Buscar

Apol 3 nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Atente para a seguinte imagem:
Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: COLÉGIO VASCO DA GAMA. Biologia e Geologia. <http://www.colegiovascodagama.pt/ciencias3c/decimo/temaIu1.html>. Acesso em: 19 fev. de 2019. 
Considerando a imagem e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre o destino da energia solar quando chega ao Planeta Terra, leia as afirmativas a seguir:
I. Toda a energia solar é absorvida pela superfície do Planeta.
II. Parte dela é refletida de volta ao espaço.
III. Toda a energia solar é transformada em outras formas de energia. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	II
Você acertou!
A afirmativa II é correta, pois conforme o livro-base: “A partir do momento em que as ondas luminosas chegam ao planeta Terra, elas podem ter principalmente três destinos: 1) Serem refletidas de volta ao espaço interestelar; 2) Serem absorvidas pelos diversos meios nos quais incidem; 3) serem transformadas em outras formas de energia [...]” (livro-base, p. 65).
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
	
	E
	I e III
Questão 2/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Considere o extrato de texto a seguir:
“[...] o valor da constante solar e de posse da mesma, determinar a luminosidade e a temperatura efetiva do Sol. Estabelecer a relação entre a energia emitida pelo Sol e a energia que chega à Terra, atentando para o princípio de conservação de energia e para atenuações ocorridas na Atmosfera terrestre [...]”.
Após esta avaliação, caso queira localizar o gráfico, ele está disponível em: VERATTI, H. G.  Verificação do valor da Constante Solar Luminosidade e Temperatura Efetiva do Sol. Tópicos de Ensino em Física. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, São Paulo. 2013. <https://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F609_2013_sem2/ThiagoG-Fauth_RP.pdf>. Acesso em: 19 fev. de 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre a constante solar, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	É o conceito referente à energia solar que chega à Terra.
	
	B
	Varia conforme a presença de manchas solares.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “A energia solar medida no espaço interestelar recebe o nome de constante solar e tem intensidade média de 1400 Wm-2. Recentemente constatou-se que esse valor pode variar em função da presença das manchas solares, [...]” (livro-base, p.58).
	
	C
	É um fluxo de energia constante.
	
	D
	Sua constância garante a variabilidade climática da Terra.
	
	E
	Tem intensidade média de 3400 Wm-2.
Questão 3/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Observe a seguinte imagem:
 
Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: SOLAR INTERNAL STRUCTURE. <https://www.pmfias.com/sun-internal-structure-atmosphere/>. Acesso em 26 fev. de 2019. 
Considerando a imagem e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre a estrutura solar, enumere a ordem sequencial e relacione corretamente os seguintes elementos às suas características :
1. Núcleo
2. Camada de Convecção
3. Fotosfera
4. Zona Radioativa
5. Cromosfera 
(  ) Coloração avermelhada e baixa densidade.
(  ) Porção visível do sol com pouco mais de 300 km de espessura.
(  ) Transporte de radiação por meio de movimento de gases.
(  ) Região onde ocorre o transporte de energia pelo transporte de fótons.
(  ) Região onde ocorrem as reações termonucleares.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	5 – 3 – 2 – 4 – 1
Você acertou!
A sequência correta é: 5 –3 –2 – 4 – 1. Segundo o livro-base: [5] cromosfera: “[...] de coloração avermelhada, é uma região de baixa densidade [...]”. [3] fotosfera: “[...] que é a parte visível, com pouco mais de 300km de espessura [...]”. [2] camada de convecção: “[...] transporta a energia por meio de movimento dos gases [...]”. [4] Zona Radioativa: “[...] ao seu redor estabelece-se a condução da energia por radiação [...]”. [1] núcleo: “[...] é a região onde ocorrem as reações termonucleares e, portanto, onde a energia é produzida”. (livro-base, p. 57).
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 4/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Considere o fragmento de texto a seguir:
“[...] Os sistemas fotovoltaicos, nos últimos anos, têm se apresentado como uma fonte viável de geração de energia elétrica em diversos países do mundo. Esses sistemas surgiram como uma alternativa às fontes poluentes de energias presentes, por serem consideradas limpas e inesgotáveis [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRUM, T. S. Projeto de uso de Energia Fotovoltaica como fonte emergencial. Monografia Engenharia Elétrica. Escola Politécnica/ UFRJ, 2013. <http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10006178.pdf>. Acesso em 26 fev. de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre a utilização de sistemas fotovoltaicos como fonte de eletricidade, enumere e relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Sistema fotovoltaico
2. Painéis solares
3. Controladores de carga
4. Inversores
5. Baterias 
(  ) Evitam variações bruscas de carga.
(  ) Transformam radiação solar em eletricidade.
(  ) Armazenar o excesso de energia.
(  ) Junção de componentes que, transformam a luz do sol em energia elétrica.
(  ) Transformam 12v de corrente contínua em 110V ou 220V. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
Você acertou!
A sequência correta é: 3 – 2 – 5 – 1 – 4. Segundo o livro-base: [3] Controladores de carga: “[...] função de evitar variações bruscas na carga do sistema”. [2] painéis solares: “[...] parte do sistema responsável pela transformação da radiação solar em eletricidade”. [5] baterias: “[...] têm a função de armazenar o excesso de energia”. [1] sistema fotovoltaico: “Para que o sistema funcione, são necessários vários componentes [...]”. [4] inversores:” [...] são responsáveis por transformar os 12v de corrente contínua (CC) das baterias em 110v ou 220v [...]”. (livro-base, p. 90).
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 5/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Atente para o excerto de texto a seguir:
“O Brasil tem uma enorme capacidade de aproveitamento da energia solar: quase toda sua área recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação, com potencial equivalente a 15 trilhões de megawatts-hora – o correspondente a 50 mil vezes o consumo nacional de eletricidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WOELZ, A; RAPOSO, I. A energia que vem do Sol. <https://www.revistaplaneta.com.br/a-energia-que-vem-do-sol/>. Acesso em 26 de fev. 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre as características do destino da energia vinda do sol, leia as afirmativas a seguir:
I. 100% da energia que chega do Sol é refletida pelas nuvens.
II. Pouco menos da metade da energia que chega na atmosfera atinge a superfície terrestre.
III. Uma pequena parte desta energia é consumida em processos naturais vitais para o equilíbrio térmico do planeta. 
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	II
Você acertou!
A afirmativa II é correta, pois conforme livro-base: “[...] a energia que atinge a superfície é pouco menos do que a metade daquela recebida fora da atmosfera”. A afirmativa I está incorreta, pois “[...] ainda assim, somente uma parcela ínfima desse total poderia ser utilizada pelo ser humano em forma de algum tipo de energia útil [...]”. A afirmativa III está incorreta, pois “[...] a imensa maioria da energia recebida é consumida em processos naturais vitais para o equilíbrio
térmico do planeta”. (livro-base, p. 66).
	
	B
	III
	
	C
	I e II
	
	D
	II e III
	
	E
	I e III
Questão 6/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Leia o excerto de texto a seguir:
“O Brasil possui uma matriz energética predominantemente renovável devido às hidrelétricas, apesar do crescimento do uso de termelétricas abastecidas por combustíveis fósseis [...] empresas que produzem energia limpa, como projetos de aproveitamento do biogás em aterros, projetos de energias eólica, solar, biomassa, entre outras [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EQUIPE ECYCLE. O que é energia renovável.  eCycle. Sua pegada mais leve. <https://www.ecycle.com.br/5031-energia-renovavel>. Acesso em 25 fev. de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre a Energia Renovável, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O combustível fóssil é uma fonte de energia renovável.
	
	B
	Energias renováveis são fontes de energia que se repõem ao longo do tempo.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “[...] caso ele fosse utilizado numa razão que permitisse sua reposição ao longo do tempo, ele seria considerado uma fonte renovável de energia” (livro-base, p. 23).
	
	C
	Fontes de energia que se repõe são consideradas insustentáveis.
	
	D
	O fato de a produção de açúcar erodir o solo torna o álcool um recurso renovável.
	
	E
	A classificação entre renovável ou não, depende de sua origem e não de seu uso.
Questão 7/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Considere o seguinte gráfico:
Após esta avaliação, caso queira localizar o gráfico, ele está disponível em: PORTAL SOLAR. Top 7 países que mais utilizam energia solar. 2016. <https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/top-7-paises-que-mais-usam-energia-solar.html>. Acesso em 26 fev. de 2019. 
Considerando o gráfico e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre a utilização da energia solar, leia as afirmativas a seguir:
I. ( ) A capacidade de produção de energia solar em 2013 foi inferior ao ano 2000.
II. ( ) Alemanha e Itália foram os principais expoentes na produção de energia solar em 2011.
III. (  ) De 2011 a 2013 a capacidade de geração de energia solar aumentou significativamente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – V
	
	C
	F – F – V
	
	D
	F – V – V
Você acertou!
A sequência correta é: F – V – V. As afirmativas II e III são verdadeiras, pois segundo o livro-base: “[...] em 2011, Alemanha e Itália foram os países responsáveis por mais da metade da capacidade cumulativa global [...]”. A afirmativa I está incorreta, pois “Verifica-se que apenas nos dois últimos anos (entre 2011 e 2013) a capacidade instalada praticamente dobrou [...]”. (livro-base, p. 78).
	
	E
	F – F – F
Questão 8/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Atente para a seguinte imagem:
Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: CABRAL. Blog do Eliomar. <https://quimicanocemo.wordpress.com/2015/09/18/fontes-de-energia-renovaveis-e-nao-renovaveis/>. Acesso em 19 fev. de 2019. 
Considerando a imagem e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre os conceitos e o aproveitamento de energia, analise as afirmativas a seguir:
1. Energia Mecânica Cinética.
2. Mecânica Gravitacional.
3. Eletromagnéticas.
4. Química.
5. Nuclear. 
(  ) Barragens de Usinas Hidrelétricas.
(  ) Fontes eólicas.
(  ) Pilhas.
(  ) Fissão de átomos de urânio.
(  ) Eletricidade.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D
	2 – 1 – 4 – 5 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 4 – 5 – 3. Segundo o livro-base: “[2] Mecânica gravitacional: “[...] (barragens de usinas hidrelétricas, marés)”. [1] Energia Mecânica Cinética: “[...] (fonte eólica, ondas do oceano)”. [4] química “[...] (pilhas, biomassa, combustíveis fósseis)”. [5] nuclear: “[...] (fissão de átomos de urânio ou fusão de núcleos de hidrogênio) [...]”. [3] Eletromagnéticas: “[...] (eletricidade, insolação) [...]”. (livro-base, p.22-23).
	
	E
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
Questão 9/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Considere o fragmento de texto a seguir:
“[...] Dez anos após a descoberta de grandes reservas de petróleo no pré-sal, o Brasil inicia uma nova fase de aceleração do ritmo de exploração e produção de petróleo e gás nessa área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PINTO, E. Pré-sal e os interesses em jogo: realidade e desafios.  Carta Capital. <https://www.cartacapital.com.br/economia/a-trajetoria-do-pre-sal-a-aposta-vira-realidade/>. Acesso em 25 fev. de 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre as descobertas na camada pré-sal, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	São reservas escassas.
	
	B
	A descoberta do Pré-Sal pouco interfere no potencial produtivo do Brasil.
	
	C
	As reservas concentram-se na bacia amazônica, com profundidades superiores a 5 km.
	
	D
	As reservas encontram-se em reservatórios subterrâneos abaixo de 5 km do solo.
Você acertou!
Segundo o livro-base: “[...] o petróleo é encontrado na camada pré-sal, localizada na profundidade superior a 5 km abaixo do solo do oceano”. (livro-base, p. 194).
	
	E
	A tecnologia para extração de petróleo a este nível é deveras simples.
Questão 10/10 - RECURSOS ENERGÉTICOS E AMBIENTE - ELETIVA III
Considere o fragmento de texto:
“[...] Para que um corpo seja aquecido, normalmente, usa-se uma fonte térmica de potência constante, ou seja, uma fonte capaz de fornecer uma quantidade de calor por unidade de tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Virtuos tecnologia. Transmissão de Calor. Só Física. <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Termologia/Calorimetria/transm.php>. Acesso em 19 fev. de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Recursos Energéticos e Ambiente sobre as formas de transformação de calor, leia as afirmativas a seguir:
I. ( ) No processo de radiação, a transmissão de calor se dá por ondas eletromagnéticas.
II. ( ) A energia solar atinge o planeta Terra através da convecção.
III. ( ) A condução transfere calor por contato físico entre as superfícies. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F
	
	B
	V – F – F
	
	C
	V – F – V
Você acertou!
A sequência correta é: V – F – V. A afirmativa I é verdadeira, pois “No processo de Radiação ocorre a transferência de calor pela emissão de ondas eletromagnéticas”. A afirmativa II é falsa, pois “A radiação é, portanto, a forma pela qual a energia solar atinge o planeta Terra [...]”. A afirmativa III é verdadeira, pois “A condução é o processo que transfere calor por contato físico entre superfícies”.  (livro-base, p.44- 45).
	
	D
	V – V – F
	
	E
	F – F – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais