Buscar

Antropologia Social e Cultural prova final objetiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial 
Parte superior do formulário
	1.
	François Laplatine (2000), no livro "Aprender antropologia", discute as principais tendências do pensamento antropológico do início aos dias de hoje. Segundo este autor, podemos indicar a existência da antropologia americana, francesa e britânica. Sobre esta última corrente, analise as afirmativas a seguir:
I- A Antropologia britânica tem como característica o fato de ter sido realizada predominantemente por missionários, padres e agentes governamentais.
II- A Antropologia britânica tem como característica o trabalho de campo e a conformação de uma crítica ao evolucionismo e o difusionismo cultural.
III- A Antropologia britânica tem um viés comportamental, privilegiando o estudo dos comportamentos e padrões culturais.
IV- A Antropologia britânica tem um viés social, privilegiando o estudo da organização e dos sistemas sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, analise as afirmativas a seguir:
I- Ocupou-se de investigar através do trabalho de campo o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas. 
II- Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
III- Imersão na vida diária através da observação, incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
IV- Ocupou-se por investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados, os nativos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	Leia o trecho a seguir:
"(...) a etnografia é um trabalho sistemático, onde ir ao campo com frequência e travar conhecimento com o espaço e com os que ali habitam requer também uma sistematicidade e persistência". Com relação ao texto citado, repare que a palavra SISTEMÁTICO se repete, indicando uma característica importante do trabalho de campo. Sobre essa palavra para a Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Diz respeito à característica da etnografia como um recurso para entender os sistemas culturais.
(    ) Diz respeito à observação participante, quando o antropólogo examina com atenção as características estudadas.
(    ) Diz respeito a algo que possui um método e determinada organização e regularidades necessárias ao trabalho. 
(    ) Diz respeito à necessidade de entender a cultura como permeada por atitudes e comportamentos etnocêntricos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CASSAL, Milena. Brincando de sair pra rua! Entre arreganhos, implicâncias e cuidados no "pátio" do quilombo, na "piscina" do laguinho. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PUC RS, 2014, p.31.
	
	a) F - V - F - V.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - F - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	4.
	A questão racial é fundamental para a compreensão da formação social brasileira, porém a ausência de debate e inclusão desses conteúdos na Educação Básica constitui um processo de invisibilidade da população negra. Essa invisibilidade é contraditória quando olhamos para a distribuição da população brasileira por raça que aponta para 50% de negros na composição racial da população. Superar esse cenário exige a reflexão a respeito desses temas de diferentes formas. A ressignificação de alguns termos como as formas de tratamento pode contribuir para compreender de outra forma a história de nosso país. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O termo escravo e o termo escravizado possuem conotações muito próximas, podemos considerá-los como sinônimos. 
(    ) O termo escravizado se refere àquele sujeito que sofreu escravização, ou seja, foi privado de sua liberdade e encontra-se em estado de servidão. 
(    ) A afirmação que a escravidão era instituída na África contribui para naturalizar a ação dos colonizadores europeus. 
(    ) Ao fazer uso do termo escravizado, é possível ressignificar a posição do negro como um sujeito livre que foi submetido à escravidão. 
(    ) É preciso atentar para o uso de termos como o de escravo, que podem colocar os indivíduos fora de seus contextos históricos, sociais e culturais. 
Assinale a alternativa que representa a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F - F.
	
	b) F - V - F - F - V.
	
	c) F - F - V - V - V.
	
	d) V - F - F - V - F.
	 
	 
	5.
	Enquanto ciência, a antropologia surgiu no final do século XIX. Assim como outras ciências da época, sofreu forte influência do evolucionismo de Charles Darwin e do filósofo inglês Herbert Spencer. A teoria de Spencer ficou conhecida como Evolucionismo Unilinear. Do que se trata este modelo de pensamento?
	
	a) Diz respeito à noção de estágios evolutivos, no qual as sociedades se desenvolvem por etapas.
	
	b) Refere-se ao particularismo histórico, que percebe a evolução humana como uma causa do desenvolvimento particular de cada cultura.
	
	c) Refere-se às trocas entre as diferentes culturas, proporcionando uma evolução igualitária.
	
	d) Refere-se à perspectiva culturalista, que compreende a evolução das culturas por meio da igualdade racial.
	 
	 
	6.
	Os estudos de gênero e a antropologia, em ambientes civilizados, vêm proporcionando interessantes reflexões sobre os papéis de gênero. Uma desta reflexões liga-se ao conceito de heteronormatividade e os conteúdos escolares transmitidos. Sobre este conceito, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os estudos de gênero e a antropologia procuram impactar as identidades dos estudantes, tornando-os interessados em sexo.
	
	b) Os estudos de gênero e a antropologia problematizam o entendimento de que a heterossexualidade é norma e o resto é desvio, anormalidade.
	
	c) Os estudos de gênero e a antropologia reforçam o papel da heterossexualidade em nossa sociedade contemporânea, frisando a sua condição especial.
	
	d) Os estudos de gênero e a antropologia apontam o caráter desviante da heterossexualidade, colocando esta como diferente.
	 
	 
	7.
	Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
	
	a) Etnocentrismo.
	
	b) Antropologia.
	
	c) Relativismo cultural.
	
	d) Cultura.
	 
	 
	8.
	Segundo François Laplatine (2000), no livro "Aprender antropologia", destacam-se três correntes na Antropologia que indicam as suas origens: americana, francesa e britânica.Estas apresentam maneiras distintas de produzir conhecimento antropológico. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Escola americana.
II- Escola francesa.
III- Escola britânica.
(    ) Interessa-se pela ideia de representações sociais, tendo ligação com a Sociologia.
(    ) Importância destacada para os estudos e problemas relacionados às minorias.
(    ) É uma antropologia de campo, tendo um caráter antievolucionista e antidifusionista.
(    ) Destaca a variedade de padrões e comportamentos, interessando-se pelo indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta
a sequência CORRETA:
FONTE: LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2000.
	
	a) I - III - II - III.
	
	b) II - I - II - III.
	
	c) II - I - III - II.
	
	d) III - I - I - II.
	 
	 
	9.
	Parte significativa das obras consideradas clássicas para o conhecimento da história negra e indígena é marcada por concepções eurocêntricas bastante difundidas no século XX: 
"Indolente o indígena era, sem dúvida, mas também capaz de grandes esforços podia dar muito de si [...]. A mesma ausência de cooperação, a mesma incapacidade de ação incorporação e inteligente, limitada, apenas pela divisão do trabalho e suas consequências, parece ter os indígenas legado a seus sucessores".  
FONTE: ABREU, João Capistrano de. Capítulos de História Colonial. Fundação Biblioteca Nacional. <Disponível em:<http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/capitulos_de_historia_colonia.pdf>. Acesso em: 7 nov. 2010.  
"Diz-se geralmente que a negra corrompeu a vida sexual da sociedade brasileira, iniciando precocemente no amor físico os filhos-família. Mas essa corrupção não foi pela negra que se realizou, mas pela escrava. Onde se realizou através da africana, realizou-se através da escrava índia". 
FONTE: FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 13ª edição. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1963. 
Essa forma de contar a história e compreender a formação da sociedade brasileira repercutiu na literatura, na academia e deixou heranças perceptíveis na elaboração dos livros didáticos até a atualidade. Partindo desse contexto analise as sentenças a seguir:
I- A obra de Gilberto Freyre apresenta uma explicação para a exploração sexual realizada pelos senhores de engenho. 
II- O folclore se tornou a forma mais adequada de abordar nos materiais didáticos as representações dessas culturas. 
III- O tratamento da cultura afro-brasileira se dá através da compreensão da raiz africana e indígena na formação da sociedade brasileira. 
IV- As temáticas sobre história negra e indígena presentes em grande parte das obras diz respeito aos períodos colonial, monárquico e republicano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 
	 
	10.
	A cultura é um dos conceitos mais importantes da Antropologia. Sua centralidade é apontada nas muitas definições presentes e conformadas pelo conhecimento antropológico desde o século XIX. Sobre a noção de cultura na Antropologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Cultura refere-se aos conhecimentos adquiridos pelo indivíduo, podendo ser entendida também com o nível de inteligência que uma pessoa possui, ou se ela é de fato "culta", educada e capaz de interagir em sociedade.
(    ) Para Franz Boas, os diferentes povos que têm no mundo possuem diferentes culturas e é difícil estabelecer qualquer hierarquia entre elas, sendo estas heranças do pensamento colonial e racista da época.
(    ) Para o antropólogo Alfred Kroeber, é através e pela cultura que o homem se distancia do animal de forma criativa, mesmo que o ser humano tenha necessidades orgânicas e biológicas determinadas.
(    ) Para  Edward Tylor, a cultura permitia realizar estudos e análises objetivas voltadas à formulação de leis sobre a evolução, em que a diversidade cultural era explicada como resultado da desigualdade de estágios existentes na evolução.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) F - V - V - V.
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2004) "Crime contra Índio Pataxó comove o país (...) Em mais um triste "Dia do Índio", Galdino saiu à noite com outros indígenas para uma confraternização na Funai. Ao voltar, perdeu-se nas ruas de Brasília (...). Cansado, sentou-se num banco de parada de ônibus e adormeceu. Às 5 horas da manhã, Galdino acordou ardendo numa grande labareda de fogo. Um grupo "insuspeito" de cinco jovens de classe média alta, entre eles um menor de idade, (...) parou o veículo na avenida W/2 Sul e, enquanto um manteve-se ao volante, os outros quatro dirigiram-se até a avenida W/3 Sul, local onde se encontrava a vítima. Logo após jogar combustível, atearam fogo no corpo. Foram flagrados por outros jovens corajosos, ocupantes de veículos que passavam no local e prestaram socorro à vítima. Os criminosos foram presos e conduzidos à 1ª Delegacia de Polícia do DF onde confessaram o ato monstruoso. Aí, a estupefação: 'os jovens queriam apenas se divertir' e 'pensavam tratar-se de um mendigo, não de um índio,' o homem a quem incendiaram. Levado ainda consciente para o Hospital Regional da Asa Norte, Galdino, com 95% do corpo com queimaduras de 3º grau, faleceu às 2 horas da madrugada de hoje". A notícia sobre o crime contra o índio Galdino leva a reflexões a respeito dos diferentes aspectos da formação dos jovens. Com relação às questões éticas, pode-se afirmar que elas devem:
	
	a) Seguir as atividades permitidas aos grupos sociais.
	
	b) Expressar os interesses particulares da juventude.
	
	c) Fornecer soluções por meio de força e autoridade.
	
	d) Estabelecer os rumos norteadores de comportamento.
	 
	 
	12.
	(ENADE, 2013) Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista. A partir do texto apresentado, política social é:
	
	a) Responde aos interesses da classe trabalhadora, desconsiderando os interesses burgueses.
	
	b) É terreno de conflito de classes.
	
	c) É um meio de superação da sociedade democrática.
	
	d) Tem como objetivo a superação do sistema capitalista.
	 
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais