Buscar

APOL 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação a seguir: 
“Nos debates públicos, frequentemente havia divergências de opiniões, e as discussões, as trocas de ideias, em vez de resultarem em consenso, não raro acabavam só acentuando as divergências”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 24.
A partir dessas informações e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, o que os sofistas pensavam sobre a verdade? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A verdade era objetiva.
	
	B
	A verdade era subjetiva.
	
	C
	A verdade não existe.
Você acertou!
Comentário: Segundo o livro-base, p. 26: “frequentemente havia divergências de opiniões nos debates públicos, e as discussões, as trocas de ideias, em vez de resultarem em consenso, não raro acentuavam as divergências. Diante dessa situação, muitos pensadores atenienses, especialmente aos pertencentes ao grupo dos sofistas, concluíam que a verdade, aquilo que todos anseiam conhecer, simplesmente não existe”.
	
	D
	A verdade era a religião.
	
	E
	A verdade era absoluta.
Questão 2/10 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacentes ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 152.
A partir do fragmento de texto e dos conteúdos do livro-base Fundamentos Filosóficos da Educação, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever Emílio, ou da educação? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Divulgar uma inovadora proposta pedagógica a respeito da educação e formação humana.
	
	B
	Elaborar um guia prático para educadores, a respeito da educação e formação humana.
	
	C
	Pensar o currículo escolar a partir da discussão a respeito da educação e formação humana.
	
	D
	Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana.
Você acertou!
Comentário: “Apesar dessa crítica absolutamente pertinente, não podemos perder de vista o propósito de Rousseau ao escrever Emílio. A obra, segundo seu autor, não pretendia apresentar um roteiro prático para pais e professores, mas sim estimular a imaginação, fazer com que as pessoas pensassem [...]” (livro-base, p. 64).
	
	E
	Difundir o maior número de ideias filosóficas a respeito da educação e formação humana.
Questão 3/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:
“Durante a Idade Média, no Ocidente, a filosofia tratou de muitos problemas que haviam ocupado as mentes dos gregos da Antiguidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 30.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta alguns dos problemas tratados pela filosofia da Idade Média:
Nota: 10.0
	
	A
	Sobre o que é o Ser, a liberdade, o sentido da vida.
Você acertou!
De acordo com o livro-base p. 31: “Durante a Idade Média, no Ocidente, a filosofia tratou de muitos problemas que haviam ocupado as mentes dos gregos da Antiguidade: O que é o ser? Qual é a natureza do pensamento? Qual é o sentido da vida? Qual é o fundamento dos valores? O que é a liberdade? O que é a política?”
	
	B
	Tratou de pensar sobre a política, o gênero, e a vida após a morte.
	
	C
	Pensou sobre o Ser, o homem, a mulher e as crianças.
	
	D
	Buscou pensar sobre a Igreja, a fé, o protestantismo.
	
	E
	Sobre o que é a sexualidade, o gênero e os anjos.
Questão 4/10 - Filosofia da Educação
Leia o texto a seguir:
“O pensamento de Rousseau é difícil de sintetizar, pois ele escreveu ao longo de toda a sua vida, mudando algumas de suas concepções fundamentais com a passagem de tempo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 52.
 
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta como Rousseau via o ser humano.
Nota: 10.0
	
	A
	 Essencialmente mau.
	
	B
	Parcialmente mau.
	
	C
	A Natureza humana é má, a sociedade é educadora e boa, transformando-o.
	
	D
	A natureza humana é boa e o homem é essencialmente bom, mas corrompido pela civilização. 
Você acertou!
Segundo o livro-base p. 52: “De acordo com Rousseau, em tempos remotos, antes de construir a civilização, o ser humano vivia em u estado de harmonia com a natureza. Tratava-se de um ser essencialmente bom, visto que a natureza humana é boa. No entanto, o contato com a civilização corrompeu a alma humana, tornando seu caráter cheio de vícios”.
	
	E
	O homem é mau, mas com a civilização pode se tornar bom.
Questão 5/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:
“Ao procurarmos entender o modo como tais filósofos concebiam o processo de ensino-aprendizagem no passado, podemos entender melhor os desafios que a educação nos apresenta no presente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. p. 22.
A partir dessas informações e dos conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre onde surgiu a filosofia, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Em Roma.
	
	B
	Na Índia.
	
	C
	No Egito.
	
	D
	No oriente médio.
	
	E
	Na Grécia.
Você acertou!
Comentário: De acordo com o livro-base, podemos dizer que "a filosofia, como reflexão que busca pensar a experiência humana de modo distinto do pensamento mítico, surgiu primeiramente entre os antigos gregos” (livro-base, p. 25).
Questão 6/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação:
“Durante o Renascimento (séculos XIV a XVII), houve uma intensa valorização do ser humano, mas muitos aspectos da sociedade medieval ainda se mantinham, como a estrutura aristocrática da sociedade e o apego ao latim”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 49.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta o auge de um movimento de ruptura para com as tradições herdadas do período medieval:
Nota: 10.0
	
	A
	O Iluminismo.
Você acertou!
De acordo com o livro-base p. 48: “O iluminismo representa o auge de um movimento de ruptura para com as tradições herdadas do período medieval”.
	
	B
	A Reforma protestante.
	
	C
	A revolução Francesa.
	
	D
	 O racionalismo.
	
	E
	O naturalismo.
Questão 7/10 - Filosofia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] Para a filosofia clássica, a distinção entre verdade e falsidade, entre aquilo que é e o que não é, entre o que é segundo a sua essência e o que parece ser, é uma tarefa cognitiva a ser empreendida pela razão."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPOS, Maria Teresa de. Marcuse: realidade e utopia. São Paulo: Annablume, 2004. p. 56-57.
Conforme o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos Filosóficos da Educação, no princípio, as principais especulações filosóficas dos gregos da Antiguidade (filosofia clássica) consideravam o homem como um ser biológico, como:
Nota: 10.0
	
	A
	um elemento do cosmo.
Você acertou!
Comentário: "No começo, as principais especulações filosóficas dos gregos da Antiguidade diziam respeito à natureza e os fenômenos físicos. O ser humano era levado em consideração, sobretudo como ser biológico, como elemento
do cosmo" (livro-base, p. 23).
	
	B
	uma estrutura física apenas.
	
	C
	um sujeito da pólis.
	
	D
	corpo social.
	
	E
	unidade natural.
Questão 8/10 - Filosofia da Educação
Leia a citação: 
“Para Aristóteles, corpo e alma estão unidos em um vínculo de dependência recíproca, isto é, para existirem, um depende do outro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 29.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o que Aristóteles afirma ser uma vida virtuosa, assinale a alternativa que correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Sem prazeres corpóreos.
	
	B
	Uma vida com moderação, sem excessos.
Você acertou!
De acordo com o livro-base p. 30: “Para Aristóteles, a vida virtuosa não é a recusa dos prazeres corpóreos, como queria Platão, mas a moderação, a atitude que evita os excessos”.
	
	C
	Uma vida em que só a alma deve ser alimentada e cuidada.
	
	D
	Devemos buscar satisfazer somente a alma.
	
	E
	Com muitos prazeres corpóreos.
Questão 9/10 - Filosofia da Educação
“Para Rousseau, outro grande problema relacionado às crianças pequenas é a punição física [...]; portanto deve aprender não sob ameaça de castigo, mas percebendo as consequências de suas próprias ações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 56.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação,  do que trata a principal obra pedagógica de Rousseau, Emilio ou Da Educação? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Um jovem que é educado junto a civilização, para obter uma boa educação.
	
	B
	Um jovem que é educado em escolas muito caras.
	
	C
	Um jovem que não é educado, mas é levado ao estado primitivo, uma vez que a civilização estraga as pessoas.
	
	D
	Um jovem que é educado longe da civilização, a fim de preservar a bondade natural de seu caráter.
Você acertou!
Segundo o livro-base p. 60: “Emilio ou Da educação, a principal obra pedagógica de Rousseau, conta a fictícia história de Emilio, um jovem que é educado longe da civilização, de modo a se preservar a bondade natural de seu caráter”.
	
	E
	Trata-se da educação de um jovem junto aos pais, em regime de homeschooling (escola em casa).
Questão 10/10 - Filosofia da Educação
Leia a seguir:
“Augusto Comte, pensador francês do século XIX, marcou o início da filosofia positivista com os seus escritos. Sua importância advém do fato de ter sido um dos primeiros autores a pensar a possibilidade e a importância de uma ciência da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  VASCONCELOS, J. A. Fundamentos filosóficos da educação. Curitiba. Intersaberes. 2012. P. 70.
A partir dessas informações e do conteúdo do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, assinale a alternativa que aponta os três estágios pelos quais passam a sociedade, de acordo com Comte:
Nota: 10.0
	
	A
	Teológico, metafísico e positivo.
Você acertou!
esta é a resposta correta (livro-base, p. 78)
	
	B
	Metafísico, filosófico e religioso.
	
	C
	Científico, racional e abstrato.
	
	D
	Concreto, imaterial e realista.
	
	E
	Mitológico, Teológico e social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais