão, mas também – e apenas – as áreas nas quais as aglomerações urbanas estão localizadas em ambos os municípios, sem necessariamente abranger toda a extensão deles. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, III
	
	B
	II, III, IV
	
	C
	I, III, IV
Você acertou!
As proposições corretas são I, III e IV, conforme o livro-base: A proposição I está correta porque “Chegamos, então, ao conceito de região, que, por sua vez, delimita os espaços econômico, político e social para realizarmos determinados tipos de análises. A finalidade aqui consiste em utilizar o recorte espacial escolhido, ou seja, a região, para fins de planejamento e gestão de unidades de área. [...] Tal esforço de análise permite que possamos refletir sobre a importância do papel do planejamento e da gestão de parcelas do espaço e das relações econômicas, sociais e políticas nelas contidas”.  A proposição II está incorreta pois são cinco macrorregiões: “O Brasil, por exemplo, é dividido em cinco macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) para atender a essa finalidade”. A proposição III está correta, pois “O recorte escalar - ou espacial - da região não é somente aplicável considerando os limites políticos-administrativos dos países, estados e municípios. Esse recorte pode ser escolhido e aplicado com o objetivo de analisarmos certos fenómenos que extrapolam esses limites”. A proposição IV está correta: “[...] nesse caso, a região a ser analisada para fins de gestão e planejamento pode não ser necessariamente a de um ou de outro município. O recorte pode incluir os dois municípios em questão, mas também - e apenas - as áreas nas quais as aglomerações urbanas estão localizadas em ambos os municípios, sem necessariamente abranger toda a extensão deles”. (Livro-base, p. 60-61).
	
	D
	II e IV
	
	E
	I, II, IV
Questão 2/10 - Geografia Econômica e Política
Considere o excerto de texto: 
“A partir da década de 1990 o contexto político internacional interferiu na visão do Estado. Sob a onda do liberalismo econômico muitas transformações ocorreram no plano político e econômico mundial. Uma delas é que com o advento do regionalismo aberto, a alternativa utilizada para buscar melhorias no plano financeiro-econômico foi a formação de blocos econômicos na América do Sul, que visavam à padronização de tarifas aduaneiras e não-alfandegárias”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANTUNES, E. M. A faixa de fronteira sob o contexto da integração econômica. Tese [Doutorado] – Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2015. p. 110. <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/41348/R%20-%20T%20-%20ELOISA%20MAIESKI%20ANTUNES.pdf?sequence=2&isAllowed=y>.  Acesso em 14 fev.. 2019. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política em relação ao Mercosul e à indústria automobilística, leia as afirmativas a seguir:
I. As estratégias de desenvolvimento deram impulso à entrada de novas empresas multinacionais no setor automotivo e fortaleceram a presença das montadoras estrangeiras na produção de veículos nos países do Mercosul.
II. Houve a proliferação de acordos regionais de comércio entre os Estados-partes e o estabelecimento de relações político-econômicas de pouca importância para as montadoras de autoveículos.
III. As montadoras no Mercosul passaram a investir mais agressivamente na melhoria de unidades industriais mais antigas e vêm aumentando o número de novas indústrias nos territórios do Mercosul.
IV. A indústria automobilística é capaz de criar possibilidades para o crescimento econômico e para a geração de empregos e oportunidades de trabalho.
V. Ao longo da década de 1990, a indústria automobilística no Mercosul vem apresentando péssimos resultados devido às várias crises. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	III, IV e V.
	
	C
	I, III, IV.
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV estão corretas. A afirmativa I está correta: “De fato, a implementação dessas estratégias de desenvolvimento deu impulso a entrada de novas empresas multinacionais no setor automotivo e fortaleceu a presença das montadoras estrangeiras na produção de veículos nos países do Mercosul” (livro-base, p. 168). A afirmativa II está incorreta: “Isso permitiu a proliferação de acordos regionais de comércio entre os Estados-partes e o estabelecimento de relações político-econômicas de grande importância para as montadoras de autoveículos e indústrias automobilísticas nacionais” (livro-base, p. 169). A afirmativa III está correta: “[...] As montadoras no Mercosul passaram a investir mais agressivamente na melhoria de unidades industriais mais antigas (brownfield units) e vêm aumentando o número de novas indústrias nos territórios do Mercosul”. A afirmativa IV está correta: “[...] A indústria automobilística é capaz de criar possibilidades para o crescimento econômico e para a geração de empregos e oportunidades de trabalho”. A afirmativa V está incorreta: “[...] após a década de 1990 que os países do Mercosul passaram a se inserir de forma mais efetiva nos mercados internacionais por meio da produção, da distribuição e do comércio de auto veículos, peças e componentes automotivos”.   (Livro-base, p. 168, 169).
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II, III, e V.
Questão 3/10 - Geografia Econômica e Política
Atente para o excerto de texto: 
“O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução – feita com o uso da escala – torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedece a determinada escala, que mantém sua forma”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MENDONÇA, Cláudio. Escala cartográfica: Como interpretar reduções em mapas.  <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/escala-cartografica-como-interpretar-reducoes-em-mapas.htm>.  Acesso em 01 fev. 2019. 
Analisando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre
o conceito de multiescalaridade, leia as proposições a seguir
I. A multiescalaridade está relacionada à ideia de pensarmos a região na escala microrregional
II. É possível analisar a multiescalaridade em escala intermediária ou macrorregional.
III. Escala microrregional pode ser exemplificada como Mercosul, União Europeia e NAFTA. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I e II
Você acertou!
As afirmativas I e II estão corretas, pois o livro-base afirma que: “A multiescalaridade está relacionada à possibilidade de pensarmos a região tanto na escala microrregional (seja a região norte de um bairro ou a região sul de uma cidade), como em escalas intermediárias e macrorregionais (Mercosul, União Europeia e NAFTA)”. (Livro-base, p. 61-62) A afirmativa III está incorreta pois trata-se de uma escala macrorregional.
	
	D
	I e III
	
	E
	III
Questão 4/10 - Geografia Econômica e Política
Atente para o excerto de texto:
“O território é, junto com a soberania e o povo, um dos três elementos básicos que formam a nação-estado moderna. Essa concepção, que se reporta às formulações do Estado moderno, acompanhou a formação da geografia moderna, a partir da proposta de Ratzel (1897) de relacionar sociedade, Estado e território. Trata-se de uma visão nascida do contexto pós-medieval europeu, quando uma base patrimonial de origem feudal ajudou a plasmar o território da nação-estado moderna”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SANTOS, Carlos. Território e Territorialidade.  Revista Zona de Impacto, Rondônia, vol. 13, n. 11, set./dez., 2009.s/p. <http://www.albertolinscaldas.unir.br/TERRIT%C3%93RIO%20E%20TERRITORIALIDADE_volume13.html>. Acesso em 01 fev. 2019. 
Analisando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre o conceito de territorialidade, analise as proposições:
I. O conceito de territorialidade mostra o caráter relacional que há entre os diversos agentes e as formas pelas quais eles estão inseridos e integrados funcionalmente em uma rede de produção de mercadorias.
II. A territorialidade pode ser observada tanto por meio das relações de poder, influência e barganha exercidas pelas indústrias, empresas e firmas em relação aos governos, sindicatos e trabalhadores, como pelas diferentes formas de apropriação de parcelas do território por parte das empresas.
III. A noção de territorialidade possibilita analisar a dimensão espacial das relações entre as diferentes localidades e os principais agentes envolvidos na produção e na transformação dos territórios.
IV. Diz respeito às unidades territoriais, como países, estados, províncias, cidades ou economias regionais. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	I, II e IV
	
	C
	I, II e III
Você acertou!
As proposições corretas são I, II e III, pois o livro-base afirma que: “O conceito de territorialidade nos revela o caráter relacional que existe entre os diversos agentes e as formas pelas quais eles estão inseridos e integrados funcionalmente em uma rede de produção de mercadorias. Podemos observar a territorialidade tanto por meio das relações de poder, influência e barganha exercidas pelas indústrias, empresas e firmas em relação aos governos, sindicatos e trabalhadores quanto pelas diferentes formas de apropriação de parcelas do território por parte das empresas. Assim, a noção de territorialidade nos permite analisar não apenas a dimensão espacial das relações, mas também as diferentes localidades e os principais agentes envolvidos na produção e na transformação dos territórios” (Livro-base, p. 67). A proposição IV está incorreta pois ela descreve o que é território: “O conceito de território “[...] Diz respeito às unidades territoriais, como países, estados, províncias, cidades ou economias regionais [...]”. (Livro-base, p. 65).
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	I e IV
Questão 5/10 - Geografia Econômica e Política
Atente para a citação: 
“A esperada retomada do crescimento da economia nacional para 2019 pode resultar em aumento de renda das famílias, cenário que tende a aquecer as vendas de carros e, consequentemente, a elevar a demanda por combustíveis. A projeção, feita pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), diz que o etanol deve continuar a ter uma participação expressiva nas vendas de combustíveis no Brasil”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  CANAL RURAL. Aquecimento da economia deve elevar demanda por etanol neste ano. <https://canalrural.uol.com.br/noticias/agricultura/cana/aquecimento-da-economia-deve-elevar-demanda-por-etanol-neste-ano/>. Acesso em 18 já. 2019. 
Observe o gráfico referente a preço demanda e oferta:
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALVES, A. R. Geografia econômica e geografia política.  Curitiba: InterSaberes, 2015. p. 80. 
Você enquanto geógrafo precisando fazer uma análise de preços de bens e serviços, considerando a afirmação, o gráfico e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, a lógica do sistema de mercado consiste na definição do preço dos bens dos serviços. O que determina a definição do preço dos bens e serviços? 
Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Relação entre oferta e demanda.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Outra característica importante da lógica do sistema de mercado consiste na definição do preço dos bens e dos serviços que, por sua vez, é determinado pela relação entre oferta e demanda”. (livro-base, p. 79)
	
	B
	Produção em grande escala.
	
	C
	Busca por determinado produto.
	
	D
	Maior paridade do poder de compra.
	
	E
	Produção em escala e com menor custo.
Questão 6/10 - Geografia Econômica e Política
Leia atentamente o extrato de texto: 
“Em sua obra, Alfredo Weber argumenta que a decisão quanto à localização de atividades industriais decorreria da ponderação de fatores gerais e locais. Os fatores gerais de âmbito regional são os custos de transporte e o custo da mão de obra. Os fatores locais são constituídos por forças de aglomeração e de desaglomeração que podem provocar a concentração ou dispersão da indústria em certa região”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  TOREZANI, Tomás Amaral, ANDREOTTI, Aline de Queiroz Assis, CAMPOS, Antônio Carlos. Estudo da Dinâmica Agrícola na Microrregião de Paranavaí-PR: um aporte da teoria clássica da localização. Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, v. 34, n.124, p. 201-224, jan.-jun., 2013.p. 207. 
De acordo com o extrato de texto e os conhecimentos adquiridos no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política em relação ao modelo weberiano, leia as seguintes afirmativas:
I. O modelo adotado por Weber chama a localização do mercado, como lugar de consumo.
II. O modelo considera o custo de transporte e as características dos insumos e das matérias-primas adaptada aos dias de hoje.
III. Weber considera que a distribuição dos recursos é homogênea.   
IV. O modelo weberiano considera que a localização e as características (peso ou qualidade) dos insumos influenciam como fatores de localização industrial.
V. Weber, diferentemente de Thunen e Christaller, considera que a distribuição dos recursos é heterogênea. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, IV e V
Você acertou!
A afirmativa I é correta, pois o “[...] ponto C representa a localização do mercado , chamado por Weber de lugar de consumo [...] (livro-base p. 31)”. A afirmativa II é incorreta pois o “[...] modelo de Weber é bastante limitado. Ele não abrange a maioria dos fatores de localização que deveriam ser considerados no mundo contemporâneo. Contudo, à medida que variáveis diversas são adicionadas ao modelo e os custos envolvidos no uso das matérias-primas e no transporte são modificados, novas possibilidades se abrem para os produtores” (livro-base p. 33).
A alternativa III está incorreta, pois, “Weber foi além e ajustou o modelo de forma a considerar que a superfície terrestre não é homogênea” (livro-base, p.30). A alternativa IV está correta, pois “ O objetivo principal é o de implementar uma unidade industrial [...] no ponto em que gerasse o menor custo possível, levando-se em consideração apenas o custo de transporte e as características (como peso e qualidade) dos insumos e das matérias-primas” (livro-base, p. 31). A alternativa V está correta, pois: “Weber, foi além e ajustou o modelo de forma a considerar que a superfície terrestre não é homogênea” (livro-base, p.30, 31).
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I, III e V
	
	E
	II, IV e V
Questão 7/10 - Geografia Econômica e Política
Leia a seguinte passagem: 
“O Mercosul é um bloco regional de comércio instituído com o Tratado de Assunção, que se iniciou em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.mercosul.gov.br/>. Acesso em 31 jan. 2016. 
Atualmente, o Mercosul é composto por cinco países. A partir dos conteúdos apresentados no livro-base Geografia Econômica e Geografia Política sobre o mesmo tema, considere as alternativas a seguir. Na sequência, assinale aquela que indica, corretamente, esses cinco países:
Nota: 10.0
	
	A
	Brasil, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.
	
	B
	Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Bolívia.
	
	C
	Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai.
Você acertou!
“Atualmente, o bloco é composto por cinco Estados-partes (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela) [...].”  (Livro-base, p.171)
	
	D
	Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
	
	E
	Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Venezuela.
Questão 8/10 - Geografia Econômica e Política
Atente para o excerto de texto: 
“[...] enquanto a economia chinesa passou a ocupar posições nas CGVs associadas a atividades de maior valor adicionado, diversificando sua pauta de exportações e avançando no processo de economic upgrading, o Brasil permaneceu nas etapas iniciais das CGVs, mais especificamente ofertando bens intensivos em recursos naturais”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCATO, M. B.; ULTREMARE, F. O. Produção industrial e vazamento de demanda para o exterior: uma análise da economia brasileira. Economia e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 2 p. 637-662, maio/ago., 2018. p. 657. <http://www.scielo.br/pdf/ecos/v27n2/1982-3533-ecos-27-02-0637.pdf>. Acesso em 18 jan. 2019. 
O estudante de geografia precisa saber analisar o que pode ser definido a partir do excerto de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, pois na sua atividade cotidiana poderá trabalhar em grandes empresas, nas áreas de:
Nota: 10.0
	
	A
	Comércio internacional.
	
	B
	Análise de valor.
	
	C
	Upgrading industrial.
Você acertou!
Sucintamente, podemos definir upgrading industrial como: um processo pelo qual as atividades industriais que ocorrem em unidades territoriais como Estados-nações ou economias regionais são capazes de melhorar sua posição nos mercados de exportação, e de se envolver em segmentos de maior valor nas redes de produção globais (RPGs) e/ou cadeias globais de valor (GVCs) (Livro-base, p. 166).
	
	D
	Cadeias produtivas.
	
	E
	Integração.
Questão 9/10 - Geografia Econômica e Política
Atente para o excerto de texto: 
“[...] a fragmentação da produção para além das fronteiras nacionais também foi parcialmente facilitada pelas reformas políticas de liberalização comercial, o que levou a menores barreiras comerciais, inicialmente nas economias avançadas e mais recentemente em diversos países em desenvolvimento”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCATO, M. B.; ULTREMARE, F. O. Produção industrial e vazamento de demanda para o exterior: uma análise da economia brasileira. Economia e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 2 p. 637-662, maio/ago., 2018. p. 640.<http://www.scielo.br/pdf/ecos/v27n2/1982-3533-ecos-27-02-0637.pdf>. Acesso em 18 jan. 2019. 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, sobre desintegração da produção e integração de vários países, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Desintegração da produção é quando a produção é de péssima qualidade e se desintegra quando é usada, e integração de vários países é quando ela é integrada em outro sistema industrial.
	
	B
	Desintegração da produção é o processo pelo qual as indústrias instalam-se em um mesmo território; integração de vários países é quando as empresas estão integradas em um movimento pró-industrial.
	
	C
	Desintegração da produção se refere à divisão da produção entre países, indústrias e regiões pelo mundo; integração de vários países envolve a conexão das diferentes unidades produtivas por meio dos mercados de importação e exportação.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “Desintegração da produção se refere à divisão da produção entre países, indústrias e regiões ao redor do mundo; enquanto isso, a integração de vários países por meio do comércio internacional é uma consequência da primeira mudança e envolve a conexão das diferentes unidades produtivas por meio dos mercados de importação e exportação”.  (Livro-base, p.165).
	
	D
	Desintegração é a produção industrial distribuída em diferentes regiões do mundo e Integração de vários países é a relação comercial fechada no país, sem conexão com o mercado exterior, buscando integrar os polos internos e regionais de um mesmo território.
	
	E
	Desintegração é a produção industrial interna de um Estado sem a comunicação com outras partes do mundo. Integração de vários países é a conexão com outras partes do mundo por meio de um processo de fluxos de mercadorias de importação e exportação.
Questão 10/10 - Geografia Econômica e Política
Leia o fragmento de texto: 
“Sob a perspectiva do upgrading industrial analisam-se as mudanças de mix de produtos e mudanças na natureza e composição de atividades dentro das empresas, até os deslocamentos ou mudanças de posicionamento nas cadeias de formação de valor. Estas mudanças podem incluir uma nova configuração de funções e uma nova estrutura”. 
Após está avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOREIRA, Juan Ricardo Cruz. Industrial Upgrading nas cadeias produtivas globais: reflexões a partir das indústrias têxteis e do vestiário de Honduras e do Brasil. Tese [Doutorado]PPG da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013. p.115<https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-03112003-142622/publico/CRUZ-MOREIRATesePROPOLIUSP2003.pdf>.  Acesso em 28 jan. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Geografia Econômica e Geografia Política, relacione os tipos de upgrading industrial com suas respectivas descrições.
1. Global commodity chains ou cadeias globais de commodities.
2. Global value chains ou cadeias globais de valor.
3. Global production networks ou redes de produção globais.
(  ) É uma rede de trabalho e processos de produção cujo resultado final é um produto acabado.
( ) Está relacionada à ideia de circuitos espaciais de produção, porque foi realizada uma etapa crucial no processo produtivo e na transformação do produto.
(  ) Refere-se a uma série de atividades que são necessárias para conduzir um produto desde a sua concepção passando por design, adição de matérias-primas e insumos intermediários, marketing, distribuição e pós-venda, até o destino final de resíduos indesejados. 
(  ) É o modelo em que é possível analisar a integração econômica e a sua relação com as assimetrias do desenvolvimento econômico e social. 
Agora selecione a alternativa que indica a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 3.
	
	B
	2 – 2 – 1 – 2.
	
	C
	1 – 2 – 2 – 3.
	
	D
	3 –
3 – 1 – 2.
	
	E
	1 – 1 – 2 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é 1 – 1 – 2 – 3. Segundo o livro-base Global com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais