Logo Passei Direto
Buscar

Exercicio 2 - FUNDAMENTOS DA GESTÃO PUBLICA

User badge image
Rayara Ágada

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O princípio da publicidade exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas pela lei.
Como exemplos de restrições previstas na Constituição Federal ao princípio da publicidade, assinale a alternativa correta.
a. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
b. A prevalência dos direitos humanos, prevista pelo inciso II do art.4º da Constituição Federal.
c. O inciso XIV do art.5º da Constituição Federal assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
d. O inciso III do art.5º da Constituição Federal ao prever que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
e. A regra que prevê que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.

De acordo com a ilustre doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “(...) em sentido material ou objetivo, a Administração Pública pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurídico total ou parcialmente público, para a consecução dos interesses coletivos. (...) em sentido subjetivos, Administração Pública é o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.”
Sobre o tema, assinale a opção correta.
a. Em sentido amplo, pode-se afirmar que à Administração Pública incumbe, por meio de seus órgãos governamentais, traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política; e por meio dos órgãos administrativos, incumbe executar os planos governamentais, a denominada função administrativa.
b. O Governo tem a responsabilidade profissional e legal de execução das referidas escolhas políticas da Administração Pública a partir de instrumentos dispostos no Estado.
c. Administração Pública se confunde com Governo mas não se confunde com Estado, podendo-se afirmar que este último age por meio da Administração Pública.
d. Em sentido estrito cabe à Administração Pública traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política.
e. Os serviços públicos, são aqueles serviços prestados pela Administração Pública ou seus delegados, sem qualquer controle do Estado, com a finalidade de satisfazer os interesses dos indivíduos.

Assinale a alternativa que mais se identifica com a seguinte afirmação: “(...) pretensão de fazer com que o servidor aja da melhor forma para trazer os melhores resultados para o interesse público, aqueles mais vantajosos (não só financeiramente, mas em termos de resultados em geral)”.
a. Dever se ser probo.
b. Dever de ser moralmente correto.
c. Dever de ser ético.
d. Dever de ser eficiente.
e. Dever de ser eficaz.

Embora a moralidade e a legalidade não se identifiquem, a imoralidade administrativa produz efeitos jurídicos, porque acarreta a invalidade do ato, que pode ser decretada pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário.
A respeito dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
a. A observância do princípio da imoralidade implica na consideração do interesse público nas ações do servidor, ao passo que a moralidade implica no uso do poder do Estado com fins privados.
b. A moral é vista como um conjunto de comportamentos que a sociedade convencionou serem desejáveis ou necessários para o adequado funcionamento e convívio entre os indivíduos.
c. A moralidade, assim como o princípio da impessoalidade, é atributo direto do agente público.
d. Embora moralidade e legalidade não se identifiquem, a imoralidade administrativa não produz efeitos jurídicos, apenas a ilegalidade.
e. A partir do momento em que o desvio de poder foi considerado como ato puramente ilegal e não mais imoral, a moralidade administrativa teve seu campo reduzido.

Primeiramente é importante ressaltar que a moralidade é diferente de licitude e também de ética. Nem tudo que é legal é moral. A moralidade, ao contrário do princípio da impessoalidade, é atributo direto do agente público, os quais devem se comportar da forma socialmente moral considerada pela sociedade.
A respeito do tema e considerando essas diferenciações, assinale a opção correta.
a. A moralidade administrativa teve seu campo reduzido e por isso não pode ser reconhecida como princípio autônomo.
b. A ética refere-se ao comportamento esperado dos indivíduos enquanto membros de determinada organização e normalmente está estabelecida em códigos.
c. A ética refere-se ao comportamento esperado de qualquer indivíduo e não se encontra necessariamente escrita.
d. A moral é o comportamento esperado dos indivíduos enquanto membros de determinada organização e normalmente está estabelecida em códigos.
e. O conceito de moral nunca muda ao longo do tempo, pois aquilo que é correto sempre vai o ser.

Quando vista sob uma perspectiva ‘crítica’, conforme os estudos de Karl Marx, a Administração Pública possui a competência de exercer o controle social a serviço dos interesses maiores dos proprietários de organizações e de outros bens privados na sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta um desdobramento dessa perspectiva.
a. Nesse aspecto, a Administração tende a utilizar-se da coação para garantir as relações de poder.
b. Não garante o lucro dos capitalistas e mas exerce o controle da organização dos trabalhadores.
c. Não há necessidade de divisão da Administração Pública em outros entes /órgãos /entidades, pois de forma centralizada ela consegue coordenar de forma eficiente as ações humanas.
d. A Nova Gestão Pública, enquanto representante de um conjunto de reformas da Administração Pública que se preocupou com a prevenção e com os resultados eficazes em benefício da sociedade, não pode ser mencionada como exemplo desse desdobramento.
e. Garante o lucro dos capitalistas e o controle da organização dos trabalhadores, já que a sociedade é dividida em classes sociais antagônicas que sempre estão em conflito.

Hospitais, universidades, e outras entidades sem poder de Estado foram autonomizadas e transformadas em entidades híbridas, entre o estado e o setor privado, em entidades sem fins lucrativos, que não tem servidores públicos em seus quadros, que estão livres dos controles próprios da administração estatal, mas que estão incluídas no orçamento público.
A respeito desse tema, assinale a opção correta.
a. Refere-se ao movimento de terceirização, pelo qual todas as atividades essenciais do estado são delegadas a empresas privadas.
b. Trata do sistema de delegação total ou parcial às empresas privadas dos serviços públicos que o estado não consegue prestar de forma efetiva, seja ele qual for.
c. Traduz o movimento de terceirização das várias atividades estatais consideradas menos estratégicas e que, por isso, poderiam ser executadas por empresas que não do serviço público.
d. Diz respeito às entidades que não devem possuir qualquer espécie de vínculo com a Administração Pública, pois não foram criadas para prestar serviço público.
e. Refere-se ao desenvolvimento de organizações governamentais autônomas.

Dentre as leis que fazem parte do orçamento público, podem ser elencadas as seguintes: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA e os Créditos Adicionais.
Assinale a alternativa correta a respeito do orçamento público e da função geral dessas leis.
a. Não há necessidade de prévio planejamento para os gastos que não façam parte do processo de planejamento contínuo e dinâmico do Estado.
b. O Orçamento Público é um processo de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período.
c. O Orçamento Público pode ser alterado a qualquer tempo conforme a vontade e a necessidade do Estado.
d. O Orçamento Público é destinado exclusivamente para a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.
e. O Orçamento abrange a manutenção das atividades do Estado e o planejamento, mas não abrange a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.

Conforme o conceito de Administração Pública trazido por Meirelles: “A Administração Pública não pratica atos de governo; pratica apenas atos de execução, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competência do órgão e de seus agentes.”, pode-se afirmar que Estado, Governo e Administração Pública não se confundem.
Acerca dessa afirmativa, assinale a opção correta.
a. Os serviços públicos prestados de forma direta pelo Estado tem a finalidade de satisfazer necessidades secundarias da coletividade, enquanto à Administração Pública cabe a satisfação das necessidades primárias.
b. A Administração Pública organiza o Estado, mas não se confunde com ele. O Estado é o ente organizado pela Administração Pública, que é formada por entidades estatais diretas (ministérios, secretarias, etc.) e por entes indiretos (autarquias, empresas públicas, fundações, etc.).
c. O Governo é o ente organizado pela Administração Pública, que é formada por entidades estatais diretas (ministérios, secretarias, etc.) e por entes indiretos (autarquias, empresas públicas, fundações, etc.).
d. No Governo estão lotados os serviços públicos, enquanto na Administração Pública estão as responsabilidades políticas das decisões a serem executadas pelo Estado.
e. Os serviços públicos são serviços prestados pelo Estado em si, de forma direta, não pela Administração Pública.

A Lei Orçamentária Anual – LOA tem como principal atribuição fixar receita e despesa para um exercício financeiro. Além do clássico princípio da legalidade (art.167, I e II CF), muitos são os princípios que a norteiam.
Assinale a alternativa que traz alguns desses princípios:
a. Princípios da anterioridade, universalidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.
b. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação e da afetação.
c. Princípios da anuidade, anterioridade, universalidade, exclusividade, especificação, afetação e os princípios da LRF.
d. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação, não afetação e os princípios da LRF.
e. Princípios da anuidade, anualidade, unicidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O princípio da publicidade exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas pela lei.
Como exemplos de restrições previstas na Constituição Federal ao princípio da publicidade, assinale a alternativa correta.
a. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
b. A prevalência dos direitos humanos, prevista pelo inciso II do art.4º da Constituição Federal.
c. O inciso XIV do art.5º da Constituição Federal assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
d. O inciso III do art.5º da Constituição Federal ao prever que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.
e. A regra que prevê que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.

De acordo com a ilustre doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “(...) em sentido material ou objetivo, a Administração Pública pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurídico total ou parcialmente público, para a consecução dos interesses coletivos. (...) em sentido subjetivos, Administração Pública é o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.”
Sobre o tema, assinale a opção correta.
a. Em sentido amplo, pode-se afirmar que à Administração Pública incumbe, por meio de seus órgãos governamentais, traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política; e por meio dos órgãos administrativos, incumbe executar os planos governamentais, a denominada função administrativa.
b. O Governo tem a responsabilidade profissional e legal de execução das referidas escolhas políticas da Administração Pública a partir de instrumentos dispostos no Estado.
c. Administração Pública se confunde com Governo mas não se confunde com Estado, podendo-se afirmar que este último age por meio da Administração Pública.
d. Em sentido estrito cabe à Administração Pública traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política.
e. Os serviços públicos, são aqueles serviços prestados pela Administração Pública ou seus delegados, sem qualquer controle do Estado, com a finalidade de satisfazer os interesses dos indivíduos.

Assinale a alternativa que mais se identifica com a seguinte afirmação: “(...) pretensão de fazer com que o servidor aja da melhor forma para trazer os melhores resultados para o interesse público, aqueles mais vantajosos (não só financeiramente, mas em termos de resultados em geral)”.
a. Dever se ser probo.
b. Dever de ser moralmente correto.
c. Dever de ser ético.
d. Dever de ser eficiente.
e. Dever de ser eficaz.

Embora a moralidade e a legalidade não se identifiquem, a imoralidade administrativa produz efeitos jurídicos, porque acarreta a invalidade do ato, que pode ser decretada pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário.
A respeito dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
a. A observância do princípio da imoralidade implica na consideração do interesse público nas ações do servidor, ao passo que a moralidade implica no uso do poder do Estado com fins privados.
b. A moral é vista como um conjunto de comportamentos que a sociedade convencionou serem desejáveis ou necessários para o adequado funcionamento e convívio entre os indivíduos.
c. A moralidade, assim como o princípio da impessoalidade, é atributo direto do agente público.
d. Embora moralidade e legalidade não se identifiquem, a imoralidade administrativa não produz efeitos jurídicos, apenas a ilegalidade.
e. A partir do momento em que o desvio de poder foi considerado como ato puramente ilegal e não mais imoral, a moralidade administrativa teve seu campo reduzido.

Primeiramente é importante ressaltar que a moralidade é diferente de licitude e também de ética. Nem tudo que é legal é moral. A moralidade, ao contrário do princípio da impessoalidade, é atributo direto do agente público, os quais devem se comportar da forma socialmente moral considerada pela sociedade.
A respeito do tema e considerando essas diferenciações, assinale a opção correta.
a. A moralidade administrativa teve seu campo reduzido e por isso não pode ser reconhecida como princípio autônomo.
b. A ética refere-se ao comportamento esperado dos indivíduos enquanto membros de determinada organização e normalmente está estabelecida em códigos.
c. A ética refere-se ao comportamento esperado de qualquer indivíduo e não se encontra necessariamente escrita.
d. A moral é o comportamento esperado dos indivíduos enquanto membros de determinada organização e normalmente está estabelecida em códigos.
e. O conceito de moral nunca muda ao longo do tempo, pois aquilo que é correto sempre vai o ser.

Quando vista sob uma perspectiva ‘crítica’, conforme os estudos de Karl Marx, a Administração Pública possui a competência de exercer o controle social a serviço dos interesses maiores dos proprietários de organizações e de outros bens privados na sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta um desdobramento dessa perspectiva.
a. Nesse aspecto, a Administração tende a utilizar-se da coação para garantir as relações de poder.
b. Não garante o lucro dos capitalistas e mas exerce o controle da organização dos trabalhadores.
c. Não há necessidade de divisão da Administração Pública em outros entes /órgãos /entidades, pois de forma centralizada ela consegue coordenar de forma eficiente as ações humanas.
d. A Nova Gestão Pública, enquanto representante de um conjunto de reformas da Administração Pública que se preocupou com a prevenção e com os resultados eficazes em benefício da sociedade, não pode ser mencionada como exemplo desse desdobramento.
e. Garante o lucro dos capitalistas e o controle da organização dos trabalhadores, já que a sociedade é dividida em classes sociais antagônicas que sempre estão em conflito.

Hospitais, universidades, e outras entidades sem poder de Estado foram autonomizadas e transformadas em entidades híbridas, entre o estado e o setor privado, em entidades sem fins lucrativos, que não tem servidores públicos em seus quadros, que estão livres dos controles próprios da administração estatal, mas que estão incluídas no orçamento público.
A respeito desse tema, assinale a opção correta.
a. Refere-se ao movimento de terceirização, pelo qual todas as atividades essenciais do estado são delegadas a empresas privadas.
b. Trata do sistema de delegação total ou parcial às empresas privadas dos serviços públicos que o estado não consegue prestar de forma efetiva, seja ele qual for.
c. Traduz o movimento de terceirização das várias atividades estatais consideradas menos estratégicas e que, por isso, poderiam ser executadas por empresas que não do serviço público.
d. Diz respeito às entidades que não devem possuir qualquer espécie de vínculo com a Administração Pública, pois não foram criadas para prestar serviço público.
e. Refere-se ao desenvolvimento de organizações governamentais autônomas.

Dentre as leis que fazem parte do orçamento público, podem ser elencadas as seguintes: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA e os Créditos Adicionais.
Assinale a alternativa correta a respeito do orçamento público e da função geral dessas leis.
a. Não há necessidade de prévio planejamento para os gastos que não façam parte do processo de planejamento contínuo e dinâmico do Estado.
b. O Orçamento Público é um processo de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período.
c. O Orçamento Público pode ser alterado a qualquer tempo conforme a vontade e a necessidade do Estado.
d. O Orçamento Público é destinado exclusivamente para a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.
e. O Orçamento abrange a manutenção das atividades do Estado e o planejamento, mas não abrange a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.

Conforme o conceito de Administração Pública trazido por Meirelles: “A Administração Pública não pratica atos de governo; pratica apenas atos de execução, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competência do órgão e de seus agentes.”, pode-se afirmar que Estado, Governo e Administração Pública não se confundem.
Acerca dessa afirmativa, assinale a opção correta.
a. Os serviços públicos prestados de forma direta pelo Estado tem a finalidade de satisfazer necessidades secundarias da coletividade, enquanto à Administração Pública cabe a satisfação das necessidades primárias.
b. A Administração Pública organiza o Estado, mas não se confunde com ele. O Estado é o ente organizado pela Administração Pública, que é formada por entidades estatais diretas (ministérios, secretarias, etc.) e por entes indiretos (autarquias, empresas públicas, fundações, etc.).
c. O Governo é o ente organizado pela Administração Pública, que é formada por entidades estatais diretas (ministérios, secretarias, etc.) e por entes indiretos (autarquias, empresas públicas, fundações, etc.).
d. No Governo estão lotados os serviços públicos, enquanto na Administração Pública estão as responsabilidades políticas das decisões a serem executadas pelo Estado.
e. Os serviços públicos são serviços prestados pelo Estado em si, de forma direta, não pela Administração Pública.

A Lei Orçamentária Anual – LOA tem como principal atribuição fixar receita e despesa para um exercício financeiro. Além do clássico princípio da legalidade (art.167, I e II CF), muitos são os princípios que a norteiam.
Assinale a alternativa que traz alguns desses princípios:
a. Princípios da anterioridade, universalidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.
b. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação e da afetação.
c. Princípios da anuidade, anterioridade, universalidade, exclusividade, especificação, afetação e os princípios da LRF.
d. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação, não afetação e os princípios da LRF.
e. Princípios da anuidade, anualidade, unicidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.

Prévia do material em texto

Iniciado em
	segunda, 21 Set 2020, 20:58
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 21 Set 2020, 21:17
	Avaliar
	9,0 de um máximo de 10,0(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O princípio da publicidade exige a ampla divulgação dos atos praticados pela Administração Pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas pela lei. Como exemplos de restrições previstas na Constituição Federal ao princípio da publicidade, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
b. A prevalência dos direitos humanos, prevista pelo inciso II do art.4º da Constituição Federal.
c. O inciso XIV do art.5º da Constituição Federal assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional.
d. O inciso III do art.5º da Constituição Federal ao prever que ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante
e. A regra que prevê que a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária.
Feedback
A resposta correta é: O inciso XIV do art.5º da Constituição Federal assegura a todos o acesso à informação, resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a ilustre doutrinadora Maria Sylvia Zanella Di Pietro: “(...) em sentido material ou objetivo, a Administração Pública pode ser definida como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurídico total ou parcialmente público, para a consecução dos interesses coletivos. (...) em sentido subjetivos, Administração Pública é o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.” (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 27 ed. São Paulo: Atlas, 2014. p. 57-58.) Sobre o tema, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Em sentido amplo, pode-se afirmar que à Administração Pública incumbe, por meio de seus órgãos governamentais, traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política; e por meio dos órgãos administrativos, incumbe executar os planos governamentais, a denominada função administrativa.
b. O Governo tem a responsabilidade profissional e legal de execução das referidas escolhas políticas da Administração Pública a partir de instrumentos dispostos no Estado.
c. Administração Pública se confunde com Governo mas não se confunde com Estado, podendo-se afirmar que este último age por meio da Administração Pública.
d. Em sentido estrito cabe à Administração Pública traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política.
e. Os serviços públicos, são aqueles serviços prestados pela Administração Pública ou seus delegados, sem qualquer controle do Estado, com a finalidade de satisfazer os interesses dos indivíduos.
Feedback
A resposta correta é: Em sentido amplo, pode-se afirmar que à Administração Pública incumbe, por meio de seus órgãos governamentais, traçar os planos de ação, dirigi-los e comanda-los, no que se denomina de função política; e por meio dos órgãos administrativos, incumbe executar os planos governamentais, a denominada função administrativa..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que mais se identifica com a seguinte afirmação: “(...) pretensão de fazer com que o servidor aja da melhor forma para trazer os melhores resultados para o interesse público, aqueles mais vantajosos (não só financeiramente, mas em termos de resultados em geral)”.
Escolha uma:
a. Dever se ser probo.
b. Dever de ser moralmente correto.
c. Dever de ser ético.
d. Dever de ser eficiente.
e. Dever de ser eficaz.
Feedback
A resposta correta é: Dever se ser probo..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Embora a moralidade e a legalidade não se identifiquem, a imoralidade administrativa produz efeitos jurídicos, porque acarreta a invalidade do ato, que pode ser decretada pela própria Administração ou pelo Poder Judiciário. A respeito dessa afirmação, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A observância do princípio da imoralidade implica na consideração do interesse público nas ações do servidor, ao passo que a moralidade implica no uso do poder do Estado com fins privados.
b. A moral é vista como um conjunto de comportamentos que a sociedade convencionou serem desejáveis ou necessários para o adequado funcionamento e convívio entre os indivíduos.
c. A moralidade, assim como o princípio da impessoalidade, é atributo direto do agente público.
d. Embora moralidade e legalidade não se identifiquem, a imoralidade administrativa não produz efeitos jurídicos, apenas a ilegalidade.
e. A partir do momento em que o desvio de poder foi considerado como ato puramente ilegal e não mais imoral, a moralidade administrativa teve seu campo reduzido.
Feedback
A resposta correta é: A moral é vista como um conjunto de comportamentos que a sociedade convencionou serem desejáveis ou necessários para o adequado funcionamento e convívio entre os indivíduos..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Primeiramente é importante ressaltar que a moralidade é diferente de licitude e também de ética. Nem tudo que é legal é moral. A moralidade, ao contrário do princípio da impessoalidade, é atributo direto do agente público, os quais devem se comportar da forma socialmente moral considerada pela sociedade. A respeito do tema e considerando essas diferenciações, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A moralidade administrativa teve seu campo reduzido e por isso não pode ser reconhecida como princípio autônomo.
b. A ética refere-se ao comportamento esperado dos indivíduos enquanto membros de determinada organização e normalmente está estabelecida em códigos.
c. A ética refere-se ao comportamento esperado de qualquer indivíduo e não se encontra necessariamente escrita.
d. A moral é o comportamento esperado dos indivíduos enquanto membros de determinada organização e normalmente está estabelecida em códigos.
e. O conceito de moral nunca muda ao longo do tempo, pois aquilo que é correto sempre vai o ser.
Feedback
A resposta correta é: A ética refere-se ao comportamento esperado dos indivíduos enquanto membros de determinada organização e normalmente está estabelecida em códigos..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando vista sob uma perspectiva ‘crítica’, conforme os estudos de Karl Marx, a Administração Pública possui a competência de exercer o controle social a serviço dos interesses maiores dos proprietários de organizações e de outros bens privados na sociedade. Assinale a alternativa que apresenta um desdobramento dessa perspectiva.
Escolha uma:
a. Nesse aspecto, a Administração tende a utilizar-se da coação para garantir as relações de poder.
b. Não garante o lucro dos capitalistas e mas exerce o controle da organização dos trabalhadores.
c. Não há necessidade de divisão da Administração Pública em outros entes /órgãos /entidades, pois de forma centralizada ela consegue coordenar de forma eficiente as ações humanas.
d. A Nova Gestão Pública, enquanto representante de um conjunto de reformas da Administração Pública que se preocupou com a prevenção e com os resultados eficazes em benefício da sociedade, não pode ser mencionada como exemplo desse desdobramento.
e. Garante o lucro dos capitalistas e o controle da organização dos trabalhadores, já que a sociedade é dividida em classes sociais antagônicas que sempre estão em conflito.
Feedback
A resposta correta é: Garante o lucro dos capitalistas e o controle da organização dos trabalhadores, já que a sociedade é dividida em classes sociais antagônicas que sempre estão em conflito..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Hospitais, universidades, e outras entidades sem poder de Estado foram autonomizadas e transformadas em entidades híbridas, entre o estado e o setor privado, em entidades sem fins lucrativos, que não temservidores públicos em seus quadros, que estão livres dos controles próprios da administração estatal, mas que estão incluídas no orçamento público.” (BRESSE-PEREIRA, Luiz Carlos; SPINK, Peter. Gestão do Setor Público: estratégia e estrutura para um novo Estado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998). A respeito desse tema, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Refere-se ao movimento de terceirização, pelo qual todas as atividades essenciais do estado são delegadas a empresas privadas.
b. Trata do sistema de delegação total ou parcial às empresas privadas dos serviços públicos que o estado não consegue prestar de forma efetiva, seja ele qual for.
c. Traduz o movimento de terceirização das várias atividades estatais consideradas menos estratégicas e que, por isso, poderiam ser executadas por empresas que não do serviço público.
d. Diz respeito às entidades que não devem possuir qualquer espécie de vínculo com a Administração Pública, pois não foram criadas para prestar serviço público.
e. Refere-se ao desenvolvimento de organizações governamentais autônomas.
Feedback
A resposta correta é: Traduz o movimento de terceirização das várias atividades estatais consideradas menos estratégicas e que, por isso, poderiam ser executadas por empresas que não do serviço público..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as leis que fazem parte do orçamento público, podem ser elencadas as seguintes: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, Lei Orçamentária Anual – LOA e os Créditos Adicionais. Assinale a alternativa correta a respeito do orçamento público e da função geral dessas leis.
Escolha uma:
a. Não há necessidade de prévio planejamento para os gastos que não façam parte do processo de planejamento contínuo e dinâmico do Estado.
b. O Orçamento Público é um processo de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período.
c. O Orçamento Público pode ser alterado a qualquer tempo conforme a vontade e a necessidade do Estado.
d. O Orçamento Público é destinado exclusivamente para a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.
e. O Orçamento abrange a manutenção das atividades do Estado e o planejamento, mas não abrange a execução dos projetos estabelecidos nos planos e programas de Governo.
Feedback
A resposta correta é: O Orçamento Público é um processo de planejamento contínuo e dinâmico de que o Estado se utiliza para demonstrar seus planos e programas de trabalho, para determinado período..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme o conceito de Administração Pública trazido por Meirelles: “A Administração Pública não pratica atos de governo; pratica apenas atos de execução, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competência do órgão e de seus agentes.”, pode-se afirmar que Estado, Governo e Administração Pública não se confundem. Acerca dessa afirmativa, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. Os serviços públicos prestados de forma direta pelo Estado tem a finalidade de satisfazer necessidades secundarias da coletividade, enquanto à Administração Pública cabe a satisfação das necessidades primárias.
b. A Administração Pública organiza o Estado, mas não se confunde com ele. O Estado é o ente organizado pela Administração Pública, que é formada por entidades estatais diretas (ministérios, secretarias, etc.) e por entes indiretos (autarquias, empresas públicas, fundações, etc.).
c. O Governo é o ente organizado pela Administração Pública, que é formada por entidades estatais diretas (ministérios, secretarias, etc.) e por entes indiretos (autarquias, empresas públicas, fundações, etc.).
d. No Governo estão lotados os serviços públicos, enquanto na Administração Pública estão as responsabilidades políticas das decisões a serem executadas pelo Estado.
e. Os serviços públicos são serviços prestados pelo Estado em si, de forma direta, não pela Administração Pública.
Feedback
A resposta correta é: A Administração Pública organiza o Estado, mas não se confunde com ele. O Estado é o ente organizado pela Administração Pública, que é formada por entidades estatais diretas (ministérios, secretarias, etc.) e por entes indiretos (autarquias, empresas públicas, fundações, etc.)..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei Orçamentária Anual – LOA tem como principal atribuição fixar receita e despesa para um exercício financeiro. Além do clássico princípio da legalidade (art.167, I e II CF), muitos são os princípios que a norteiam. Assinale a alternativa que traz alguns desses princípios:
Escolha uma:
a. Princípios da anterioridade, universalidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.
b. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação e da afetação.
c. Princípios da anuidade, anterioridade, universalidade, exclusividade, especificação, afetação e os princípios da LRF.
d. Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação, não afetação e os princípios da LRF.
e. Princípios da anuidade, anualidade, unicidade, exclusividade, generalidade, não afetação e os princípios da LRF.
Feedback
A resposta correta é: Princípios da anuidade, anualidade, universalidade, exclusividade, especificação, não afetação e os princípios da LRF..
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina