Buscar

Av1 - Políticas Setoriais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Junto ao material estudado, vimos alguns elementos que estão presentes no debate sobre Políticas Sociais, sendo que três são fundamentais.
Assinale quais são estes elementos:
Alternativas:
· a)
A necessidade provocada pelo processo de exclusão do sistema capitalista, a capacidade de organização e pressão dos trabalhadores e a intervenção por parte do Estado.
Alternativa assinalada
· b)
A necessidade de Lei que a regulamente, a boa fé do governo que irá executar tais medidas e ainda a pacificação junto aos movimentos sociais.
· c)
A necessidade provocada pelo processo de exclusão do sistema capitalista, a necessidade de pessoal técnico capaz de triar os eleitos para a sua ação, bem como a necessidade de pacificação junto aos movimentos sociais.
· d)
Conselhos Gestores, Assistentes Sociais, Orçamentos.
· e)
Podemos afirmar que os elementos que são basilares das Políticas Sociais, se configuram como inúmeros, porém três são determinantes, sendo estes a pressão popular, a boa fé do governante e os Conselhos Gestores.
2)
Ao estudarmos os materiais referentes a disciplina de Políticas Setoriais, vamos compreendendo com maior amplitude o significado de tais medidas.
Deste modo, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas:
· a)
Podemos afirmar que somente os assistentes sociais possuem competência para a formulação de Políticas Sociais uma vez que o seu objeto é a questão social.
· b)
O assistente social, apesar de não possuir entre suas atribuições privativas a regulamentação para proposição de tais medidas, pode considerar que a sua formação deve lhe oferecer a excelência na formulação e execução de Políticas Sociais.
Alternativa assinalada
· c)
É correto afirmar que Políticas Sociais não se configuram como direitos de cidadania no Brasil.
· d)
As Políticas Sociais podem ser classificadas como medidas de governo que buscam efetuar direitos.
· e)
Não há alternativa correta na questão.
3)
Estudamos em nossos materiais os conteúdos e conceitos a respeito das Políticas Sociais.
Sabemos que estas são instrumentos valiosos para o enfrentamento da questão social.
Assim, considerando as alternativas abaixo, analise atentamente as afirmativas e assinale a correta com relação as Políticas Sociais.
Alternativas:
· a)
Para ser considerada Política Social, necessariamente deve haver critérios de seleção – preferencialmente destinando-as para aqueles legalmente pobres – previsão orçamentária e Conselho Gestor.
· b)
Toda Política Social exige um Conselho Gestor.
· c)
No Estado de Direito, para ser considerada uma Política, esta necessita necessariamente de sua regulação jurídica, ou seja, uma Lei que a regulamente.
Alternativa assinalada
· d)
Como uma de suas atribuições privativas, toda medida de governo, com recorte social, deve ser formulada por assistentes sociais a fim de serem denominadas de Políticas Sociais.
· e)
É correto afirmar que para ser considerada Política Social, necessariamente deve haver critérios de seleção – preferencialmente destinando-as para aqueles legalmente pobres.
4)
Vimos em nossos materiais de estudo o contexto da década de 1980. Como exemplo citamos a frase abaixo:
"A realidade do cenário político, social e econômico da década de 80 era complexa. Esta década foi chamada de década perdida para os estudiosos".
Esta realidade é encontrada em diferentes referências bibliográficas. Deste modo, com base no que estudamos, analise as alternativas abaixo e assinale o por que esta Década tem a expressão de "Década Perdida"
Alternativas:
· a)
Ficou conhecida como a década perdida diante das frustrações em face da Emenda Dante de Oliveira.
· b)
Tal expressão se fixou com base nas fortes repressões as quais as manifestações populares enfrentaram no Brasil neste período.
· c)
Esta expressão se consolida em face da implantação da corrente neoliberal.
· d)
A Constituição federal de 1988 é o motivo pelo qual temos a denominação de década perdida, uma vez que Está não é neoliberal.
· e)
A análise econômica sob esta década é a que justifica a sua expressão, uma vez que neste período temos pouco desenvolvimento e altas taxas de inflação no Brasil.
Alternativa assinalada
5)
A Constituição Federal de 1988 se revelou um importante marco jurídico e social obtido na década de 1980, trazendo em seu artigo 6º os Direitos Fundamentais.
Destaca-se que nos anos 2000, dois outros direitos foram inseridos no texto deste artigo.
Quais direitos são estes:
Alternativas:
· a)
O Direito a alimentação e a moradia.
Alternativa assinalada
· b)
O Direito a educação e a liberdade de imprensa.
· c)
O Direito a saúde e a previdência social.
· d)
O Direito a liberdade de imprensa e a moradia.
· e)
O Direito a Assistência Social e ao lazer.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais