Buscar

Avaliação Final Discursiva - Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Muitas vezes temos intervalos longos entre as refeições e não necessitamos que o sistema digestório esteja continuamente ativo. Em vez disso, cada etapa no processamento é ativada à medida que chega a um novo compartimento no canal alimentar. A chegada do alimento desencadeia a secreção de substâncias que promovem o próximo estágio da digestão química, bem como contrações musculares que impulsionam o alimento ao longo do canal. De modo semelhante, a chegada do alimento no estômago desencadeia o revolvimento e a liberação de algumas substâncias. Quais são essas substâncias liberadas quando o bolo alimentar chega no estômago? E qual o seu papel na digestão?
FONTE: CAMPBELL, N. A.; REECE, J. B.; URRY, L. A.; CAIN, M. L. Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed.
	Resposta Esperada:
À medida que o alimento chega ao estômago, a parede estomacal estende-se, desencadeando a liberação do hormônio gastrina. A gastrina circula pela corrente sanguínea de volta ao estômago, onde estimula as glândulas gástricas a secretarem o suco gástrico. As glândulas gástricas secretam além de ácido clorídrico (responsável pelo baixo pH estomacal), pepsinogênio, fator intrínseco e muco. Já as glândulas pilóricas secretam principalmente muco, visando justamente proteger a mucosa do piloro do ácido gástrico produzido pelas células gástricas. Produzida na forma inativa de pepsinogênio, a pepsina torna-se ativa pela ação do HCl, iniciando a digestão de proteínas no estômago.
	2.
	O sistema endócrino é bastante complexo e formado por várias glândulas endócrinas. Essas glândulas produzem substâncias chamadas de hormônios, que são lançados na corrente sanguínea. Explique o que são hormônios e como eles atuam sobre o corpo humano.
	Resposta Esperada:
Os hormônios são substâncias químicas, também chamados de mensageiros químicos. Quando caem na corrente sanguínea vão atuar sobre um órgão específico, chamado de órgão-alvo. Para que isso ocorra, o sistema nervoso trabalha de forma integrada ao sistema endócrino enviando informações, que induzem a uma resposta (hormônios) que vai regular diferentes atividades corporais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais