Buscar

exercicio 1 sommellier

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quanto à cor dos vinhos: *
A evolução da cor dos vinhos se dá nas seguintes etapas: vinhos tintos jovens terão uma cor com tons de rubi, seguindo tons violáceos, passando para tons cor de tijolo e por fim, tons amarronzados. Vinhos brancos jovens apresentarão tons amarelo-âmbar com reflexos esverdeados, passando para reflexos amarelo-palha, amarelo-ouro, e por fim, amarelo pálido.
A evolução da cor dos vinhos se dá nas seguintes etapas: vinhos tintos jovens terão uma cor com tons violáceos, seguindo tons de rubi, passando para tons cor de tijolo e por fim, tons amarronzados. Vinhos brancos jovens apresentarão tons amarelo-pálido com reflexos esverdeados, passando para reflexos amarelo-palha, amarelo-ouro, e por fim, amarelo âmbar.
A evolução da cor dos vinhos se dá nas seguintes etapas: vinhos tintos jovens terão uma cor com tons de rubi, seguindo tons de tijolo, passando para tons cor de violáceos e por fim, tons amarronzados. Vinhos brancos jovens apresentarão tons amarelo-pálido com reflexos esverdeados, passando para reflexos amarelo-palha, amarelo-ouro, e por fim, amarelo âmbar.
A evolução da cor dos vinhos se dá nas seguintes etapas: vinhos tintos jovens terão uma cor com tons de rubi, seguindo tons violáceos, passando para tons cor de tijolo e por fim, tons amarronzados. Vinhos brancos jovens apresentarão tons amarelo-pálido com reflexos esverdeados, passando para reflexos amarelo-palha, amarelo-ouro, e por fim, amarelo âmbar.
Assinale a alternativa correta sobre os aromas do vinho: *
1 ponto
O perfume do vinho provém de diferentes origens, como os aromas primários, que são aqueles formados pelos aromas característicos da uva, aromas secundários, formados durante a maturação do vinho em garrafa e aromas terciários formados durante a vinificação e passagem por madeira. Os dois primeiros dão origem ao frutado do vinho, enquanto que o terceiro, da origem ao bouquet.
O perfume do vinho provém de diferentes origens, como os aromas primários, formados durante a vinificação e passagem por madeira, aromas secundários, que são aqueles formados pelos aromas característicos da uva e aromas terciários, formados durante a maturação do vinho em garrafa. Os dois primeiros dão origem ao frutado do vinho, enquanto que o terceiro, da origem ao bouquet.
O perfume do vinho provém de diferentes origens, como os aromas primários, que são aqueles formados pelos aromas característicos da uva, aromas secundários, formados durante a vinificação e aromas terciários, formados durante a passagem por madeira e maturação do vinho em garrafa. Os dois primeiros dão origem ao frutado do vinho, enquanto que o terceiro, da origem ao bouquet.
O perfume do vinho provém de diferentes origens, como os aromas primários, que são aqueles formados pelos aromas característicos da uva, aromas secundários, formados durante a vinificação e passagem por madeira e aromas terciários, formados durante a maturação do vinho em garrafa. Os dois primeiros dão origem ao bouquet do vinho, enquanto que o terceiro, da origem ao frutado do vinho.
Quanto ao exame olfativo: *
1 ponto
Para vinhos tranquilos, primeiramente se agita a taça, para sentir os aromas mais voláteis e depois, não se agita mais a taça, para sentir os aromas menos voláteis.
Para vinhos tranquilos, deve-se cheirar o vinho sem movimentar a taça, pois afetaria o perfil aromático.
Para vinhos tranquilos, sem agitar a taça, coloca-se o nariz dentro da mesma e aspira-se o ar, neste primeiro momento, será observado o perfil mais volátil do vinho. Em seguida, realiza-se movimentos circulares com a taça, cheirando novamente o vinho, assim, poderemos sentir os aromas menos voláteis.
Para espumantes deve-se agitar a taça, a fim de que os aromas menos voláteis se desprendam.
O que é perlage, e quais as características de uma perlage de qualidade? *
1 ponto
A “perlage” caracteriza a acidez final do espumante. Uvas mais ácidas são indicadas para elaboração de espumantes, a fim de conferir uma boa “perlage”, ou seja, uma boa acidez.
A “perlage” caracteriza as bolhas de gás que se desprendem do líquido. É preciso avaliar o tamanho da borbulha, que quanto menor, melhor tende a ser a sua qualidade, bolhas grossas demonstram falha na elaboração, como por exemplo no tempo de tomada de espuma, é importante utilizar temperaturas elevadas durante a produção para obter uma perlage de qualidade.
A “perlage” caracteriza as bolhas de gás que se desprendem do líquido. É preciso avaliar o tamanho da borbulha, que quanto maior, melhor tende a ser a sua qualidade, bolhas finas demonstram falha na elaboração, como por exemplo no tempo de tomada de espuma e uso de temperaturas muito elevadas durante a produção.
A “perlage” caracteriza as bolhas de gás que se desprendem do líquido. É preciso avaliar o tamanho da borbulha, que quanto menor, melhor tende a ser a sua qualidade, bolhas grossas demonstram falha na elaboração, como por exemplo no tempo de tomada de espuma e uso de temperaturas muito elevadas durante a produção.
Indique a alternativa certa: *
1 ponto
A avaliação do produto nunca é afetada por fatores externos.
O avaliador deve escovar os dentes e usar enxaguante bucal imediatamente antes da análise.
É importante que o avaliador não utilize perfumes fortes para realizar a análise.
O avaliador pode ser fumante, mas é preciso evitar fumar 15 minutos antes do início da análise.
Sobre os sentidos e a análise sensorial, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
O tato é ativado pela textura do vinho percebida através da taça.
Na boca sentimos tanto o gosto quanto o tato.
Na análise sensorial não ativamos o sentido da visão em nenhum momento.
Na boca somente o paladar é ativado.
A idade de um vinho pode ser inferida pelas seguintes análises: *
1 ponto
Gustativa
Olfativa
Visual
Todas as alternativas
Nenhuma alternativa, é um processo coordenado pelo cérebro
A presença do cheiro de ovos podres é característico de qual defeito? *
1 ponto
Sulfídrico
Gostos amílicos
Sulfito
Gostos de ar
Brettanomyces
Vinhos brancos muito amarelados são sempre vinhos que passaram de seu auge. *
1 ponto
Verdadeiro
Falso
Vinhos tintos muito escuros são consequentemente mais tânicos. *
1 ponto
Verdadeiro
Falso

Continue navegando

Outros materiais