Buscar

ATIVIDADE 1 - PLANEJAMENTO ESTRATEGICO E SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Você aprendeu durante a unidade os diferentes níveis de segmentação de mercado. Analise a situação a seguir:
Sunshine Cosméticos Ltda. é uma empresa nacional de cosméticos e sua marca é líder no mercado.
A empresa possui várias linhas de produtos e uma das mais importantes é a que traz produtos para cuidados com o sol.
Um dos motivos para que a Sunshine conseguisse credibilidade no mercado com essa linha de produtos foi devido a seu esforço com pesquisa e desenvolvimento científico, buscando o melhor produto que protegesse seus consumidores dos raios solares.
Buscando levar um produto ainda melhor para seus clientes e aumentar a sua lucratividade, a empresa decidiu investir em pesquisa de mercado para compreender as necessidades, desejos e expectativas de seus clientes. Veja o resultado da pesquisa:
Para segmentar ainda mais os seus produtos de proteção solar no mercado dois fatores foram detectados. O primeiro é o tipo de pelo do público-alvo e o clima onde os produtos serão utilizados pelos consumidores.
Além, a pesquisa conseguiu detectar diferenças de atitudes entre os diferentes segmentos de consumidores para seus produtos, como segue:
Os consumidores estavam mais preocupados com os tipos de problemas de saúde que teriam caso não utilizassem os produtos de proteção solar da empresa;
Há consumidores conscientes e que adoram o sol. Portanto, estão preocupados com a proteção da sua pele;
Os curtidores que são despreocupados compra produtos de baixa proteção, caso compram;
As pessoas que se preocupam com a pele, ou seja, com a sua beleza e querem ter um bom bronzeado, mas não compreendem como a utilização da proteção solar pode proporcionar o resultado que buscam.
Identifique qual é o tipo de segmentação que a Sunshine Cosméticos Ltda utilizou, justificando a sua resposta.
Gografia:
Refere-se à divisão do mercado em diferentes unidades geográficas, como nações, estados, regiões, cidades ou bairros. A empresa pode atuar em quantas regiões julgar interessante, considerando as diferenças regionais e adaptando suas estratégias conforme perfil da população daquela região (KOTLER; KELLER, 2006, p. 244).
Demografia
Para esse tipo de segmentação é considerado que “o mercado é dividido em grupos de variáveis básicas, como Idade, tamanho da família, ciclo de vida da família, sexo, renda, ocupação, grau de instrução, religião, raça, geração, nacionalidade e classe social” (KOTLER; KELLER, 2006, p. 246).
Vale ressaltar que essa é uma das segmentações mais utilizadas, porque muitos desejos, necessidades e preferências são facilmente identificados de acordo com essas subdivisões. Sem falar que essas segmentações são mais fáceis de serem mensuradas (KOTLER; KELLER, 2006).
Psicografia
A psicologia e a demografia para entender melhor os consumidores. Na segmentação psicográfica, os compradores são divididos em diferentes grupos, com base no estilo de vida, na personalidade e nos valores. Pessoas do mesmo grupo demográfico podem ter perfis psicográficos diferentes (KOTLER; KELLER, 2006, p. 249).
Comportamento
Na segmentação por comportamento, “os compradores são divididos em grupos segundo seus conhecimentos, atitude, uso e resposta a um produto” (KOTLER; KELLER, 2006, p. 251).

Outros materiais